TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 30 de março de 2024, O amor cobre uma multidão de pecados (1Pe 4:8).

TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 30 de março de 2024, O amor cobre uma multidão de pecados (1Pe 4:8).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sábado, 30 de março de 2024

O amor cobre uma multidão de pecados (1 Pedro 4:8).

José enfrentou provações muito difíceis que duraram cerca de 13 anos. Talvez ele tenha duvidado do amor de Jeová e se perguntado se o teria abandonado em momentos difíceis. Mas José não ficou amargo. Pelo contrário, ele manteve o bom senso e permaneceu calmo. E quando teve a oportunidade de se vingar de seus irmãos, ele não o fez, mas, em vez disso, mostrou-lhes amor e perdoou-os (Gn 45:4, 5). Por que ele agiu assim? Porque ele conseguiu pensar com clareza. Em vez de se concentrar nos seus problemas, ele viu o quadro geral, pensando no propósito de Jeová (Gên. 50:19-21). Qual é a lição? Se alguém o tratar mal, não fique amargo por pensar mal de Jeová ou por se perguntar se ele se esqueceu de você. Em vez disso, medite sobre como isso o está ajudando a suportar a situação. Além disso, esteja disposto a perdoar e lembre-se de que “o amor cobre uma multidão de pecados”. w22.11 21 par. 4.

Como Miquéias conseguiu manter o bom senso quando sentiu que não havia sido bem tratado?

Vejamos o exemplo de um homem idoso da América do Sul chamado Miquéias.b Certa ocasião, ele sentiu que alguns anciãos o haviam tratado com severidade. Ele lembra: “Nunca passei por algo tão estressante. Fiquei muito angustiado. "Eu não conseguia dormir e estava chorando porque não sabia o que fazer." Apesar disso, Micah manteve o bom senso e lutou para controlar suas emoções. Ele orou muito para pedir a Jeová seu espírito santo e força para perseverar. Além disso, procurava informações em nossas publicações. Qual é a lição? Se você acha que alguém na congregação o tratou mal, mantenha a calma e tente controlar quaisquer sentimentos negativos que tenha. Pode haver circunstâncias que levaram essa pessoa a falar ou agir dessa forma e das quais você não tem conhecimento. Portanto, conte tudo a Jeová e peça-lhe que o ajude a ver as coisas como aquele irmão as vê. Fazer isso pode ajudá-lo a dar-lhe o benefício da dúvida e a ignorar sua ofensa (Pv 19:11). Lembre-se de que Jeová está ciente da situação e lhe dará forças para perseverar (2 Crô. 16:9; Ecl. 5:8).

Por que é importante que você encare a disciplina de Jeová como uma demonstração do seu amor? (Hebreus 12:5, 6, 11).

Ser disciplinado pode ser muito doloroso. Mas se nos concentrarmos apenas na dor, poderemos subestimar a importância da disciplina e pensar que é injusta ou demasiado dura. Talvez também percamos de vista algo muito importante: que a disciplina é uma demonstração do amor de Jeová (leia Hebreus 12:5, 6, 11). Se nos deixarmos levar pelas emoções, daremos a Satanás a oportunidade de nos atacar. Ele quer que rejeitemos a disciplina e, pior ainda, que nos afastemos de Jeová e da congregação. Se você recebeu disciplina, o que pode ajudá-lo a manter o bom senso?

Conforme mostram as gravuras, que tarefas Jeová deu a Pedro depois que ele aceitou a disciplina? E que lição aprendemos do exemplo de Pedro?

Aceite a disciplina e faça as mudanças necessárias. Em mais de uma ocasião, Jesus repreendeu Pedro na frente dos outros apóstolos (Marcos 8:33; Lucas 22:31-34). Que vergonha Pedro deve ter passado! Mas ele permaneceu leal a Jesus, aceitou a disciplina e aprendeu com seus erros. E, como resultado, Jeová recompensou sua lealdade e deu-lhe grandes responsabilidades na congregação. — João 21:15-17; Atos 10:24-33; 1 Ped. 1:1. Qual é a lição? Que vale a pena enxergar além da vergonha de receber disciplina, aceitar a correção e fazer as mudanças necessárias. Se fizer isso, você será mais útil para Jeová e para seus irmãos.

Como Bernardo se sentiu inicialmente quando foi disciplinado, mas o que o ajudou a corrigir seu pensamento?

Vejamos o que aconteceu com Bernardo, um irmão de Moçambique. Ele estava velho, mas eles o dispensaram. Como você se sentiu no início? Ele diz: “Fiquei muito magoado porque não gostei da disciplina que recebi”. Ele estava preocupado com a possibilidade de os irmãos da congregação pensarem mal dele. Bernardo reconhece: “Levei vários meses para ver as coisas da perspectiva correta e confiar novamente em Jeová e na sua organização.” O que ajudou você?

Bernardo corrigiu seu modo de pensar. Ele explica: “Quando eu era ancião, usei Hebreus 12:7 para ajudar os irmãos a encarar a disciplina de Jeová de maneira positiva. Então me perguntei: 'Quem tem que colocar este versículo em prática?' “Todos os servos de Jeová, e isso inclui a mim.” Bernardo fez outra coisa para fortalecer sua confiança em Jeová e na sua organização. Ele passou mais tempo lendo a Bíblia e meditando profundamente. E, embora ainda se preocupasse com o que os irmãos pensavam dele, saiu para pregar com eles e participar nas reuniões. Com o tempo, ele tornou-se um homem velho novamente. Se você recebeu disciplina, como Bernardo, tente olhar além da vergonha da situação, aceite o conselho e faça as mudanças necessárias (Provérbios 8:33; 22:4).c Se você seguir esses passos, poderá ser certeza de que Jeová o recompensará por não se afastar dele ou de sua organização.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários