TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 18 de março de 2024, Esses homens agem contra os decretos de César (Atos 17:7).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 18 de março de 2024, Esses homens agem contra os decretos de César (Atos 17:7).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Estes homens agem contra os decretos de César (Atos 17:7).

Pouco depois de ser formada, a congregação de Tessalônica enfrentou forte oposição. Uma turba de pessoas iníquas “arrastou alguns dos irmãos diante dos governantes da cidade” (Atos 17:6). Podemos imaginar quão assustados esses novos cristãos devem ter ficado? Isto poderia esfriar o entusiasmo deles em servir a Jeová. Mas o apóstolo Paulo não queria que isso acontecesse. Ele garantiu que a nova congregação fosse bem cuidada. Mais tarde, ele lembrou aos Tessalonicenses: “Enviamos-vos Timóteo… para vos fortalecer e confortar para o bem da vossa fé, para que ninguém se abale com estas dificuldades” (1 Tes. 3: 2. 3). Timóteo tinha visto como Paulo fortaleceu os cristãos de Listra e o apoio que Jeová lhes deu. (Atos 14:8, 19-22; Hebreus 12:2) w22.08 21 par. 4.

Que bom efeito a ajuda que recebeu de um ancião teve sobre Bryant?

O que mais Paulo fez para fortalecer seus irmãos? Quando ele e Barnabé retornaram para Listra, Icônio e Antioquia, “nomearam anciãos em cada congregação” (Atos 14:21-23). Sem dúvida, esses homens mencionados encorajaram grandemente as congregações, assim como fazem hoje os anciãos. Vejamos o que diz um irmão chamado Bryant: “Quando fiz 15 anos, meu pai saiu de casa e minha mãe foi expulsa. “Eu me senti abandonado e afundado.” O que ajudou você naquele momento difícil? Ele diz: “Um senhor idoso chamado Tony conversava comigo nas reuniões e também em outras ocasiões. Ele me contou experiências de irmãos que passaram por provações sem perder a felicidade. Ele leu o Salmo 27:10 para mim e muitas vezes me falou sobre Ezequias, que servia fielmente a Jeová, embora seu pai não fosse um bom exemplo.” Que efeito o apoio que recebeu teve sobre Bryant? Ele diz: “Graças ao incentivo de Tony, mais tarde comecei a servir em tempo integral, e isso me trouxe muita alegria”. Presbíteros, estejam atentos aos irmãos que, como Bryant, precisam de “uma boa palavra” de encorajamento (Provérbios 12:25).

Como Paulo usou as histórias dos antigos servos de Deus para encorajar outros?

Paulo lembrou aos seus irmãos que uma grande “nuvem de testemunhas” conseguiu suportar todos os tipos de situações difíceis graças à força que Jeová lhes deu (Heb. 12:1). Ele sabia que as histórias daqueles servos fiéis do passado os ajudariam a ser corajosos e focados na “cidade do Deus vivo” (Hb 12:22). E eles também podem nos ajudar. Quem não se sentiu encorajado ao ler como Jeová ajudou Gideão, Baraque, Davi, Samuel e muitos outros? (Hebreus 11:32-35). E o mesmo acontece conosco com os exemplos de fé dos nossos dias. Muitas cartas são recebidas na sede mundial de irmãos e irmãs que acham que sua fé foi fortalecida pela leitura da biografia de um atual servo fiel de Jeová.

O que o conselho de Paulo em Romanos 14:19-21 nos ensina?

Outra forma de edificar nossos irmãos é promover a paz na congregação. Não permitimos que diferenças de opinião nos dividam nem insistimos nos nossos direitos quando um princípio bíblico não é violado. Vejamos algo que aconteceu na congregação em Roma, onde havia cristãos judeus e cristãos de outras nações. Desde que a Lei de Moisés foi anulada, não era mais proibido comer certos alimentos (Marcos 7:19). Alguns cristãos judeus sentiam-se confortáveis ​​comendo todos os tipos de alimentos. Mas para outros cristãos judeus isso era impensável. E esta questão dividiu a congregação. Paulo enfatizou a importância de manter a paz e disse-lhes: “É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer coisa que possa fazer tropeçar o seu irmão” (leia Romanos 14:19-21). Com suas palavras, ele ajudou seus irmãos a ver que esses conflitos poderiam causar grandes danos a eles pessoalmente e à congregação. Ele mesmo estava disposto a mudar seus caminhos para não fazer com que outros tropeçassem (1Co 9:19-22). Assim como Paulo, podemos edificar outros e manter a paz se não brigarmos por questões de gosto pessoal.

O que Paulo fez quando uma questão importante ameaçou a paz da congregação?

Agora, e se houver diferenças de opinião sobre questões importantes? Para manter a paz, podemos recorrer ao bom exemplo de Paulo. Na congregação do primeiro século havia aqueles que insistiam que os homens não-judeus que se tornassem cristãos deveriam ser circuncidados, talvez para que as pessoas não os criticassem (Gálatas 6:12). Embora Paulo não concordasse de todo com esta forma de pensar, ele não quis impor a sua opinião, mas humildemente apresentou o assunto aos apóstolos e presbíteros em Jerusalém (Atos 15:1, 2). Ao lidar com a situação, ele ajudou a manter a paz e a felicidade da congregação. — Atos 15:30, 31.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários