TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 23 de março de 2024, Os olhos de Jeová estão sobre aqueles que o temem (Sl. 33:18).
TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 23 de março de 2024, Os olhos de Jeová estão sobre aqueles que o temem (Sl. 33:18).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Sábado, 23 de março de 2024
Os olhos de Jeová estão sobre aqueles que o temem (Salmo 33:18).
Na noite anterior à sua morte, Jesus pediu ao seu Pai celestial algo muito especial: proteger os seus seguidores (João 17:15, 20). Jeová sempre protegeu e cuidou dos seus servos. Mas Jesus sabia que Satanás atacaria seus discípulos com mais crueldade do que nunca e que é por isso que eles precisariam da ajuda de Jeová. O mundo de Satanás exerce muita pressão sobre os verdadeiros cristãos. Os problemas podem roubar-nos a nossa força e até testar a nossa lealdade. Mas não há razão para ter medo. Jeová está zelando por nós, ou seja, ele vê tudo o que estamos passando e está sempre pronto para nos ajudar. Isso mesmo, “os olhos do Senhor estão sobre aqueles que o temem [...] para salvá-los” (Sl. 33:18-20). w22.08 8 par. 1, 2.
QUANDO SENTIMOS SOZINHOS
Em que situações podemos nos sentir sozinhos?
Embora façamos parte de uma grande família espiritual, às vezes podemos nos sentir sozinhos. Por exemplo, os jovens podem sentir-se sozinhos quando têm de explicar as suas crenças diante de todos os colegas ou quando mudam de congregação. Talvez alguns de nós estejamos tristes ou lutando contra sentimentos negativos e pensamos que não temos escolha a não ser lidar sozinhos com essa situação. Podemos não ousar desabafar com os outros por medo de que eles não nos entendam. E em algum momento podemos pensar que ninguém se importa conosco. De qualquer forma, a solidão pode nos fazer sentir desamparados e angustiados. Mas Jeová não quer que nos sintamos assim. Por que dizemos isso?
Por que o profeta Elias disse “Sou o único que sobrou”?
Vejamos o exemplo do profeta Elias. Este homem fiel fugiu para salvar a vida por mais de 40 dias porque Jezabel havia jurado matá-lo (1 Reis 19:1-9). Ele acabou sozinho em uma caverna, onde disse a Jeová: “Sou o único que sobrou” (1 Reis 19:10). Ele pensava que era o único profeta que restava no país, mas não foi o caso. Obadias conseguiu libertar 100 profetas das mãos assassinas de Jezabel (1 Reis 18:7, 13). Então, por que Elias se sentiu tão sozinho? Talvez ele pensasse que eles haviam matado todos os profetas que Obadias salvou. Ou talvez se sentisse sozinho porque ninguém ficou do lado de Jeová depois do que aconteceu aos profetas de Baal no monte Carmelo. Outra possibilidade é que ele pensasse que ninguém sabia o quão perigosa era a sua situação ou que ninguém se importava com ele. A Bíblia não nos dá todos os detalhes, mas o que sabemos é que Jeová entendeu por que Elias se sentia sozinho e sabia exatamente como ajudá-lo.
O que Jeová fez para garantir a Elias que ele não estava sozinho?
Jeová fez várias coisas para ajudar Elias. Por exemplo, ele o encorajou a se expressar. Duas vezes ele lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?” (1 Reis 19:9, 13). E nas duas vezes Jeová ouviu atentamente tudo o que Elias lhe disse. Então ele respondeu mostrando-lhe que ele estava ali e que era um Deus muito poderoso. Ele também lhe garantiu que ainda havia muitas pessoas em Israel que apoiavam a adoração pura (1 Reis 19:11, 12, 18). Elias deve ter ficado muito aliviado depois de desabafar com Jeová e ouvir sua resposta. Além disso, Jeová lhe deu diversas missões importantes: ele ungiu Hazael como rei da Síria, Jeú como rei de Israel e Eliseu como profeta (1 Reis 19:15, 16). Ao dar-lhe essas missões, Jeová o ajudou a concentrar-se em coisas positivas e também lhe deu um bom companheiro, Eliseu. O que podemos fazer se nos sentirmos sozinhos e precisarmos da ajuda de Jeová?
O que podemos dizer a Jeová quando nos sentimos sozinhos? (Salmo 62:8).
Jeová nos incentiva a nos expressarmos por meio da oração. Ele vê como nos sentimos e nos garante que podemos orar a Ele a qualquer momento e Ele nos ouvirá (1 Tes. 5:17). Para ele, ouvir os seus servos é um prazer (Pv 15:8). O que podemos dizer a Jeová quando nos sentimos sozinhos? Podemos desabafar com ele, como fez Elias (leia Salmos 62:8). Vamos contar a ele o que nos preocupa e como nos sentimos. Peçamos-Lhe que nos ajude a ver o que temos que fazer. Por exemplo, se você for jovem, o que poderia fazer se se sentisse sozinho e tivesse medo de falar sobre Jeová na escola? Você poderia pedir a Ele que lhe desse coragem e sabedoria para explicar suas crenças com respeito (Lucas 21:14, 15). E o que você poderia fazer se estivesse lutando contra sentimentos negativos? Peça a Jeová que o ajude a conversar com um cristão maduro e que ele entenda como você se sente. Podemos controlar os sentimentos de solidão por desabafarmos com Jeová, prestando atenção em como ele responde às nossas orações e aceitando a ajuda de outros.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário