ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 15 a 21 de abril de 2024, Salmos 29 a 31, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
Salmos 31:7. Como esse versículo pode nos ajudar quando estamos muito preocupados? (wp23.1 6 parágrafo 3).
Este versículo nos lembra que Jeová está ciente de nossas lutas e sofrimentos. À medida que confiamos Nele e lhe entregamos nossas preocupações em oração, encontramos conforto sabendo que não estamos sozinhos em nossos problemas. Isso nos ajuda a nos libertar do ritmo das preocupações e a encontrar paz em meio às dificuldades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este texto mostra-nos que, ao orarmos a Jeová, podemos ter a certeza de que ele compreende o nosso sofrimento e está ciente da nossa profunda angústia. Isso pode nos dar muita força para seguir em frente, pois nos ajuda a sentir que não estamos sozinhos nas nossas dificuldades. Da mesma forma, saber que Jeová não é indiferente ao que acontece conosco nos consola, nos encoraja e nos ajuda a enfrentar nossas preocupações com mais força e confiança.
No Salmo 31:7, pode ser reconfortante quando nos sentimos preocupados, porque nos lembra que podemos confiar em Deus e compartilhar nossos problemas com Ele. Também assim. Estamos reconhecendo que ele é nosso protetor e que cuida de nós em meio às nossas dificuldades.
Este versículo pode nos ajudar, porque a própria Bíblia diz para lançarmos sobre Jeová todas as nossas preocupações ou qualquer problema que estejamos enfrentando, e podemos ter certeza de que nenhum problema, por maior ou menor que seja, não será um obstáculo para o nosso Deus. .
Quando oramos a Jeová, aumenta a nossa confiança de que ele quer cuidar de nós. Podemos ter a mesma segurança do salmista, sabendo que Jeová não é indiferente ao que nos acontece, isso pode nos dar muita força para seguir em frente. Ele não vê apenas o nosso sofrimento. Ele entende o que estamos passando melhor do que ninguém e nos ajuda a encontrar conforto e encorajamento na Bíblia.
Este versículo expressa a profunda gratidão do salmista a Deus por seu amor fiel e cuidado amoroso em meio à aflição e angústia. O salmista reconhece que Deus testemunhou o seu sofrimento e está plenamente consciente da sua dor profunda, apesar das provações e tribulações.
O salmista encontra conforto e alegria no verdadeiro amor de Deus, sabendo que ele não está sozinho em suas dificuldades. Em nossos dias este versículo nos lembra que Deus é um pai compassivo que está atento às nossas necessidades e sofrimentos, nos conforta saber. que Deus Ele nos vê em nossos momentos de angústia e está perto de nós para nos dar conforto e apoio. Ele nos encoraja a confiar em Seu amor leal e a encontrar esperança e alegria, mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis.
O versículo nos ensina a importância de expressar gratidão a Deus por seu amor e cuidado em nossas vidas. Convida-nos a refletir sobre as muitas maneiras em que Jeová tem sido fiel e misericordioso para connosco e a alegrar-nos no seu amor leal que nunca falha. Tal como o salmista, podemos encontrar conforto e alegria no conhecimento de que Deus está connosco em todos os momentos, cuidando de nós e segurando-nos com a sua mão amorosa.
Podemos ampliar esta resposta, com as informações da versão A Sentinela para o público do ano 2023 página 6 parágrafo 3, onde literalmente nos diz para sabermos que Jeová não é indiferente ao que nos acontece, ele pode nos dar muito força para seguir em frente, ele não. Ao simplesmente ver nosso sofrimento, Ele entende melhor do que ninguém o que estamos passando e nos ajuda a encontrar o conforto e o encorajamento que precisamos na Bíblia.
Todos nós temos problemas de uma forma ou de outra e às vezes podemos nos sentir sozinhos, mas Jeová nos entende e nunca nos abandona. Ele é conhecido como o ouvinte de oração. Portanto, oremos a Jeová quando passarmos por dificuldades e tenhamos a confiança que Davi teve quando disse a Deus: “Você viu meu sofrimento, está ciente da minha profunda angústia.” E saber que Jeová não é indiferente ao que acontece conosco pode nos dar muita força para seguir em frente. Ele entende o que passamos e nos ajudará a encontrar uma saída e nos dará conforto e encorajamento por meio de sua palavra, a Bíblia.
Também nos encoraja a não carregarmos sozinhos as nossas preocupações, mas a confiarmos na ajuda Divina. Isso nos incentiva a não nos preocuparmos com nada, mas sim podemos contar a Jeová por meio da oração, então o versículo nos ajuda a ter em mente que isso significa desabafar e encontrar paz contando nossas dificuldades.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?
Salmos 29:1. O versículo nos convida a dar a Jeová o que lhe é devido. Este é um chamado para reconhecer a autoridade absoluta e o domínio de Deus sobre todas as coisas. A lição aqui é que devemos ter um profundo respeito e reverência por Deus como o soberano supremo.
Salmos 29:2. Lembra-nos da importância de dar glória a Jeová, reconhecendo a sua grandeza e majestade como nosso criador, e este versículo ensina-nos que a adoração e o louvor a Jeová não são apenas uma demonstração de gratidão pelo que ele fez por nós, mas também uma demonstração de gratidão pelo que ele fez por nós. reconhecimento de sua soberania e poder como criador de tudo. Isso nos lembra que a glória que damos a Deus se deve completa e merecidamente à sua posição como nosso criador e senhor supremo.
Salmos 29:1, 2. Este versículo enfatiza a importância de atribuir a Jeová a glória e o poder que lhe pertencem, lembrando-nos que a nossa adoração e louvor devem centrar-se em Deus e nas suas bênçãos nos nossos dias. Este versículo nos encoraja a reconhecer a grandeza de Deus e a adorá-Lo com reverência e devoção em todas as áreas de nossas vidas.
Salmos 29:2. Nos ensina que devemos usar e tratar o nome sagrado com respeito, ou seja, podemos usá-lo mas com respeito. Portanto, evitaremos usar o nome sagrado como bordão, ou juramento, ou incluído em piadas, porque isso. não estaria dando-lhe a glória que seu santo nome merece.
Salmos 29:1. Este texto fala sobre dar a Jeová o que pertence a ele, isso nos lembra de honrá-lo com nossas palavras e ações, significa dar-lhe glória, honra, adoração, louvor e honrá-lo com nossas coisas valiosas, ajudando na congregação e aqueles que precisam nossa ajuda.
Salmos 29:3-5. Então isso nos lembra que devemos ter cuidado com o que desejamos, em que sentido, às vezes encontramos pessoas no território pregando que segundo eles raciocinam ou ousam exigir que Deus lhes fale de forma audível, querem ouvir a voz de Deus, eles não têm ideia de como é ouvir a voz audível de Deus, como mostrado nestes Salmos. Os israelitas no Monte Sinai também imploraram a Moisés para nunca mais testemunhar ou ouvir a voz de Deus, então foi um dos mais assustadores. experiências que já vivenciaram. Portanto, é um ponto importante que pode nos ajudar a raciocinar entre o que a Bíblia diz e o que algumas pessoas acreditam.
Salmos 29:1. Este versículo nos ensina que temos de dar a Jeová Deus o que lhe é devido. Visto que Jeová nos deu a vida, e aquele criador do homem e de todas as coisas na Terra, é por isso que devemos louvar a Jeová e ser gratos, expressando nossa gratidão, adorando não apenas a ele e nem a falsos deuses.
Salmos 29:11. Este salmo nos dá confiança em Jeová, de que não importa as mudanças globais que ocorram no sistema, ou os ataques ao seu povo, Jeová dará força ao seu povo. O Senhor abençoará seu povo com paz.
Salmos 29:3-5. Este mesmo versículo fala da voz de Jeová, uma forma pela qual ouvimos a voz de Jeová é estudando e aplicando ou praticando o que a Bíblia diz. Portanto, não se trata apenas de estudar a Bíblia, mas de aplicar o que ela diz nela. Muitas pessoas sabem o que dizem os mandamentos de Deus, mas não os aplicam, por isso não ouvem a voz de Deus.
Salmos 30:1. Havia pessoas más que queriam o mal e a ruína do rei Davi, alguns estrangeiros e outros irmãos de sua nação, e a religião, Jeová o salvou e cuidou dele de todas as maneiras, o mesmo pode fazer no nosso caso, assim como Davi não nos ajude. vamos desistir
Salmos 30:2. Ensinando-nos a importância da persistência na oração, o salmista nos mostra que não pediu ajuda apenas uma vez, mas que clamou a Deus com clamores persistentes. Esta atitude de perseverança na oração nos lembra que devemos ser persistentes e constantes em nossos pedidos a Deus, embora nem sempre recebamos respostas imediatas às nossas orações, Salmos 30:2 nos encoraja a continuar clamando a Deus com fervor e confiança, sabendo que ela ouve nossos pedidos e responderá no momento certo.
Salmos 30:4. Lembra-nos da importância do louvor e lembra-nos que parte integrante da nossa adoração a Jeová inclui oferecer louvor e cânticos de gratidão por tudo o que ele fez por nós. Preparar nossas músicas antes da reunião e estar pronto para participar ativamente da adoração é uma forma de honrar a Deus e expressar nossa gratidão a ele.
Salmos 30:7. Apresenta-nos uma lição valiosa sobre o poder do favor de Jeová na nossa vida. Mostra-nos que é o favor divino que nos torna poderosos, e não a nossa própria força e habilidades. Quando confiamos em Deus e recebemos o seu favor, somos fortalecidos e capacitados para enfrentar as dificuldades e desafios que encontramos na vida.
Salmos 30:5. Quando cometemos pecados, em vez de nos afastarmos de Deus, este texto nos encoraja a nos voltarmos para ele com arrependimento e humildade. Visto que Deus é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que sinceramente se voltam para ele e buscam seu perdão, em vez de permitir que a vergonha e a culpa nos separem de Deus, devemos lembrar que seu favor e amor são eternos, portanto, devemos confiar em sua graça para receber perdão.
Salmos 30:1. Mostra-nos a importância da gratidão a Deus não só nos momentos de dificuldade, mas também depois de termos experimentado a sua ajuda e proteção. Ensina-nos que a oração e a gratidão devem ser constantes no nosso relacionamento com Deus, tanto nos momentos bons como nos momentos difíceis, reconhecer e agradecer a Deus pela sua ajuda e libertação ajuda-nos a cultivar uma atitude de gratidão e confiança nele.
Salmos 29:2. Este texto nos ensina a importância de dar glória ao nome de Deus, fazemos isso quando declaramos o seu nome para outras pessoas.
Salmos 29:4. Esta leitura nos mostra que a voz de Jeová é esplêndida e podemos ouvi-la por meio de sua palavra na Bíblia.
Salmos 29-5-9. Esses textos nos mostram que Jeová manifesta como trovões e relâmpagos virão dos céus e até mesmo os grandes cedros do Líbano serão reduzidos a fragmentos como lascas. As montanhas do deserto tremerão. De modo similar, as nações da terra serão abaladas pelo Governante Soberano do universo, porque não adorarão a Jeová Deus. Todos os falsos deuses deste mundo têm de ser destruídos, pois não há lugar para eles.
Salmos 29-7-8. Estes textos ensinam-nos que devemos falar da destruição iminente que se aproxima do mundo da humanidade. Agora é a hora de contar às pessoas sobre a tempestade que se aproxima, não quando ela chegar ou depois de passar. É por isso que é importante nos esforçarmos para cumprir a nossa comissão.
Salmos 29:4. Deste mesmo texto podemos extrair outra Pérola muito valiosa, pois atualmente poucas pessoas acreditam na voz de Deus. No entanto, Jeová Deus provou que a sua palavra é verdadeira pelas coisas que fez. As pessoas do mundo desprezam a palavra de Deus, por isso sofrerão consequências na sua forma de pensar e agir.
Salmos 31:21,22. Nestes versículos, David louva a Jeová por lhe ter demonstrado amor leal de uma forma maravilhosa numa cidade sitiada, e reconhece que Deus ouviu os seus pedidos de ajuda. Isto me ensina a reconhecer e louvar o amor leal de Jeová. Além de confiar na sua capacidade de intervir em nossas vidas de maneiras surpreendentes para nos dar a ajuda que necessitamos.
Salmos 31:20. Neste versículo é mencionado o lugar secreto da presença de Deus, como um refúgio onde ele esconde seus servos dos planos malignos dos homens e os protege de ataques maliciosos. Isto me ensina a ver Jeová como meu único refúgio seguro e verdadeiro, especialmente em tempos de adversidade.
Salmos 31:1. Este versículo reforça a nossa confiança em Jeová e o descreve como um refúgio, porque estando perto de Jeová podemos nos sentir protegidos, por isso queremos estar perto dele porque é um privilégio que ele nos permite.
Salmos 31:3. Esta leitura nos faz ver Jeová como uma Rocha, ou seja, uma fortaleza segura e o mais bonito é que se servirmos a Deus, ele nos ajudará, porque o nome dele está envolto nisso e é uma garantia segura.
Salmos 31:18,19. Estes versículos mostram que David ansiava que os lábios mentirosos fossem silenciados, reconhecendo assim que a abundante bondade de Jeová está reservada para aqueles que o temem e nele se refugiam. Isto me ensina a importância de rejeitar o mal, as mentiras e a vida dupla, se quiser ter a bondade e a proteção de Jeová.
Salmos 31:16,17. Nestes versículos, Davi clama a Jeová para que seu rosto brilhe sobre ele e o salve, enquanto pede que os ímpios sejam envergonhados. Isto me ensina a confiar na proteção e no favor de Jeová em meio às dificuldades, e a confiar que ele sempre agirá com justiça.
Salmos 31:15. Neste versículo Davi clama a Jeová para resgatá-lo de seus inimigos e dar-lhe proteção e refúgio no meio da adversidade. Isto me ensina a importância de permanecer achegado a Jeová e de merecer sua proteção, especialmente em tempos de perigo e aflição.
Salmos 31:7-8,19. Nestes versículos, Davi reconhece o verdadeiro amor e cuidado de Jeová em meio ao seu sofrimento. Assim como sua bondade reservada para aqueles que o temem. Isto me ensina que devo reconhecer e valorizar o amor incondicional de Jeová e confiar na sua fidelidade e bondade.
Salmos 31:5. Neste versículo, Davi confia seu espírito a Jeová, reconhecendo que foi resgatado por ele. Isso me ensina a confiar totalmente a minha vida a Jeová. E mesmo que ele morra, temos de confiar que Jeová nos restaurará à vida por meio da ressurreição, quando chegar o tempo de restauração designado por Jeová.
Salmos 31:6. Neste versículo, Davi é vaidoso e inútil, afirmando sua confiança em Jeová. Esta lição lembra-nos a importância de nos afastarmos das falsas seguranças deste mundo e da idolatria, e ensina-nos que devemos depositar a nossa total confiança apenas em Jeová.
Salmos 31:1. Este versículo mostra que Davi tem o melhor refúgio de todos, Jeová. Mostra também que David deposita a sua confiança em dois pilares fundamentais: a sua fé. Jeová não permitirá que fiquemos envergonhados, pois ele julga com a sua justiça divina, por isso devemos ter certeza de que Jeová nunca nos abandonará permanentemente. Este texto nos ensina duas coisas muito importantes: Nossa fé será recompensada e que Jeová sempre proporcionará escape para nossas aflições.
Salmos 31:1,2. Estes versículos mostram a confiança do salmista em Jeová como seu refúgio e salvação em tempos de dificuldade. O salmista clama a Deus para livrá-lo da humilhação e do afeto, reconhecendo a justiça e o poder de Deus para salvar. Nos nossos dias esta passagem nos ensina a buscar refúgio em Deus em meio às dificuldades e a confiar no seu poder para nos libertar de qualquer situação adversa.
Salmos 31:5. Neste versículo, Davi confia seu espírito a Jeová, reconhecendo que foi resgatado por ele. Isso me ensina a confiar totalmente a minha vida a Jeová. E mesmo que ele morra, temos de confiar que Jeová nos restaurará à vida por meio da ressurreição, quando chegar o tempo de restauração designado por Jeová.
Salmos 30:11,12. Estes versículos expressam a transformação que Jeová realiza na vida do salmista, transformando o seu luto em alegria, e a sua roupa de luto em roupa de alegria. O salmista compromete-se a louvar e agradecer eternamente a Deus pela sua intervenção salvadora. Nos nossos dias esta passagem lembra-nos o poder transformador de Deus e motiva-nos a louvá-lo e agradecer-lhe pela sua misericórdia nas nossas vidas.
Salmos 29:3,4. Estes versículos falam da voz poderosa e esplêndida de Jeová, que troveja sobre as águas. Com isso aprendo que devo estar atento à voz de Jeová em minha vida, reconhecendo Seu poder para me ajudar a melhorar e Sua autoridade para me guiar pelo caminho certo.
Salmos 31:2,3. Nestes versículos David expressa a sua confiança em Jeová como seu refúgio, pedindo para ser resgatado e fortalecido por ele. Isso me ensina a importância de recorrer a Jeová nos momentos de dificuldade e confiar na sua orientação e orientação.
Salmos 30:11,12. Nestes versículos, David descreve como Jeová transformou o seu Reino numa dança, removendo o seu saco e vestindo-o de alegria. Esta lição nos lembra que Jeová pode transformar nossas situações de dor e tristeza em momentos de alegria e felicidade, desde que tenhamos fé e confiança.
Salmos 31:6. Mostra-nos que, ao rejeitar imagens e ídolos, o salmista nos lembra a importância de adorar a Deus de forma pura e sincera, não permitindo que nada se interponha entre nós e ele. Isto encoraja-nos a examinar as nossas próprias vidas e a garantir que o nosso amor e devoção estão completamente centrados em Deus, não permitindo que nada ocupe o seu lugar nos nossos corações.
Salmos 30:5. Este versículo destaca a temporalidade das provações e do sofrimento, em comparação com a bondade e o favor de Jeová. Nos lembra que embora passemos por momentos difíceis e de lágrimas, a alegria e a restauração são garantidas pela fidelidade de Deus em nossos dias, esta passagem nos dá esperança e nos encoraja a perseverar na fé confiando que a bondade de Deus prevalecerá sobre qualquer dificuldade.
Salmos 30:11,12. Esses mesmos versículos nos convidam a cultivar a gratidão por Jeová e a reconhecer minha dependência dele, bem como a confiar em sua capacidade de transformar a vida de seus servos.
Salmos 30:2. Este texto nos mostra que quando passamos por provações e problemas podemos recorrer a Jeová e ele ouvirá as nossas orações.
Salmos 30:1,2. Nos versículos 1 e 2, Davi expressa sua gratidão a Jeová por tê-lo ressuscitado, curado e preservado de seus inimigos. Isto me ensina a importância de reconhecer e ser grato pela intervenção de Jeová em nossas vidas, especialmente em momentos de dificuldade.
Salmos 30:4,5. Esses versículos me ensinam que a qualidade predominante de Jeová é o amor e não a raiva. O que me conforta, porque apesar dos nossos erros, o amor de Jeová o leva a ter paciência e misericórdia conosco.
Salmos 30:4. É importante que cantemos louvores a Jeová, é verdade que o fazemos nas nossas reuniões, mas e no resto do tempo, é tão fácil esquecermos na nossa vida diária de louvar a Jeová com cânticos nos nossos corações, isto nos faz pensar sobre que música ouvimos em nossas vidas diárias.
Salmos 30:6. Neste versículo notamos a importância de ter calma dentro do povo de Deus e teremos a certeza de que se estivermos com Deus nada nos faltará.
Salmos 30:6,7. Nestes versículos David reflecte sobre a fragilidade humana e a necessidade de depender completamente de Deus. Isso me ensina que, embora às vezes nos sintamos seguros, nossa verdadeira força vem de Jeová, porque dependemos dele.
Salmos 30:7. Esta leitura nos ensina que quando temos Jeová ao nosso lado somos fortes, mas quando nos afastamos passamos a nos sentir fracos.
Salmos 30:5. A qualidade predominante de Jeová é o amor e não a fúria ou a ira. Agora, algumas pessoas podem questionar, mas e tudo o que ele diz que fez no Antigo Testamento, bem, há uma explicação para isso, e qualquer pai razoável e pessoa que seja razoável tem, por assim dizer, um grande amor, mas também tem limites. . e quando alguém ultrapassa esses limites isso também tem consequências.
Salmos 30:8,9. Nestes mesmos versículos podemos encontrar outra Pérola que nos mostra a importância da persistência em buscar o favor de Jeová, reconhecendo que somente em Deus podemos encontrar ajuda. Isto me ensina e me incentiva a perseverar na minha busca pelo favor de Jeová, confiando na sua fidelidade e no seu amor.
Salmos 30:9. Este texto nos mostra a importância de louvar a Jeová enquanto estivermos vivos, pois no Seol não poderemos louvar a Deus.
Salmos 30:8,9. Esses versículos mostram que Davi valorizava muito a vida que Jeová lhe dera. É por isso que ele queria permanecer vivo o maior tempo possível para continuar a louvar a Jeová. O que me incentiva a querer imitar o seu exemplo e a querer aproveitar o que resta da minha vida para servi-lo e adorá-lo como só ele merece.
Salmos 30:4,5. Aqui encontramos também outra Pérola muito importante que nos incita a cantar louvores a Jeová, a dar graças ao seu santo nome e a reconhecer que o seu favor dura a vida toda. Isto me ensina a importância de louvar a Jeová com cânticos, mostrar minha gratidão e reconhecer sua bondade e fidelidade constante.
Salmos 31:23. A retribuição, neste caso, refere-se ao castigo que Jeová paga aos justos pelos seus erros involuntários com disciplina. Mas ele paga no mais alto grau, ou seja, pune severamente o arrogante que não retifica seu mau comportamento.
Salmos 31:5. Jesus não ficou desapontado com a sua esperança, assim como o Rei Davi não ficou. Cristo ressuscitou dos mortos no terceiro dia. E 40 dias depois ele voltou à presença de seu pai celestial.
Salmos 31:7. Às vezes podemos sentir que os outros não estão interessados na situação dolorosa que estamos passando, mas restaura o nosso espírito lembrar que Jeová está vendo o nosso sofrimento, ele está ciente e nos dará uma saída que não imaginávamos. .
Salmos 31:4. Jeová fornece não apenas um refúgio temporário, mas também uma fortaleza inexpugnável onde podemos morar em segurança. Sua orientação e direção não decepcionaram seu povo. O poder divino porá fim às artimanhas de Satanás e da sua descendência. Se confiarmos em Jeová de todo o coração, ele nos separará das armadilhas de Satanás.
Salmos 30:11. Este versículo nos mostra que há coisas que nos fazem sentir mal, tanto que choramos, talvez perdendo um ente querido ou estando em uma situação difícil, mas nos conforta saber que chegará um dia em que tudo será alegria , o que nos deixa felizes permanece firme apesar das dificuldades.
Salmos 30:12. Esta leitura nos ensina a importância de louvar ao nosso Deus com cânticos de louvor, mesmo não tendo uma boa voz, devemos fazê-lo com uma voz forte para glorificar o nosso Deus.
Salmos 29:11. Este versículo mostra a promessa de que Jeová dará força ao seu povo e o abençoará com paz. Isso me encoraja e me ajuda a confiar em Seu cuidado e provisão, desde que Tu me mantenha servindo-O fielmente.
Salmos 29:10. Este versículo nos diz que Jeová está entronizado para sempre e que seu reino é eterno e estável, por isso nunca devo duvidar do cumprimento de suas maravilhosas promessas.
Salmos 29:3-9. Nestes versículos a voz de Jeová é descrita como poderosa e majestosa sobre as águas, capaz de quebrar cedros e abalar desertos. Isto nos lembra que Jeová está presente em toda a criação. Portanto, ajuda-me a ver a natureza como uma manifestação do seu poder e soberania.
Salmos 29:1,2. Nestes versículos somos convidados a reconhecer a glória e o poder de Jeová e a dar-lhe a honra que o seu nome merece. Isso me ensina a ter uma atitude de admiração e adoração exclusiva para com ele.
Salmos 29:11. Este versículo nos garante que Jeová dará força ao seu povo e os abençoará com paz. Isso me incentiva a permanecer fiel e leal a Jeová e a buscar a força e a paz que dele provêm, confiando na fidelidade e no amor que ele tem pelo seu povo.
Salmos 29:10. Neste mesmo versículo podemos encontrar outra Pérola muito valiosa, pois este texto indica que Jeová está sentado no “Oceano Celestial” o que mostra que ele tem total controle sobre seu próprio poder. Isto me tranquiliza porque me ensina que Jeová sempre usará seu poder de maneira limitada, justa e de acordo com seu propósito.
Salmos 29:10. Este versículo nos conta como Jeová está sentado em seu trono acima das águas do dilúvio e estará sentado em seu trono como rei para sempre. Isto me ensina a confiar no governo e na soberania de Jeová e a reconhecer que ele reina sobre todas as coisas criadas e sobre todas as circunstâncias da vida.
Salmos 29:5-8. Estes versículos descrevem como a voz de Jeová tem um impacto poderoso na natureza, fazendo tremer até o deserto. Isso nos lembra da importância de reconhecer o poder sobre todas as coisas. O que me fortalece porque nenhum inimigo conseguirá triunfar sobre quem tem a sua proteção.
Salmos 29:1:2. Nos versículos 1 e 2 do capítulo 29 encontramos um paralelismo sintético que me ensina o que devo atribuir ao reconhecimento da glória, da força e da grandeza do santo nome de Jeová. Pelo qual ele merece receber uma reverência nossa.
Salmos 29:10. Este versículo afirma que Jeová está sentado no seu trono como rei para sempre. Isto nos lembra que Jeová é o soberano supremo sobre toda a criação. Reconhecer Sua autoridade e soberania é fundamental em nossas vidas.
Salmos 30:4. Ele nos incentiva a cantar louvores e a dar graças ao santo nome de Jeová. Isto nos ensina a importância de expressar gratidão e louvor a Jeová por todas as bênçãos que recebemos na vida. Embora talvez enfrentemos desafios e dificuldades, lembrar-nos da bondade de Jeová e louvá-lo por isso ajuda-nos a manter uma atitude positiva e a fortalecer a nossa fé.
Salmos 30:10. O salmista clama a Jeová para ouvi-lo e conceder-lhe seu favor. Esta é uma expressão de confiança na ajuda divina. Ensina-nos que não devemos temer e pedir ajuda a Jeová em momentos de necessidade, visto que ele está disposto a ouvir-nos e a conceder-nos o seu favor se confiarmos nele.
Salmos 30:10. Neste mesmo texto podemos encontrar outra Pérola muito valiosa, pois, embora seja salmista, clama a Jeová na sua angústia, continua a perseverar na sua oração. Esta atitude de persistência na oração ensina-nos a importância de não desanimarmos ou desistirmos quando enfrentamos dificuldades, mas de continuarmos a confiar em Jeová e a procurar a sua ajuda através da oração.
Salmos 30:11. O fato de Jeová ter removido “O saco” simboliza a remoção da tristeza e da dor, visto que não foi revestido de alegria em seu lugar. Isto sugere que Jeová pode ser uma fonte de consolo e cura em tempos difíceis. Isso nos lembra que, mesmo em meio a provações e tribulações, podemos encontrar consolo e esperança em Jeová.
Salmos 31:2. O salmista descreve Jeová como uma fortaleza nas montanhas e uma fortificação para salvá-lo. Isto ensina confiança na proteção e no refúgio que podemos encontrar em Jeová, mesmo em meio a circunstâncias desafiadoras.
Salmos 31:3. O versículo destaca a confiança do salmista em Jeová como sua rocha e força. Isto nos ensina a importância de confiar em Jeová em tempos de dificuldade. Ele é a nossa rocha sólida em quem podemos confiar para obter segurança e força.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário