Estudo de A Sentinela, “Seguir Constantemente” Jesus após o Batismo, Semana 13 a 19 de maio de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo da Sentinela, “Seguir Constantemente” Jesus após o Batismo, 13 a 19 de maio de 2024, Comentários e Respostas.

“Se alguém quiser ser meu seguidor, renuncie a si mesmo e assuma sua estaca de tortura dia após dia e siga-me constantemente” (Lucas 9:23).

1, 2. Como a vida de uma pessoa melhora quando ela é batizada?

A pessoa desfruta de um relacionamento especial com Deus, e também passa a fazer parte de sua família espiritual. O que implica ter um relacionamento especial com Deus e receber dele também bênçãos espirituais e materiais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A partir desse momento ela passa a usufruir de uma família muito linda como a de Jeová e eles passam a ter com ele uma relação muito especial, como a de um verdadeiro amigo em quem ela pode confiar plenamente e a quem ela dá tudo o que realmente deseja. permita a você e ao que seu coração solicitar e você começará a receber muitas bênçãos mencionadas em Malaquias 3:10, tantas que não lhe faltarão nenhuma.

Sim, no final do parágrafo é mencionado Jeremias 17:7 e 8 onde nos diz que quem confia em Jeová diz bem-aventurado aquele homem e ele será como uma árvore que é plantada junto a um rio, nunca murchará , ele receberá bênçãos e é isso que acontece com todos nós quando estamos ao lado de Jeová.

3. Que séria responsabilidade têm todos os cristãos dedicados e batizados? (Eclesiastes 5:4, 5).

Bem, seja leal a Jeová e viva à altura da nossa dedicação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, cumprir fielmente a ordem que Jesus deu em Mateus 28:19 e 20 é a parte principal de um cristão.

A séria responsabilidade que todos os cristãos dedicados e batizados têm é viver à altura da nossa dedicação, mesmo quando enfrentamos tentações e testes de fé, como diz Eclesiastes 5:4, 5. Fizemos um voto, queremos cumpri-lo e não hesitar. para realizá-lo.

E além disso, que é o nosso principal mandato nesse texto, aprendemos também que temos que obedecer a tudo o que Jesus nos ordenou e isso é muito bem complementado pelo primeiro texto de Pedro 2:21 onde diz que Jesus estabeleceu o exemplo para nós assim é que devemos olhar para Jesus e também fazer o que ele disse.

E acrescenta também o parágrafo que teríamos que fazer isso tanto quando as coisas estão favoráveis ​​e tudo está indo bem no que diz respeito ao cumprimento desse voto, mas também quando alguém enfrenta tentações ou um teste de fé que pode acontecer que o voto esteja em um circunstâncias muito boas, mas então as coisas podem dar errado, mesmo assim espera-se que alguém faça um esforço para cumprir isso com um voto.

“SEGUIR CONSTANTEMENTE” A JESUS, APESAR DOS PROBLEMAS E TENTAÇÕES

4. Em que sentido os discípulos de Jesus carregam uma “estaca de tortura”? (Lucas 9:23).

Além de recebermos bênçãos, também enfrentaremos dificuldades e algumas delas também são dolorosas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Há uma nota de estudo sobre estaca de tortura na Bíblia que explica que quando este termo é usado em sentido simbólico, representa sofrimento, vergonha, tortura e até morte que alguém pode experimentar como discípulo de Jesus.

2 Timóteo 3:12 nos diz que aqueles que seguem a Cristo serão perseguidos e essa perseguição muitos já estão enfrentando e talvez colegas amigos família o famoso bullying que muitos jovens vivenciam na escola e então, mais cedo ou mais tarde, bem, todos sabemos disso vamos enfrentar perseguições, então isso não deve nos assustar, temos que nos preparar para isso.

No sentido de que além de recebermos bênçãos em nosso caminho, também enfrentaremos dificuldades e algumas muito dolorosas, algo como um mar de rosas, mas também com espinhos.

E é lógico pensar assim porque se o próprio filho de Deus, quando teve a terra, sofreu injustiças, sofreu maus tratos e sofreu muitas dificuldades, então nós que somos tão imperfeitos que não somos nada, bom, se quisermos seguir ele também vamos sofrer muito e temos que esperar.

Se é verdade que Jesus nos disse que sofreríamos perseguições, em vez de nos sentirmos mal, deveríamos nos alegrar porque uma profecia de outras religiões está se cumprindo em nós, porque ninguém tem que persegui-lo porque ele faz o que o mundo quer.

5. Que bênçãos Jesus prometeu àqueles que fizessem sacrifícios pelo Reino?

Jesus disse que receberíamos 100 vezes mais bênçãos do que os sacrifícios que fazemos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Embora seja verdade em nosso caminho espiritual tivemos que enfrentar muitas situações difíceis, como, por exemplo, o parágrafo menciona: Posição familiar ou algum sacrifício material para colocar em primeiro lugar no Reino. Porém, em Marcos 10:29,30, Jeová nos promete que se deixarmos nossa casa, irmãos, irmãs, pai, filhos ou nosso próprio campo para fazer a sua vontade, receberemos 100 vezes mais do que deixamos para trás. E entre as bênçãos mais esperadas dos seus servos está a vida eterna que Jeová nos promete num novo sistema de coisas.

Claro que se não fizermos nada, então Jeová não tem nada para multiplicar, 100% é 0, 500 vezes 0 é 0, porém quando fazemos sacrifícios para Jeová, mesmo que sejam pequenos, ele os multiplica por 100 vezes mais e não só isso, é também que Jeová procura ativamente diferentes maneiras de expressar seu amor por nós e isso significa que todos os dias Jeová procura uma nova maneira de nos mostrar o quanto ele nos ama e como ele sabe o que sacrificamos por ele porque ele cobre todas as nossas necessidades e muito mais.

E quão lindas são as palavras de Hebreus 6:10 onde todos somos lembrados, mas especialmente enquanto comentamos, aqueles que acabaram de ser batizados, que Jeová não se esquece dos esforços que fazemos e se temos que sacrificar coisas para cumprir seus padrões. Temos certeza de que ele nos beneficiará e nos dará além do que temos que deixar de lado.

Também em Salmos 37:4 gosto muito do que diz porque fala sobre como se fizermos de Jeová o nosso maior deleite, ele nos concederá os desejos dos nossos corações e é verdade que aqui o salmista queria encorajar todos nós que estamos adorando a Jeová, que estamos felizes por servi-lo com alegria e por termos um relacionamento achegado com ele e então, dessa forma, ele, se colocarmos sua vida em harmonia com todas as coisas que ele nos pede, sempre satisfará aqueles desejos.

Sim, também vemos que também diz em Marco que quem perder a família, Jeová lhe daria cem vezes mais e vemos que é esse o caso porque neste momento você pode perder uma família, mas temos uma família de cerca de 8 milhões de irmãos .

6. Por que você terá que continuar lutando contra “a concupiscência da carne” depois de ser batizado?

Pensar na promessa que fiz a Jeová quando me dediquei está me dando forças para resistir às tentações que Satanás nos dá todos os dias.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque ele ainda é uma pessoa imperfeita, tentando fazer a vontade perfeita de Deus. Ao sermos dedicados, estamos lutando contra a nossa carne caída, contra os nossos maus desejos, contra o pecado herdado, como Paulo disse que aconteceu com ele em Romanos 7:22 e 23.

Porque continuaremos a ser imperfeitos. Na verdade, o apóstolo Paulo também teve que lutar contra os maus desejos. Ele disse que embora gostasse da lei de Deus, ele lutou contra a sua mente porque era prisioneiro da lei do pecado. .

E isso é normal porque embora por nos dedicarmos e batizarmos pertençamos à família de Jeová e Jeová já nos ama e cuida de nós, ainda somos imperfeitos, por isso será necessário que continuemos tendo nossas lutas pelas quais precisaremos de sua ajuda .

E essa luta contra os maus desejos às vezes pode nos frustrar, mas pensar, como diz o parágrafo, na motivação que temos para cumprir a nossa dedicação pode nos dar forças para resistir a essas tentações.

Este é um detalhe interessante para quem está pensando em se batizar, talvez já esteja pensando em fazer isso há anos mas por algum motivo pode não se sentir seguro, se em seu coração se dedicaram tanto a Jeová, deveriam faça melhor porque, como diz o parágrafo, é uma forma de ter aquelas forças que muitas vezes eles não teriam e uma frase muito bonita é que diz que vai facilitar a sua vida, dedicar-se a Jeová só vai facilitar a sua vida. a vida é mais fácil e é um passo importante, mas vai ajudar. 

7. Como a dedicação a Jeová nos ajudará a ser leais?

Devotar-nos a Jeová significa renunciar a nós mesmos, o que nos ajuda a não nos deixarmos levar por desejos e ambições pessoais que desagradam a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque estamos lutando contra nossos maus desejos e ambições e quando enfrentamos provações não pensamos no que vamos fazer, já sabemos o que devemos fazer para sermos leais a Jeová, não abrindo mão da nossa integridade conforme Jó 27:5 diz.

E é uma proteção porque quando vamos enfrentar uma prova não vamos ficar pensando no que vamos fazer. Já fizemos um voto a Jeová e queremos agradá-lo. não queremos falhar com ele e é por isso que estaremos determinados a ser tão leais quanto ele foi.

Bom, todos nós sabemos o que aconteceu com Jó ao longo de sua vida, vimos as diferentes provações que ele sofreu, os desastres que afetaram ele e toda a sua família, e no final Jó nunca pensou, bom, já que tudo está dando errado para mim, eu vou partir para servir a Jeová, como diz Jó 27:5, não renunciarei à minha integridade e é isso que alcançamos como já foi mencionado quando estamos determinados a ser leais a Jeová e cumprir aquele voto que temos. feito.

E neste mesmo texto de Jó vemos de forma clara qual foi a sua atitude, a de não ter que pensar no que fazer ou não porque já foi mencionado que ele não ia renunciar à sua integridade mas é que em naquele exato momento em que Ele fala essas palavras, ele estava até colocando essas decisões futuras na mesa, ele diz nunca direi que você tem razão até o dia da minha morte, ou seja, ele deixou claro que não iria pensar sobre qualquer coisa que não seja servir a Jeová pelo resto da vida e é isso que também torna a nossa vida mais fácil.

Sim, poderíamos resumir este parágrafo na ideia de que a sua dedicação a Jeová está acima de tudo e não vamos permitir que nada nos separe de Jeová. 

8. Por que meditar no nosso voto de dedicação nos ajudará a resistir às tentações?

Ao meditarmos em nosso voto de dedicação, será mais fácil evitarmos flertar com alguém casado, pois fechamos a porta para essa opção, não permitindo que esses maus desejos se enraízem em nossos corações, e assim evitaremos passando pelas más consequências de sucumbir aos maus desejos. Porque entendemos o valor desta promessa, já que dedicação significa assumir um compromisso direto com Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque isso nos dará forças para resistir a qualquer tentação, por exemplo ele nos faz uma pergunta muito interessante: se vamos flertar com alguém que é casado, claro que não e por que podemos dizer isso porque quando nos dedicamos a Jeová para essa opção e para outras? Muitos de nós já fechamos a porta, não como se desde o início não permitíssemos que os maus desejos se enraízassem em nossos corações porque no final o resultado é que não teremos que passar por coisas ruins. vezes e primeiro isso e depois dizer que não farei isso, mas temos que deixar as coisas claras desde o início que nos dedicamos a Jeová.

Provérbios 4:14 e 15 diz que não devemos entrar no caminho dos ímpios, que devemos evitá-lo, que não devemos segui-lo, que devemos nos desviar, que devemos passar por ele. Fazemos tudo isso quando o fazemos. não permitamos que esses desejos malignos se enraízem em nossos corações porque se permitirmos será mais difícil, a luta será maior, por isso temos que estar determinados a cumprir a dedicação que fizemos a Jeová.

Seguro que puede venir una idea pero en vez de anidarla y darle cobijo pues es lo que estamos comentando, la despedimos inmediatamente pero si eso dejamos que se arraigue pues es cuando el deseo se hace fecundo y es cuando viene el pecado pero ahora entendemos cómo funciona isso.

Sim, muitas vezes, perdendo o texto do provérbio 4:14, diz que sabemos de antemão que um determinado conjunto de circunstâncias pode não levar ao pecado, por isso o lógico nestes casos, como diz o texto, continua a ser passe por nós, então não vamos chegar perto disso, diz uma pessoa, lugar que pode despertar em nós desejos inadequados.

9. Por que meditar no nosso voto de dedicação nos ajudará a manter as atividades espirituais em primeiro lugar?

Isto nos ajudará a não cair no erro de aceitar um trabalho que nos distancia de Jeová, como um trabalho que não nos dá tempo para pregar ou assistir às reuniões, ou pior ainda, um trabalho que envolve fazer algo que Deus condena. algo ilegal, não só condenado por Deus, mas também por autoridades superiores.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, porque em primeiro lugar colocamos as atividades espirituais como aqui mencionamos, todo o resto girará em torno delas, como está dito aqui. O exemplo, se conseguirmos uma oferta de emprego com a qual perderíamos todas as reuniões, não caberá. em nossa cabeça aceitar esse trabalho e assim deixar de lado essas atividades espirituais.

Bom, não quando nos oferecem, mas antes que nos ofereçam, já temos certeza de que não vamos faltar às reuniões, então diante dessa oferta já sabemos o que vamos responder.

E daqui tiramos uma lição muito importante: se tivermos o hábito de meditar no voto que fizemos a Jeová, isso condicionará muitas das decisões que tomaremos no futuro e, como tem mencionado, teremos a resposta de De antemão, não teremos que pensar no que fazer em determinadas circunstâncias porque já sabemos o que temos que fazer e isso vai facilitar muito a nossa vida.

E temos também o exemplo de Jesus que sabemos que ele rejeitou imediatamente todas as tentações que lhe foram apresentadas, nós também no momento em que fazemos o nosso voto a Jeová já sabemos que esta é a primeira coisa na nossa vida e que tudo outra coisa deve ser feita.

Em João 8:29 a segunda parte nos diz que ele não me deixou sozinho porque sempre faço o que lhe agrada e se pararmos para meditar nesse trabalho, obviamente colocar o trabalho em primeiro lugar e depois buscar a Deus não seria o que lhe agradaria. .

Na verdade, cada uma dessas coisas específicas que surgem nem é hora de pensar de antemão que vamos cumprir. Dissemos isso na votação, dissemos na votação que vamos fazer a sua vontade, que. vamos seguir seus desejos, com os quais nos comprometemos a que nossos desejos sejam o segundo em terceiro, portanto, não apenas a questão de ter alguma tentação específica, todos nós já decidimos quando nos dedicamos a cumprir a vontade de Jeová, então não importa o que aconteça. é que já tomamos a nossa decisão.

10. Como Jeová nos ajudará a seguir Jesus consistentemente depois de sermos batizados?

Talvez em algum momento possamos pensar que estamos sozinhos nesse caminho de dedicação, mas como mencionado em 1 Coríntios 10:13, diz que ele nos dará uma saída para que possamos suportar as tentações que vierem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele não nos deixará ser tentados além do que podemos suportar e além disso sempre nos dará uma saída para que possamos suportar essa tentação.

Sim, é muito bom saber disso porque Jeová sabe qual é o limite de cada um, a prova que cada um achará difícil e isso é um consolo porque talvez o que uns aguentam outros não, mas Jeová nos conhece e também em relação ao Como será bom que também seja usado o seu espírito santo, talvez algo que lemos na Bíblia, algo que ouvimos na reunião ou até mesmo um irmão que nos orienta ou nos dá uma palavra de conforto.

Depois a primeira Coríntios também nos diz que Deus é fiel, então isso é uma garantia de que ninguém pode nos distanciar de Jeová, só nós podemos nos distanciar de Jeová, mas ele nunca nos deixará de lado, sempre podemos ter certeza que ele nos ajudará nós para dar essa saída.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SEGUIR JESUS ​​CONSTANTEMENTE

11. Qual é uma das melhores maneiras de seguir Jesus de forma consistente? (Veja também imagens).

Desenvolver o hábito de fazer coisas que nos aproximem de Jeová, para continuarmos a progredir. Por mais que tenhamos progredido, devemos continuar progredindo, sempre haverá algo que podemos aprender, ao invés de acreditarmos que já sabemos tudo, mas devemos continuar caminhando corretamente por esse mesmo caminho, como diz Filipenses 3:16. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também podemos expandir o nosso ministério, mas mesmo que não o possamos fazer, queremos aproveitar o que fazemos, servir a Jeová de acordo com as nossas circunstâncias, ser felizes e fazer o melhor de acordo com as nossas circunstâncias e capacidades.

Colocando em prática Filipenses 3:16, que nos diz, por mais que tenhamos progredido, para continuarmos caminhando corretamente nesse mesmo caminho, ou seja, mesmo depois de termos sido batizados, devemos desenvolver nossa amizade com Deus e manter o hábito de realizar atividades espirituais que nos aproximem de Jeová.

Diz sim que Jesus serviu a Jeová de todo o coração e graças à oração, ou seja, se estivermos em oração constante com ele, ali temos comunicação e é o que sempre nos unirá mais.

Vemos uma irmã recém-batizada no tanque e vemos como ela realiza certas atividades que a ajudam a ficar mais perto de Jeová e a expandir essa amizade. A primeira vez que vemos que ela está pregando o que principalmente nos aproximará de Jeová Aí ele está em uma escola para evangelistas e também está servindo na construção colocando uma instalação elétrica no telhado, quer dizer, temos inúmeras circunstâncias e possibilidades para aumentar esse relacionamento com Jeová e continuar servindo ele.

Sim, devemos lembrar que não é uma corrida de velocidade, mas de resistência, o importante é que continuemos procurando maneiras de fazer mais por Jeová, que possamos ir a outro lugar para pregar bem, que possamos sair mais um dia para pregar mais uma hora para pregar Perfeito para Jeová, o que ele quer é que demos o melhor dentro das nossas circunstâncias e é isso que o deixa verdadeiramente feliz.

Sim, devemos lembrar que não é uma corrida de velocidade, mas de resistência, o importante é que continuemos procurando maneiras de fazer mais por Jeová, que possamos ir a outro lugar para pregar bem, que possamos sair mais um dia para pregar mais uma hora para pregar Perfeito para Jeová, o que ele quer é que demos o melhor dentro das nossas circunstâncias e é isso que o deixa verdadeiramente feliz.

Vimos como Jesus usou a oração para ficar muito perto de seu pai e em Lucas 6:12 diz que ele até passou uma noite orando. Vemos que então podemos nos perguntar quanto tempo você pode dedicar a Jeová para cada oração que faz. nós, seus servos, fazemos com ele, e vemos Como ele é o ouvinte da oração e o faz com prazer, não importa se passamos horas, mas o mais importante é que lhe contemos tudo o que nos preocupa e ele certamente não estará olhando para o relógio.

ILUSTRAÇÃO

Uma jovem que acabou de ser batizada numa piscina parece muito feliz. Imagens em destaque: 1. Ele sai para pregar. 2. Frequente a Escola para Evangelizadores do Reino. 3. Instale a fiação elétrica em um projeto de construção. Depois de ser batizado, estabeleça a meta de fazer coisas que o acheguem mais a Jeová. (Ver parágrafo 11).

12, 13. O que você pode fazer se perceber que está começando a perder o entusiasmo? (1 Coríntios 9:16, 17; veja também o quadro “O que fazer para continuar a corrida”.)

Se percebermos que estamos começando a perder o entusiasmo, não deixemos de olhar para Jesus, também houve momentos em que nosso Senhor Jesus Cristo desanimou, Paulo também desanimou, mas Paulo não deixou de ver Jesus, e é isso que podemos fazer, não deixar que nossos sentimentos ruins nos façam desistir ou decidir errado, mas muito pelo contrário, devemos estar determinados a fazer a coisa certa mesmo quando não temos vontade de fazê-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se o importante é continuarmos fazendo a coisa certa, mesmo que não tenhamos vontade mas gosto muito daquela frase aqui que diz que com o tempo suas ações vão influenciar o que você sente para melhor, então no final nós nos sentiremos bem e motivados apenas um pouco enquanto precisarmos continuar.

E o que não devemos pensar é que, visto que isso acontece conosco, ficamos desanimados a tal ponto que pensamos que Jeová não nos ama mais e que perdemos parte do seu espírito. Este não é o caso porque, como lemos. no texto, o apóstolo Paulo também teve esses altos e baixos, o que aconteceu é que ele reconheceu que às vezes lhe faltava motivação, mas sabia que tinha que fazer porque no final seria bom para ele fazer, bem, ainda pensamos que isso vai acontecer conosco, mas continuamos avançando como comentamos.

No texto, Paulo não estava dizendo que outra pessoa seria forçada a fazer isso, mas que alguns precisariam superar um esforço de sua própria vontade egoísta, porque os desejos da carne também atraem muitos, mas enquanto lemos o texto, o que é É verdade que nestes casos, mesmo que façam algo contra a vontade de Jeová, são abençoados porque, embora não sejam obrigados a fazê-lo como vimos no primeiro parágrafo, eles próprios são obrigados a fazê-lo porque eles amam a Deus.

E é muito bom que a gente entenda que às vezes não vamos ter vontade, todos vamos ter altos e baixos, isso é algo que está na nossa imperfeição, nunca estaremos sempre com o desejo com a mesma motivação , mas apesar de como nos sentimos, assim como Paulo, se temos uma obrigação, temos a obrigação que Jeová nos deu, que é poder pregar, então se fizermos isso mesmo quando não sentimos. gostamos ou quando estamos desanimados quando estamos naqueles momentos de tristeza, então no final isso nos tornará semelhantes a Jeová. Promete que nos dará o desejo e a motivação para sermos capazes de fazer isso e isso significará que podemos. mais uma vez esteja nos momentos altos fazendo isso de boa vontade.

Quando pensamos em atleta pensamos em alguém que se alimenta de forma saudável, não pode comer o que quer, treina todos os dias porque se chegar na corrida e não tiver treinador com certeza não terá um bom resultado , porque da mesma forma que acontece no sentido espiritual, nossa alimentação seria ler a palavra de Deus e treinar, depois estarmos ocupados indo às reuniões e pregando para que possamos ter sucesso em nossa corrida e chegar ao fim.

Quando vi o exemplo do irmão, estou me preparando para o esporte, pensei o mesmo, quando você está desanimado e quer entrar em forma, você nem tem vontade de comer alface ou treinar ou correr, mas você sabe que isso vai ser o melhor e então vemos também as atividades espirituais abaixo que às vezes podemos estar naquele momento de depressão que não temos vontade de fazer dieta nem correr nem nada e isso porque no final sabemos que é necessário mas. também algo que acho importante que se nossos irmãos nos contarem esses sentimentos que os ajudamos Não vamos julgá-los porque todos temos altos e baixos e o importante é pegá-los pela mão, levá-los para o treinamento de pregação, para ser com eles na reunião e assim os encorajaremos.

Sim, quando temos problemas ou talvez estamos desanimados, mas seguimos em frente, a nossa perseverança também encoraja os irmãos da congregação.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um atleta comendo um prato muito nutritivo; Num círculo você vê um irmão lendo a Bíblia. 2. Alongamento do atleta; Numa roda, o irmão é visto comentando em uma reunião. 3. O atleta correndo; Em círculo você vê o irmão pregando na carroça. Um atleta deve ficar em forma para continuar correndo. Da mesma forma, o cristão precisa permanecer espiritualmente forte para continuar a servir a Jeová depois do batismo.

“Continue se examinando”

14. O que é bom examinar de vez em quando, e por quê? (2 Coríntios 13:5).

Bem, é bom que examinemos a nossa vida e os nossos hábitos se chegarmos a Jeová todos os dias e lermos e estudarmos a sua palavra também se assistirmos às reuniões e pregarmos e se estivermos à procura de maneiras de tirar mais proveito destas atividades porque como temos leia, temos que ter certeza de que nossa fé está firme.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É bom que examinemos nossas vidas e nossos hábitos de tempos em tempos. E uma maneira de fazer isso é orar todos os dias, ler, estudar a Bíblia, assistir às reuniões e pregar. Porque se o fizermos, poderemos dar-lhes vida e tirar partido dessas atividades importantes.

Até agora estivemos analisando aspectos gerais do que significa permanecer forte espiritualmente, com os quais tenho certeza que todos concordamos, mas é bom que sejamos específicos como as questões citadas neste parágrafo, então vamos ao que todos concordamos Precisamos ser bons cristãos, mas vamos olhar para detalhes como, por exemplo, procuro não perder nenhuma reunião congregacional, como são minhas orações, são orações específicas realmente profundas e esses detalhes vão além do que é. é evidente.

E embora diga que depois do batismo é importante fazer esse exame, eu diria que depois do batismo e já se passaram 20, 30, 40 ou 50 anos, também é bom fazer o exame porque podemos cair na rotina. isso é rotina e não percebemos que há detalhes que podemos melhorar neste exame, por exemplo que é mencionado aqui, se seguirmos à risca, provavelmente se formos honestos haverá algo que teremos que melhorar.

15, 16. O que a experiência de Robert lhe ensina?

Nos ensina que não devemos brincar com o pecado, não devemos pensar se faremos ou não, se não o cortarmos imediatamente, ele nos cortará. Então você não precisa brincar com o pecado. E falar na reunião sobre rejeitar as tentações não é o mesmo que enfrentar uma tentação. Aprendemos também que a tentação geralmente chega quando menos esperamos, ela não avisa que está chegando, por isso devemos estar preparados para quando ela chegar.

Bem, isso me ensina que é importante me perguntar como está minha amizade com Jeová e com que rapidez minha consciência rejeitaria imediatamente uma situação que sei que desagrada a Jeová. Duvidar é perigoso, então esse tipo de auto-exame nos ajudará a perceber se. temos de melhorar a nossa determinação de obedecer a Jeová e estar preparados para rejeitar a tentação sem hesitação.

Aqui Roberto lembra o que José passou no Egito com a esposa de Potifar, então ele teve a ideia do que ele deve ter passado e o que poderia acontecer com ele, então é muito bom pensarmos em personagens antigos o que eles passaram . Como estamos no fim do sistema, o mesmo não pode acontecer, por isso usamos a consciência como ventilador.

Se o que aconteceu com ele foi muito útil para ele refletir sobre como ele agiu, porque percebeu que não foi rápido porque quando essa pessoa o convidou e deu a entender que iam se divertir, ele começou a lhe dar desculpas . um pouco se revirando até que no final ele disse não e explicou o porquê, mas mais tarde, quando eles refletiram sobre isso, embora ele tenha dito que não é verdade, mas demorou muito para dizer isso, então você pode ver que ele tinha que fazer isso. trabalhar um pouco nisso.

Também é super importante nos examinarmos para ver quais são as nossas fraquezas e nunca confiar em nós mesmos porque como esse irmão disse, ele não esperava que fosse tão difícil para ele dizer não, talvez ele soubesse que estava errado, ele sabia o que estava fazendo. tinha que fazer, mas era só a fraqueza dele e eu não sabia até que ponto, então nos examinar e ter consciência da perna que estamos mancando e reforçar aquela decisão que temos que tomar é o que vai nos ajudar a enfrentar essas tentações.

Pois bem, porque às vezes nós mesmos não conseguimos detectar as más tendências que existem no mais profundo do nosso coração, por isso David pediu a Jeová que conhecesse o seu coração, que olhasse para dentro dele para os seus pensamentos angustiantes e no final disse Tome me acompanhar no caminho da eternidade, para nos ajudar a ver o que não somos capazes de perceber e também para nos ajudar a ver quais decisões devemos tomar para não cair nessas tentações.

No parágrafo anterior vimos que no exame foi dito que nossas orações tinham que ser específicas e que também refletiam que confiamos plenamente em Jeová, pois uma oração pode refletir que confiamos em Jeová, é com esse autoexame quando dizemos a Jeová, olha se tem algo que tenho que trabalhar, por favor me mostre se não vejo, deixe claro para mim para que eu possa trabalhar e estar mais preparado.

17. Conforme visto na experiência de Robert, que efeito tem a nossa lealdade sobre o nome de Jeová?

Se tiver dois efeitos, honrar o seu nome ou desonrar o seu nome e neste caso vemos como o próprio Robert expressou quão feliz estou por não ter manchado o nome de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No final ele diz: “Ainda bem que não manchei o nome de Jeová”. Bom, isso é individual, porque segundo o companheiro de Robert, há outros irmãos que estão na congregação que levam uma vida dupla, eles. não são todos, mas há alguns que levam essa vida dupla, isso é lamentável, mas é uma realidade. Então cabe a nós individualmente escolher manchar o nome de Deus ou exaltar, louvar e exaltar o nome de Deus com a nossa boa conduta, pois podemos pensar que só louvamos o nome de Deus quando vamos ao Salão do Reino , mas estamos vendo que mantendo-nos de pé em qualquer lugar estamos louvando o seu nome.

E vemos que Robert estava, por assim dizer, representando as Testemunhas porque ele era a única testemunha que este companheiro conhecia e outro amigo deste companheiro que já tinha sido testemunha disse-lhe que todas as jovens Testemunhas aproveitariam qualquer oportunidade para levar uma vida dupla e fazer algo ruim e quando Robert rejeitou a tentação ele lhe mostrou que este não é o caso, mas que realmente servimos a Jeová porque queremos e desejamos fazer a sua vontade.

18. O que você está decidido a fazer depois de ser batizado? (Veja também o quadro “Dois artigos muito úteis”).

Devemos estar determinados a seguir Jesus constantemente, não deixar de vê-lo, não deixar de segui-lo e imitá-lo e aprender com ele, carregando o seu jugo, porque o seu fardo é suave, leve e revigorante.

Pois bem, seja fiel a ele e santifique o seu nome não importa o que tenhamos que passar, quais dificuldades tenhamos que passar, quais problemas tenhamos que passar e como já vimos, não estamos sozinhos porque como Lucas 11: 11 a 13 diz, se os humanos puderem dar boas dádivas aos seus filhos Se pedirmos a Jeová o seu espírito santo, ele não só estará ciente do que precisamos, mas também o dará a nós.

Dois artigos muito úteis

Pois bem, aqueles artigos que devemos fazer depois de sermos batizados destacam o primeiro deles como cuidar da nossa amizade com Jeová e o segundo, o que nos incentiva é continuar sendo retos apesar das dificuldades das tentações que usamos, por isso é bom que aqueles que são recém-batizados revisem esses artigos para que possam fortalecer sua decisão de continuar servindo a Jeová.

Além disso, no início de cada artigo nos dá uma série de ideias fundamentais, é disso que se trata, por exemplo, na parte 1 diz, continue suando a Bíblia, continue orando a Jeová, continue falando sobre o que você acredita, continuarmos a assistir às reuniões e depois elas crescerem, então dar uma olhada nisso nos ajudará a continuar a servir a Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Em que sentido carregam os cristãos uma “estaca de tortura dia após dia”?

Todos os cristãos carregam a nossa estaca de tortura no sentido de que quando somos batizados enfrentamos problemas e talvez dificuldades dolorosas.

Bem, isso não significava de forma alguma que teríamos que sofrer todos os dias, mas sim que, além das bênçãos que receberíamos, certamente também enfrentaríamos muitas dificuldades e algumas delas poderiam ser muito dolorosas, até mesmo levando à morte.

O que você pode fazer para seguir Jesus consistentemente depois de ser batizado?

Após o batismo é importante ter um bom programa espiritual, leitura da Bíblia, estudo pessoal, oração, pregação e reuniões são muito importantes. Também podemos definir algumas metas a serem alcançadas em nosso serviço.

Bem, a pessoa deve continuar a desenvolver o hábito de fazer coisas que a acheguem a Jeová, não importa há quanto tempo ela serve a Deus.

Vimos que depois do batismo se abrem muitas metas que podemos traçar, escolher as metas que estão de acordo com as nossas circunstâncias, dando o melhor a Jeová e também cuidando de nós mesmos como se fôssemos um atleta, do nosso alimento espiritual, da nossa preparação através reuniões e nunca, mesmo que não o façamos. Que nunca vacilemos em nosso ministério.

Por que meditar em seu voto de dedicação o ajudará a ser fiel?

Quando meditamos em nosso voto de dedicação nos examinamos constantemente e se vemos que desaceleramos, nos renovamos novamente em fazer a vontade de Deus.

Porque quando meditamos é o que implica a dedicação, que é abrir mão de nossas preferências para fazer a vontade de Jeová, tomaremos a decisão sobre muitas coisas, tentações ou provações antes mesmo de elas chegarem, porque estaremos sempre determinados a permanecer inteiros. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário