TEXTO DIÁRIO, Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024, sinto nojo da minha vida, não quero continuar vivendo (Jó 7:16).
TEXTO DIÁRIO, Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024, sinto nojo da minha vida, não quero continuar vivendo (Jó 7:16).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Sexta-feira, 12 de abril de 2024
Sinto nojo da minha vida, não quero continuar vivendo (Jó 7:16).
Todos sabemos que teremos problemas nos últimos dias (2Tm 3:1). Nestes momentos podemos sentir-nos angustiados e sobrecarregados, especialmente se os problemas parecem surgir um após o outro ou mesmo vários ao mesmo tempo. Mas lembremo-nos de que Jeová cuida de nós e que, com a sua ajuda, podemos enfrentar qualquer provação que surgir. Vejamos o caso de Jó. Em muito pouco tempo, esse homem fiel passou por diversas provações terríveis. Num único dia, ele soube que havia perdido violentamente todo o seu gado, seus servos e, o pior de tudo, seus filhos amados (Jó 1:13-19). Pouco depois, enquanto ainda estava se recuperando de seu imenso infortúnio, foi atacado por uma doença muito dolorosa que o deixou irreconhecível (Jó 2:7). Jeová estava bem ciente de tudo o que estava acontecendo com Jó. E, porque o amava, deu-lhe tudo o que precisava para suportar as provações e permanecer fiel. w22.08 11 par. 8-10.
Como a Bíblia nos consola quando passamos por provações?
Jeová não se comunica diretamente conosco, como fez com Jó. Mas ele fala conosco através de sua Palavra, a Bíblia (Romanos 15:4). Isso nos conforta, dando-nos esperança para o futuro. Vejamos algumas ideias bíblicas que nos confortam quando temos problemas. Nas Escrituras, Jeová confirma que nada — nem mesmo as provações mais difíceis — “será capaz de nos separar do amor de Deus”. — Rom. 8:38, 39. Ele também nos promete que “está perto de todos os que o invocam”, isto é, que ouve as suas orações (Sl 145:18). Jeová nos diz que, se confiarmos nele, poderemos suportar qualquer provação e até mesmo ser felizes quando sofrermos (1 Cor. 10:13; Tiago 1:2, 12) Além disso, a Palavra de Deus nos lembra que nossas provações são temporárias e curtas quando comparadas à vida eterna, a recompensa que Jeová nos oferece (2 Coríntios 4:16-18). Jeová garante que eliminará a raiz de todos os nossos problemas: Satanás e todos os que são como ele (Sal. 37:10). Você memorizou versículos que irão encorajá-lo nas provações que podem surgir em seu caminho?
O que devemos fazer para aproveitar ao máximo a ajuda que Jeová nos dá por meio da sua Palavra?
Para aproveitar ao máximo a ajuda que Jeová nos dá por meio da sua Palavra, ele espera que criemos o hábito de estudar a Bíblia e de refletir sobre o que lemos. Se colocarmos em prática o que aprendemos, nossa fé e nossa amizade com ele ficarão mais fortes. E isso nos dará forças para suportar. Por outro lado, se confiarmos na sua Palavra, Jeová nos dará o seu espírito santo. Com esse espírito, teremos “poder além do comum” para suportar qualquer provação que surgir em nosso caminho (2 Coríntios 4:7-10).
Como o alimento espiritual que recebemos por meio do “escravo fiel e sábio” nos ajuda a perseverar?
Com o apoio de Jeová, “o escravo fiel e sábio” nos dá muitos artigos, vídeos e músicas que nos ajudam a ter uma fé forte e a ser espiritualmente vigilantes (Mat. 24:45). Temos que aproveitar ao máximo todos esses dons espirituais que chegam na hora certa. Recentemente, uma irmã nos Estados Unidos expressou seu apreço por todo esse alimento espiritual. Ele disse: “Nos 40 anos em que servi a Jeová, minha integridade foi testada repetidas vezes.” Esta irmã passou por situações muito difíceis. Um motorista bêbado matou seu avô, seus pais morreram de doenças graves e ela mesma teve câncer duas vezes. O que ajudou você a suportar? Ela explica: “Jeová sempre cuidou de mim. O alimento espiritual que ele nos dá através do escravo fiel e prudente ajudou-me a perseverar. Por causa disso, posso dizer a mesma coisa que Jó: 'Até que eu morra, não abrirei mão da minha integridade!'” (Jó 27:5).
Como Jeová usa nossos irmãos para nos apoiar quando passamos por dificuldades? (1 Tessalonicenses 4:9).
Jeová ensinou seus servos a amar e consolar uns aos outros em tempos de dificuldade (2 Coríntios 1:3, 4; leia 1 Tessalonicenses 4:9). Nossos irmãos e irmãs são como Eliú, querendo nos ajudar a ser fiéis quando passamos por dificuldades (Atos 14:22). Uma irmã chamada Diane viu isso em primeira mão. Quando seu marido ficou gravemente doente, a congregação a encorajou e ajudou-a a permanecer espiritualmente forte. Ela diz: “Foram meses muito difíceis, mas durante todo esse tempo nos sentimos nos braços fortes e amorosos de Jeová. A congregação nos apoiou muito, nos deram tudo que precisávamos para seguir em frente: visitas, ligações, abraços... E, como não sei dirigir, organizaram tudo para que eu pudesse ir às reuniões e pregar , sempre que pude." Não é maravilhoso fazer parte de uma família espiritual que nos trata com tanto amor?
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário