O Estudo da Sentinela, «Artigo 6, Semana de 15 a 21 de abril de 2024, “Louvado seja o nome de Jeová”, Respostas.
O Estudo da Sentinela, “Artigo 6”, 15 a 21 de abril de 2024, “Louvado seja o nome de Jeová”, Respostas.
“Louvai-o, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor” (Salmos 113:1).
1, 2. Que exemplo nos ajuda a entender como Jeová se sente pelas mentiras contadas sobre ele?
O exemplo que vimos no parágrafo nos ajuda a entender como as mentiras afetam Jeová. Em Gênesis capítulo 3, versículos 1 a 6, vemos que quando Eva acreditou na mentira de Satanás no Jardim do Éden, isso causou uma rebelião contra Jeová, resultando em pecado e morte para a humanidade. As mentiras de Satanás criaram problemas como morte, guerras e sofrimento no mundo. No entanto, embora estas mentiras afetem a Jeová, não o tornam amargo.
Em 1 Timóteo capítulo 1 versículo 11 lemos que ele continua sendo o Deus feliz, isso reflete seu amor e paciência para com a humanidade apesar das mentiras que foram espalhadas sobre ele. É um lembrete de que mesmo quando enfrentamos as consequências do pecado podemos confiar no amor e na bondade de Jeová.
3. Que privilégio temos?
O privilégio que temos é contribuir para vindicar ou defender o nome de Jeová. Como podemos fazer isso? Seguindo a ordem que lemos no Salmo capítulo 113 versículo 1 e que diz: “Louvado seja o nome do Senhor”.
Portanto, devemos falar bem da pessoa que leva esse santo nome. Se sentirmos o desejo de fazê-lo, nos parágrafos seguintes serão apresentados três motivos poderosos que nos motivarão a louvar o nome de Deus de todo o coração.
ALEGREMOS JEOVÁ
4. Explique com um exemplo por que Jeová fica feliz quando o louvamos (veja também a imagem).
Jeová fica feliz quando o louvamos, não porque ele precise validar sua auto-estima, mas porque ele se alegra com o amor e a gratidão sincera que lhe expressamos. Quando louvamos a Jeová, ele se alegra não por causa de sua própria necessidade, mas porque ele se alegra. se deleita no relacionamento íntimo e no amor que compartilhamos com ele, sua felicidade está em nosso amor e em como isso nos torna mais felizes e fortalece nossa conexão com ele.
Em suma, louvamos a Jeová, não para satisfazer as suas necessidades, mas para expressar o nosso amor e gratidão, o que por sua vez nos aproxima dele e nos enche de alegria e paz.
ILUSTRAÇÃO
Com um sorriso, uma garotinha dá ao pai um desenho que ela fez para ela. Assim como um pai fica feliz quando um filho expressa seu carinho e gratidão, Jeová fica feliz quando louvamos seu nome. (Ver parágrafo 4).
5. O que demonstramos quando louvamos a Jeová?
Quando louvamos a Jeová demonstramos que Satanás está errado na sua afirmação de que nenhum ser humano será Leal ou defenderá o nome de Deus quando for posto à prova. Na história de Jó, vemos como Satanás desafia a lealdade de Jeová a Deus, mas Jó permanece fiel mesmo no meio da adversidade. Da mesma forma, quando louvamos a Jeová, rejeitamos a mentira de Satanás e mostramos a nossa lealdade e devoção a Jeová.
Em Provérbios capítulo 27 versículo 11 entendemos que ao defender o seu nome e louvá-lo, demonstramos que estamos dispostos a ser retos e permanecer firmes na nossa fé, não importa as circunstâncias. É um privilégio para cada um de nós ajudar a refutar as falsas acusações de Satanás e deixar Jeová feliz por meio de nossa sincera lealdade e devoção.
6. Como podemos imitar o Rei Davi e os levitas? (Neemias 9:5).
Davi escreveu no Salmo capítulo 103 versículo 1. “Louvai ao Senhor, minha alma, que tudo o que há em mim louve o seu santo nome.” Davi entendeu que louvar o nome de Jeová é honrar sua reputação, suas qualidades e suas obras maravilhosas, Davi queria tratar o nome de seu pai como santo, e expressar seu louvor com todo o seu ser.
Em Neemias capítulo 9 versículo 5 vemos que os levitas também nos dão um exemplo valioso ao reconhecerem humildemente que as palavras são insuficientes para expressar o louvor que o santo nome de Jeová merece, seguindo o exemplo deles podemos cultivar um espírito de humildade e reverência ao louvar a Deus, reconhecendo a grandeza do seu nome e a magnitude do seu amor e bondade para conosco.
7. Como podemos louvar a Jeová na nossa pregação e nas nossas atividades diárias?
Podemos louvar a Jeová de diversas maneiras, tanto na pregação como nas nossas atividades diárias. Na pregação, como vemos em Tiago, capítulo 4, versículo 8, o nosso principal objetivo é atrair pessoas a Jeová, partilhando com elas as belas qualidades que ele possui, tais como o seu amor, a sua justiça, a sua sabedoria e o seu poder.
Ao ensinarmos essas verdades bíblicas, louvamos a Jeová e mostramos nossa gratidão por tudo o que ele representa em nossas vidas.
Como vemos em Efésios, capítulo 5, versículo 1, ao imitarmos a Jeová na nossa vida diária, refletimos o seu amor e bondade para com os outros. Isto pode fazer com que as pessoas percebam a diferença na nossa maneira de viver e se sintam interessadas em aprender mais sobre as nossas crenças de vida. . Depois temos a oportunidade de explicar-lhes as razões do nosso comportamento, demonstrando assim como a fé em Jeová nos transformou, aplicando assim o que lemos em Mateus capítulo 5 versículos 14 a 16.
ALEGRAMOS JESUS
8. Por que Jesus é o melhor exemplo de alguém que louvou o nome de Jeová?
Como vemos em Mateus capítulo 11 versículo 27, Jesus é o melhor exemplo de alguém que louvou o nome de Jeová, porque como filho de Deus ele tinha um conhecimento íntimo e profundo do Pai. Em João capítulo 14 versículo 31, vemos como ele amava seu pai e demonstrou seu amor louvando seu nome em todas as suas ações e ensinamentos.
Um dos momentos mais significativos que destaca a dedicação de Jesus em louvar o nome de Jeová foi durante sua oração na noite anterior à sua morte. Nesta oração descrita em João capítulo 17 versículo 26, Jesus resumiu seu ministério terrestre afirmando: ""Eu tenho. deu a conhecer o teu nome." Além disso, Jesus cumpriu as profecias do Antigo Testamento que falavam da vinda do messias, o que demonstrou sua identidade como filho de Deus e enviado especial do pai para realizar seu plano de salvação.
9. Que parábola Jesus usou para deixar claro como é Jeová?
Jesus usou a parábola do filho pródigo para ilustrar como é Jeová. Na parábola do filho pródigo, vemos como o pai que representa Jeová mostra compaixão e perdão para com o seu filho rebelde. Mesmo que o filho tenha desperdiçado sua herança e caído na desgraça, seu pai o recebe com amor, corre até ele ao vê-lo ao longe, o abraça e o perdoa sinceramente. Este ato de amor incondicional reflete o caráter de Jeová como um pai compassivo e misericordioso que está sempre pronto a perdoar aqueles que se arrependem e voltam para ele.
Portanto, Jesus não só ensinou sobre o nome de Jeová, mas também ajudou as pessoas a compreender a sua natureza amorosa e compassiva através de exemplos concretos como esta parábola.
10. a) Por que sabemos que Jesus usou o nome de seu Pai e queria que outros também o fizessem? (Marcos 5:19; veja também imagem).
Sabemos que Jesus usou o nome de seu pai e queria que outros o fizessem também, porque vemos isso no relato de Marcos, capítulo 5, versículo 19, onde Jesus cura um homem possuído por demônios na região dos gerasenos.
Depois que o povo lhe implorou que fosse embora, Jesus quis que todos soubessem o nome de Jeová. Portanto, ele instruiu o homem por ele libertado a contar ao povo o que Jeová havia feito por ele. Isto mostra o desejo de Jesus de que o nome de Jeová seja glorificado acima do seu próprio nome.
10. b) O que Jesus quer que façamos?
Jesus quer que continuemos ensinando o nome de Jeová a todos, conforme mencionado em Mateus capítulo 24 versículo 14 e Mateus capítulo 28 versículos 19 e 20. Ao compartilhar a mensagem do Reino e tornar o nome de Jeová conhecido, cumprimos a comissão que Jesus nos deu antes de ascender. ao céu. Além disso, fazendo isso deixamos Jesus feliz por seguirmos seu exemplo de glorificar o nome de Jeová acima de todas as coisas.
ILUSTRAÇÃO
Jesus sai da região dos gerasenos em um barco. Ao se afastar lentamente, ele conversa com o homem que estava possuído e que ainda está na praia. Jesus disse ao homem possuído por demônios, a quem ele havia curado, que contasse ao povo o que Jeová havia feito por ele. (Ver parágrafo 10).
11. O que Jesus disse aos seus seguidores para incluírem nas suas orações? E, de acordo com Ezequiel 36:23, por que isso é tão importante?
Jesus ensinou seus seguidores a incluir em suas orações o pedido para que o nome de Deus fosse santificado. Isto está registrado em Mateus capítulo 6 versículo 9, onde lemos: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”. Portanto, de acordo com o texto que lemos, Jesus entendeu a importância suprema deste pedido, reconhecendo que era de Jeová”. propósito É santificar o seu nome, ou seja, limpá-lo de todas as mentiras que o mancharam. Jesus sabia que nada em todo o universo era mais importante do que isso.
Apesar de seu papel crucial na santificação do nome de Jeová, Jesus enfrentou a acusação de blasfêmia por parte de seus inimigos, que o acusaram de manchar o santo nome de seu pai, para ele não havia pecado mais repugnante do que este; Quando antecipou sua prisão já se sentia terrivelmente angustiado pois sabia que seria acusado e condenado por esse suposto crime conforme descrito em Lucas capítulo 22 versículos 41 ao 44, esta situação pode ter contribuído significativamente para a intensidade de sua agonia diante ele foi preso. .
12. O que Jesus fez para santificar o nome de seu Pai da melhor maneira possível?
Jesus santificou o nome de seu pai da melhor maneira possível, permanecendo fiel e obediente apesar das provações extremas que enfrentou. Como vemos em Lucas, capítulo 22, versículos 2 a 4, e em Lucas, capítulo 23, versículos 33 e 34, ele estava disposto a suportar tortura, insultos e falsas acusações para honrar o nome de Jeová.
Embora Jesus tenha enfrentado momentos difíceis, ele entendeu que Satanás estava por trás desses ataques. Contudo, ele não cedeu às artimanhas do diabo e demonstrou sua total fidelidade a Jeová. Seu exemplo deixou claro que Satanás é mentiroso e que Jeová tem servos que permanecem leais mesmo nas provações mais difíceis. Ao submeter-se à vontade de seu pai até a morte, Jesus realizou o ato supremo de santificar o nome de Jeová, estabelecendo um exemplo eterno de fidelidade e amor para com Deus.
13. O que devemos fazer para deixar o nosso Rei feliz?
Para alegrar o nosso Rei, temos de seguir os passos de Jesus, que glorificou o nome de Jeová e revelou o seu verdadeiro carácter. Isto envolve louvar o nome de Jeová e ajudar outros a compreender quem ele realmente é.
Em 1 Pedro, capítulo 2, versículo 21, Jesus deu o exemplo. Portanto, ao seguirmos este exemplo, não apenas glorificamos a Deus, mas também demonstramos que Satanás é mentiroso E que Jeová tem servos leais que o honram e lhe obedecem.
Além disso, por continuarmos a louvar a Jeová e a partilhar o seu amor e a sua verdade com outros, podemos alegrar o nosso rei e contribuir para a glorificação do seu nome em todo o mundo.
AJUDAMOS A SALVAR VIDAS
14, 15. Que coisas extraordinárias acontecem quando ensinamos às pessoas a verdade sobre Jeová?
Quando ensinamos a verdade sobre Jeová, acontecem coisas extraordinárias, as mentiras de Satanás que atingiram muitas pessoas são desmascaradas e elas começam a ver a Jeová como ele realmente é.
Ao nos libertarmos das falsidades, experimentamos um despertar espiritual e reconhecemos o poder, a justiça, a sabedoria e o amor de Jeová. Esse conhecimento lhes dá segurança, conforto e esperança de vida eterna.
Como filhos de Deus, ao ajudarmos outros a se aproximarem de Jeová, servimos como colaboradores de Deus e contribuímos para a salvação de vidas. Portanto, pregar a verdade sobre Jeová não apenas glorifica o seu nome, mas também traz consigo a honra incomparável de sermos instrumentos no plano Divino.
16. Que efeito pode ter o aprendizado do nome de Deus? Dê algum exemplo.
Aprender o nome de Deus pode ter um impacto transformador na vida das pessoas. Por exemplo, Aliah, criada numa família com crenças não-cristãs, passou por uma mudança significativa quando descobriu que o nome de Deus era Jeová. Esta revelação aproximou-a de uma compreensão mais íntima de Deus e proporcionou-lhe uma sensação de paz e privilégio. .
Por outro lado, Steve, que vinha de uma família judia conservadora, encontrou conforto e amizade ao aprender o nome de Deus durante um curso bíblico ministrado por uma Testemunha de Jeová. Esta revelação permitiu-lhe perceber Deus como uma pessoa real e estabelecer uma ligação pessoal com ele pela primeira vez na sua vida. Estes testemunhos ilustram como o simples acto de aprender o nome de Deus pode transformar profundamente a perspectiva espiritual e emocional das pessoas, levando-as a experimentar uma ligação mais íntima e significativa com o nosso criador.
17. Por que você deseja continuar a louvar o nome de Jeová? (Veja também a imagem).
Quando partilhamos com outros quem é Jeová e como é a sua personalidade, glorificamos o seu nome e ajudamos a salvar vidas. Louvá-lo desta forma não só segue o modelo que Jesus nos deixou, mas também nos dá a oportunidade de cumprir o modelo. Vontade divina de tornar seu nome e caráter conhecidos.
Portanto, ao passo que continuamos a ajudar outros a compreender a natureza amorosa e justa de Jeová, não só cumprimos o nosso dever como servos, mas também sentimos a satisfação de estar em harmonia com o seu propósito divino.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã dá aulas bíblicas para uma senhora idosa, que tem uma cruz na parede e um quadro sobre a mesa. A mulher fica impressionada ao ver o nome de Deus em sua própria Bíblia. Louvamos o nome de Jeová quando o ensinamos às pessoas e lhes mostramos como ele é. (Ver parágrafo 17).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que deixamos Jeová feliz quando louvamos o seu nome?
Ao louvarmos a Jeová, refletimos a nossa relação amorosa com ele e o seu desejo de ver que o amamos e honramos. Além disso, salienta-se que, ao louvarmos a Jeová, negamos as mentiras de Satanás, que afirma que os seres humanos não serão leais a Deus quando confrontados com provações.
Por que deixamos Jesus feliz quando louvamos o nome de Deus?
Porque, por louvarmos a Jeová, mostramos que Satanás é mentiroso e que Jeová tem servos leais. Por mais que Satanás queira nos distrair, nós glorificamos a Deus e contribuímos para a sua santificação, trazendo alegria ao nosso rei e desacreditando as mentiras do seu inimigo.
Por que ajudamos a salvar vidas quando louvamos o nome de Deus?
Louvar o nome de Jeová neutraliza as mentiras de Satanás que cegam as pessoas. Quando pregamos a verdade sobre Deus, as pessoas libertam a mente das falsidades satânicas e começam a ver a Jeová como ele realmente é.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário