TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 15 de abril de 2024, A ansiedade esmaga o coração do homem, mas uma boa palavra o vivifica (Pv 12:25).
TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 15 de abril de 2024, A ansiedade esmaga o coração do homem, mas uma boa palavra o vivifica (Pv 12:25).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Segunda-feira, 15 de abril de 2024
A ansiedade esmaga o coração do homem, mas uma boa palavra o vivifica (Pv 12:25).
Quando o apóstolo Paulo e Barnabé retornaram a Listra, Icônio e Antioquia, eles “nomearam anciãos em cada congregação” (Atos 14:21-23). Sem dúvida, esses homens mencionados encorajaram grandemente as congregações, assim como fazem hoje os anciãos. Anciãos, fiquem atentos aos que precisam de “uma boa palavra” de encorajamento. Paulo lembrou aos seus irmãos que uma grande “nuvem de testemunhas” conseguiu suportar todos os tipos de situações difíceis graças à força que Jeová lhes deu (Heb. 12:1). Ele sabia que as histórias daqueles servos fiéis do passado os ajudariam a ser corajosos e focados na “cidade do Deus vivo” (Hb 12:22). E eles também podem nos ajudar. Quem não se sentiu encorajado ao ler como Jeová ajudou Gideão, Baraque, Davi, Samuel e muitos outros? (Hebreus 11:32-35). w22.08 21, 22 par. 5, 6.
PAULO MOSTROU A SEUS IRMÃOS COMO ESTAR EM PAZ UNS COM OS OUTROS
O que o conselho de Paulo em Romanos 14:19-21 nos ensina?
Outra forma de edificar nossos irmãos é promover a paz na congregação. Não permitimos que diferenças de opinião nos dividam nem insistimos nos nossos direitos quando um princípio bíblico não é violado. Vejamos algo que aconteceu na congregação em Roma, onde havia cristãos judeus e cristãos de outras nações. Desde que a Lei de Moisés foi anulada, não era mais proibido comer certos alimentos (Marcos 7:19). Alguns cristãos judeus sentiam-se confortáveis comendo todos os tipos de alimentos. Mas para outros cristãos judeus isso era impensável. E esta questão dividiu a congregação. Paulo enfatizou a importância de manter a paz e disse-lhes: “É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer coisa que possa fazer tropeçar o seu irmão” (leia Romanos 14:19-21). Com suas palavras, ele ajudou seus irmãos a ver que esses conflitos poderiam causar grandes danos a eles pessoalmente e à congregação. Ele mesmo estava disposto a mudar seus caminhos para não fazer com que outros tropeçassem (1Co 9:19-22). Assim como Paulo, podemos edificar outros e manter a paz se não brigarmos por questões de gosto pessoal.
O que Paulo fez quando uma questão importante ameaçou a paz da congregação?
Agora, e se houver diferenças de opinião sobre questões importantes? Para manter a paz, podemos recorrer ao bom exemplo de Paulo. Na congregação do primeiro século havia aqueles que insistiam que os homens não-judeus que se tornassem cristãos deveriam ser circuncidados, talvez para que as pessoas não os criticassem (Gálatas 6:12). Embora Paulo não concordasse de todo com esta forma de pensar, ele não quis impor a sua opinião, mas humildemente apresentou o assunto aos apóstolos e presbíteros em Jerusalém (Atos 15:1, 2). Ao lidar com a situação, ele ajudou a manter a paz e a felicidade da congregação. — Atos 15:30, 31.
O que podemos fazer para seguir o exemplo de Paulo?
Se surgir um desentendimento sério, podemos promover a paz por procurar a orientação dos irmãos que Jeová designou para cuidar da congregação. Geralmente encontraremos orientação baseada na Bíblia em nossas publicações e diretrizes organizacionais. Se nos concentrarmos em seguir essas instruções em vez de promovermos as nossas opiniões pessoais, contribuiremos para a paz na congregação.
De que outra forma Paulo promoveu a paz na congregação?
Paulo promoveu a paz de outra maneira. Em vez de destacar os defeitos dos irmãos, concentrou-se nas suas boas qualidades. Por exemplo, antes de terminar a sua Carta aos Romanos, ele mencionou muitos homens e mulheres cristãos e, na maioria dos casos, acrescentou um comentário positivo ou algum detalhe pessoal sobre eles. Como podemos imitar o exemplo deles? Falar abertamente sobre as boas qualidades que vemos nos outros. Dessa forma, ajudamos os irmãos a se amarem mais e a se tornarem melhores amigos.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário