Estudo de A Sentinela, semana de 15 a 21 de abril de 2024, “Louvado seja o nome de Jeová”, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 15 a 21 de abril de 2024, “Louvado seja o nome de Jeová”, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
“Louvai-o, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor” (Salmos 113:1).
1, 2. Que exemplo nos ajuda a entender como Jeová se sente pelas mentiras contadas sobre ele?
IMAGINE que alguém de quem você gosta diga algo terrível sobre você. Você sabe que é mentira, mas alguns acreditam e, o que é pior, começam a repeti-la e a mentira se espalha. Como seria? Você provavelmente ficaria preocupado que as pessoas prejudicassem sua reputação e você se sentiria muito mal , certo? (Pv 22:1).
2 Este exemplo pode ajudar-nos a compreender como Jeová se sentiu quando um dos seus filhos espirituais mentiu sobre ele e manchou a sua reputação. Eva acreditou nessa mentira e, como resultado, nossos primeiros pais se rebelaram contra Jeová. Por causa disso, todos os seres humanos pecam e eventualmente morrem (Gn 3:1-6; Rm 5:12). Na verdade, as mentiras que Satanás começou a espalhar no Jardim do Éden causaram todos os problemas do mundo, como morte, guerras e sofrimento. Sem dúvida, Jeová se sente muito mal por causa de todas essas mentiras e das consequências delas. Mas isso não o deixou amargo ou ressentido. Pelo contrário, a Bíblia diz que ele continua sendo o “Deus feliz” (1 Timóteo 1:11).
3. Que privilégio temos?
3 Temos o privilégio de ajudar a vindicar ou defender o nome de Jeová. De que maneira? Obedecendo ao seguinte mandamento: “Louvai o nome do Senhor” (Sl 113:1). E como você faz isso ? Falar bem da pessoa que leva esse santo nome. Você sente vontade de fazer isso? Vejamos três razões poderosas que nos motivarão a louvar o nome de Deus de todo o coração.
ALEGREMOS JEOVÁ
4. Explique com um exemplo por que Jeová fica feliz quando o louvamos (veja também a imagem).
4 Jeová é nosso Pai celestial e ele gosta que louvemos o seu nome (Salmo 119:108). Isso significa que o Deus Todo-Poderoso é como seres humanos imperfeitos, que buscam o elogio dos outros para se sentirem melhor ou menos inseguros? Para entender melhor, vamos imaginar uma menina que se aproxima do pai, lhe dá um grande abraço e diz: “Você é o melhor pai do mundo!” O pai fica feliz, até emocionado, com essa demonstração sincera de carinho. Porque? Você se sente insegura e precisa dos elogios da sua filha para reforçar sua autoestima? Claro que não. Ele é simplesmente um pai que adora ver que sua filha o ama e demonstra sua gratidão. Além disso, ela sabe que essas qualidades a deixarão mais feliz quando crescer. Da mesma forma, Jeová — o melhor pai que existe — fica muito feliz quando o louvamos.
ILUSTRAÇÃO
Com um sorriso, uma garotinha dá ao pai um desenho que ela fez para ela. Assim como um pai fica feliz quando um filho expressa seu carinho e gratidão, Jeová fica feliz quando louvamos seu nome. (Ver parágrafo 4).
5. O que demonstramos quando louvamos a Jeová?
5 Satanás contou uma mentira que nos afeta pessoalmente. Afirma que nenhum ser humano será leal ou defenderá o nome de Deus quando for posto à prova. Segundo ele, todos daremos as costas a Deus se sentirmos que isso nos beneficiará (Jó 1:9-11; 2:4). Mas o fiel Jó mostrou que Satanás é mentiroso. E nós? Quando louvamos a Jeová, também provamos que Satanás está errado. Para cada um de nós é um privilégio defender o nome de Jeová e fazê-lo feliz sendo reto (Pro. 27:11).
6. Como podemos imitar o Rei Davi e os levitas? (Neemias 9:5).
6 Aqueles que amam a Deus são motivados a louvar o seu nome de todo o coração. O Rei Davi escreveu: “Louva ao Senhor, minha alma; Que tudo dentro de mim louve o seu santo nome” (Salmo 103:1). Davi entendeu que louvar o nome de Jeová é o mesmo que louvar a Jeová. Falar de seu nome é falar de sua reputação, de suas belas qualidades e de suas obras maravilhosas. Davi queria tratar o nome de seu Pai como santo e louvá-lo. Ele disse que queria fazer isso com tudo que tinha dentro dele, ou seja, com todo o seu ser. Os levitas também tomaram a iniciativa e louvaram a Jeová. Eles humildemente reconheceram que as palavras estavam aquém do louvor que seu santo nome merece (leia Neemias 9:5). Quão feliz Jeová deve ter ficado ao ouvir esses louvores sinceros e sinceros!
7. Como podemos louvar a Jeová na nossa pregação e nas nossas atividades diárias?
7 Podemos louvar a Jeová por falar dele com carinho e gratidão. Quando pregamos, nosso principal objetivo é que as pessoas se sintam atraídas por ele e passem a amá-lo tanto quanto nós (Tiago 4:8). Adoramos mostrar-lhes com a Bíblia as belas qualidades que ela possui, como o seu amor, a sua justiça, a sua sabedoria e o seu poder. Outra maneira de louvarmos a Jeová e alegrarmos seu coração é imitá-lo da melhor maneira possível. — Efé. 5:1. Quando fazemos isso, as pessoas podem perceber que somos diferentes das outras pessoas e se perguntar por quê (Mateus 5:14-16). É provável que diariamente surjam oportunidades para explicar as razões. No final, pessoas de bom coração serão atraídas ao nosso Deus. Quando louvamos a Jeová dessa maneira, alegramos seu coração (1 Tim. 2:3, 4).
ALEGRAMOS JESUS
8. Por que Jesus é o melhor exemplo de alguém que louvou o nome de Jeová?
8 Em todo o universo, ninguém conhece o Pai tão bem quanto o Filho (Mateus 11:27). Jesus ama seu Pai e nos deixou o melhor exemplo do que significa louvar o nome de Jeová (João 14:31). Quando ele orou ao seu Pai na noite anterior à sua morte, ele resumiu todo o seu ministério assim: “Eu tornei conhecido o teu nome” (João 17:26). Como fiz?
9. Que parábola Jesus usou para deixar claro como é Jeová?
9 Jesus não apenas disse ao povo que o nome de Deus é Jeová. Os judeus já sabiam disso. Em vez disso, Ele explicou-lhes “como Ele é” (João 1:17, 18). Por exemplo, as Escrituras Hebraicas dizem que Jeová é misericordioso e compassivo (Êxodo 34:5-7). Mas Jesus deu vida a esta verdade quando contou a parábola do filho pródigo. Quando lemos que seu pai o viu “quando ele ainda estava longe”, correu ao seu encontro, abraçou-o e realmente o perdoou, vemos claramente como o dia que Jeová é misericordioso e compassivo (Lucas 15:11-32) . Jesus certamente ajudou as pessoas a entender como é Jeová.
10. a) Por que sabemos que Jesus usou o nome de seu Pai e queria que outros também o fizessem? (Marcos 5:19; veja também imagem). b) O que Jesus quer que façamos?
10 Jesus queria que outros também usassem o nome de seu Pai? Claro. a). É possível que alguns líderes religiosos da época acreditassem que o nome de Deus era tão sagrado que não deveria ser pronunciado. Mas Jesus não permitiu que essa tradição —que não tinha respaldo nas Escrituras— o impedisse de honrar o nome de seu Pai . Pensemos no tempo em que ele curou um homem endemoninhado na região dos gerasenos. As pessoas ficaram tão assustadas que imploraram a Jesus que fosse embora (Marcos 5:16, 17). Mas ele queria que todos soubessem o nome de Jeová. Portanto, antes de partir, ele disse ao homem que contasse ao povo o que Jeová — e não o próprio Jesus — havia feito por ele (Leia Marcos 5:19). ao Nosso Rei, b). Jesus quer que façamos o mesmo, que ensinemos o nome de Jeová a todos (Mateus 24:14; 28:19, 20). Quando fazemos isso, nos alegramos.
ILUSTRAÇÃO
Jesus sai da região dos gerasenos em um barco. Ao se afastar lentamente, ele conversa com o homem que estava possuído e que ainda está na praia. Jesus disse ao homem possuído por demônios, a quem ele havia curado, que contasse ao povo o que Jeová havia feito por ele. (Ver parágrafo 10).
11. O que Jesus disse aos seus seguidores para incluírem nas suas orações? E, de acordo com Ezequiel 36:23, por que isso é tão importante?
11 Jesus sabia que o propósito de Jeová é santificar o seu nome, isto é, purificá-lo de todas as mentiras que o mancharam. É por isso que ele ensinou seus seguidores a orar: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). Jesus entendeu que em todo o universo não há nada mais importante do que isso (leia Ezequiel 36:23). E em toda a criação ninguém fez tanto quanto deveria para santificar o nome de Jeová. Mesmo assim, quando foi preso, do que seus inimigos o acusaram? Precisamente por blasfêmia, isto é, por manchar o santo nome de seu Pai. Para ele não havia pecado mais repugnante do que esse. E, antes de o prenderem, ele já se sentia terrivelmente mal porque sabia que iriam acusá-lo e condená-lo por esse pecado. Na verdade, talvez tenha sido essa a principal razão pela qual, naquele momento, “a sua agonia foi tão grande” (Lucas 22:41-44).
12. O que Jesus fez para santificar o nome de seu Pai da melhor maneira possível?
12 Jesus estava disposto a suportar torturas, insultos e falsas acusações para santificar o nome de seu Pai. Ele sabia que tinha sido totalmente obediente e não tinha nada do que se envergonhar (Hb 12:2). Ele também sabia que naqueles tempos difíceis era Satanás quem o atacava (Lucas 22:2-4; 23:33, 34). O Diabo queria que Jesus deixasse de ser fiel a Jeová, mas não conseguiu; Seu fracasso foi total! Jesus demonstrou sem sombra de dúvida que Satanás é mentiroso e que Jeová tem servos que permanecem leais mesmo nas provações mais severas.
13. O que devemos fazer para deixar o nosso Rei feliz?
13 Você quer fazer feliz o seu Rei, Jesus Cristo? Portanto, continue a louvar o nome de Jeová e a ajudar outros a ver como ele realmente é. Dessa forma você estará seguindo os passos de Jesus (1Pe 2:21). E, assim como ele, deixará Jeová feliz e mostrará que seu inimigo, Satanás, é um mentiroso desprezível.
AJUDAMOS A SALVAR VIDAS
14, 15. Que coisas extraordinárias acontecem quando ensinamos às pessoas a verdade sobre Jeová?
14 Por que podemos dizer que quando louvamos o nome de Jeová ajudamos a salvar vidas? Bem, Satanás “cegou as mentes” dos “incrédulos” (2 Coríntios 4:4). É por isso que muitas pessoas acreditam nas suas mentiras e pensam que Deus não existe, que está longe de nós, que não se importa conosco ou que é cruel e tortura os bandidos para sempre. Estas mentiras servem apenas para manchar o nome de Jeová e prejudicar a sua reputação, para que ninguém queira aproximar-se dele. Mas quando pregamos e ensinamos a verdade sobre o nosso Pai, impedimos que Satanás faça o que quer e louvamos o santo nome de Jeová. Com que resultados?
15 As verdades da Bíblia têm um poder tremendo. Quando ensinamos às pessoas quem é Jeová e como ele é, acontecem coisas extraordinárias. À medida que se libertam das mentiras satânicas que os cegaram, abrem os olhos e começam a ver o nosso Pai como nós O vemos. Eles ficam impressionados quando pensam em seu incrível poder (Is 40:26). Sua perfeita justiça os faz sentir-se seguros (Dt 32:4). Eles ficam surpresos ao conhecer sua profunda sabedoria (Is 55:9; Rm 11:33). E eles se confortam muito ao saber que ele é amor em pessoa (1 João 4:8). Por se achegarem a Jeová, eles ficam convencidos de que podem viver para sempre e tornar-se seus filhos. Não é uma honra incomparável ajudar as pessoas a se aproximarem do Pai celestial? Além disso, quando fazemos isso, Jeová nos considera seus “trabalhadores” (1 Coríntios 3:5, 9).
16. Que efeito pode ter o aprendizado do nome de Deus? Dê algum exemplo.
16 Quando falamos com alguém sobre Deus, a princípio talvez apenas lhe ensinemos que o nome dele é Jeová. E a verdade é que se uma pessoa tem um bom coração, só isso pode mudar a sua vida. Por exemplo, uma jovem chamada Alía b cresceu numa família de religião não-cristã. Mas ela não estava satisfeita com as crenças que lhe foram ensinadas nem se sentia próxima de Deus. Tudo mudou quando ele começou a estudar com as Testemunhas. Quando descobriu que em muitas Bíblias o nome de Deus havia sido substituído por títulos simples, como Senhor, ele não conseguiu acreditar. Aprender o nome de Deus marcou um antes e um depois em sua vida, pois passou a vê-lo como um amigo. Surpresa, ela disse: “Minha melhor amiga tem nome!” Ela diz: “Agora tenho muita paz. “Sinto-me muito privilegiado.” Steve era um músico que vinha de uma família judia muito conservadora. Por ter visto tanta hipocrisia, decidiu que não queria fazer parte de nenhuma religião. Contudo, quando um membro da família morreu, ele concordou em assistir a um curso bíblico ministrado por uma Testemunha de Jeová. Aprender o nome de Deus tocou a parte mais profunda do seu coração. Ele diz: “Eu não tinha ideia de qual era o nome de Deus”. E acrescenta: “Pela primeira vez na minha vida, vi que Deus é uma pessoa real. “Naquele momento, percebi que havia encontrado um amigo.”
17. Por que você deseja continuar a louvar o nome de Jeová? (Veja também a imagem).
17 Quando pregamos ou ensinamos, dizemos às pessoas qual é o nome de Deus e como é a sua personalidade? Se o fizermos, estaremos louvando o seu nome. Portanto, continue a ajudar outros a aprender sobre o tipo de pessoa que Jeová é, e você louvará seu santo nome. Ao fazer isso, você salvará vidas, seguirá o exemplo de nosso Rei, Jesus Cristo e, acima de tudo, trará alegria ao nosso amoroso Pai, Jeová. Como o escritor do Salmo 145:2, que todos possamos dizer: “Louvarei o teu nome para todo o sempre”.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã dá aulas bíblicas para uma senhora idosa, que tem uma cruz na parede e um quadro sobre a mesa. A mulher fica impressionada ao ver o nome de Deus em sua própria Bíblia. Louvamos o nome de Jeová quando o ensinamos às pessoas e lhes mostramos como ele é. (Ver parágrafo 17).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que deixamos Jeová feliz quando louvamos o seu nome?
Nós o deixamos feliz porque o elogiamos por falar do seu nome maravilhoso e Jeová fica feliz.
Por que deixamos Jesus feliz quando louvamos o nome de Deus?
Fazemos Jesus feliz quando lavamos o nome de Jeová e ajudamos outros a ver como ele realmente é. Assim estaremos seguindo os passos de Jesus que santificou o nome de seu pai e, como ele, faremos Jeová feliz e demonstraremos que seu inimigo, Satanás, é mentiroso.
Por que ajudamos a salvar vidas quando louvamos o nome de Deus?
Ajudamos a salvar vidas quando falamos sobre Deus, porque muitas pessoas são libertadas de muitas mentiras e conhecem as belas qualidades de Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário