TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 18 a 24 de março de 2024, “Os céus declaram a glória de Deus”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 18 a 24 de março de 2024, “Os céus declaram a glória de Deus”, Discurso Preparado. 

“Os céus declaram a glória de Deus” (10 minutos)

Quando examinamos o que nos rodeia em nossas vidas, percebemos que existem objetos inanimados que dizem ou declaram algo em nossas vidas, embora não tenham voz. Podemos nos referir a uma placa de trânsito onde diz pare, onde devemos parar, o objeto simplesmente está ali, mas pelo que mostra, devemos agir. 

Assim é com a criação. Embora não tenha voz, ele nos conta muito sobre Jeová. Falaremos sobre isso nesta seção de Tesouros da Bíblia, com o título: “Os céus declaram a glória de Deus”. Estas palavras derivam do texto do Salmo 19:1 que encorajo você a ler.

VAMOS LER SALMOS 19:1.

Os céus declaram a glória de Deus; As alturas proclamam* o trabalho das suas mãos.

Quem disse essa expressão foi David. A profissão de Davi era ser pastor e já podemos imaginar que na época em que ele morava onde não havia luz elétrica, ele tinha que ficar com o rebanho durante as noites dormindo com eles. Então podemos pensar no céu estrelado que ele observava constantemente, algo maravilhoso. 

Talvez você tenha estado em um lugar como este, longe da cidade, onde o brilho da eletricidade da cidade não atrapalha a sua visão do céu. Vemos o que não se vê numa cidade devido à poluição luminosa.

Portanto, quando Davi menciona este Salmo, esta criação dos céus declara ou fala sobre a glória de Deus, ele estava se lembrando de muitas dessas cenas em sua juventude. 

E os céus ou falar do universo, embora não tenha palavras, ainda assim nos diz muito sobre a glória de Jeová. E quanto mais contemplamos o universo, mais mudos nós, seres humanos, ficamos. 

Por exemplo, há poucos dias, menos de uma semana, começaram a circular notícias publicadas numa revista científica, no The Astrophysical Journal. Aqui, o astrofísico Professor Jorryt Matthee, do Instituto Austríaco de Ciência e Tecnologia, disse estas poucas palavras: “Algo não bate certo”, referindo-se a algo chamado quasares.

Estos son objetos que, cuando nosotros vemos hacia el cielo pensamos que son estrellas pero no lo son, se tratan más bien de galaxias muy lejanas, pero muy luminosas y pesadas que por eso su reflejo nos hacen confundir a los que no conocemos muy bien sobre Este assunto.

Bem, esses quasares bebês agora encontrados podem resolver uma das maiores incógnitas da astronomia. Porém, em vez de ajudarem a compreender o universo, confundem ainda mais o ser humano. 

E não entendem como é possível que isso esteja sendo descoberto, e que para os cientistas, os astrônomos, as coisas não se encaixem como eles acreditavam. E para dar um breve exemplo, dizem que estes quasares bebés que agora estão a ser descobertos ou a ser melhor compreendidos é como olhar para uma criança de 5 anos com 2 metros de altura.

Ou seja, eles não entendem como isso é possível, é impossível que isso aconteça e é isso que se vê hoje, como dizem, eles são grandes demais para a idade do nosso universo, mas o fato é que os seres humanos estabeleceram a idade do universo. Então agora eles percebem que seus cálculos estão muito errados. 

E foi isso que Davi disse, a criação, os céus declaram a glória de Deus, eles falam por si, que o que nós, seres humanos, acreditamos ou pensamos é errado, que isso é supremamente infinito, e que o poder de Jeová é imenso, como vimos durante este fim de semana no discurso especial em que se falou da ressurreição. 

Jeová tem o poder e nos mostraram três cenas sobre o espaço, sobre o universo, e cada uma bem explicada sobre o que acreditamos que seja, e como Jeová criou o universo com tantos bilhões de milhões de estrelas, e que cada uma delas eles tem o seu nome e que Jeová o conhece muito bem. 

Falando apenas de uma das estrelas que conhecemos simbolicamente como sol, Davi, por inspiração do Espírito Santo, escreveu o seguinte sobre o sol no Salmo 19 versículos 4 a 6.

VAMOS LER SALMOS 19:4-6.

mas o seu som se espalhou por toda a terra, e até o último canto da terra habitada* a sua mensagem foi divulgada. Ele armou uma tenda para o sol nos céus, 

5 que é como um noivo que sai da câmara nupcial e se alegra como um homem poderoso que corre em seu caminho.

6 Sai de uma extremidade dos céus e vai até a outra extremidade; nada pode se esconder do seu calor.

Jeová fez com que Davi expressasse sob inspiração a descrição do caminho do Sol. O versículo 5 diz que ele é como um noivo que sai de sua câmara nupcial ao amanhecer, e anda como um homem poderoso em seu caminho quando está escuro. 

Essa estrela que nos impressiona, de tamanho médio em relação às outras, tem uma massa que chega a 200 quatrilhões de toneladas. Fica a cerca de 150 milhões de quilómetros de nós e apenas um bilionésimo da sua energia chega ao nosso planeta para sustentar a vida, mas faz-se sentir, certo?

Em determinados momentos, nos últimos meses, a temperatura da Terra aumentou tremendamente e recebemos uma parte muito pequena dessa força. Certamente, apenas aquela estrela de tamanho médio declara a glória de Deus. Mas assim como existem placas muito grandes no trânsito, também existem pequenas placas que dizem algo e que devemos ter cautela. O contraste de um sol tão grande, Jesus mencionou com algo muito pequeno como a grama. Se vermos em Mateus capítulo 6 versículo 28 Jesus disse o seguinte. 

VAMOS LER MATEUS 6:28.

Além disso, por que eles se preocupam com roupas? Aprenda uma lição sobre como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam;

Essa humilde planta e flor, que em muitos lugares também é conhecida como Azucena, cresce em diversos tipos de solos, pode estar no campo, entre espinhos, até entre pedras. Sua flor exala um cheiro muito agradável, atraente tanto para humanos quanto para insetos. Em muitos locais é utilizada dentro das casas pelo aroma que confere e pela sua beleza, e por ter flores tão delicadas.

Se Jeová tornou possível que algo aparentemente insignificante se tornasse algo tão agradável, mas com tanto cuidado da parte de Deus, com tanta elaboração boa e bela, com mais razão ele está nos ensinando que Jeová não será indiferente quando se trata de nos fornecer o que é necessário para estarmos bem vestidos, como se faz com uma flor. 

É claro que os céus declaram a glória de Deus, a criação declara a glória de Deus, por mais insignificante que seja, como podemos apreciar melhor isso em nosso guia de atividades, temos este desenho, onde alguém está no campo observando a criação, algo lindo tão imenso quanto o universo, mas existem coisas tão pequenas que podem nos ensinar muito, e por isso a sugestão é, que para o nosso culto familiar passemos algum tempo observando a criação, isso poderia ser nosso culto familiar, sair para o campo e passar ali deitado sobre a hiena, vendo a majestade da criação de Jeová e falando sobre o que a criação de Deus nos ensina.

Queremos engrandecer o nosso criador, queremos ver todas as suas qualidades naquilo que nos rodeia. e demonstrar que podemos aprender muito sem precisar que essas coisas falem conosco. Mas podemos aprender muito de Jeová ao longo da vida. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários