Estudo de A Sentinela, Fiquemos na luz, evitemos as trevas, Semana 27 de maio a 2 de junho de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Fiquemos na luz, evitemos as trevas, 27 de maio, 2 de junho de 2024, Comentários e respostas.

1, 2. a) Quando, onde e por que Paulo escreveu a Carta aos Efésios?

Paulo escreveu a carta aos Efésios no ano 60 ou 61, enquanto estava prisioneiro em Roma. Apesar da sua situação, queria encorajar os seus irmãos na fé, já que não podia visitá-los pessoalmente. Seu amor e preocupação pelos cristãos de Éfeso o levaram a escrever-lhes com a intenção de fortalecer sua fé e ajudá-los a permanecerem fiéis a Jeová, especialmente considerando que já se passaram quase 10 anos desde que ele pregou entre eles e desenvolveu um profundo afeto. para a congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, a dedicação de Paulo demonstra a importância de apoiarmos e encorajarmos os nossos irmãos espirituais, mesmo em circunstâncias difíceis. A sua carta é um exemplo de como podemos usar todos os meios à nossa disposição para fortalecer a fé dos outros.

Conforme mencionado em Atos, ele passou dois anos pregando com eles, por isso precisava ter um relacionamento muito próximo com eles e passou a gostar deles e queria encorajá-los a continuarem sendo fiéis.

1, 2. b) Que perguntas vamos responder?

O artigo aborda duas questões principais: Por que Paulo escreveu aos cristãos de Éfeso sobre a luz e as trevas? E que lições todos os cristãos podem aprender com os conselhos que ele lhes deu?

DA ESCURIDÃO À LUZ

3. Que exemplos Paulo usou em Efésios, capítulo 5?

Paulo usou os exemplos da luz e das trevas. Em Efésios 5:8, para ilustrar a grande mudança que os cristãos de Éfeso experimentaram, eles antes eram trevas por causa de suas práticas e crenças passadas, mas agora eram luz no Senhor, refletindo sua nova vida em Cristo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Claro, porque eu uso esse exemplo, porque existe um contraste total entre a luz e as trevas, uma coisa não tem nada a ver com a outra para eles perceberem a grande mudança que significou estar de um lado ou estar do outro.

Portanto, a transformação das trevas em luz simboliza a mudança radical que ocorre quando uma pessoa aceita a verdade bíblica e ajusta a sua vida de acordo com os princípios Divinos. Isto nos lembra que sempre há esperança e possibilidade de mudança quando nos aproximamos de Deus.

4. Por que se pode dizer que os efésios estavam em trevas religiosas?

Os Éfesos estavam em trevas religiosas, pois adoravam ídolos como a deusa Ártemis e praticavam magia, essas práticas eram comuns em sua cultura antes de conhecerem a verdade cristã, a existência de um famoso templo dedicado a Ártemis e a economia local baseada na venda de ídolos, evidenciou a profunda e enraizada idolatria e superstição na cidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, eles estavam realmente em trevas espirituais, já que em Éfeso havia muitas crenças religiosas falsas, eles também eram pessoas muito supersticiosas, também tinham lá o templo da deusa Ártemis e muitas pessoas até ganhavam a vida fazendo estatuetas dessa deusa, então vemos que era uma escuridão religiosa verdadeiramente total.

Sim, tenho certeza que em algum momento já caminhamos por um quarto escuro e embora saibamos disso, estamos dando pequenos passos, não sabemos muito bem onde estão as coisas. O mesmo aconteceu no sentido espiritual com o. Efésios, eles estavam no escuro e o que estavam fazendo não estava muito claro.

Menciona que eles juntaram seus livros e calcularam o preço e valiam 50.000 moedas de prata e a nota explica que isso talvez equivale a cerca de 137 anos 7 dias por semana, ou seja, tiveram que trabalhar muitos anos para ganhar isso dinheiro e olha, eles estavam na escuridão religiosa.

A escuridão religiosa refere-se à falta de conhecimento e à prática de falsidades espirituais. E nos lembra a importância de buscar e aderir à verdade bíblica, para evitar cair em enganos e supertições que desviam da verdadeira adoração.

Sim porque antes de conhecerem a verdade eles tinham e praticavam todas as religiões falsas como superstições, também magia e adoravam ídolos como Ártemis.

Bom, porque em Atos 19:19 nos mostra quantos efésios, antes de serem cristãos e conhecerem a verdade, praticavam magia e diz que eles, bom, acabaram vendendo todos aqueles livros que valiam muito dinheiro, o que é por que sabemos que era um centro religioso comercial e onde se praticava o espiritismo e a magia.

5. Por que se pode dizer que os efésios estavam em trevas morais?

Os efésios estavam em trevas morais, porque viviam imoralmente com uma atitude indiferente em relação ao pecado, as suas celebrações e atividades sociais incluíam frequentemente comportamentos sexuais e morais, e as pessoas não sentiam remorso pelas suas ações. Esta falta de consciência e de sentido moral os afastou da vida que pertence a Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se a sua vida girava em torno do sexo, tudo o que faziam era rodeado de ações em que o sexo era o seu principal motor e não tinham vergonha delas, não tinham remorso na consciência porque não sabiam diferenciar o que faziam bem do o que eles fizeram de mal.

Embora o aviso do apóstolo Paulo fosse para não mencionarem esse tipo de coisas entre si, eles o fizeram primeiro na vida.

Porque falar sobre essas coisas não apenas para fins informativos, mas com o propósito de obter alguma satisfação em falar sobre isso, falar sobre isso leva a pensamentos que, aos poucos, podem levar a um comportamento inadequado.

Por isso, o apóstolo Paulo podia dizer que eles estavam em escuridão mental e separados da vida que pertence a Deus, porque não distinguiam o que era certo do que era errado.

E em Efésios 4 nos versículos 17 ao 19, explica que eles haviam perdido todo o senso de moralidade, eram desavergonhados, tinham um comportamento vergonhoso, assim também nas conversas esse seria o ponto da conversa e por isso o apóstolo disse que eles nem falariam

Em resumo, a escuridão moral implica uma vida sem orientação ética e sem sensibilidade para com o pecado.

6. Por que Paulo disse aos efésios “agora vocês são luz”?

Paulo disse aos efésios que eles agora são luz, porque deixaram para trás práticas religiosas falsas e comportamento imoral. Antes de viverem em trevas espirituais, mas ao conhecerem e aplicarem a palavra de Jeová, suas vidas mudaram radicalmente. faça todo o possível para adorá-lo e agradá-lo, guiado pela luz das escrituras.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque rejeitaram totalmente essas práticas religiosas e também ao abraçarem a palavra de Deus ela se torna, como diz o salmo, uma lâmpada para os seus pés, permitindo-lhes aplicar os princípios bíblicos no seu dia a dia nas pequenas decisões e a Bíblia também foi para eles. Eles gostaram de uma luz muito poderosa que iluminou seu caminho, permitindo-lhes seguir o caminho que os levaria à felicidade e também saber o que acontecerá no futuro.

Sim, conforme mencionou Efésios 5:1, eles foram feitos imitadores de Deus e é por isso que também mostraram luz.

A luz está associada a Jeová, por isso fazemos tudo o que lhe agrada, imitamo-lo no seu comportamento e aproximamo-nos dele para adorá-lo como quiser. Isso é Luz, o resto se afastando disso é escuridão;

Vemos que alguns daqueles efésios se tornaram cristãos e saíram de toda aquela escuridão, por isso Paulo os parabenizou por terem começado a viver de acordo com o modo como Jeová queria que vivessem.

Eles pararam de praticar a religião falsa e o comportamento imoral e viviam de acordo com o que a Bíblia dizia, o que era como uma luz orientadora para eles. 

7. Em que sentido a nossa situação é semelhante à dos cristãos de Éfeso?

A nossa situação é semelhante à dos cristãos de Éfeso, no sentido de que muitos de nós também estávamos em trevas religiosas e morais antes de conhecer a verdade, talvez celebrássemos festivais religiosos falsos ou levassemos uma vida imoral, ao conhecermos a Jeová, adotamos as suas regras sobre o que é isso. certo e errado, o que nos beneficiou enormemente. Porém, ficar longe das trevas e viver como filho da luz exige esforço constante.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, bem, alguns de nós, antes de conhecer a verdade, também estávamos neste mundo em trevas religiosas e morais e praticávamos certas festas religiosas falsas ou alguns levávamos uma vida imoral, mas quando conhecemos a verdade conhecemos a luz porque o nosso caminho de viver adaptado ao que Jeová quer e isso tem nos beneficiado.

Porque a maioria de nós viveu uma vida semelhante à que vivemos hoje, ou seja, as pessoas ao nosso redor celebram e vivem suas vidas com seus padrões morais, claro, nós ou muitos irmãos já mudamos antes, eles fizeram essas coisas, não agora, mas o mundo ao nosso redor Ele continua a fazer as mesmas coisas e talvez no passado nós praticássemos.

Aludindo a Isaías 48:17 Pois bem, no momento em que, como está sendo dito, no momento em que conhecemos a verdade, o que acontece então nos deixamos ensinar por Jeová e isso fez com que a nossa vida anterior ou a caminhos que havíamos seguido, vamos mudá-los para uma vida e um caminho que esteja em conformidade com Jeová. 

Começamos a trilhar outro caminho, o caminho que vem de Jeová, mas devemos reconhecer como exemplo no final do parágrafo que às vezes continuar neste caminho não é fácil, então agora veremos a ajuda que temos.

Portanto, o processo de transformação não é fácil, mas o nosso modo de vida de acordo com os princípios bíblicos também é gratificante, pois traz bênçãos e nos ajuda a manter um relacionamento próximo com Deus. 

ILUSTRAÇÃO

Aqueles conselhos que Paulo lhes deu com amor também nos servem hoje porque às vezes não é fácil seguir esse caminho, então para nós hoje também é bom ter esse tipo de lembrete.

Série de imagens: 1. O apóstolo Paulo escrevendo uma carta enquanto estava acorrentado a um soldado romano. 2. Foto de uma cópia muito antiga da carta que o apóstolo Paulo escreveu aos Efésios. O conselho amoroso que Paulo escreveu aos efésios é muito útil para nós hoje. (Ver parágrafo 7). b

VAMOS EVITAR A ESCURIDÃO

8. De acordo com Efésios 5:3-5, o que os efésios tinham de evitar?

Bem, eles tinham de evitar práticas que desagradavam a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para ficarem longe da escuridão moral, os cristãos de Éfeso tinham de evitar a imoralidade sexual e as palavras obscenas. Paulo lembrou-lhes que deveriam rejeitar estas práticas para herdarem o Reino de Cristo e de Deus.

Assim, a luta contra a imoralidade inclui ações e palavras. Por esse motivo, é fundamental afastar-se de qualquer forma de comportamento ou linguagem que desagrada a Deus para ser digno do seu Reino.

Eles tinham que evitar todas essas coisas se quisessem herdar o reino de Cristo e de Deus.

E que os cristãos de Éfeso tiveram que continuar rejeitando práticas que desagradavam a Jeová e isso não só incluía de alguma forma a imoralidade sexual, mas também palavras obscenas que ainda existem e também as ouvimos bastante.

E o texto que foi lido com clareza porque fala de piadas obscenas, fala bobagens, coisas que não são apropriadas, quer dizer, aqui ele nos dá um alerta de que não só a imoralidade é em si, mas tudo o que envolve imoralidade e também obsceno ou coisas obscenas.

Bom, diz que ele tinha que continuar rejeitando as práticas que desagradavam a Jeová e é interessante o que diz lá no versículo 5, você sabe, mas mesmo sabendo disso, Paulo viu a necessidade de lembrá-los da importância de permanecerem a luz. 

E no versículo 5 Paulo diz que você conhece e entende muito bem, sabemos porque estamos na luz que Jeová não gosta desse tipo de coisa e rejeita, mas sim as pessoas que estão no escuro, como foi o caso do Os efésios pensavam que para praticar este tipo de imoralidade não estavam a fazer mal a ninguém e esse tipo de piadas não lhes fazia mal.

E nessa linha de raciocínio é por isso que o parágrafo diz que eles tinham que ficar o mais longe possível porque não podiam sair daquela cidade. 

9. Por que devemos evitar qualquer contato com coisas imorais?

Devemos evitar qualquer contato com coisas imorais, pois a exposição contínua a elas pode nos levar a cometer pecados, ver, ouvir ou falar sobre coisas imorais pode nos fazer perder a sensibilidade em nossa consciência e aumentar a tentação de agir incorretamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um exemplo real ilustra como um grupo de Testemunhas que inicialmente falava sobre temas espirituais em uma rede, acabou se desviando para conversas imorais, o que levou alguns a cair na imoralidade sexual.

A lição é que a proteção contra o pecado requer vigilância constante, devemos ter cuidado com o que permitimos entrar em nossas mentes e conversas, e evitar qualquer coisa que possa nos afastar dos princípios bíblicos.

Santiago menciona que no final seremos seduzidos por essa imoralidade, veremos isso como algo natural e o mais provável, como mencionou a irmã, é que acabemos cometendo um pecado.

E em Gênesis 3:6 também é mostrado o exemplo de Eva. Ela continuou olhando para a árvore, ela a viu como algo desejável e ao invés de desviar o olhar continuou a insistir nela e foi isso que a levou a pecar.

Sim, há um exemplo de algo que aconteceu com um grupo de Testemunhas de Jeová que trocaram mensagens numa rede social. No início conversaram sobre coisas espirituais, mas depois começaram a falar sobre sexo, e pensamos como poderiam ter chegado a isso. isso, bem, isso acontece e então por causa dessas conversas, muitos caíram nisso.

Bom, o que diz é que eles não tiveram muito cuidado, nos encontramos numa situação igual a de Éfeso, o mundo se encontra com uma imoralidade que nada lhes parece errado da mesma forma se não estivermos vigilantes e como os irmãos de Éfeso a gente nem fala sobre isso. Eles não tiveram esse cuidado se tivessem cortado pela raiz quando alguém falou sobre isso porque não teria consequências piores.

Para não acabar cometendo pecado, pois está mais do que comprovado que quem continuar assistindo, ouvindo, falando ou tendo qualquer tipo de contato com coisas sujas e imorais muito provavelmente o levará a cair na imoralidade sexual.

Sim, fala aqui de um grupo que se reunia para explicar coisas espirituais uns aos outros, mas aos poucos começaram a deixar a Bíblia, a palavra de Deus, de lado e começaram a falar outras coisas a ponto de chegarem à imoralidade.

Não quer dizer que formar um grupo de irmãos seja ruim, mas simplesmente tome cuidado com o tema que se discute porque se não se aplica o que é dito em Tiago 1:14-15, que quando alguém deseja algo, no final acaba cometendo isso e há como evitar isso.

Esse foi o caso da primeira mulher Eva, ela continuou olhando para a fruta porque Jeová tinha dito para ela não tocar nela e ela sabia que não poderia tocar e ela continuou olhando para ela e claro então ela cedeu à pressão daquele ser maligno que estava atrás dela Ela disse que era bom que fosse bonito e era bom porque ela começou a comer o dele e não só ela caiu nisso, mas também quando Adam estava com ela, bom, isso realmente confirma isso. realmente quando se olha para isso, o desejo se torna frutífero e no final ele comete pecado e o que temos é a morte.

10. O que Satanás está tentando alcançar? (Efésios 5:6).

Satanás tenta confundir as pessoas, fazendo-as distinguir entre o certo e o errado, usando meios de comunicação como filmes, programas de televisão e sites para fazer com que o comportamento imoral pareça aceitável e divertido, desviando-se dos padrões justos de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E o que Satanás quer, em última análise, é enganar as pessoas e como ele faz isso é porque Isaías 5:20 diz isso muito claramente, pintando o bom como mau e o mau como bom e é isso que acontece hoje. Promove ideias que vão contra as de Jeová. padrões e, além disso, não apenas o considera aceitável e bom, mas também o torna divertido e inofensivo para as pessoas.

E na realidade, como lemos antes em Efésios 5:6, é realmente um engano porque, como Pedro escreveu na sua segunda carta, embora lhes seja prometida liberdade, na verdade são escravos da corrupção.

Portanto, como cristãos, devemos estar conscientes das influências do mundo que procuram confundir-nos e distanciar-nos dos princípios bíblicos. Estarmos alertas e bem informados sobre as táticas de Satanás nos ajudará a permanecer firmes na verdade.

Sim, e isso se vê muito nas pessoas que ditam a tendência hoje, nos influenciadores ou nos famosos. Satanás faz parecer que essa vida imoral lhes dá felicidade e eles são autenticamente livres, mas é apenas uma vitrine quando se conhece a vida. pouco. Dessas pessoas ele percebe que elas são escravas dos vícios e levam uma vida indigna e vazia.

E ele não apenas quer nos enganar, ele quer fazer com que nos enganemos e como diz Efésios 5:6, seu propósito é que desobedeçamos a Deus.

A mesma ideia encontrada em Segunda Pedro 2:19 é muito interessante porque diz que eles prometem liberdade mas na realidade tornam-se escravos da corrupção porque quem é derrotado por alguém torna-se seu escravo, na verdade é uma falsa liberdade, eles querem. inverta os significados e não é assim para Jeová uma coisa é limpa e outra coisa é suja.

11. Conforme vemos na experiência de Ângela, por que é tão importante seguir o conselho de Efésios 5:7? (Veja também imagens).

É crucial seguir o conselho de Efésios 5:7 e evitar ser cúmplice daqueles que praticam coisas más. Uma irmã da Ásia percebeu que as redes sociais podem gradualmente obscurecer a mente, levando-a a aceitar amizades e comportamentos que não respeitam os princípios bíblicos. Com a ajuda amorosa dos mais velhos, Ângela conseguiu fazer as mudanças necessárias e agora enche a sua mente com coisas espirituais. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, devemos ser seletivos com quem nos associamos, tanto pessoalmente quanto online. Manter relacionamentos que nos fortaleçam espiritualmente e nos ajudem a obedecer a Jeová é vital para a nossa saúde espiritual.

Sim, e aqui está a experiência desta Irmã Ângela que entrou nas redes sociais e que aos poucos foram turvando sua mente, ou seja, ela não percebeu e quando percebeu viu claramente onde tinha chegado ela mesma, mas diz que chegou a pensar que não era tão ruim ter amigos que não respeitavam os princípios bíblicos e que não era tão ruim levar uma vida que desagradasse a Jeová mas tudo isso não aconteceu da noite para o dia, foi aos poucos que chegou a esse ponto tão perigoso para ela.

E devemos ter ainda mais cuidado que os efésios porque hoje não só existe a possibilidade de conviver com outras pessoas com os irmãos mas também porque existem redes sociais e aqui está a experiência de uma irmã que explica como descobriu o que é perigoso as redes sociais podem ser porque podem turvar sua mente aos poucos, sem que você perceba.

Sim, a expressão ser cúmplice seria colaborar de uma forma ou de outra, nas redes sociais em assuntos que nada têm a ver com espiritualidade e no longo prazo, como estamos observando, a única coisa que fazem é nos prejudicar.

No mundo existem colegas que são colegas de escola da vizinhança mas que não são amigos de verdade. Um verdadeiro amigo é aquele que te ajuda para que seu relacionamento com Jeová seja melhor do que os outros que são colegas em circunstâncias mas. não São amigos de quem realmente nos ajuda na vida.

ILUSTRAÇÃO

Imagem da irmã que está no celular que o que pode fazer é afastá-la e entrar na escuridão espiritual, porém a outra imagem é diferente, todo o contraste é que fazer coisas espirituais a ajuda a permanecer na luz.

E como dizem as palavras nas fotografias, nem todas as amizades nos ajudam a obedecer a Jeová, por isso devemos ter discernimento e como diziam as últimas palavras da experiência desta irmã Ângela no parágrafo que ela disse, agora não encho mais a cabeça com as redes sociais mas com as coisas espirituais, devemos procurar amigos na congregação que sejam realmente bons amigos para podermos nos ocupar com essas coisas para obedecer a Jeová.

E aqui está a imagem onde vemos uma irmã que está muito atenta em receber mensagens nas redes sociais e por outro lado, como ela está pregando, ela tem amigos no mundo e tem amigos na congregação, aí vem a epígrafe perguntando qual é, escolheremos que tipo de amizade são as que realmente nos farão bem, porque sem dúvida é aí que devemos ter muito cuidado para evitar aqueles que não respeitam os princípios bíblicos.

E o que a Ângela diz é interessante porque no final ela diz, agora encho a cabeça com coisas espirituais, ou seja, nas redes sociais, como pode alguém pensar que está escrevendo para pessoas que parecem ser suas amigas porque você gostou delas ou aceitou a amizade deles. Mas o que eles fazem é encher a sua cabeça com coisas que não são espirituais, o que também faz você perder muito tempo.

Série de imagens: 1. Uma jovem irmã olhando mensagens de uma rede social em seu telefone. 2. A mesma jovem está pregando com uma irmã, ambas sorrindo e conversando. Nem todas as amizades nos ajudam a obedecer a Jeová. Quais iremos escolher? (Ver parágrafo 11).

12. O que devemos fazer se quisermos obedecer aos padrões de Jeová?

Para obedecer aos padrões de Jeová, temos de evitar contactos desnecessários com pessoas que não respeitam os seus padrões, inclusive na escola e no trabalho. Devemos também ser corajosos para defender os princípios bíblicos, independentemente de como os outros nos rotulem. É importante selecionar cuidadosamente os nossos amigos na congregação, visto que nem todos nos ajudarão a ser fiéis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, a lealdade aos padrões de Jeová requer decisões conscientes sobre nossos relacionamentos e amizades, evitar influências negativas e buscar a companhia daqueles que compartilham dos nossos valores espirituais nos ajudará a permanecer firmes na verdade.

Bom, uma é evitar todo contato desnecessário com as pessoas porque elas realmente veem como algo bom, porque o que Jeová vê como ruim, porque a gente tem que ter contato, não podemos ir embora, nos isolar do mundo, temos que trabalhar com as pessoas deste mundo, estude com eles, mas fale do contato desnecessário.

Outra ideia é também que se formos corajosos e defendermos os princípios bíblicos apesar da pressão e que as pessoas não sejam intolerantes, então devemos lembrar que ser fiéis a Jeová é muito mais importante do que ser aceito pelo mundo.

Sem o que Paulo estava comentando, ele me ajudou a pensar sobre o que diz Segunda Timóteo 2 do capítulo 20 ao 22, especificamente o capítulo 22 diz para fugir dos desejos da juventude, buscar a justiça, a fé, o amor e a paz junto com aqueles que invocam o Senhor. com um coração puro e isso me fez pensar sobre o que posso fazer para ser uma dessas pessoas e quais qualidades posso desenvolver para ser um bom amigo dentro da congregação, fé, amor, paz e um coração puro.

Sim, na realidade, como ele diz no início do parágrafo, não devemos deixar de ser enganados pelo apóstolo Paulo em Efésios. Na mesma carta que ele dirige, ele nos diz que há alguns que se entregariam a um comportamento vergonhoso. . Há momentos em que talvez tais atos não sejam praticados, mas por Atitudes e comentários podemos defender qual é a atitude do mundo.

Como diz o texto de Segunda Timóteo 2:20 a 22, devemos ser utensílios de uso honroso, e não utensílios desonrosos, utensílios santificados e preparados para todo tipo de boa obra.

Haverá amizades que nos ajudarão a estar mais perto de Jeová e haverá outras que não o farão, e é por isso que nos diz que nem todas nos ajudarão a ser fiéis a Jeová.

CONTINUEMOS “CAMINHANDO COMO FILHOS DA LUZ”

13. O que significa continuar “andando como filhos da luz”? (Efésios 5:7-9).

Em suma, comporte-se sempre como um verdadeiro cristão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Comportar-se sempre como um verdadeiro cristão e para isso devemos fazer, bem, o que estamos fazendo agora, ler a Bíblia, estudar as publicações, ir às reuniões, etc.

Sim, porque enquanto você está num período de escuridão você não pode ajudar outra pessoa. Pelo contrário, como foi visto, você é cúmplice porque está impedindo essa pessoa de conhecer a Jeová. caminhe na luz e ajude outros a fazer com que ela esteja conosco também.

E para isso também é muito importante seguir o exemplo e os ensinamentos de Jesus porque em João 8:12 ele disse que se você estiver na luz nunca mais andará nas trevas.

E o simples fato de ler ou estudar a Bíblia ou de ir às reuniões não nos torna pessoas espirituais, temos que nos deixar corrigir por ela, assim como dizem os provérbios, as correções da disciplina são o caminho que a vida toma, então o O ponto é, claro, nenhum de nós quer desviar-se para este ponto, mas assim que vemos algo que falha em nós, rapidamente nos permitimos ser disciplinados por Jeová e corrigidos para continuar a servi-lo. 

Continuar a caminhar como filho da luz significa comportar-se sempre como verdadeiros cristãos, isto inclui ler e estudar regularmente a Bíblia e as nossas publicações, prestando especial atenção ao exemplo e ao ensino de Jesus Cristo, que é a luz do mundo.

Pois bem, se o fruto é a bondade, a justiça e a verdade, então para ter este fruto é necessário ler e estudar regularmente a Bíblia, também as nossas publicações e claro, seguir o exemplo de Jesus que é a luz do mundo.

João 8:12, sim, lá menciona que Jesus é a luz do mundo então quem segue Jesus não andará nas trevas.

Portanto, manter uma lição constante com a palavra de Deus e imitar Jesus Cristo nos permite viver como filhos da luz refletindo os valores e princípios do Reino de Deus em nosso dia a dia.

14. Como o espírito santo pode nos ajudar?

Realmente não é nada fácil neste momento do sistema, mas o espírito santo nos ajudará a confrontar ideias e filosofias deste mundo e filosofias que vão contra os pontos de vista de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como diz Efésios 5:9, bondade, justiça, verdade e também para confrontar as ideias negativas que vêm do mundo de Satanás.

O espírito santo ajuda-nos a permanecer limpos num mundo cheio de imoralidade. Dá-nos força para confrontar ideias e filosofias contrárias aos princípios de Deus e permite-nos agir com bondade, justiça e verdade.

Sim, o nosso modelo é Jesus Cristo e Jesus Cristo disse, por exemplo, faça brilhar a sua luz aos olhos das pessoas e para que através das nossas obras elas dêem glória ao Pai, e depois também em Daniel ele diz que se você as praticasse , eles brilhariam tanto quanto o céu, ou seja, é algo que devemos fazer.

Como diz Tessalonicenses 7:8 primeiro, aceitando-o, não rejeitando-o, assim como Paulo escreve às congregações para aconselhá-las, fazemos o mesmo com a Bíblia, Jeová nos aconselha através da Bíblia, então quando aceitamos esse espírito santo, quando. temos que estudar e meditar, fazemos uma oração a Jeová pedindo que o Espírito Santo seja quando estamos deixando que ele nos molde e possamos continuar nesse caminho de luz. 

Porque por um lado tivemos que lutar contra as filosofias deste mundo mas também temos que fazer coisas ativas e é por isso que diz que o que temos em Efésios nos ajudará a ter aquele fruto de luz que serão atos de bondade , também agiremos com justiça conforme Jeová vê e também de acordo com a verdade que está em sua palavra e isso será um grande ajudador como também foi mencionado no discurso.

15. O que podemos fazer para receber espírito santo? (Efésios 5:19, 20).

O que podemos fazer é o que Lucas 11:13 nos aconselha a pedir esse espírito santo, se pedirmos a Jeová em oração que ele nos dê isso. Boa é a boa influência que o espírito santo exerce sobre nós e que nos ajudará a levar uma vida que agrada a Jeová.

No final o que precisamos é do espírito santo e como já foi mencionado através da oração Jeová nos dá isso, mas também aqui nas reuniões quando louvamos a Jeová e cantamos canções estudamos a Bíblia junto com nossos irmãos o espírito flui e tem um boa influência Em nós.

Não só quando cantamos, mas também quando podemos fazer um comentário positivo e edificante para outros, estamos louvando a Jeová.

Para receber espírito santo, Jesus nos ensina que precisamos pedir a Jeová em oração. Pois ele está disposto a dá-lo a quem o pedir. Também podemos receber espírito santo louvando-O nas reuniões com nossos irmãos. Estas ações fortalecem a nossa ligação com Deus e permitem que o espírito santo exerça a sua influência positiva nas nossas vidas, ajudando-nos a viver de uma forma que O agrada.

Uma lição importante é que a oração e o louvor no Salão do Reino são essenciais para receber o Espírito Santo. Estas práticas aproximam-nos de Deus e permitem que o seu espírito nos guie e fortaleça na nossa vida cristã.

Sim, outra forma é cantando e também comentando nas reuniões.

16. O que nos ajudará a tomar boas decisões? (Efésios 5:10, 17).

Para tomar boas decisões, temos de procurar saber qual é a vontade de Jeová e depois agir de acordo. Isto envolve estudar a Bíblia para descobrir os princípios que se aplicam às nossas circunstâncias e esforçar-se para entender como Jeová encara cada questão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, o que nos levará a tomar decisões é descobrir qual é a vontade de Jeová e então devemos agir ou cumpri-las.

Ao aplicar estes princípios em nossas vidas, podemos tomar boas decisões que refletem a sua sabedoria e justiça. Portanto, conhecer e aplicar a vontade de Jeová é essencial para tomar decisões sábias. Isso requer estudo das escrituras e um esforço contínuo para nos alinharmos com os princípios divinos.

Sim, também encontramos princípios bíblicos que se aplicam à nossa situação e os colocamos em prática e com estes princípios podemos tomar boas decisões.

O versículo lido no dia 17 é muito interessante porque diz que não precisamos ser tolos, mas sim entender qual é a vontade de Jeová. O que fazemos, como foi mencionado, procuramos princípios bíblicos quando temos que tomar uma decisão e estes. ajude-nos a saber sempre como ele quer que Jeová ajamos e façamos a sua vontade.

Tomamos decisões com base em nós mesmos, confiando em nós mesmos, estamos sendo tolos como diz Efésios, então o que temos que fazer é encontrar princípios bíblicos que nos ajudem a tomar a melhor decisão e se o fizermos estamos tentando descobrir o que Jeová pensa sobre o assunto e é assim que vamos tomar boas decisões.

E daí vem a ideia de que não vale a pena viver de renda porque às vezes o que estudamos em um determinado momento da nossa vida não é aplicável naquele momento e sim quando a situação chega e estamos passando por elas quando precisamos saber o que Jeová pensa sobre aquele assunto específico, então isso exige que estejamos sempre meditando e estudando.

17. Como podemos aproveitar bem o nosso tempo? (Efésios 5:15, 16; veja também a imagem.)

Para aproveitarmos bem o nosso tempo, temos de nos concentrar nas coisas que realmente importam, como servir a Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em vez de nos deixarmos levar pelas preocupações deste mundo, Satanás quer que nos distraiamos com coisas como dinheiro, educação ou trabalho, mas devemos manter essas coisas em seu devido lugar e priorizar nosso relacionamento com Deus.

Sim, neste sistema há tantas coisas que podem nos agradar e desperdiçar o nosso tempo, por isso queremos aproveitar da melhor maneira. O que temos que fazer é focar nas coisas que são mais importantes para não o fazer. perder tempo com coisas que não deveríamos. Elas são tão importantes.

E uma forma pela qual os cristãos poderiam aproveitar o tempo era pregando. Na verdade, a imagem mostra uma cena em que há um cristão pregando e é interessante que ao fundo você possa ver o anfiteatro de Éfeso, ou seja. que o contraste poderia ser pensar em ir ao teatro, mas em vez disso ele está pregando para outra pessoa.

O parágrafo nos alerta que essas coisas que o mundo, por exemplo, procurar um bom emprego, isso não é ruim em si, o problema é que ocupavam o primeiro lugar em nossas vidas que estávamos tão ansiosos para conseguir todas essas coisas que esquecemos o conselho da palavra de Deus e sem perceber estávamos entrando nas trevas espirituais.

Além disso, apegar-nos às coisas ou, em outras palavras, tentar combinar as coisas do mundo com as coisas de Jeová, isso é um erro grosseiro, é que vamos cometer um erro completo porque, como diz em 1 João 5:19, o mundo de Satanás está condenado à destruição porque também é de Satanás, então não podemos pensar que ambas as coisas podem andar juntas. Temos que colocar o reino de Jeová em primeiro lugar e focar na melhor maneira de servir a Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Bom, a lição é justamente aproveitar melhor o tempo. Naquela cidade comercial cosmopolita e com tantas coisas para fazer, havia muitas distrações possíveis para os cristãos, mas não, eles se concentravam em pregar, assistir às reuniões e estudar a Bíblia.

É por isso que você tem que ser muito, muito perceptivo e não pensar que isso não pode acontecer com você, não pensar nisso porque isso pode acontecer com você. Nós dissemos que da escuridão, isto é, da luz para a escuridão, isso não acontece. não vai embora de repente, vai embora de uma forma gradualmente, então é muito fácil que isso aconteça conosco. 

Cristãos do primeiro século pregando em uma movimentada rua de Éfeso. Os cristãos de Éfeso receberam conselhos para aproveitarem bem o seu tempo. (Ver parágrafo 17).

18. Que medidas Donald tomou para aproveitar bem o seu tempo?

Bem, a primeira coisa que ele fez foi analisar suas circunstâncias para ver se isso era possível e então orou a Jeová para que o ajudasse a fazer mais pelo ministério. Ele o ajudaria a encontrar um emprego que pudesse fazer mais na pregação e com o ministério de Jeová. ajudou ele a encontrá-lo e agora os dois casais empreenderam o serviço de tempo integral.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Donald, nosso irmão da África do Sul, analisou a sua situação e orou a Jeová pedindo um emprego que lhe permitisse dedicar mais tempo ao ministério. Com a ajuda de Jeová, ele encontrou esse emprego e, junto com sua esposa, começou o serviço de tempo integral.

Ele pediu a Jeová que o ajudasse a encontrar um emprego, mas ele não ficou em casa esperando que ele lhe desse, ele saiu para procurar e encontrou e viu a ajuda de Jeová. 

A lição que podemos tirar desta bela experiência é que devemos procurar oportunidades para aumentar o nosso serviço a Jeová, inclusive por fazer ajustes na nossa vida profissional. Demonstram as nossas prioridades em servir a Deus e a nossa confiança na sua provisão.

19. O que devemos fazer para continuar a “andar como filhos da luz”?

Para continuarmos caminhando como filhos da luz, devemos fazer várias coisas: Escolher bem o nosso entretenimento e amizades, ser líderes estudando a Bíblia e deixar a luz da verdade guiar as nossas ações e ajudar-nos a depender do Espírito Santo para cultivar boas qualidades. . Seguindo essas dicas, podemos tomar decisões e ficar longe das trevas do mundo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, temos que seguir o exemplo do apóstolo Paulo, onde podemos tomar nossas próprias decisões e assim ser felizes para Jeová e também podemos evitar as trevas deste mundo e permanecer na luz espiritual.

La lección aquí es que vivir como hijo de la luz requiere una combinación de buenas elecciones personales, un estudio constante de la Biblia y una dependencia continua del Espíritu Santo, estas prácticas nos ayudan a vivir de manera que honra a Dios y refleja su luz en nossa vida.

Como vimos, Efésios nos ajuda ou nos encoraja a escolher bem o nosso entretenimento e as nossas amizades.

E também nos motiva a ser bons estudantes da Bíblia e assim deixar que a luz da verdade nos guie.

Sim, também vimos que nos ajuda pedir ao Espírito Santo que nos ajude a cultivar boas qualidades.

Se seguirmos o conselho do apóstolo Paulo, poderemos tomar boas decisões que Jeová nos fará felizes, porque se continuarmos a fazer todas as coisas que Jeová agrada, evitaremos as trevas deste mundo, então pelo menos estaremos nas trevas .

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que representam a “luz” e as “trevas” mencionadas em Efésios 5:8?

A luz de acordo com o padrão de Jeová, mas as trevas de acordo com o padrão deste mundo que vem de Satanás.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As trevas espirituais ou religiosas e morais a que fomos submetidos antes de conhecermos a Jeová e encontrarmos a luz da verdade que temos agora e que nos orienta a tomar boas decisões.

Em Efésios 5:8, a luz representa viver segundo Jeová, seguir os seus princípios e padrões justos e levar uma vida que lhe agrada. Isto inclui comportamentos e atitudes que refletem bondade, justiça e verdade.

Por outro lado, as trevas representam viver no pecado e na imoralidade, longe dos princípios bíblicos. Isto envolve o envolvimento em práticas religiosas falsas e comportamento imoral que separam as pessoas da vida que Deus deseja para elas.

Compreender esta metáfora, por assim dizer, ajuda-nos a discernir entre o comportamento e as decisões que nos aproximam de Jeová e aquelas que nos distanciam dele. Escolher a luz significa esforçar-nos para viver de acordo com a orientação divina e rejeitar aquilo que Jeová desaprova.

O que devemos fazer para evitar a “escuridão”?

Temos de rejeitar práticas imorais e ficar longe de tudo que desagrada a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para evitar a escuridão, temos de rejeitar ativamente práticas que desagradam a Jeová, tais como a imoralidade sexual e palavras obscenas. Devemos também ter cuidado com quem nos relacionamos, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais, para não sermos influenciados negativamente. É também ficar longe de entretenimento e atividades que promovam ideias e comportamentos imorais, e sempre buscar a companhia daqueles que respeitam os princípios bíblicos.

E também vimos muitos detalhes, também tomando cuidado com as conversas, Paulo também alertou os efésios, também as amizades, o entretenimento, já falamos até das redes sociais, também as amizades dentro da congregação são coisas a se levar em conta. 

Evite qualquer contato com coisas imorais Também vimos que temos que ter cuidado com as amizades, inclusive com as redes sociais, porque elas não vão nos ajudar a obedecer a Jeová, mas pelo contrário, nos ajudarão a desobedecê-lo.

E especificamente devemos ter muito cuidado e quero ler literalmente o parágrafo porque acho muito interessante ter cuidado ao escolher nossos amigos dentro da congregação. Lembremo-nos de que nem todos eles nos ajudarão a ser fiéis a Jeová. 

O que devemos fazer para continuar “andando como filhos da luz”?

Para continuarmos caminhando como filhos da luz devemos sempre nos comportar como verdadeiros cristãos o que inclui ler e estudar a Bíblia regularmente prestando atenção aos ensinamentos. E seguindo o exemplo de Jesus Cristo devemos também orar e pedir que o espírito santo nos guie e nos fortaleça. e a nossa luta contra as influências negativas do mundo. Para continuarmos caminhando como filhos da luz devemos sempre nos comportar como verdadeiros cristãos o que inclui ler e estudar a Bíblia regularmente prestando atenção aos ensinamentos. E seguindo o exemplo de Jesus Cristo devemos também orar e pedir que o espírito santo nos guie e nos fortaleça. e a nossa luta contra as influências negativas do mundo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, temos visto buscar o Espírito Santo de Jeová em oração e em reuniões guiando nossa vida pelos princípios da Bíblia e aproveitando nosso tempo tentando aumentar nosso serviço a Jeová.

E podemos tomar decisões que deixem Jeová feliz. Fazendo tudo isso, evitaremos entrar nas trevas deste mundo e permaneceremos na luz.

O parágrafo incentivava-nos a comportar-nos sempre como verdadeiros cristãos, e isto envolvia também ler regularmente, estudar a Bíblia, as publicações e também assistir às reuniões.

Tomemos o exemplo dos ensinamentos de Jesus, pois ele é a luz do mundo e se caminharmos com ele não estaremos nas trevas. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário