ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 20 a 26 de maio de 2024, Salmos 40 a 41, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:  20 a 26 de maio de 2024, Salmos 40 a 41, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Sal 40:5-10. Nesta oração, David demonstrou que reconhecia e respeitava a soberania de Jeová. Que lições podemos tirar? (it-2 46).

Um aspecto importante é compreender que a vindicação da soberania de Jeová é o propósito principal de Deus, refletido ao longo de toda a história bíblica. Isto nos ensina que a verdadeira santificação do nome de Jeová envolve não apenas limpar o seu nome do vitupério, mas também que todas as criaturas inteligentes reconheçam e respeitem voluntariamente a sua soberania.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A lição é que devemos ter sempre o desejo de servir ao nosso criador Jeová, respeitando e reconhecendo a sua soberania, pois o amor que professamos por ele sempre nos motivará a fazer a sua vontade. Sim, Davi disse que em seu coração ele não esconde a sua justiça, a justiça de Jeová. Então, quando se trata da sala, qual é a minha motivação? Devo subir e cumprimentar meus irmãos e conversar com eles? Eu estava interessado neles no culto? Apóio a pregação? Visto que tudo isso faz parte da vindicação da soberania de Jeová? Se fizermos isso, mostraremos que queremos nos esforçar para demonstrar qualidades que louvem o nome de Jeová.

Também no Salmo 48, ele disse que a tua lei está no fundo do meu ser, ou seja, em todas as suas decisões ele levou em consideração o que Jeová pensava. Que é a direção que também demonstramos que respeitamos a soberania de Jeová, quando apoiamos a nossa. decisões de acordo com o modo de pensar de Jeová.

Sim, neste mesmo versículo 8, também aí o salmista diz que na tua vontade, ó Deus, é um prazer para mim. Que bom Porque quando alguém faz o que é bom aos olhos de Deus, ele gosta e está sempre pensando em Jeová e fazendo as coisas que ele nos manda. Então ficamos felizes, contentes e radiantes, porque sabemos que Jeová está satisfeito e que Jeová é bom, porque ele também nos dá um futuro maravilhoso e esperança.

Em nome de nós que somos criaturas inteligentes, temos que honrar esse nome como se fosse algo sagrado, e reconhecer. Respeite também o fato de que a soberania de Jeová só se aplicará àqueles que desejam fazer a vontade dele com amor e professá-la diariamente na vida.

Outra lição que podemos tirar é que devemos estar determinados a ter confiança nas promessas de Jeová, porque algo que a oração no versículo 9 previu aqui, é que Jesus iria pregar as boas novas e não apenas Jesus, mas também seguindo seu exemplo de toda a Congregação Cristã.

E algo que me agrada aqui porque David diz, eu não coloco freios nos lábios. Depois ele nos incentiva a nunca parar de pregar, não só quando estamos de casa em casa, mas em qualquer momento, porque Davi naquela época não pregava de casa em casa, mas conteve os lábios.

Sim, outro ponto que me chamou a atenção é o que diz o Salmo 40:8, que diz que Davi se deleitou em fazer a vontade do Senhor, e qual é a vontade do Senhor. Em 2 Pedro 3:9, diz que é a vontade de Deus? é que as pessoas sejam salvas, e conseguimos isso quando fazemos o trabalho de pregação.

Bem, vemos que este assunto é o mais importante que encontramos nas escrituras, a santificação do nome de Deus, e o que é necessário não apenas para limpá-lo de toda reprovação, mas de todas as criaturas inteligentes dos céus e? a terra reconheça este nome como sagrado, respeitemo-lo de bom grado e estejamos dispostos a servi-lo como foi o caso de David, deleitando-nos em fazer a sua vontade por amor que temos por ele.

Davi traz sua própria experiência, o que está sofrendo e como pediu a Jeová que o ajudasse, até mesmo para humilhar aqueles que o estavam humilhando, mas em nenhum momento ele se esqueceu que o fim foi a vindicação do nome de Jeová, porque Ele continuamente o traz acima, ainda no final do Salmo, ele diz que tudo isso que ele pediu, por favor, seja feito para que o nome de Jeová seja grande.

A lição que tiramos é que nunca devemos esquecer que o mais importante é sempre a vindicação do nome de Jeová em qualquer circunstância. Bem, por exemplo, toda a história bíblica gira em torno da vindicação da soberania de Jeová, e diz que ela manifesta o propósito principal, que é, por exemplo, a santificação do seu nome, e esta santificação torna necessário limpar o nome de Deus de tudo opróbrio.

E a obra de insight também diz que, para que isso seja feito agora, é necessário que todas as criaturas inteligentes dos céus e da terra possam honrar o seu nome. O que significa que eles honram voluntariamente a soberania, por isso me faz pensar: respeito a soberania voluntariamente ou faço-o com relutância?

Há muitas lições que podemos tirar, porque agora se espera que nós, como David, conheçamos e respeitemos essa soberania de Jeová, mas não é suficiente conhecê-la, demonstramos que respeitamos essa soberania, à medida que a apoiamos, que fazemos todos os esforços possíveis Ao cumprir as nossas comissões cristãs e difundir as boas novas do reino ao povo do nosso território, contribuímos para a santidade da sua soberania e do seu nome.

O Salmo 40, versículo 8 diz, fazer a tua vontade, ó meu Deus, é um prazer para mim e as tuas leis estão nas profundezas do meu ser. Conseguimos isso quando lemos a Bíblia, meditamos e colocamos em prática tudo o que ela nos diz.

Pois bem, a informação também dizia que o nome de Jeová será santificado e indicado de forma completa, quando este sistema de coisas, que está causando vitupério, for posto fim, quando diz que quando todas as criaturas se deleitarem em adorá-lo, ele irá esteja nos céus ou na terra.

A lição é que temos de reconhecer e respeitar a soberania de Jeová em todas as nossas vidas, e isto significa honrar o seu nome como sagrado e estar dispostos a servi-lo com amor e vontade sincera. Davi mostrou que os reconhecia e respeitava a soberania de Jeová, quando disse para fazer a tua vontade: Ó meu Deus, é um prazer para mim e a tua lei está no fundo do meu ser.

Aqui é mostrado que para ele fazer a vontade de Jeová era a coisa mais importante na sua vida, estava dentro do seu ser e esse era o segredo da alegria que ele sentia ao servir a Jeová. Então não foi um peso, mas uma delícia, porque ele fez isso de coração, e deveria ser o mesmo para nós. Davi também nos diz que eu coloquei um fim aos meus lábios, como você bem sabe, o que isso significa, que também somos obrigados de alguma forma a não acabar com os nossos lábios santificando precisamente em nome de Jeová.

Nós também podemos apoiar a soberania de Jeová por nos submetermos respeitosamente ou voluntariamente à soberania de Jeová, por nos deleitarmos, por fazermos a sua vontade e por demonstrarmos amor, desta forma também estamos santificando o nome de Jeová. Quando compartilhamos informações com outras pessoas, ficamos muito felizes em compartilhar esse nome de Jeová, que elas o conheçam, que saibam como é todas aquelas coisas que as pessoas às vezes não sabem, compartilhando-as sem a satisfação do prazer que podemos exaltar o nome de Jeová em qualquer lugar e a qualquer hora.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 40:1. Muitas vezes nossos pedidos talvez não sejam atendidos imediatamente, mas o salmista mostra disposição de esperar em Jeová. Isto nos ensina a importância da paciência e da perseverança na nossa relação com Jeová.

Salmo 40:4. Ajuda-me meditar que quando estou passando por momentos difíceis, confie sempre plenamente em meu pai Deus Jeová todo-poderoso, que é o único que conhece meu coração e meus pensamentos mais íntimos, refugie-se nele com um coração sincero, pois ele sempre me ajuda. Isso vai me ajudar e me dar forças para seguir em frente.

Salmo 40:5. O salmista declara que as obras de Deus são maravilhosas, isso nos lembra que Jeová é soberano e poderoso, capaz de realizar todas as obras além da nossa compreensão. Reconhecer a sua grandeza ajuda-nos a confiar nele no meio das dificuldades.

Salmo 40:16. Este texto nos lembra que devemos sempre apoiar-nos em Jeová dentro da sua organização, pois aqui estaremos radiantes e muito felizes, e estaremos andando na carruagem de Jeová. É muito importante sempre obedecer a Jeová por meio da sua organização, pois só aqui seremos felizes.

Salmo 40:12. Vemos que David se sentiu desanimado com tantos erros que cometeu, e hoje não é surpresa que muitas pessoas sejam dominadas pela tristeza, pela culpa ou pela falta de autoestima, esses sentimentos negativos podem nos causar muitos danos, mas felizmente em nesta batalha Todos nós temos uma grande ajuda que é Jeová, que apesar de sermos imperfeitos e pecadores todos podemos cultivar uma verdadeira amizade com Jeová.

Salmo 40:1. Ensina-me que se eu orar com um coração sincero e humilde e colocar minha esperança em Jeová, ele ouvirá meu clamor por ajuda e me ajudará.

Salmo 40:4. Isso me faz notar a confiança que Davi tinha em Jeová, e isso é verdade porque não temos motivos para duvidar do que Jeová pode fazer por nós, visto que seu poder e sua sabedoria são absolutos. Nestes tempos, Jeová continua ajudando seus filhos fiéis, por isso continuarei a me esforçar e a dar o meu melhor para ser feliz a Jeová e assim desfrutar de suas maravilhosas bênçãos.

Salmo 40:9. Davi reconhece que não poderia ficar calado ao falar sobre tudo o que viu e aprendeu de Jeová. Ele diz que meus lábios não têm freios. Também não colocamos freio nos lábios no sentido de que não nos cansamos de falar das boas novas que Jeová promete, estamos sempre ansiosos para pregar e aproveitamos qualquer oportunidade, e desta forma também participamos do cumprimento da profecia de que toda a Terra habitada tinha que saber quem é Jeová.

Salmo 40:4. A expressão feliz diz o homem que confia em Jeová. A lição que tiro é que, para tomar boas decisões na minha vida, tenho que confiar em Jeová de todo o coração, visto que a sabedoria e o amor vêm dele, e quando enfrento dificuldades, devo esforçar-me para permanecer honesto com Jeová, porque dessa forma Serei feliz, porque Deus é um Deus feliz.

Salmo 41:1. Este texto me incentiva a ser mais generoso com meus irmãos, com meu tempo, energia e atenção. Assim poderei me aproximar deles e ter um melhor relacionamento com meus irmãos.

Salmo 40:4. Me enseña que confiar en Jehová significa hacer las cosas a su manera, Aunque nuestros sentimientos y emociones nos dirijan a otra dirección, los resultados son inmemorables, Pues siempre debo recordar que como Jehová hace las cosas siempre es lo mejor, y eso nos hace muy felizes. Nunca duvidemos do poder absoluto e da sabedoria infinita do nosso criador, Jeová.

Salmo 41:3. Pode acontecer que um cristão fique gravemente doente. A doença física muitas vezes tem um efeito indesejável na saúde espiritual da pessoa. Durante a doença é muito difícil manter um bom equilíbrio, por isso Deus se simpatiza profundamente com os enfermos, e mais, ele ajuda como diz este Salmo, Deus promete em todos os casos, seu servo recuperará uma saúde de qualidade, mas ele assegurou-o ao cristão que está ao seu lado e tornará suportável a sua doença.

Salmo 40:1. David diz que Jeová inclinou os seus ouvidos para ele e ouviu os seus gritos de ajuda, mas primeiro David colocou firmemente a sua esperança em Jeová, por outras palavras, ele não procurou ninguém senão a Jeová. Por isso também vamos passar por situações difíceis e temos que confiar nele.

Salmo 40:8. Gostei muito da última parte quando diz que a tua lei está no fundo do meu ser e essas palavras estavam sendo profetizadas para Jesus, e não só Jesus, mas também Davi e muitos outros servos dos tempos antigos sentiram o mesmo e isso os ajudou a manter conduta excelente e permanecem leais a Jeová apesar das suas imperfeições. Isto me faz pensar que também temos que ter certeza de que a lei de Jeová não é superficial, mas está nas profundezas do nosso ser, e só conseguimos isso estudando pessoalmente a Bíblia, mas fazendo isso com muita pesquisa, meditação, perseverança e não fazê-lo rapidamente, a ideia é poder ter conhecimento da verdadeira verdade e amor a Jeová e aos seus padrões.

Salmo 40:10. Faz-nos ver como, à medida que aprendemos de Jeová, aprendemos a amar também a nós mesmos e quando o amamos, podemos declarar essa fidelidade, essa salvação através da pregação, que é o que fazemos, mas não para aí, esse amor que expressamos a ele a Jeová, mas também na congregação por meio de nossos comentários que declaram amor leal e verdade em Jeová e encorajam nossos irmãos.

Salmo 40:4. Feliz diz o homem que confia em Jeová. Este texto me faz pensar e meditar que apesar das dificuldades que passamos todos os dias, seja no trabalho, na família, ou problemas de saúde. Se nos concentrarmos mais nas coisas espirituais e, acima de tudo, confiarmos plenamente em Jeová, poderemos ser totalmente felizes.

Salmo 40:1,2,12. Isso mostra que às vezes podemos sentir um desânimo tão profundo quanto Davi. Mas é muito consolador saber que, se nos apoiarmos em Jeová e depositarmos nele a nossa esperança, ele nos ouvirá, nos erguerá e nos colocará em segurança.

Salmo 41:3. Neste texto, Jeová nos garante que nos apoiará quando estivermos doentes de cama, e a verdade é que ninguém gosta de ficar doente, muito menos quando temos uma doença grave, mas a realidade é que Jeová nos dá paz de espírito. mente, força, resistência e sabedoria para que possamos tomar boas decisões nesta situação. Portanto, é bom aceitarmos esta ajuda de Jeová quando enfrentamos uma doença.

Salmo 40:16. Isso me lembra da felicidade e da alegria que advém de me achegar mais a Jeová e de como devo me sentir grato pelos seus atos salvadores.

Salmo 40:1. Neste versículo vemos que Jeová se inclina para ouvir Davi e essa ação de Jeová me faz ver o quanto ele se importa e o quanto está disposto a me ajudar quando estou passando por momentos difíceis, pois esse texto me dá a garantia de que ele se inclinará para me ouvir e me ajudar a seguir em frente.

Salmo 40:2. O salmista diz que Jeová o tirou de um poço barulhento de lama pegajosa e colocou seus pés numa rocha e o plantou em terra sólida. Isso me ensina que Jeová sempre nos guia pelo melhor caminho, principalmente nestes dias em que é muito fácil se perder neste mundo e em suas coisas.

Salmo 40:11. Davi orou para que a benevolência e a fidelidade de Jeová o protegessem. A fidelidade de Jeová e o seu amor pela justiça exigem que ele exponha claramente os seus padrões e aqueles de nós que se submetem a eles ficam grandemente livres das ansiedades, dos medos e das dificuldades sofridas por aqueles que não o fazem, tais como o alcoolismo, a toxicodependência, a promiscuidade sexual e a violência. .

Salmo 41:5,6. Como fazemos parte do povo de Deus, muitas pessoas tentarão falar mal de nós. É por isso que é essencial para um cristão manter sempre um bom comportamento.

Salmo 41:1. Me ensina que podemos mostrar consideração pelos nossos irmãos, compartilhando o que temos, e não só isso, mas investindo tempo para ver cada circunstância que cada um passa, assim seremos mais felizes, porque estaremos imitando a generosidade de Jeová .

Salmo 40:4. Feliz é o homem que confia em Jeová e não se entrega ao tolo ou ao falso. Numa Sentinela de 2006 são mostradas diversas experiências de irmãos que estavam passando por diferentes circunstâncias e colocaram sua fé plenamente em Jeová. No final, os Irmãos conseguiram encontrar alguma maneira de resolver alguns de seus problemas. Isto me ensina que, se eu confiar plenamente em Jeová, ele agirá em meu favor.

Salmo 40:17. Mostra-se que Davi disse que Jeová estava cuidando dele, embora soubesse que Jeová estava ciente de tudo o que estava acontecendo, até os seus sentimentos mais profundos. Este texto me ensina que devemos estar atentos aos nossos irmãos, pois não conhecemos o quadro completo da sua situação, e o bom é que não podemos fazer isso com pequenos gestos e assim demonstrar este interesse sincero.

Salmo 41:12. Isso me ensina que podemos ser retos aos olhos de Jeová, independentemente das circunstâncias da nossa vida. Porque Davi passou por muitas situações difíceis, mas ele mesmo sabia que tinha sido reto e Jeová também o considerava assim.

Salmo 40:8. Vemos que embora Davi enfrentasse muitas dificuldades e traições, ele sempre se concentrou em fazer a vontade de Jeová. No nosso serviço a Jeová pode acontecer a mesma coisa ou, às vezes, o nosso serviço pode diminuir, visto que nos sentimos cansados ​​ou desanimados. Este texto nos ensina que quando isso acontecer, devo apagar esses sentimentos estudando a palavra de Deus mais profundamente e me esforçando para guardar a lei de Jeová no fundo do meu ser, como fez Davi.

Salmo 40:8. Também neste mesmo texto vemos que Davi tentou garantir que a lei de Deus alcançasse as profundezas do seu ser, e ele demonstrou isso estudando a lei e meditando profundamente nela, pois confiava na sabedoria dos mandamentos de Jeová, ele não apenas obedecemos não apenas à Lei Mosaica, mas também agimos em harmonia com o seu espírito, e ao estudar a Bíblia é conveniente meditarmos no que lemos e guardá-lo em nossos corações. Assim poderemos determinar o que agrada a Jeová em qualquer situação que surgir.

Salmo 40:5. Diz quantas coisas você fez, ó Jeová meu Deus, são muitas as suas obras maravilhosas. Esse texto nos ensina a poder meditar em tudo que Jeová fez na criação ou em tudo que ele faz por nós, se meditarmos em todas essas coisas seremos mais gratos a Jeová, e a gratidão será que realmente queremos para fazer a sua vontade.

Salmo 40:1,6-9. Este texto me faz pensar em como Jeová está nos moldando para nos tornarmos melhores irmãos e amigos, porque fala sobre como ele disse que seus inimigos juntaram coisas ruins e saíram para dizê-las. E me colocando no lugar do Davi, eu não gostaria de ter um irmão, ou um amigo assim, mas também não gostaria de ser esse amigo, então eu poderia pedir a Jeová em oração que me ajudasse a mudar certas atitudes que alguém tem porque imperfeito é e poder ser melhor nessas qualidades.

Salmo 40:5. Gosto da ideia que o salmista transmite aqui, onde fala sobre ser grato a Jeová e usar a oração. Quando falamos diretamente com Jeová, e não apenas pedimos a Jeová, mas devemos sempre levar em conta as muitas coisas que ele nos dá, e que graças a muitas das coisas que ele nos dá, podemos desfrutar de muitas bênçãos. Portanto, a idéia é que sempre que falamos sobre Jeová possamos ser gratos e ter essas coisas em mente.

Salmo 40:8: Neste texto Davi revela uma verdade fundamental que é que podemos servir a Jeová, ou gostar de servir a Jeová, mesmo que estejamos passando por circunstâncias difíceis ou mesmo que fazer a vontade de Jeová nos traga problemas. Não ajudou nada meditar em tudo o que Jeová havia feito por ele em nível pessoal e em como isso o ajudou, e é por isso que ele tinha certeza de que Jeová continuaria a ajudá-lo. No nosso caso, podemos também ver como Jeová nos ajudou pessoalmente a superar provações, e também ver como Jeová nos ama para continuarmos a ajudar agora e no futuro, enquanto podemos desfrutar de fazer a sua vontade.

Salmo 40:12. Isso me faz pensar que, assim como Davi, muitos irmãos lutam contra sentimentos negativos, mesmo depois de serem perdoados. No entanto, eles têm a ajuda de Jeová e Jeová nos usa com suas ferramentas para encorajá-los, orar com eles, nos tornar seus amigos, me ensinar como fazer uma peça útil para eles, trabalhar para Jeová ombro a ombro e motivar uns aos outros.

Salmo 40:2. Mostra que Jeová nos tirou deste sistema e nos colocou em terreno sólido dentro da sua organização. Enquanto este sistema se recupera de todos os seus problemas e caminha para a destruição, estamos em terreno sólido e graças ao facto de Jeová nos dar a sua ajuda todos os dias e a esperança que temos para o futuro, é por isso que nunca nos devemos desviar. da sua organização, mas temos de cuidar e valorizar o lar que Jeová nos deu nela.

Salmo 40:11. Ele diz: oh Jeová, não me negue sua misericórdia, que seu amor leal e sua verdade sempre me protejam. Então é bom saber que Jeová está conosco para nos proteger, o relacionamento que temos com ele, porque muitas dificuldades vão acontecer conosco, vamos passar por muitos problemas como nossos irmãos também vão passar, por exemplo a perseguição, mas sem dúvida Jeová tem o desejo de nos proteger e de preservarmos a sua relação com ele e para isso nos deu meios como a sua organização, o seu espírito e a sua palavra.

Salmo 40:9. Ali ele nos incentiva a comentar nas reuniões, porque diz que Davi proclamou as boas novas de justiça na congregação. Então não importa há quantos anos estamos aqui na congregação, se dermos nossos comentários, poderemos ajudar e encorajar muito nossos queridos irmãos, já que Davi não calou os lábios, não deixemos de comentar em nossas reuniões qualquer.

Salmo 40:8. Foi profetizado que Jesus teria dentro de seu ventre a lei de Jeová, o que se revelou verdadeiro porque o ajudou a realizar a vontade de seu pai, e sem dúvida nós também temos, porque podemos ter uma conduta excelente e cumprir plenamente o Ministério. E como podemos garantir que a lei de Jeová esteja escrita em nossa mente e na tábua do nosso coração, através do estudo pessoal da palavra de Deus, ele nos ajuda a compreender o significado da verdade e isso inclui pesquisa e meditação.

Salmo 40:17. David disse que se sentia impotente. No entanto, ele confiava que Jeová estava cuidando dele, que iria ajudá-lo, que iria resgatá-lo. De modo similar, notamos por experiência própria que Jeová sempre resgatou seu povo, principalmente nos países que foram perseguidos, nesses tempos difíceis Jeová forneceu a ajuda necessária.

Salmo 40:8. Na Sentinela de 1º de março de 1994, ele disse sobre esta passagem que o melhor exemplo que o cristão tem de se deleitar em fazer a vontade de Deus, é Jesus Cristo, já que a vida de Jesus girava em torno de ensinar aos outros a vontade de Deus, e. também poder obter a bênção divina e que o fez e desfrutou de muita alegria, o que me incentiva a ter mais disposição para alcançar a alegria que Jesus desfrutou ao longo de sua vida, ensinando outras pessoas e também me esforçando para ter o favor de Jeová, que também em minha análise me fez pensar se estou dando o meu melhor para Jeová ou se tenho algo a melhorar.

Salmo 40:12. Mostra-nos como Davi enfrentou dificuldades, porém não se sentiu oprimido por elas, mas pelo contrário, concentrou-se em como Jeová o abençoou. Portanto, também hoje, se nos sentirmos sobrecarregados ou desanimados, talvez por causa de problemas pessoais ou sentimentos negativos, faremos bem em parar de vez em quando para refletir sobre como as bênçãos de Jeová nos estão afetando, assim como Davi fez, e certamente assim como ele nos motivou com gratidão O simples fato de nos dedicarmos a Jeová e meditarmos nos assuntos também reavivará a alegria perdida e nos ajudará a servir a Jeová motivados precisamente por um coração agradecido.

Salmo 41:9. David sentiu-se traído por um amigo íntimo em quem ele não só gozava da sua confiança, mas também da sua hostilidade, mas David, em vez de se concentrar nisso, pediu a Jeová que o ajudasse a curar, para que possamos imitar o seu exemplo quando um amigo não o faz. feridas, o fato de nos aproximarmos e vermos mais a Jeová nos ajudará a curar essas feridas, como Davi fez.

Salmo 40:5. Davi menciona as obras maravilhosas de Jeová que são infinitas, impossíveis de contar todas elas. Isto me faz pensar que todos os dias podemos agradecê-lo e elogiá-lo por suas obras maravilhosas, e também pedir em nossas orações pelos nossos irmãos ao redor do mundo, por exemplo, aqueles que estão presos por sua fé ou aqueles que estão liderando o caminho.

Salmo 40:8. Vemos como Davi tentou fazer com que a lei de Jeová chegasse ao fundo do seu ser, quando diz que ela estava em suas entranhas. E ele conseguiu isso estudando a lei divina e meditando profundamente, o que o fez confiar plenamente na sabedoria de. Jeová, de modo que ele não apenas obedeceu, mas fez isso de boa vontade e sempre agiu em harmonia com ela. Portanto, para conseguirmos o mesmo que Davi, temos que estudar a Bíblia e meditar profundamente nela e guardar em nossos corações o que aprendemos.

Salmo 40:1. O salmista diz que depositou nele sua confiança, inclinando-lhe os ouvidos. O que nos ensina que muitas vezes nossas orações podem não ser atendidas em algum momento, mas temos que ser pacientes. Nos ensina a importância da paciência e da perseverança em nosso relacionamento com Jeová. Podemos esperar pacientemente que Jeová nos responda no devido tempo.

Salmo 41:6. Vemos que contrasta a falsidade de quem não trai com a sua própria integridade e o que podemos aprender com este texto é que nos lembra da importância de sermos honestos com os nossos irmãos e familiares, e temos que manter a confidencialidade quando outros confie em nós.

Salmo 40:17. Lá Davi pela sua própria carne ele disse que estou indefeso e sou pobre, que Jeová esteja cuidando de mim, você é quem me ajuda e quem me resgata. Quantos irmãos talvez se tenham sentido identificados com estas palavras, porque David viu a mão de Jeová que o ajudou e eu lhe dei tudo o que precisava, mas muitos dos nossos irmãos também se sentiram assim, diante de catástrofes naturais, guerras, perseguições , proscrições, e aqueles que passaram por necessidades materiais, como diz Jeová, uma pessoa pobre ou qualquer pessoa que passou fome sempre teve o que precisa para cada dia. então podemos ver que estas palavras são verdadeiras não só no caso de David, mas também no nosso caso e no caso de muitos dos nossos irmãos que passaram por isso.

Salmo 40:2 Quando fala da lama pegajosa e de que ele colocou os pés numa rocha, esse versículo me ensina que quando acreditamos que não há escapatória, Jeová sempre pode nos resgatar, se alguma vez já andamos na lama, caminhar se torna muito difícil, então é tarefa quase impossível seguir em frente porque Jeová metaforicamente nos tira daquela lama e nos coloca em terra firme.

Salmos 40:1 Davi diz ali que colocou sua esperança em Jeová e ele inclinou seu ouvido para mim e ouviu meus gritos de socorro, o asterisco ao invés de encostar seu ouvido diz que ele se agachou para me ouvir, é isso que nos mostra é que Jeová, embora seja a verdadeira sabedoria, mostra sua humildade ao estar disposto a se colocar no nível de um simples ser humano, como um pai atencioso e amoroso faria com seu filho quando seu filho quisesse contar-lhe sobre uma preocupação.

Salmo 41:2. Ele está nos mostrando que como Jeová nos julgará de acordo com o nosso comportamento, é vital que sejamos honestos, só assim teremos esperança para o futuro, foi assim que Davi entendeu. Ele esperava ter o favor de Jeová por toda a eternidade. assim como David, nós, cristãos hoje, se formos leais a Jeová, também podemos contar com o seu apoio, orientação e bênção.

Salmo 41:9. Bom, cumpre cumpre profecia com João 13:18 quando foi dito que Jesus Cristo também seria traído, então aí fica claro que quando Jesus Cristo seleciona os 12 nenhum dos doze estava demonstrando essa atitude em relação à traição, por isso o que nós Tu ensinas que a qualquer momento aquela raiz venenosa pode brotar em nós ou em qualquer outra pessoa e obviamente o que devemos fazer é não ceder a ela para que o diabo possa se beneficiar dela, por isso devemos estar muito atentos e esteja preparado, portanto, para não deixar se infiltrar em nós nada que possa estragar nosso relacionamento com Jeová e também para não confiar muito nas pessoas do mundo que nos rodeia, para que elas também não se tornem mais tarde aquelas que podem nos trair.

Também algo que pode ser extraído do Salmo 40:8 que quando diz que a lei de Jeová estava no mais profundo do seu ser, Davi diz que é porque ele estudou a lei e meditou nela, por isso ele podia ver as coisas como Jeová os viu, então também temos que estudar, não apenas estudar, mas meditar no que lemos para poder ver o que Jeová gosta em cada situação da nossa vida.

Salmo 40:4. Falamos dos compositores do livro dos salmos, eles estavam convencidos de que a felicidade é produto de um bom relacionamento com Jeová, como disse o salmista, feliz é o homem que teme a Jeová e vemos que nenhum relacionamento humano ou bens materiais ou pessoais realizações Podem proporcionar a felicidade que advém de pertencer ao povo cujo Deus é Jeová.

Salmo 40:4. Dizem-nos algo que vai muito ao contrário do que esse mundo nos diz, vemos que o mundo só procura ajuda em livros de autoajuda, são pessoas diferentes que sabem muito, os parceiros são especialistas no mundo científico, mas aqui o o salmo diz isso claramente, feliz É o homem que confia em Jeová, ou seja, se formos a Jeová em busca de ajuda, será quando seremos verdadeiramente felizes e não confiaremos neste mundo.

Salmo 40:14 15. Vemos que Davi enfrentou o ridículo de pessoas insolentes e falsas que se alegraram com sua desgraça e até lhe desejaram a morte, como ele fez isso porque expressa sua absoluta confiança de que o próprio Jeová faria seus inimigos recuarem humilhados e Eles ficaremos desonrados e horrorizados com a sua vergonha, a lição que nos deixa é a de depositarmos toda a nossa confiança na justiça divina e nunca nos vingarmos pelas nossas próprias mãos.

Salmo 40:17. Isso nos dá um motivo muito importante para confiar em Jeová e é que ele conhece cada um de nós, isso nos inspira confiança e, acima de tudo, nos ajuda a enfrentar as situações sem medo.

Salmo 40:5,2. Esses textos me ensinam a confiar que muito em breve não haverá calamidade ou fraqueza pessoal capaz de nos esmagar, pois por mais que sejam, Jeová nos garante paz abundante e não perder de vista que nossas bênçãos foram muito mais do que eu Posso imaginar, por isso confio em Jeová o melhor que posso fazer e também posso incentivar outros a fazerem o mesmo.

Salmos 41:3. Ali somos encorajados a saber que Jeová sabe o que estamos sofrendo e não se esquece de nós, ele nos dá coragem e sabedoria para enfrentar uma doença e também possibilitou que nosso corpo se recuperasse sozinho de algumas enfermidades.

Salmo 40:8. Vejo como Davi tentou garantir que a lei de Deus alcançasse as profundezas do seu ser. Ele estudou a lei divina e meditou profundamente sobre ela. Ele não apenas a obedeceu, mas também agiu em harmonia com o seu Espírito para que possamos ler e meditar. na Bíblia. guardá-la em nossos corações e assim saberemos como agir em qualquer situação que possa surgir.

Salmo 40:5. Podemos ver como Jeová é um Deus maravilhoso e podemos dizer que estamos no lugar certo porque temos muitos motivos para dizer que não podemos procurar em lugar nenhum e não encontraremos um Deus como Jeová.

Salmos 41:12. Lá Davi disse que Jeová o apoiou porque ele era justo e ele diz que você me terá em sua presença para sempre, bem, já que Jeová vai nos julgar de acordo com a nossa conduta, é vital que sejamos justos, só assim teremos esperança para o futuro, assim como os outros verdadeiros cristãos de hoje, Davi também esperava viver para sempre servindo a Jeová e se aproximando dele, ele sabia que se permanecesse reto suas expectativas seriam atendidas e se também fôssemos leais a Jeová também poderemos contar com ele. seu apoio, orientação e bênção.

Salmos 40:9. Isso me fez pensar sobre como estou louvando a Jeová e me faz pensar se estou realmente fazendo tudo o que minhas circunstâncias podem para eliminá-lo. Nas reuniões posso comentar incentivando meus irmãos a participarem de todas as facetas da pregação e assim como ele disse o salmista, não impedirei os meus lábios de louvar a Jeová.

Salmos 40:4. Ele diz que feliz é o homem que confia em Jeová. A confiança é muito importante para o ser humano, na verdade é uma necessidade básica, querer confiar em alguém para poder compartilhar coisas que não vamos contar para mais ninguém, mas aí tem. sempre aquele medo de deixá-los decepcionar essa confiança e quem melhor para esta posição do que Jeová, visto que ele é totalmente alheio a todo o mal e totalmente confiável, cheio de sabedoria e experiência, então faremos bem em colocar toda a nossa confiança nele.

Salmos 41:1-3. Entendi que para eu ser protegido e cuidado por Jeová, Jeová diz que a condição é que eu trate os desfavorecidos com consideração, quero dizer, para Jeová é extremamente importante quando nós, como cristãos, nos preocupamos com os outros e não apenas mentalmente ou dizendo que eu querem fazer isso, mas mostrando isso com ações que dão ajuda prática para ver o que eles precisam e o que está ao nosso alcance para fazer e agora a recompensa de Jeová é me dar o que preciso para cuidar de mim mesmo e me proteger quando eu também me encontrar em uma situação ruim.

Salmo 40:4. A felicidade que advém da confiança em Jeová é mais profunda e duradoura do que a felicidade baseada em circunstâncias externas ou na aprovação de outros. Esta felicidade não está sujeita a mudanças nas condições de vida ou nas atitudes das pessoas. 

Salmo 40:5. Este versículo é importante porque nos convida, tal como o Rei David, a parar um momento para refletir sobre as bênçãos e especialmente sobre a criação de Jeová. Por fazermos isso, cultivamos uma atitude de gratidão e isso nos permite dar glória a Jeová.

Salmo 40:5. O salmista declara que as obras de Deus são maravilhosas. Isto nos lembra que Jeová é soberano e poderoso, capaz de realizar coisas além da nossa compreensão. Reconhecer a sua grandeza ajuda-nos a confiar nele no meio das dificuldades.

Salmo 40:8. A lei de Jeová não deve ser algo extremo ou imposto, mas algo profundamente enraizado no nosso ser. Isto implica que a relação com Deus e a sua lei não deve ser superficial, mas deve influenciar todos os aspectos da nossa vida, orientando as nossas ações e decisões.

Salmo 40:9. O fato de não conter os lábios indica a coragem de falar a verdade e proclamar o que é considerado certo e bom. Este texto nos ensina a importância de nos expressarmos sem medo quando se trata de compartilhar as boas novas do Reino.

Salmo 40:17. Apesar da sua situação vulnerável, o salmista confia que Jeová cuidará dele. Esta confiança em Jeová ensina-nos a colocar nele as nossas preocupações e necessidades, sabendo que ele cuidará de nós.

Salmo 40:17. Embora o salmista clame a Jeová para não demorar, ele também reconhece que a resposta talvez não seja imediata. Essa atitude nos ensina a importância da paciência e da perseverança em esperar o tempo de Jeová, confiando que ele agirá na hora certa. 

Salmo 41:3. A doença pode ser um momento difícil e desafiador na vida de uma pessoa. Este versículo nos lembra que mesmo em meio à doença, Jeová está conosco, sustentando-nos e confortando-nos. Pois nos garante que não estamos sozinhos em nossas lutas e que podemos encontrar conforto em Sua presença. 

Salmo 41:6. O salmista contrasta a falsidade daqueles que o traem com a sua própria integridade. Este texto nos lembra a importância de sermos honestos com nossos irmãos e familiares e de mantermos a confidencialidade quando outros confiam em nós.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário