TEXTO DIÁRIO, Hoje, sábado, 13 de abril de 2024, Jeová disciplina aqueles que ama (Heb. 12:6).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Sábado, 13 de abril de 2024
Jeová disciplina aqueles que ele ama (Hb 12:6).
Ser disciplinado pode ser muito doloroso. Podemos pensar que é injusto ou muito duro. Talvez percamos também de vista algo muito importante: que a disciplina é uma demonstração do amor de Jeová (Heb. 12:5, 11). Portanto aceite a disciplina e faça as mudanças necessárias. Em mais de uma ocasião, Jesus repreendeu Pedro na frente dos outros apóstolos (Marcos 8:33; Lucas 22:31-34). Que vergonha Pedro deve ter passado! Mas ele permaneceu leal a Jesus, aceitou a disciplina e aprendeu com seus erros. E, como resultado, Jeová recompensou sua lealdade e deu-lhe grandes responsabilidades na congregação. — João 21:15-17; Atos 10:24-33; 1 Ped. 1:1. Vale a pena olhar além da vergonha de receber disciplina, aceitar a correção e fazer as mudanças necessárias. Se fizer isso, você será mais útil para Jeová e para seus irmãos. w22.11 21, 22 par. 6, 7.
Como Bernardo se sentiu inicialmente quando foi disciplinado, mas o que o ajudou a corrigir seu pensamento?
Vejamos o que aconteceu com Bernardo, um irmão de Moçambique. Ele estava velho, mas eles o dispensaram. Como você se sentiu no início? Ele diz: “Fiquei muito magoado porque não gostei da disciplina que recebi”. Ele estava preocupado com a possibilidade de os irmãos da congregação pensarem mal dele. Bernardo reconhece: “Levei vários meses para ver as coisas da perspectiva correta e confiar novamente em Jeová e na sua organização.” O que ajudou você?
Bernardo corrigiu seu modo de pensar. Ele explica: “Quando eu era ancião, usei Hebreus 12:7 para ajudar os irmãos a encarar a disciplina de Jeová de maneira positiva. Então me perguntei: 'Quem tem que colocar este versículo em prática?' “Todos os servos de Jeová, e isso inclui a mim.” Bernardo fez outra coisa para fortalecer sua confiança em Jeová e na sua organização. Ele passou mais tempo lendo a Bíblia e meditando profundamente. E, embora ainda se preocupasse com o que os irmãos pensavam dele, saiu para pregar com eles e participar nas reuniões. Com o tempo, ele tornou-se um homem velho novamente. Se você recebeu disciplina, como Bernardo, tente olhar além da vergonha da situação, aceite o conselho e faça as mudanças necessárias (Provérbios 8:33; 22:4).c Se você seguir esses passos, poderá ser certeza de que Jeová o recompensará por não se afastar dele ou de sua organização.
Que mudança organizacional poderia ter testado a lealdade de alguns israelitas?
Quando há mudanças na organização, nossa lealdade pode ser testada. Se não tomarmos cuidado, poderemos até nos afastar de Jeová. Pensemos numa mudança organizacional que ocorreu com a chegada da Lei de Moisés e que afetou alguns israelitas. Até aquele momento, os chefes de família eram os sacerdotes da sua casa; Eles construíram altares e fizeram sacrifícios a Jeová em nome do seu povo (Gn 8:20, 21; 12:7; 26:25; 35:1, 6, 7; Jó 1:5). Mas, com a chegada da Lei, os chefes de família deixaram de ter essa honra. Jeová designou sacerdotes da família de Arão para oferecer sacrifícios. A partir de então, se um chefe de família que não fosse descendente de Arão servisse como sacerdote, ele poderia ser morto (Lev. 17:3-6, 8, 9).d Essa mudança foi uma das razões pelas quais Corá, Datã e Abirão e 250 líderes do povo se rebelaram contra Moisés e Arão? (Núm. 16:1-3). Não podemos garantir isso. Seja como for, Corá e os homens que o apoiaram foram desleais a Jeová. O que você pode fazer se uma mudança na organização testar sua lealdade?
Que lição aprendemos do exemplo de alguns levitas coatitas?
Apoie de todo o coração as mudanças organizacionais. Quando os israelitas viajaram pelo deserto, os levitas da família de Coate tinham um trabalho muito especial. Cada vez que o acampamento se mudava, alguns coatitas carregavam a arca da aliança à vista de todo o povo (Núm. 3:29, 31; 10:33; Josué 3:2-4). Honra tremenda! Mas quando os israelitas ocuparam a Terra Prometida, as coisas mudaram. Não era mais necessário mover a Arca. Assim, durante o reinado de Salomão, alguns coatitas eram cantores, outros eram porteiros e ainda outros mantinham armazéns (1Cr 6:31-33; 26:1, 24). A Bíblia não diz que os coatitas se queixaram ou exigiram empregos mais importantes, visto que tinham tido responsabilidades muito especiais no passado. Qual é a lição? Apoie de todo o coração as mudanças que a organização de Jeová faz, mesmo que isso afete o que você estava fazendo até então. Aproveite qualquer trabalho atribuído a você. Lembre-se de que o seu valor como pessoa não depende das responsabilidades que você tem na organização. Para Jeová, a sua obediência é mais importante do que qualquer designação (1 Sam. 15:22).
Como Zaira se sentiu quando teve que deixar Betel?
Vejamos o caso de Zaira, uma irmã do Médio Oriente. Ela valorizava muito o serviço em Betel, onde passou mais de 23 anos. Mas então ela foi designada novamente como pioneira especial. Ela diz: “Essa mudança foi um golpe muito duro para mim. Achei que era inútil e me perguntei o que havia feito de errado.” Infelizmente, alguns irmãos e irmãs da congregação fizeram com que ela se sentisse pior porque lhe disseram: “Se você tivesse feito as coisas melhor, a organização não a teria deixado ir.” Durante algum tempo, Zaira sentiu-se tão deprimida que chorava todas as noites. Mas ela diz: “Nunca duvidei da organização ou do amor de Jeová.” O que o ajudou a manter o bom senso?
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário