Estudo de A Sentinela, Não deixe que as decepções o afastem de Jeová, Semana 20 a 26 de maio de 2024, Comentários e respostas.

Estudo de A Sentinela, Não deixe que as decepções o afastem de Jeová, 20 a 26 de maio de 2024, comentários e respostas.

“Tu perseveraste por amor do meu nome” (Apocalipse 2:3).

1. Quais são algumas das bênçãos de fazer parte da organização de Jeová?

Temos uma família espiritual unida, recebemos a orientação de Deus que nos ajuda a melhorar a vida familiar e a sabedoria que nos ajuda a ter estabilidade mental, nem é preciso dizer que isso só nos ajudará se praticarmos, não basta ouvi-lo em Encontros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, as bênçãos de pertencer à organização são muitas, algumas delas, por exemplo, nos ensinam a obedecer à palavra de Deus para ter uma vida espiritual forte, a ser humilde, a ter paciência e a manter o povo de Deus unido, como O Salmo 133:1 diz. Veja como é bom e que prazer é que os irmãos vivam juntos em união.

Sim, a ajuda que nos dá às famílias também é muito importante, por exemplo em Efésios 5:33 e 6:1 diz a cada um de nós, tanto o marido como a esposa e os filhos, como devemos comportar-nos como família e que vai nos ajudar.

Fazer parte da organização de Jeová também nos dá motivos para estarmos felizes, pois hoje há muitas notícias negativas e há um clima ruim no mundo, mas esses sentimentos negativos são para lutar por fazer parte da família de Jeová.

2. O que devemos fazer e por quê?

Não desistir do nosso serviço e isso exige grandes esforços, às vezes encontraremos irmãos que farão e dirão coisas que podem nos machucar, nos ofender e nos decepcionar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pues no cabe duda que tenemos que hacer grandes esfuerzos para no rendirnos y esto es debido a que hay cosas que nos pueden ofender como por ejemplo cosas que hacen otros o dicen para ofendernos o también podemos desanimarnos cuando cometemos errores e incluso cuando estos se cometen una e outra vez.

Porque às vezes, como estamos vendo, talvez sejamos tão sensíveis que às vezes, sem querer, claro, porque amamos muito o nosso irmão, ficamos ofendidos e nós mesmos podemos ofender outros irmãos, então precisamos de muito esforço para seguir em frente e não deixar que essas coisas nos paralisem.

Quando um irmão nos ofende, quando nosso marido, nossa esposa, não nos decepciona e quando nos sentimos decepcionados conosco mesmos.

Este artigo nos ajudará a continuar servindo a Jeová nestas situações: 1) quando um irmão nos ofende, 2) quando nosso marido ou esposa nos decepciona e 3) quando nos sentimos decepcionados conosco mesmos. Em cada caso veremos o que podemos aprender com um personagem bíblico.

QUANDO UM IRMÃO NOS OFENDE

3. Que problema enfrentam os servos de Jeová?

Às vezes em nossas reuniões ou no culto podemos encontrar irmãos que nos tratam de forma desrespeitosa e desrespeitosa, pois poderiam dizer palavras que podem nos decepcionar ou nos machucar, e quando isso acontece muitos podem se perguntar se é a organização de Deus. E vendo que Jeová nos pede para perdoar e amar os nossos irmãos e ver o assunto de um modo positivo, eles decidem distanciar-se da congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, como vivemos juntos no povo de Jeová, há momentos em que, por nossa imperfeição, cometemos coisas que incomodam nossos irmãos, aqui até se diz que podem nos irritar, também podem nos tratar sem consideração ou podemos tratá-los sem consideração e aos que lideram a congregação. Bem, eles também são imperfeitos e também porque algum ancião pode agir de maneira inadequada.

E talvez essas decisões que você toma não sejam a verdade mais correta, como diz em Sofonias 3:9, devemos continuar servindo a Jeová homem ombro a ombro, talvez pela imperfeição, essa decisão que tomei de parar de falar com o irmão que o ofendeu ou mesmo deixar de ir às reuniões será a melhor opção para nós e agora falaremos um pouco sobre isso.

E realmente isto é um problema porque pode fazer com que alguns duvidem que esta seja a organização de Deus e se afastem.

O problema que enfrentamos é que vivemos rodeados de pessoas imperfeitas tanto ou como nós, o que pode significar que em algumas ocasiões há atitudes que nos exasperam, bom, tudo pode ser um problema.

Porque às vezes pode dar a sensação de que o idoso não erra, e quando erra ou quando erra então isso já é algo sobre-humano, algo que é impossível que isso aconteça e não é assim , os idosos são pessoas como qualquer outra, só que têm uma responsabilidade dentro da congregação, mas também cometem erros e erram.

4. Que problemas enfrentou o apóstolo Paulo?

Alguns desconfiavam dele. Alguns falaram mal dele pelas costas. Ele viu um irmão do órgão governante agir de forma racista e discriminatória diante dos outros e também teve uma explosão de raiva contra Barnabas por causa do jovem Mark.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Estudamos como quando ele começou a frequentar a congregação em Jerusalém, muitos ali desconfiavam dele e tinham medo dele e vemos isso em Atos 9:26 que diz que ele se esforçou para se juntar aos discípulos, mas todos tinham medo dele porque o fizeram. não acredito que era um discípulo.

Sim, ele diz que os outros falavam mal, como diz Segunda Coríntios 10:10, suas cartas são pesadas, parece que ninguém pode negar a sabedoria, mas sua presença é fraca, parece que ele não tinha uma boa aparência e sua fala era não é um bom orador, insignificante, mas tudo isso Bem, sem dúvida, isso o afetaria.

E então também em Gálatas 2:11 e 12 Paulo viu ninguém menos que seu companheiro Pedro se comportar de maneira inadequada ao não comer com pessoas das nações, mas ele pode ter adotado uma visão negativa sobre aqueles que lideram a congregação ou sobre Esse companheiro tornou-se amarga e distanciou-se de Jeová, mas não foi nada disso;

Vemos também o caso em que ele e Barnabé discutiram e a questão é que houve uma forte explosão de raiva e a questão é que ele poderia ter ficado muito zangado com ele, mas mesmo assim veremos que ele não estava e a questão é ver aquela decepção que ele teve ao discutir com ele porque isso também poderia ter feito com que ele tropeçasse, não só ele, mas também aqueles que o viram.

A verdade é que vemos todas essas histórias que comentamos sobre muitas coisas negativas que aconteceram com Paulo desde o início, quando ele começou a se associar com a congregação, que talvez pudessem ter feito com que ele não tivesse uma boa atitude, mas mesmo assim , como mostra o parágrafo até o final ele continuou servindo e tentou aquela atitude que era positiva também é um exemplo.

Sim, aparentemente ele tinha motivos para deixar de se dar bem ou de interagir com todos aqueles irmãos que o ofenderam. Na verdade, lembremos que ele já havia sido um perseguidor de cristãos. Ele poderia ter pensado que estou na verdade e com tudo. isso está acontecendo comigo, sem No entanto, ele não permitiu que todas essas coisas o distanciassem de Jeová, mas ele sempre teve uma atitude positiva e permaneceu fiel a Jeová.

5. O que ajudou Paulo a não se distanciar dos irmãos? (Colossenses 3:13, 14; veja também o desenho.)

O perdão, o amor de Cristo que o obrigou por assim dizer e disse: Se Cristo fez isso, isso me obriga a não desistir, e a gente vê que com o tempo Marcos amadureceu, mudou de atitude e Paulo o respeitou por ter amadurecido, ele não deu por perder seus irmãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, o que o ajudou foi o amor que ele sentia por eles, ele os amava tanto que focava mais nas qualidades deles ao invés de ver seus erros, então ele foi paciente, não se ofendeu e não deu importância a isso , e essa boa atitude o tornou capaz de resolver os problemas.

Além disso, como vimos em Colossenses, ele também estava consciente da generosidade que Jeová tinha em perdoar, porque ele próprio tinha sido objeto desse perdão e isso também o levou a agir da mesma forma para com os seus irmãos.

Sim, como exemplo desse amor que ele sentia, com o tempo foi resolvendo as coisas com o Marcos, levou-o como auxiliar em outras viagens e ele se tornou, diz a história, uma fonte de grande conforto para ele quando estava, por exemplo, na prisão.

Na verdade, o zelo que ele tinha por Deus também teve que ajudá-lo e como ele era muito zeloso e no Judaísmo chegou a ser um perseguidor de cristãos, certamente teve que ajudá-lo a se tornar muito mais tolerante com os defeitos de seus irmãos e irmãs. . que o dele tinha sido ainda mais sério.

Quando em Colossenses Paulo disse para continuarmos suportando uns aos outros e perdoando uns aos outros generosamente, ele estava nos convidando a ser pacientes e tolerar o que nos incomoda nos outros e acima de tudo, o que essa atitude vai fazer é nos fazer não dar importância a muitos coisas que possivelmente pensamos que podem arruinar a amizade com nossos irmãos e isso não significa que há coisas que não são importantes e não temos que dar a eles, então se fizermos isso não teremos apenas o favor dos outros, menos de nós mesmos. Teremos paz interior.

E então no versículo 14 ele aponta a qualidade mais importante que deve reinar em todo cristão, que é aquela que o ajudou, o amor ágape, o amor sincero pelos irmãos e é como se vê na fotografia embora tenha havido problemas entre irmãos e talvez problemas fortes, aquele amor, o gesto que fazem do lado direito da imagem, aquele gesto de perdão que diz que não há nada de errado, que sou seu irmão, te amo, é isso que no final os faz resolver. os problemas e continuar a ver a unidade.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Paulo chama Marcos enquanto ele se afasta dele. 2. Algum tempo depois, Pablo conversa com carinho com Marcos. Quando Paulo teve um desentendimento com Barnabé e Marcos, ele não se ressentiu deles, mas mais tarde colaborou alegremente com Marcos. (Ver parágrafo 5).

6, 7. O que nos ajudará a continuar a mostrar amor aos nossos irmãos, apesar das imperfeições deles? (1 João 4:7).

Uma coisa que podemos fazer é dar-lhe o benefício da dúvida e pensar que talvez ele tenha feito isso sem más intenções, já que Jeová não nos vira as costas quando cometemos erros e, como menciona o parágrafo, ele nem mesmo se ressente de nós. . No entanto, isto se aplica se nos arrependermos e pedirmos perdão.

COMENTARIOS ADICIONALES

Jeová não perdoa a todos, se ele vê que alguém peca e não pede perdão, ele não se arrepende, obviamente não receberá o perdão de Jeová. Então se vemos que a personalidade de alguém já é assim e que fez isso voluntariamente, se não já fez de propósito. Para a Saúde Mental e para cuidar até da nossa integridade física, o melhor é ter uma certa distância daquela pessoa irmão, o parágrafo não diz isso, mas Jesus Cristo disse. Ele disse que se você depois de conversar com seu irmão e ele ainda estiver tão mal e não quiser mudar e você já falou e ele seguiu esse procedimento, você pode considerá-lo como uma das nações.

Bom, é interessante que a segunda parte do texto de João diz que quem nasce de Deus e conhece a Deus é porque ama, então quando amamos nossos irmãos temos que sempre dar-lhes o benefício da dúvida, talvez em um momento eles vão nos tratar mal, mas temos que pensar que talvez ele esteja passando por algum problema ou alguma situação difícil e realmente não queria nos tratar assim, então se pensarmos assim, com certeza iremos demonstrar amor.

O exemplo de Jeová também nos ajuda porque mesmo sendo muito imperfeitos, Jeová nos ama muito e quando cometemos erros ele nos perdoa. O Salmo 103:9 diz que Jeová não permanece ressentido conosco nem está continuamente apontando nossas falhas, por isso. se quisermos imitar a Jeová, devemos perdoar os outros.

A experiência deste irmão idoso da Espanha mostra-nos talvez o que teremos que enfrentar no futuro. Ele diz que estando na prisão por manter a neutralidade, claro, não há muita privacidade, muitas pessoas vivem juntas na mesma cela. , e daí? Foi muito fácil ficar irritado, mas algo que os ajudou a permanecer unidos é justamente perdoar-se generosamente e ele experimentou isso em primeira mão porque diz que machucou o braço e o imobilizou e um irmão lavou a roupa e o ajudamos de forma prática, como mostrar o amor que foi demonstrado nesses casos, se ficarmos zangados com alguns irmãos nesses casos vamos nos sentir encorajados a lavá-los ou fazer coisas com eles, então é melhor que nós. tratem-se bem e amem-se.

Se o parágrafo nos lembra algo muito importante que não devemos esquecer que estamos vivendo o fim deste sistema e temos que nos manter unidos aos nossos irmãos, pois quando chegam as perseguições e as coisas difíceis é quando realmente temos que estar mais unidos e apoiar uns aos outros e ajudar uns aos outros.

Em Efésios 4:32-5:1 | De acordo com o que este texto nos diz, devemos tratar uns aos outros com compaixão como Jeová mostra compaixão por nós e também pensar que ele nos perdoou generosamente e nos deu o que ele mais queria, que era seu próprio filho, por isso devemos imitá-lo. . 

QUANDO NOSSO MARIDO OU ESPOSA NOS DECEPCIONA

8. Que problemas enfrentam os casamentos?

Alguns percebem que nem tudo são rosas, e que possuem personalidades, gostos e modos de ser muito diferentes, a pessoa ou cônjuge traz à tona sua verdadeira personalidade, sua verdadeira essência e modo de ser, defeitos que passaram despercebidos durante o namoro e aqueles são problemas que roubam a felicidade de muitos casamentos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Mencione o parágrafo por causa da imperfeição, surgirão problemas, talvez por uma personalidade ou gosto diferente ou porque eles têm culturas diferentes, origens muito diferentes, e certamente também no namoro terão sido escondidas certas coisas que não são agradáveis ​​​​para o seu parceiro. sabe, mas depois que se casam, eles se assumem.

E algo que o parágrafo nos ensina é que todos cometemos erros, então trabalhar em equipe e resolver problemas seria o melhor para o casamento.

Está dizendo que quem se casa terá dificuldades na vida, então não importa quão bem o casamento corra ou pareça ir muito bem, eles sempre terão dificuldades, mas com a ajuda da Bíblia todas elas podem ser superadas.

Na verdade, neste mundo pode chegar um ponto em que muitos pensam em separar-se ou divorciar-se, mas é claro que a Bíblia não recomenda a separação de forma alguma. É verdade que, como diz a nota, há alguns cristãos que decidiram. separar-se devido a três detalhes muito específicos sério uma recusa em apoiar a família abuso físico muito sério e o risco muito sério de perder a amizade com Jeová esses três pontos podem acabar sendo que sua consciência permite que você se separe, mas em nenhum momento o faz. a Bíblia, pois ela não o recomenda em nenhum caso.

Reconheça que nem sempre a culpa é do outro que uma vez um vai ter e outra vez será do outro, então ao invés de culpar é trabalhar em unidade para que a coisa se resolva.

9. Que situação Abigail enfrentou?

Ela era casada com um homem mau, tolo, teimoso, que não obedecia à lei de Deus, ele conhecia a lei de Deus, mas não a obedecia, um homem ingrato e teimoso. Nabal, que certamente era uma pessoa inteligente, era um homem que sabia o que era certo fazer, mas escolheu o contrário.

COMENTARIOS ADICIONALES

A situação conjugal de Abigail não era nada fácil. Porém, após estar prestes a escapar daquele casamento infeliz, Nabal, devido à sua atitude arrogante, teve problemas com Davi e estava prestes a perder a vida, mas Abigail intercedeu sabiamente em favor do marido e salvou a vida de todos.

Vemos como Abigail foi casada com Naval em primeiro Samuel 2:5 a 3 o descreve como uma pessoa dura que fazia coisas ruins, então certamente foi muito difícil para ela conviver com ele e um dia ela teve a oportunidade de escapar facilmente. de seu casamento, mas vemos como ele não o fez.

Pois bem, conforme registrado no primeiro livro de Samuel 23 a 27, ali ela menciona detalhes muito interessantes, embora mais tarde veremos no próximo parágrafo o que a motivou a tomar aquela atitude em favor de seu marido naval, mas o que fica claro neste A história é que em nenhum momento Abigail disse a David que amava o marido, que o apreciava, que ele deveria, por favor, não machucá-la, mas que ela não tinha aquele relacionamento forte com o marido por causa das qualidades que Naval tinha, então veremos como mencionamos o que exatamente o motivou a tomar essa ação.

10. O que poderia motivar Abigail a não desistir apesar de ter muitas dificuldades no casamento?

Sem dúvida, o amor a Jeová era a coisa mais importante para ela e o que Jeová pensava também é muito claro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, ela tinha em mente o ponto de vista de Deus sobre o casamento, ela respeitava o seu casamento, ela respeitava o criador e enquanto não houvesse uma base realmente válida, ela não iria escolher o caminho fácil e estava até disposta a pedir desculpas e mostrar seu rosto por uma ofensa que ela não cometeu.

Certamente ela já sabia o que Jeová pensava sobre o casamento e que esta união era sagrada e por isso numa situação como esta, como vimos no parágrafo anterior, ela estava até disposta a culpá-la e assumir a responsabilidade por tudo.

E o desejo de agradar a Jeová, como diz o parágrafo, foi o que a incentivou a fazer todas essas coisas, isto é, não porque o marido merecesse e não porque ela fosse infeliz naquele casamento, talvez, mas simplesmente porque Jeová viu o casamento . Dessa forma sagrada ela agiu assim.

Se Abigail deixou bem claro que aos olhos de Deus o casamento é uma união sagrada, seu desejo era agradar a Deus e isso a motivou a salvar sua esposa e todos em sua casa amavam muito a Jeová e certamente Jeová amava muito a Jeová. para esta mulher corajosa, caso contrário não estaríamos falando dela hoje.

E ela sabia que o casamento era uma união sagrada criada por Jeová, e seu desejo era agradar a Deus. Isso a motivou a salvar seu marido e todos em sua casa. Dessa forma, ela agiu rapidamente e se dispôs a pedir desculpas por uma ofensa que cometeu. ela havia cometido.

Ela não apenas se importava com o que Jeová se importava com o casamento, mas esta mulher também estava muito grata pelo fato de ter visto todo o esforço que Davi e seus homens estavam fazendo e, ainda assim, obviamente nada valia alguma coisa, muito menos ela estava lhe agradecendo por isso. nada nem nada. Ela queria dar-lhe comida, então é claro que David queria matá-lo, mas ela evitou tudo isso e não apenas criou honra em seu casamento, mas também aos olhos de Jeová.

11. a) O que Jeová quer que os casados ​​façam? (Efésios 5:33). b) O que você aprendeu com o exemplo de Carmen? (Veja também imagens).

Jeová quer que aqueles de nós que somos casados ​​respeitem o nosso casamento, mesmo que o nosso marido tenha um carácter muito difícil.

COMENTARIOS ADICIONALES

Jeová quer que você respeite o casamento, mesmo que sua esposa ou marido tenha uma personalidade difícil, que se esforce para resolver os problemas deles e que se trate com amor e respeito. E dá-se o exemplo de uma irmã que foi batizada, mas o marido não lhe dificultou as coisas, insultou-a e ameaçou sair de casa. Com o tempo ela aprendeu a tratá-lo com amor, com respeito e a entender o melhor e a falar com ele com carinho.

E o que acontece é que nestes parágrafos que estamos vendo em nenhum momento a questão dos problemas matrimoniais é tratada como algo que pode ou não acontecer, mas sim é dado como certo que surgirão dificuldades no casamento e então o parágrafo diz que Deus, que fica muito feliz ao ver que esses casais se esforçam ao máximo para resolver os problemas porque para Jeová o casamento é algo verdadeiramente sagrado e de grande importância e como também foi mencionado no texto de Efésios 5:33 nós dizem-nos que cada um deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, assim como amamos a nós mesmos, se quisermos o melhor para nós mesmos, não queremos causar nenhum mal a nós mesmos, o mesmo deve acontecer com o casamento e ainda mais quando é algo sagrado e que Jeová tanto valoriza. 

11. b) O que você aprendeu com o exemplo de Carmen? (Veja também imagens).

O exemplo de Carmen nos ensina que para Jeová o casamento é sagrado, e que cada um individualmente deve fazer o máximo esforço para resolver os problemas e tratar uns aos outros com muito amor e respeito, pois caso surjam dificuldades podemos ter plena certeza de que Jeová nos apoiará. e nos ajudará a continuar a perseverar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová quer que os casados ​​respeitem o casamento Mesmo que seu marido ou esposa tenha uma personalidade difícil, até mesmo Jeová ficará muito feliz quando perceber que fazemos o melhor que podemos para resolver problemas e tratar uns aos outros com amor e respeito.

Sim, é sobre o casal Freisinger, eles discutiram muito, estavam passando por momentos difíceis e tomaram a decisão de se separar e perceberam que não foi uma boa decisão. Comentam como passaram muito mal porque passaram. sentiam-se sozinhos, muito trabalho para os filhos. Eles até tiveram problemas. No final das contas, o problema foi que os dois perceberam que Jeová não os estava abençoando por terem feito aquela separação sem nenhuma base sólida e então o que eles fizeram foi isso. no final eles decidiram voltar e então notaram como Jeová os abençoou novamente.

Portanto, podemos ver como a lição fica clara se houver um esforço mútuo por parte de ambas as partes para aplicar Efésios 5:33. Jeová abençoará esses esforços e fará com que aquele pouquinho de amor que possa existir nesse relacionamento ressurgir e por que podemos ter essa segurança porque esta é a vontade de Jeová e é um contrato que fizemos diante dele e Jeová sem dúvida abençoará até as piores situações e há muitos exemplos que apoiam que isso é assim.

Bom, por mais difícil que seja a situação, não devemos desistir e sim continuar tratando a pessoa que está ao nosso lado com amor, respeito, carinho, aprender a entender a situação dessa pessoa e pensar que para Jeová o casamento é sagrado e claro que ele vai ajude-nos no esforço que fazemos para preservá-lo.

E possivelmente a situação não vai melhorar, na fotografia não vemos um antes e depois mas sim uma situação que perdura no tempo mas possivelmente Jeová está dando à irmã a ajuda necessária para perseverar mesmo que a situação não melhore.

Se o interessante deste vídeo é que eram dois servos de Jeová cujo casamento se separou porque tinham problemas, o problema também é que não procuraram a ajuda de Jeová ou dos anciãos e isso mais tarde quando se separaram, além do fato de que eles também sofreram a separação Seus filhos também passaram muito mal, eles sentiram que Jeová não respondeu suas orações nem os abençoou porque eles agiram mal ao se separarem, então eles voltaram novamente e desta vez colocaram Jeová em primeiro lugar e não seus próprios pensamentos e graças a isso hoje eles são uma família feliz.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Abigail leva um cobertor para Nabal, que está dormindo em uma cadeira. 2. Uma irmã e seu marido que não é Testemunha de Jeová estão sentados num sofá. Ela fala com ele afetuosamente; Ele tem um jornal em uma mão e uma bebida alcoólica na outra. Abigail fez tudo o que pôde para salvar os que estavam em sua casa. O que você aprende com ela? (Ver parágrafo 11).

QUANDO SENTIMOS DESAPONTADOS COM NÓS MESMOS

12. Como nos sentiremos se cometermos um pecado grave?

Podíamos sentir-nos de duas maneiras: muito culpados, sem esperança, como se o mundo tivesse caído sobre nós e começássemos a chorar e a orar a Jeová. Ou não podíamos sentir nada, tem gente que comete pecados graves e não tem mais consciência e não sente o menor remorso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como um caso perdido é a expressão que a Torre de Vigia usa. Nunca mais Jeová nos ouvirá.

Se ele usar a expressão coração partido e esmagado, se pensarmos num objeto nesse estado porque não funciona mais bem, então alguém que tem um coração assim pode fazer seu coração acreditar que Jeová não o escuta, o abandonou e portanto, ele não vale mais a pena continuar a servir.

Cometemos um erro ao pensar que por causa do nosso erro Jeová nunca nos perdoaria porque essa é a maneira de Satanás pensar que por causa de um erro que cometemos não podemos mais servir a Jeová. Seguindo esse pensamento, muitos irmãos acreditam que por não termos um. solução, eles decidem ir embora, mas isso é o que eles não deveriam fazer, a não ser orar a Jeová e pedir ajuda.

13. Que pecado grave cometeu Pedro, e que erros o levaram a esse ponto?

O pecado de falhar com Jesus Cristo, de abandoná-lo, de negá-lo três vezes. Ele ainda afirmou que nunca faria isso, embora eles tenham feito tudo e isso se deve ao excesso de confiança.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao lermos aqueles registros bíblicos sobre Pedro talvez pudéssemos pensar que este homem não tem solução, ele era um homem impetuoso, muitas vezes cometeu erros que poderia até ter descartado como discípulo de Cristo ou apóstolo seu, mas como aprenderemos , boa escolha mais tarde este homem ainda Apesar de todas aquelas situações que o entristeciam porque a Bíblia menciona que ele chorou amargamente ao se lembrar daquelas palavras de Jesus que o negaria três vezes quando um galo cantasse, bom, podemos sentir em sua pele, talvez possamos pensar que o sistema não tem solução ou que não temos solução alguma para nós quando cometemos um erro grave, mas que boas lições aprendemos e como Jeová também cura nossas feridas emocionais porque sabe do que somos feitos, que somos pó.

O pecado grave que ele cometeu foi ter dito anteriormente a Jesus que não iria negá-lo em nenhum momento que estaria sempre ao seu lado e sempre diria a verdade, mas aconteceu o contrário, ele negou e se isso não bastasse, foram três vezes.

O pecado grave que ele cometeu foi ter dito anteriormente a Jesus que não iria negá-lo em nenhum momento que estaria sempre ao seu lado e sempre diria a verdade, mas aconteceu o contrário, ele negou e se isso não bastasse, foram três vezes.

Um dos primeiros erros que cometeu e que devemos levar em conta é o excesso de confiança. Ele pensou que outros poderiam abandonar Jesus, mas disse a Jesus que nunca o abandonaria. Mesmo que tivesse que morrer, ele morreria com ele. é isso que não devemos fazer para ter excesso de confiança.

Sim, eles estavam tão cansados ​​do dia que passaram que em três ocasiões Jesus teve que lhes dizer num momento como este que estavam dormindo e disse-lhes que estavam orando para que não caíssem em tentação, mas estavam tão exaustos isso bem, em vez de ficar alerta com isso O que Jesus lhe disse porque eles cederam à imperfeição no sono.

14. O que ajudou Pedro a não se afastar de Jeová? (Veja o desenho).

A companhia dos irmãos que o consolariam naqueles momentos e o incentivo que recebeu de Jesus quando ressuscitou e lhe apareceu para encorajá-lo, reafirmaram seu carinho, dizendo-lhe que receberia responsabilidades maiores, por isso ele sabia que Jesus não tinha desisti dele por perdido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pedro não se isolou, procurou a companhia dos irmãos. O ressuscitado Jesus Cristo deu-lhe a mão para levantá-lo, ele o ajudou, Jesus disse a ele eu já sabia que isso ia acontecer, eu sabia que você ia me abandonar, mas eu orei ao pai por você então que sua alma não falharia e aqui estou tentando encorajá-lo então. Jesus não disse que formaríamos uma comissão judicativa para Pedro. Vamos limpar os erros dele para acabar de afundá-lo, não. Jesus deu-lhe uma mão amiga para levantá-lo, mas fez questão de que Pedro quisesse fazê-lo. Na verdade, perguntou-lhe três vezes se o amava mais do que os peixes. porque ele negou três vezes.

Pedro perseverou, não se isolou, mas procurou a companhia dos irmãos que o consolaram e, uma vez ressuscitado, Jesus apareceu a Pedro para encorajá-lo e em vez de culpá-lo pelo que Pedro havia feito, Jesus lhe disse que receberia responsabilidades maiores.

Acima de tudo, Pedro refletiu e isso o ajudou muito a lembrar o que havia falado com Jesus, que muitas vezes ele havia perguntado se você me ama e ele respondeu que sim, porque esse pensamento o levou a lembrar que ele lhe diz se você sabe isso, eu te amo. Mas Jesus disse a ele, alimente minhas ovelhinhas, foi uma ordem que ele deu a ele para continuar alimentando suas ovelhinhas.

E na capa vemos Jesus dizendo: “Você me traiu três vezes. Ele dá responsabilidades a ele então vemos que temos que aprender muito com Jesus”.

Como é importante sentir que Jeová que Jesus não desistiu de Pedro naquele momento, vemos na imagem que temos como Jesus agora conta com ele para mais responsabilidades para que cuidar de suas ovelhinhas também tenha seus irmãos perto dele e sentir isso naquele momento que Jesus não tinha desistido dele que ele ainda o amava é algo que com certeza fez isso com Pedro, não se afastando de Jeová como estamos vendo nesta pergunta e vamos ver isso assim como também é importante sentirmos que Jeová nunca nos abandona, apesar dos nossos erros, quando nos arrependemos profundamente, como aconteceu com Pedro.

Gosto muito da história de João 21 quando, depois de ter passado por isso, Jesus dá a oportunidade a Pedro novamente três vezes, desta vez dizendo-lhe que o ama e depois também lhe dando uma tarefa para fazer, demonstrando desta forma que apesar de Depois o que aconteceu, eu ainda confiava nele.

Sim, Pedro sabia que tinha cometido um pecado grave, mas não jogou a toalha e é isso que devemos fazer quando cometemos um erro e cometemos um pecado, não ficar presos, mas seguir em frente.

E uma coisa importante é que ele isolou a gente e às vezes quando você tem os seus sentimentos, você menos quer ver os irmãos, você fica com vergonha, talvez você converse com o idoso, como é complicado, mas ele não fez isso, ele isolou nós, ele estava conosco Seus irmãos estavam até com Jesus, ainda aprendemos que quando cometemos um erro grave, não nos isolar é o momento de estar mais perto da congregação dos nossos irmãos e dos mais velhos.

ILUSTRAÇÃO

Jesus conversando com Pedro ao lado de algumas brasas onde estão cozinhando peixes. Outros apóstolos ouvem a conversa com interesse. João 21:15-17 mostra que Jesus não desistiu de Pedro e isso lhe deu forças para seguir em frente. (Ver parágrafo 14).

15. Que certeza Jeová quer que tenhamos? (Salmo 86:5; Romanos 8:38, 39; veja também a imagem.)

Ele quer que estejamos convencidos de que ele nos ama, e que está disposto a nos perdoar, para isso os mais velhos devem aprender o exemplo de Jesus e dar uma mão amiga para levantar a pessoa caída. Claro que isso vai depender da pessoa, porque como já mencionei no parágrafo anterior, isso vai depender da pessoa, pois pode haver gente que não se arrependa e quem se arrependa, por isso é um verdadeiro desafio para distinguir quem realmente está arrependido. Mas se a pessoa estiver arrependida, os mais velhos não vão colocar o pé sobre ela, pelo contrário, vão dar-lhe a mão para levantá-la.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quiere que tengamos la certeza de que es un Dios dispuesto está preparado para para perdonar, entonces siempre y cuando nosotros estemos arrepentidos de corazón y se lo pidamos al estar dispuesto lo va a hacer inmediatamente pero somos nosotros los que tenemos que tener claro que Jehová lo vá fazer.

Vimos em Romanos que não há nada no universo que possa impedir Jeová de nos amar para que ele possa nos perdoar.

Sim, outra coisa que devemos fazer é quando cometemos um pecado não nos sentirmos tão culpados a ponto de pensarmos que Jeová não pode mais nos perdoar, que é impossível para ele nos perdoar e o que é dito a seguir é que o que devemos fazer contra que não devemos esperar imediatamente procurar ajuda, que, como foi mencionado, poderia ser dos idosos ou de outras formas, mas devemos começar imediatamente a trabalhar.

Quando Romanos 8:38 39 diz que nada pode nos separar do amor de Jeová podemos pensar na mesma rebelião de Adão e Eva que tudo virou de cabeça para baixo e parecia impossível mas ainda assim estava disposto a dar o que tinha de mais valioso para ele como era. era a vida de seu filho.

Ele percebeu que se não pedisse ajuda não seria capaz de resistir à tentação novamente e cometeria novamente o mesmo pecado, por isso falou com os anciãos, procurou a ajuda deles e viu como Jeová a deu a ele por meio destes homens que trataram-no com tanto amor e deram-lhe exatamente o que ele precisava.

Assim como o apóstolo Pedro, todos os erros que ele cometeu devido ao seu excesso de confiança também aconteceram com este irmão, o seu excesso de confiança o levou a cometer pecado.

ILUSTRAÇÃO

Dois anciãos fazem uma visita pastoral a um irmão. Como nos sentimos quando vemos que os idosos se esforçam tanto para nos ajudar? (Ver parágrafo 15).

16. Por que você quer continuar servindo a Jeová sem desistir?

Porque para onde mais iremos, só ele tem palavras de vida eterna assim como nosso Senhor Jesus Cristo, sem Jeová não somos nada. O mundo não nos oferece algo melhor, se enxergarmos lá fora como tudo realmente é, só Jeová nos dá paz e esperança futura.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová valoriza o que seus servos fazem para servi-lo, apesar dos problemas que possamos ter com nossos irmãos, porque podemos superar essa situação se tratarmos uns aos outros com amor e se perdoarmos uns aos outros generosamente como Jeová faz.

E também podemos contar sempre com ele quando nos sentimos perturbados ou tristes ou temos alguma dificuldade na oração. Ele pode nos confortar, sobretudo, sabendo quem nos ama e quem promete cuidar de nós.

Queremos mostrar a Jeová que queremos agradá-lo fazendo bem as coisas com a nossa família, irmãos e irmãs, enfrentando problemas e sempre servindo com amor.

O QUE NOS AJUDARÁ A CONTINUAR A SERVIR A JEOVÁ NESTAS SITUAÇÕES?

Quando um irmão nos ofende.

Não foque nos defeitos e seja misericordioso e paciente e Jeová ficará muito feliz conosco.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, temos que dar a ele o benefício da dúvida, vamos pensar que ele fez isso sem más intenções e que está se esforçando para fazer a coisa certa, e também temos que pensar que Jeová nos perdoa porque o ofendemos e isso não significa que ele nos abandone.

Gostei muito quando falamos sobre esse tema, Salmos 103:9 onde diz que Jeová não fica ressentido para sempre, Jeová não nos congela para uma situação ou para o que fizemos com ele, então também não devemos congelar nossos irmãos, mas sim dar-lhes a oportunidade de demonstrar essas boas qualidades.

Gostei muito quando falamos sobre esse tema, Salmos 103:9 onde diz que Jeová não fica ressentido para sempre, Jeová não nos congela para uma situação ou para o que fizemos com ele, então também não devemos congelar nossos irmãos, mas sim dar-lhes a oportunidade de demonstrar essas boas qualidades. 

Quando nosso marido ou esposa nos decepciona.

Lembremo-nos do quão sagrado é o casamento e reconheçamos que esta é uma união de personalidades e gostos diferentes, por isso devemos trabalhar em equipe para resolver os problemas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Entre outras coisas, lembre-se que o casamento é composto por um marido imperfeito e uma esposa imperfeita e também às vezes com gostos e origens diferentes, o que às vezes chama muita atenção e pensa que Jeová, mesmo nessas situações, quer que sejamos fiéis e leais e que nos esforçamos para melhorar a situação que pode nos ajudar a seguir em frente.

E vendo o casamento como Jeová o vê, como uma união sagrada, ele não gostaria nada que acabássemos com esse casamento por qualquer motivo, mesmo que as situações fossem complicadas.

Sabemos que en todo matrimonio siempre van a salir problema pero lo importante es tener mucho amor en la pareja mucho respeto mutuo y sobre todo mucha comunicación para expresar los problemas que se puedan presentar que sean negativos al matrimonio buscándole la solución de esta manera demostramos que respetamos a palavra de Deus. 

Quando nos sentimos decepcionados conosco mesmos.

O que nos ajudará é ver que Jeová valoriza tudo o que fazemos para servi-lo nestes dias difíceis. Jeová quer que estejamos convencidos de que ele nos ama e que está disposto a nos perdoar e que é bom podermos Destacar os textos do parágrafo 15 onde há o Salmo 86 5 e Romanos 8:38 e 39.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, pensar que Jeová continua a nos amar apesar dos nossos erros e nos perdoará e nunca nos consideraremos um caso perdido.

Sim, algo também que nos ajudará muito será nos arrepender profundamente, orar a Jeová e expressar nosso arrependimento e não nos isolar, mas buscar a ajuda de nossos irmãos que nos ajudarão com seu amor. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário