Estudo do Livro da congregação, Semana 25 a 31 de março de 2024, Capítulo 7, parágrafos 14-18 e quadro na página. 57, 58, Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 25 a 31 de março de 2024, Capítulo 7, parágrafos 14 a 18 e quadro na página. 57, 58, Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 7 parágrafos. 14-18 e caixas nas páginas. 57, 58.
14, 15. a) Quem era o eunuco etíope, e como Filipe o conheceu?
O eunuco etíope era um prosélito, isto é, um não-judeu que se convertera e se tornara servo de Jeová. Ele viajou para Jerusalém para adorar a Deus, mostrando seu interesse religioso e devoção apesar de não ser judeu de nascimento.
O eunuco etíope era um membro proeminente da corte da rainha da Etiópia e ocupava o cargo de tesoureiro do Governo da Etiópia. O seu caminho cruzou-se com o de Filipe, pois este seguiu as instruções do anjo de Jeová, percorrendo a rota que ligava Jerusalém a Gaza.
b) Como respondeu o etíope à mensagem, e como sabemos que ele não foi baptizado por impulso? (Veja a nota).
O eunuco etíope respondeu à mensagem de Filipe com sinceridade e humildade. Quando Filipe se aproximou dele e perguntou se ele entendia o que estava lendo no livro de Isaías, o eunuco admitiu que precisava de ajuda para entendê-lo. Desde o início vemos que o eunuco respondeu favoravelmente à mensagem e quando entendeu a mensagem decidiu ser batizado.
Quando o eunuco viu água perto da estrada, imediatamente expressou seu desejo de ser batizado, mostrando uma decisão ponderada e consciente. Este acto não foi impulsivo, mas uma resposta consciente e determinada à compreensão da mensagem de salvação que recebera de Filipe. Como o eunuco já era um prosélito judeu, ou seja, um convertido ao judaísmo, estava familiarizado com a religião e ensinamentos espirituais.
16, 17. Como os anjos intervêm hoje na pregação?
Hoje, os anjos desempenham um papel importante na obra de pregação, orientando a proclamação da mensagem das boas novas, assegurando que ela chegue a todas as pessoas, independentemente da nacionalidade, língua ou cultura. Segundo a Bíblia, os anjos estão ativamente envolvidos na colheita espiritual, ajudando a ajuntar tanto os que serão herdeiros do Reino celestial como a “grande multidão” de pessoas que desejam servir a Jeová.
Um exemplo palpável da intervenção dos anjos na pregação é quando pessoas receptivas oram a Deus por orientação espiritual. Por exemplo, conta-se a história de duas Testemunhas que, enquanto pregavam com uma criança, insistiram em visitar uma casa específica onde uma jovem lhes confessou que tinha acabado de orar para receber uma explicação da Bíblia. Este incidente ilustra como os anjos podem influenciar as circunstâncias para que a mensagem chegue àqueles que a procuram sinceramente.
18. Por que devemos continuar a valorizar o nosso ministério?
Devemos continuar a valorizar o nosso ministério porque é uma honra colaborar com os anjos num programa global de educação bíblica. Como cristãos, temos a responsabilidade e o privilégio de partilhar as boas novas sobre Jesus com outras pessoas. Este ministério é uma manifestação do nosso compromisso com Deus e com o próximo, e dá-nos a oportunidade de contribuir para o crescimento espiritual daqueles que nos rodeiam.
Ao continuarmos a esforçar-nos no nosso ministério, demonstramos a nossa gratidão pelo privilégio que nos foi dado e a nossa obediência à ordem de Jesus de fazer discípulos de todas as nações. Além disso, ao vermos os frutos do nosso trabalho na vida de outras pessoas, experimentamos profunda satisfação e alegria espiritual.
ANÁLISE BASEADA NA CAIXA EM QUE SENTIDO ERA EUNUCO?
O termo eunuco vem do grego "Eunoukhos" e pode se referir a um homem castrado ou a um alto funcionário da corte de um rei.
Os eunucos na corte de um rei podiam desempenhar diversas funções, como cuidar do harém, ser copeiro ou tesoureiro, entre outras.
O eunuco que Filipe batizou era responsável pelo tesouro do governo etíope, indicando que era tesoureiro ou ministro das finanças.
O etíope era um prosélito, isto é, alguém que não era judeu e que se tornara servo de Jeová. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus.
O etíope não poderia ser considerado um eunuco no sentido físico, porque a lei de Moisés proibia homens castrados de entrar nas congregações de Israel, e ele procurava adorar a Deus em Jerusalém.
ANÁLISE BASEADA NA CAIXA DE BATISMO EM “UMA MASSA DE ÁGUA”
Em muitas religiões acredita-se que basta derramar ou espirrar água na cabeça do batizado. Mas lembremo-nos de que quando o eunuco foi batizado, isso foi feito dentro de um corpo de água. E o texto de Atos 8:36-38 revela que tanto Filipe como o Eunuco entraram na água.
Este texto demonstra claramente que, se fosse realmente suficiente derramar ou salpicar água, o Eunuco não teria parado o carro junto a um corpo de água. Porque se bastasse um pouco de água para ser batizado, possivelmente o teria feito com a água que carregava no recipiente de couro, que servia para se refrescar porque estava percorrendo "um caminho pelo deserto", pois se tivesse fosse o caso, isso teria sido mais do que suficiente.
E outra prova que demonstra a importância de ser imerso para ser batizado é demonstrada pelo dicionário Grego-Espanhol de Francisco. R. Adrados o termo batizar, que deriva do grego baptízō, cujo significado é mergulhar ou afundar na água.
Além disso, outra prova são os textos bíblicos que falam sobre o batismo, pois estes se enquadram muito bem nesta definição. Por exemplo, a Bíblia indica que João estava batizando em Enom, perto de Salim. E este local era caracterizado pela abundância de água que ali existia.
Por fim, conta-se que quando Jesus realizou o seu batismo, ele viu que os céus se abriram assim que saiu da água, o que indica que ele mergulhou ali. Por outro motivo, para os verdadeiros cristãos, a única maneira correta de ser batizado é por ser completamente imerso em água.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário