TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 17 de março de 2024, Ore constantemente (1 Tes. 5:17).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 17 de março de 2024, Ore constantemente (1 Tes. 5:17).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Domingo, 17 de março de 2024

Ore constantemente (1 Tes. 5:17).

Jeová nos incentiva a nos expressarmos por meio da oração. Ele vê como nos sentimos e nos garante que podemos orar a Ele a qualquer momento e Ele nos ouvirá. Para ele, ouvir os seus servos é um prazer (Pv 15:8). O que podemos dizer a Jeová quando nos sentimos sozinhos? Podemos desabafar com ele (Sl 62:8). Vamos contar a ele o que nos preocupa e como nos sentimos. Por exemplo, se nos sentirmos sozinhos e tivermos medo de falar sobre Jeová, peçamos-lhe que nos ajude a ver o que precisamos fazer e que nos dê coragem e sabedoria para explicar respeitosamente as nossas crenças (Lucas 21:14, 15) E se estivermos lutando contra sentimentos negativos? Peçamos a Jeová que nos ajude a conversar com um cristão maduro e que ajude essa pessoa a entender como nos sentimos. Podemos manter os sentimentos de solidão sob controle prestando atenção em como Ele responde às nossas orações e aceitando a ajuda de outras pessoas. w22.08 10 par. 6.

O que você aprende com o exemplo do Maurício?

Jeová dá a todos nós tarefas muito importantes. Ele vê e valoriza tudo o que fazemos na congregação e na pregação (Sl 110:3). Estar ocupados servindo a Jeová nos ajuda a combater a solidão. Porque? Vejamos o caso de um jovem chamado Mauricio.b Pouco depois de Mauricio ter sido batizado, um de seus melhores amigos gradualmente se afastou de Jeová. Ele diz: “Ver meu amigo se afastar da verdade me fez duvidar de mim mesmo, e me perguntei se conseguiria cumprir minha dedicação e continuar fazendo parte da família de Jeová. Eu me senti sozinho e pensei que ninguém poderia me entender.” O que ajudou você a seguir em frente? Ele diz: “Pregar mais me ajudou a não pensar tanto em mim mesmo e a me concentrar em meus sentimentos negativos. Quando preguei com outros irmãos, fiquei feliz e não me senti mais tão sozinho.” Isto é verdade mesmo quando não podemos pregar pessoalmente com nossos irmãos. Passar tempo com eles pregando por carta ou por telefone também nos fortalece. O que mais ajudou Mauricio? Ele se lembra do que fez: “Comecei a trabalhar mais na congregação. Fiz um esforço para preparar e apresentar bem minhas tarefas. Graças a eles pude sentir o amor de Jeová e dos irmãos.”

Como podemos nos sentir quando passamos por provações difíceis?

Todos sabemos que teremos problemas nos últimos dias (2Tm 3:1). Mas podemos ser surpreendidos pelo tipo de problema ou pelo momento em que ele surge. Pode ser um problema financeiro inesperado, um diagnóstico médico terrível ou a morte de um ente querido. Nessas ocasiões, podemos nos sentir angustiados e oprimidos, especialmente se os problemas parecem surgir um após o outro ou mesmo vários ao mesmo tempo. Mas lembremo-nos de que Jeová cuida de nós e que, com a sua ajuda, podemos enfrentar qualquer provação que surgir.

Quais foram algumas das provações que Jó enfrentou?

Vejamos o caso de Jó. Em muito pouco tempo, esse homem fiel passou por diversas provações terríveis. Num único dia, ele soube que havia perdido violentamente todo o seu gado, seus servos e, o pior de tudo, seus filhos amados (Jó 1:13-19). Pouco depois, enquanto ainda estava se recuperando de seu imenso infortúnio, foi atacado por uma doença muito dolorosa que o deixou irreconhecível (Jó 2:7). Sua situação era tão amarga que ele chegou a dizer: “Estou enojado da minha vida, não quero continuar vivendo” (Jó 7:16).

O que Jeová fez para ajudar Jó a suportar as provações? (Ver desenho da capa).

Jeová estava bem ciente de tudo o que estava acontecendo com Jó. E, porque o amava, deu-lhe tudo o que precisava para suportar as provações e permanecer fiel. O próprio Jeová comunicou-se com Jó e falou-lhe da sua imensa sabedoria e do carinho com que cuida dos seres que criou. Ele mencionou muitos animais impressionantes (Jó 38:1, 2; 39:9, 13, 19, 27; 40:15; 41:1, 2). Por outro lado, Jeová enviou Eliú para encorajar e consolar Jó. Esse jovem fiel lembrou-lhe que Deus sempre recompensa aqueles que o servem com perseverança. Mas Jeová também queria que Eliú lhe desse alguns conselhos. Eliú amorosamente ajudou Jó a ver o quadro geral, lembrando-lhe que os humanos são muito pequenos comparados a Jeová, o Criador do universo (Jó 37:14). Jeová também deu uma tarefa a Jó: orar pelos seus três amigos que pecaram (Jó 42:8-10). E hoje, como Jeová nos ajuda quando passamos por provações difíceis?

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários