Estudo de A Sentinela, Você está pronto para o dia mais importante do ano?, Semana 11 a 17 de março de 2024, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, Você está pronto para o dia mais importante do ano?, 11 a 17 de março de 2024, Comentários e Respostas.
“Continue a fazer isso em memória de mim” (Lucas 22:19).
1. Por que a Comemoração é o dia mais importante do ano? (Lucas 22:19, 20).
Bem, porque é a única cerimônia que Jesus ordenou que fosse feita e como diz Lucas 22:19, Jesus disse para continuarmos fazendo isso em memória de mim.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É que a comemoração da morte de Cristo conforme descrita em Lucas 22:19 a 20, é o dia mais importante do ano, pois Jesus a instituiu e esta cerimônia durante a última ceia com seus discípulos indicando que naquela ocasião deveria ser realizado até que ele retorne.
Pois bem, porque é a única cerimónia que, como lemos em Lucas, Jesus ordenou aos seus discípulos que celebrassem e dizendo continuassem a fazê-lo em memória de mim, pois incluía todos aqueles que estariam no futuro.
2. Quais são alguns dos motivos pelos quais aguardamos ansiosamente a Comemoração?
Ajuda-nos a meditar no valor do resgate e lembra-nos como podemos ser gratos pelo sacrifício de Jesus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A primeira é que a comemoração nos dá a oportunidade de refletir sobre o sacrifício de Jesus no madeiro e o valor do resgate que ele oferece à humanidade conforme mencionado em 2 Coríntios capítulo 5, versículos 14 e 15.
Além disso, como diz Romanos 1:12, é uma oportunidade para encorajarmos uns aos outros através da nossa fé.
Outro motivo é mostrar gratidão, por exemplo, o Memorial nos lembra da importância de mostrar nossa gratidão pelo sacrifício de Jesus. E, claro, oferece-nos a oportunidade de considerar diferentes formas de expressar essa gratidão.
A outra razão é que estaremos em Unidade com os Irmãos, porque a comemoração nos permite encontrar-nos com os nossos irmãos na fé, fortalecendo assim os laços de amizade e encorajando-nos mutuamente no nosso caminho espiritual, como mencionado em Romanos capítulo 1 versículo 12 .
Por fim, outro motivo é que a comemoração atrai muitas pessoas inativas ou irmãos que se afastaram, que talvez se sintam inspirados a voltar para Jeová por causa do amor e da qualidade que recebem dos irmãos na comemoração. Muitas pessoas que não são testemunhas também ficam impressionadas com o que veem e ouvem na comemoração, o que pode levá-las também a querer começar a estudar a Bíblia e a explorar mais sobre a fé cristã.
Sim, também em 2 Coríntios 5:14 e 15 podemos ver a primeira ideia que foi discutida, como diz que o amor de Cristo nos obriga já que ele deu a sua vida por nós porque isso significa que também temos que demonstrar que não viver mais para nós mesmos, mas para Aquele que deu a vida por nós, como diz o segundo versículo, então isso deve influenciar o nosso modo de pensar, não só de pensar, mas sobretudo de agir.
E talvez muitas pessoas também assistam pela primeira vez à comemoração e fiquem impressionadas não só com o que veem, mas também com o que ouvem e isso abre seus corações e os motiva para que possam solicitar um curso bíblico.
E também, todos os anos, faz-se um esforço especial para convidar aqueles que estão inativos, que outrora serviram a Jeová conosco, mas que agora, devido a algumas circunstâncias, se afastaram da congregação e estão desanimados a voltar para Jeová, para que possam desfrutar de novas oportunidades. estar junto conosco, então para nós também é uma ocasião muito alegre que eles possam retornar.
3. Como a Comemoração nos permite ver a união que existe entre o povo de Jeová? (Veja também a imagem).
A comemoração reflete a unidade global, ou seja, em todo o mundo e porque mostra a harmonia espiritual que existe dentro do povo de Jeová, já que todos participam da mesma cerimônia em todo o mundo. Os participantes participam dos mesmos atos de adoração, incluindo, por exemplo, o discurso centrado no resgate, cantando os cânticos, participando da Ceia do Senhor e distribuindo o pão e o vinho, e depois reunindo-se em oração a Jeová, honrando-o simultaneamente em todo o planeta. .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em todo o mundo, as Testemunhas de Jeová reúnem-se à medida que o sol se põe em cada lugar e se tivéssemos que assistir a uma comemoração que não fosse no nosso lugar, não importa onde no mundo porque ouviríamos o mesmo discurso onde ele se destaca. importância do resgate cantaríamos os mesmos dois cânticos, o pão é passado o vinho dizemos amém às quatro orações ou seja que em 24 horas em todo o planeta as Testemunhas de Jeová de todas as congregações do mundo terão feito o mesmo.
E também esperamos que este dia chegue porque é uma oportunidade de ver a unidade que existe no povo de Jeová e que existe e vemos isso todos os dias que vamos às reuniões.
ILUSTRAÇÃO
Vemos na imagem que enquanto num lugar do mundo os servos de Jeová celebram a comemoração, outros irmãos e irmãs que moram em outros lugares se preparam para a ocasião especial.
Podemos também imaginar como Jeová e Jesus se sentem felizes ao nos ver honrando-os em todo o planeta.
E também vemos que vemos a foto que vemos na parte do mundo que vemos, seja no Quénia, na Índia ou no Japão, é a mesma coisa que vamos fazer.
Imagens de irmãos e irmãs no Memorial Day em todo o mundo, preparando-se e celebrando esta ocasião muito especial. 1. Em Porto Rico, uma família assiste ao culto matinal especial. 2. Na Itália, um casal que está pregando convida um homem. 3. No Quênia, dois irmãos leram um texto bíblico para um homem. 4. Na Geórgia, uma irmã e sua filha fazem pão seguindo as instruções do vídeo “Como fazer pão memorial”. 5. Na Índia, vários irmãos e irmãs limpam o Salão do Reino e preparam a mesa com pão e vinho. 6. Na Tailândia, um irmão recebe um homem no Salão do Reino. 7. No Japão, um irmão passa pão ázimo para uma irmã durante a Comemoração. Na Comemoração vemos a união que existe no povo de Jeová. (Ver parágrafo 3).
4. O que veremos neste artigo?
Responderemos às seguintes perguntas: Como podemos preparar nossos corações para a comemoração, como podemos ajudar outros a se beneficiarem dela e Como podemos ajudar os inativos, veremos como respondemos a essas três perguntas.
COMO PODEMOS PREPARAR NOSSO CORAÇÃO PARA A COMEMORAÇÃO?
5. a) Por que devemos meditar no valor do resgate? (Salmo 49:7, 8). b) Mencione o que você aprendeu com o vídeo Por que Jesus morreu?
Ao meditarmos neste profundo ato de amor e sacrifício, desenvolveremos um maior apreço pelo valor do resgate. Por exemplo, não conseguimos libertar-nos do pecado e da morte, e isso ajuda-nos a compreender a profundidade do amor que Deus tem por nós, por exemplo, enviando o seu filho. Isso nos motiva a viver nossas vidas de acordo com esse sacrifício, demonstrando gratidão e dedicação a Deus e a seguir o exemplo de Jesus Cristo em nossa vida diária.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso nos ajuda a preparar nossos corações e a compreender o valor do resgate e também valorizaremos esse ato.
Ao lermos no texto dos Salmos, vemos que nunca poderíamos ter dado algo a Jeová e nenhum ser humano poderia ter dado a Jeová que pudesse ter pago esse resgate e pudesse ter se beneficiado daquilo de que vamos nos beneficiar, portanto, tenha isso em mente vai nos ajudar, ajudar a dar a importância que devemos dar a Jesus.
5. b) Mencione o que você aprendeu com o vídeo Por que Jesus morreu?
O que aprendi é que sem o resgate a humanidade não teria esperança e não teríamos propósito na vida, também vimos o grande amor que tanto Jesus quanto Jeová tiveram, de fazer os preparativos para que a situação e que a humanidade recuperar o que Adam perdeu.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, aprendemos que Jeová é amoroso mas também é justo porque é explicado que Adão perdeu a oportunidade de viver para sempre, afetando todos os seus descendentes, então era necessária a mesma coisa, uma vida perfeita neste caso obediente para cobrir aquela que Adão perdeu e foi o que Jesus ofereceu.
Assim como aquele outro empresário não foi responsável pelo ocorrido, mas seu amor e ver a situação em que ele havia deixado as pessoas o emocionaram e ele agiu para mudar isso. Jeová não é responsável pela situação em que estamos, a pessoa responsáveis foram Adão e Satanás, entretanto, por esse amor e compaixão terem se disposto a pagar o preço mais alto que alguém poderia pagar, como veremos agora, então pensar sobre isso deve nos motivar a apreciar não apenas nessas datas, mas diariamente, esse sacrifício .
E como vimos, Jeová decidiu enviar o seu filho, pois diz que poderia ter enviado qualquer outro Anjo porque tinha miríades de Anjos ao seu serviço, mas mesmo assim fez um sacrifício supremo e enviou o que mais amava, que era o seu filho primogênito isso é algo de grande valor.
6. O que envolveu o resgate?
O resgate envolveu a recuperação do que foi perdido através do sacrifício da vida perfeita de Jesus, cujo valor equivalente permitiu a redenção da humanidade e do pecado e da morte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O resgate envolveu recuperar o que Adão havia perdido, a oportunidade de viver eternamente em harmonia com Deus, porque ele não era mais perfeito. Jesus ofereceu a sua vida perfeita A vida perfeita de Jesus, pois tinha o mesmo valor que a vida perdida por Adão, como um ser humano perfeito ofereceu o seu sangue como pagamento pelo pecado.
Pois bem, quando Adão pecou ele era perfeito e com isso o que ele fez foi passar aos seus descendentes a possibilidade de não poder viver para sempre então ele aproveitou essa oportunidade mas para recompensar o que Adão tinha feito porque Jesus ofereceu sua vida como um perfeito sacrifício e quando Ele estava na terra como Primeira Pedro 2:22 diz que ele não cometeu pecado nem houve engano em sua boca, então a vida perfeita de Adão foi compensatória pela vida perfeita de Jesus Cristo.
E voltando ao vídeo que vimos que mencionava o parágrafo anterior sobre o porquê da morte de Jesus, aquele empresário que deixou aquela dívida para resgatar a empresa tinha que ser a mesma dívida se tivesse deixado 200 mil euros em dívida para resgatar a empresa, ele teve que colocar até € 200.000 nada menos Não foi por isso que a vida de Jesus foi necessária, uma vida perfeita foi perdida, não valia a de nenhuma de suas mãos nem de milhares de seres humanos, uma vida perfeita tinha que ter o mesmo valor.
É por isso que, como mostra 1 Timóteo 2:6, houve um resgate correspondente e esse resgate foi como a vida de Jesus foi comentada, é isso que o resgate envolveu pagar um preço quando há um resgate que é pago para resgatar ou recuperar algo que o preço e Jesus pagou com a vida.
7. Cite algumas provações que Jesus enfrentou.
Apesar de ser perfeito, Jesus teve que aceitar a autoridade de seus pais terrenos, José e Maria, durante sua infância, conforme mencionado em Lucas 2:51. Esta situação poderia ter sido um teste para ele, já que seus pais eram humanos imperfeitos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, uma delas é que quando criança ele teve que aceitar a autoridade dos pais que eram imperfeitos embora ele não fosse como indicado em Lucas 2:51 onde diz e continuou sujeito a eles.
Quando adolescente, Jesus provavelmente enfrentou pressão externa para desobedecer aos seus pais terrestres ou abandonar a sua fidelidade a Jeová. Embora não seja especificamente mencionado nas escrituras, você pode ter enfrentado desafios assim durante sua juventude.
Um dos testes mais significativos que Jesus enfrentou foi a tentação de Satanás no deserto, conforme registrado em Mateus 411, Satanás tentou persuadir Jesus a pecar, oferecendo-lhe poder e glória terrena, mas Jesus resistiu a essas tentações e permaneceu fiel a Jeová.
Poderíamos pensar que o fato de permanecer sob a autoridade dos pais, conforme declarado em Lucas 2:51, é um teste sem importância, mas não é o caso, porque quando alguém é um jovem adolescente, é facilmente influenciado e, no caso de Jesus, isso também indica que Ele era continuamente obediente aos seus pais. Há uma referência neste texto que ele também fez isso porque tinha que cumprir a lei em todos os momentos e a lei diz que temos que ser obedientes aos nossos pais porque é o primeiro comando com uma promessa.
E também já adulto, teve que enfrentar provas muito duras que Satanás lhe deu e tudo porque queria que ele deixasse de ser leal a Jeová e assim Jesus não teria condições de pagar o resgate, porém sabemos que Jesus sempre permaneceu leal a Jeová.
Um dos testes que acho mais interessante que Jesus teve que enfrentar foi que Satanás lhe ofereceu os reinos e a glória deste mundo em Mateus 4:8 e isso deve ter sido muito difícil para ele porque ele nos amava muito e talvez ele poderia pensar que eu aceito e tudo acabou, mas ele tinha que ser paciente, confiar na maneira como Jeová faria as coisas e que ele poderia suportar essas provações.
E uma parte da vida de Jesus que não sabemos muito é a adolescência, mas Jesus teve que permanecer inteiro durante toda a sua vida e talvez a adolescência seja um daqueles momentos em que é mais difícil manter internamente toda a pressão daqueles com a quem viveu por desobedecer aos pais, talvez por não servir a Jeová, por tentar coisas novas, as mesmas coisas que os adolescentes enfrentam hoje, mas também permaneceu em pé.
8. Que outras provações Jesus suportou?
Jesus foi perseguido e ameaçado de morte por seus inimigos, teve que lidar em diversas ocasiões com as imperfeições e falta de compreensão de seus discípulos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus também foi submetido a tortura física, zombaria e foi executado como criminoso durante seu julgamento. E no momento mais difícil do seu sofrimento no Madero, Jesus experimentou um sentimento de abandono quando gritou: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
Também deve ter sido difícil para Jesus ver como os seus discípulos queriam insistentemente mostrar a sua imperfeição porque discutiam porque ele queria ser o mais importante e isso não acontece uma vez, aconteceu várias vezes.
Hebreus 12:1-3 nos conta como o executaram, era como se ele fosse um criminoso e diz que ele sofreu muito, ou seja, depois de tudo que estava acontecendo acima, não o executaram em algo rápido que aconteceu e pronto, mas como um criminoso para humilhá-lo, da melhor maneira possível.
E não só isso, como diz Mateus 27:46, quando ele estava prestes a morrer, Jeová retirou sua proteção e ele teve que suportar a parte final, que foi a mais difícil.
A nota me fez pensar muito sobre a pergunta dos leitores sobre por que Jesus disse por que você me abandonou e diz que pode ser que Jesus estivesse expressando o quanto lhe magoou o fato de Jeová ter retirado sua proteção dele para que ele pudesse demonstrar sua integridade. e é verdade que Jesus não fez nada de errado, mas sabemos que ele teve que sofrer e morrer para responder a Satanás para pagar o resgate e recuperar o que o humano havia perdido e isso só seria possível se Jeová retirasse sua proteção por um momento pela primeira vez. Em sua vida, vemos quão doloroso ele teve que fazer tanto por Jesus quanto por Jeová.
9. Como nos sentimos quando pensamos no sacrifício de Jesus? (1 Pedro 1:8).
O sacrifício de Jesus é um testemunho do imenso amor que Jeová tem pelos seus servos. Ficamos cheios de gratidão saber que Jeová estava disposto a oferecer seu filho para nos salvar do pecado e da morte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O sacrifício voluntário de Jesus nos enche de gratidão por ele por sua disposição de passar por um sofrimento tão extremo em nosso favor. Reconhecemos o amor sacrificial que Jesus demonstrou ao oferecer a sua vida por nós e ao contemplarmos o sacrifício de Jesus, sentimos uma forte motivação para demonstrar lealdade a ele em todos os momentos. O seu sacrifício inspira-nos a seguir os seus ensinamentos e a servi-lo fielmente como sinal de agradecimento pela dádiva inestimável que ele nos deu.
Se voltarmos ao vídeo do parágrafo 5, se algum de nós estivesse na situação de ter perdido o emprego e poder recuperá-lo porque uma pessoa doou ou recuperou aquela dívida que aquela empresa tinha, ficaríamos muito gratos para aquela pessoa, Jesus fez muito mais. Jesus Ele deu a possibilidade através do seu resgate de que no futuro possamos desfrutar de uma vida perfeita que perdemos devido às ações de Adão.
10. O que Jeová estava disposto a sacrificar para nos resgatar?
A coisa mais valiosa na vida de seu filho deve ter magoado muito a Jeová ao ver como maltrataram, desprezaram e fizeram sofrer tanto seu único filho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Conforme mencionado em Provérbios 8:30, não existe relacionamento mais íntimo do que aquele que Jeová tem com seu filho. Contudo, Jeová estava disposto a sacrificar esta relação íntima por permitir que Jesus sofresse tanto na terra e morresse no Madero. Ver seu filho passar por tantas provações e sofrer tanto certamente causou grande dor no coração de Jeová.
Sim, as palavras de Provérbios 8:30 são maravilhosas, não porque além de trabalharmos juntos com Jeová, o que é uma satisfação muito grande, não porque tivemos a oportunidade de trabalhar ou com nossos filhos em algo assim, porque sentimos como diz Jeová, ele sentia que sua maior alegria era Jesus estar com ele e estava sempre feliz com ele, então podemos imaginar a dor que Jeová deve ter sentido diante desses grandes sentimentos que ele sente por seu filho.
Se nos colocarmos no caso, por exemplo, de nós que vivemos há alguns anos e amamos tanto nossos filhos e nos dói tanto as coisas que eles podem fazer ou fazem com eles, bem, vamos imaginar com milhões de anos que Jeová vivia com ele, o que ele sentiria.
Além disso, não devemos esquecer que Jesus estava falando precisamente sobre quão bom Jeová era, quão gentil era o povo, quanto eles se beneficiariam se o ouvissem, mas agora Jeová vê que eles o estão maltratando, matando-o e também matando-o. seu povo querido, aqueles que no passado ele o resgatou do Egito, isso o ajudou muito, fizeram ele se sentir magoado e agora esse povo o mata e o maltrata, mas bom, a visão é que no futuro, isso era uma coisa que ia ajudar toda a humanidade e bom, a dor que Jeová deve ter sentido, quando ele viu tudo isso e juntou na cabeça tudo que era sua cidade, com certeza o fez sofrer muito.
11. Que exemplo nos ajuda a entender como Jeová deve ter se sentido quando Jesus foi executado?
Quem perdeu um filho entende a dor indescritível vivenciada nessa situação. A perda de um filho é uma experiência devastadora que pode causar sofrimento profundo e duradouro. Embora tenhamos fé na ressurreição e na esperança da vida eterna, isso não elimina a dor de perder alguém que amamos. A dor de perder um ente querido é real e profunda, mesmo para quem tem fé na promessa da ressurreição.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este exemplo nos ajuda a entender como Jeová deve ter se sentido no dia em que viu seu amado filho, Jesus Cristo, sofrer e morrer no Madero. Embora Jeová estivesse plenamente consciente da ressurreição e do propósito do sacrifício de Jesus, a dor de testemunhar o A morte do Seu filho amado foi, sem dúvida, profunda e angustiante, semelhante à dor sentida por quem perdeu um filho.
Este exemplo ajuda-nos a apreciar o imenso amor de Jeová pela humanidade e o sacrifício que ele fez ao permitir que Jesus morresse para nos dar a salvação.
Bom, quando você tem a experiência de uma criança que morre ou de um familiar que diz que a dor é tão grande que você não consegue descrever e mesmo que você tenha muita fé na ressurreição, essa dor é tão grande que chega não te consola nesses momentos e isso explica e nos ajuda a entender como Jeová deve ter se sentido no ano 33 quando viu seu filho sofrer e morrer.
Sim, gosto muito de como o livro Vamos Achegar-nos a Jeová descreve isso, que diz que não há palavras para descrever a dor que Jeová sentiu quando seu filho estava para morrer, mas há palavras para descrever por que ele fez isso e que é o que João 3 diz: 16 que é porque eu amo muito o mundo.
Refletindo um pouco mais sobre esse assunto, durante anos não houve uma palavra para os pais que perdem um filho, existe uma palavra para quem perde a esposa, o marido ou para os filhos que perdem os pais, isso mostra até que ponto é algo tremendamente traumático e como foi dito no livro, vamos nos aproximar de Jeová, isso indica muito bem, quer dizer, Jeová tinha que ver lá do céu como levaram o filho dele, como o maltrataram, cuspiram nele, bateram ele, cravaram pregos em suas mãos, ele estava literalmente morrendo, ele pediu ajuda. É algo inimaginável e meditar nessas coisas nos mostra até que ponto Jeová tem se esforçado por todos nós.
E um detalhe que o livro também comenta e que me chamou muito a atenção é que Jeová nesta ocasião teve que enfrentar não ter a companhia de seu filho Jesus Cristo deixando de existir para sempre já que Jeová estava com ele mas agora justamente naquele momento Jeová teve de enfrentar o fato de não ter seu filho.
E veja também os sentimentos que Jeová tinha, ele sabia que iria ressuscitá-lo, ele sabia que iria vê-lo novamente mas ele ainda sentia a dor mas o parágrafo menciona que isso não significa que não temos fé , então quando perdemos aqui um ser amado, passar por essa dor não é porque não temos fé, a ressurreição é normal a gente sentir que alguém que amamos muito se foi, o próprio Jeová Jeová sentiu aquela dor e sabia que ele voltaria em breve para ver seu filho Então são sentimentos normais que temos que estar presentes quando um amigo nosso passa por esses períodos e não é falta de fé mas também pensar que Jeová logo o ressuscitará.
12. Como podemos aproveitar o tempo até a Comemoração?
Sim, algo que podemos fazer antes da comemoração é estudar mais sobre o resgate no nosso estudo pessoal ou no culto familiar e o que podemos fazer é usar o guia de estudo para as Testemunhas de Jeová ou qualquer publicação para descobrir alguns detalhes interessantes. poder preparar nossos corações e demonstrar mais gratidão pelo resgate.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos aproveitar o tempo até a comemoração por gastar tempo estudando mais sobre o tema do resgate no nosso estudo pessoal ou na adoração em família. Podemos utilizar recursos como o guia de estudo para Testemunhas de Jeová ou outras publicações que abordam esse tema para descobrir mais detalhes e aprofundar seu entendimento.
Também podemos seguir a leitura bíblica recomendada para a comemoração que aparece no guia de atividades para a reunião de vida e ministério cristão. Isso nos ajuda a preparar seu coração e mente para a ocasião especial.
Finalmente podemos observar a duração matinal especial para o dia de comemoração. Esta adoração adicional pode ajudar-nos a concentrar as nossas mentes e corações no significado deste evento crucial na fé cristã.
O texto bíblico de Esdras 7:10 onde ele diz que preparou seu coração para consultar a lei de Jeová, colocá-la em prática e ensinar suas normas e suas decisões judiciais em Israel, então isso realmente nos diz que temos que preparar nossos corações para esta ocasião e para que possamos ajudar outros a também se beneficiarem dela. Como podemos fazer isso nos preparando meditando mais e também nos aprofundando na comemoração e neste sacrifício?
E em relação a esse detalhe que acabamos de mencionar, temos que pensar que, principalmente para gente nova num encontro como este ou mesmo na comemoração, são muitos detalhes que não terão resposta, surgirão dúvidas ou questionamentos com In em relação a isso que temos que saber e já foi mencionado antes, a ajuda é que agora temos o guia lá vamos responder perguntas como por que foi necessário que Jesus morresse ou se ele era a pessoa ideal para que ele morresse porque Deus queria que ele morresse. Em vez disso, ele perdoou o benefício que teremos com esse fato, não apenas no futuro, mas agora, então todos esses detalhes precisam ser estudados.
Ideias para estudar
Para aprofundar nosso estudo sobre resgate, poderíamos buscar respostas para perguntas como estas:
Por que o resgate foi necessário? Por que Jeová simplesmente não perdoou Adão e Eva?
Por que Jesus foi a pessoa ideal para vir à Terra e nos salvar?
Que bênçãos temos agora graças ao resgate?
Que bênçãos teremos no futuro graças ao resgate?
DEIXE-NOS AJUDAR OUTROS A BENEFICIAR DA COMEMORAÇÃO
13. Qual é a primeira coisa a fazer para ajudar outros a se beneficiarem da Comemoração?
O convite é o primeiro passo para ajudar outras pessoas a se beneficiarem da comemoração. Isso envolve distribuir convites no culto e fazer uma lista de pessoas que gostaríamos de convidar, como familiares, amigos, colegas de trabalho, de escola e outros conhecidos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Depois de fazermos uma lista, podemos enviar-lhes um convite em papel, se disponível, ou compartilhar um link para a versão digital do convite. Esse gesto pode abrir a porta para que muitas pessoas decidam participar e se beneficiar da comemoração.
Pois bem, como menciona Eclesiastes, devemos semear a nossa semente e não descansar as mãos, por isso devemos ser diligentes e convidar tantos quantos pudermos, para melhor. É interessante o que nos diz para fazer uma lista para que ninguém fique deixados de fora, queremos convidar os dois colegas de trabalho, familiares, vizinhos e se também ficarmos sem convites damos-lhes o link em versão digital.
Diz-se no texto que não sabemos qual deles dará bons resultados, por isso temos que fazer todo o possível para convidar todas as pessoas, mesmo que, por exemplo, sejam familiares ou colegas de trabalho que nós acho que pode não estar interessado, mas não temos que considerar isso como garantido, mas sim imitar todos que pudermos.
14. Que experiência mostra o que podemos conseguir quando convidamos pessoalmente alguém?
Certa irmã ficou agradavelmente surpresa quando seu marido, que não era testemunha, decidiu comparecer à comemoração depois de receber pessoalmente um convite de um conhecido idoso. Embora a irmã já tivesse convidado o marido inúmeras vezes no passado, ele nunca aceitou o convite. Porém, ao receber um convite pessoal de alguém que conhecia, mudou de ideia e decidiu comparecer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esta experiência destaca a importância e o impacto de um convite personalizado. Às vezes, um convite direto e pessoal pode fazer a diferença e motivar alguém a participar de um evento espiritualmente significativo, como o memorial. Nunca devemos subestimar o poder de um convite pessoal e como ele pode influenciar as decisões de outras pessoas em relação à fé e à espiritualidade.
Ela cita a experiência de uma irmã que havia convidado várias vezes o marido para a comemoração e ele nunca foi e um dia ela se surpreendeu porque ele decidiu ir e diz que o fato de ele ter ido foi porque um velho que ela conhecia lhe deu uma convite. e que foi uma vez e sempre muito mais.
Talvez muitos parentes de Testemunhas de Jeová não queiram ouvir ou não queiram aceitar o convite de seus parentes, mas nós aceitamos porque temos um bom relacionamento com eles, então não desperdice essa oportunidade.
Sim, nunca devemos subestimar o espírito de Jeová porque não sabemos em que corações ele move e tem a oportunidade de se juntar a nós e ser beneficiado.
Como ela diz no início, nunca devemos subestimar o que um convite pode alcançar. Talvez esta irmã estivesse convidando o marido verbalmente, mas talvez se ela tivesse feito um convite pessoal, ela teria dito: "Aceite isto, este é o seu convite pessoal para que você possa assistir à comemoração." Ele havia conseguido outra coisa que o velho havia conseguido.
15. Do que devemos lembrar quando convidamos alguém para a Comemoração?
O que devemos lembrar é que a pessoa convidada provavelmente terá muitas dúvidas, principalmente se nunca tiver participado de nossas reuniões. Portanto, é útil pensar sobre possíveis dúvidas que você possa ter e como responderíamos a elas, seguindo o conselho de Colossenses 4:6.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E algumas perguntas comuns podem incluir: O que é feito na comemoração? Quanto tempo dura a reunião? Qual é o tipo de roupa usada? Existe uma taxa de entrada? As arrecadações de dinheiro são realizadas? É importante estar preparado para responder de forma clara e concisa algumas dessas perguntas que possam surgir.
Temos que ter em mente que se for a sua primeira vez provavelmente você terá algumas dúvidas, por isso é bom que preparemos algumas respostas para dúvidas que achamos que possam surgir.
E essas respostas que podemos dar não precisam ser muito complicadas, na verdade podemos usar as ferramentas que já temos como os vídeos, relembrar a morte de Jesus e como são nossos encontros ou o gozo da vida para ficar simples e respostas claras tendo em conta a possibilidade das perguntas que nos fazem.
16. Que outras perguntas poderão surgir para alguém que assiste à Comemoração?
Algumas perguntas que podem vir à mente de alguém depois de assistir ao memorial podem ser: Por que muitas pessoas não participaram do pão e do vinho? Com que frequência celebramos a comemoração? A mesma coisa é feita em todas as nossas reuniões?
VAMOS AJUDAR OS INATIVOS
17. Como podem os idosos ajudar os inactivos? (Ezequiel 34:12, 16).
Dando-lhe amor e carinho.
É importante que os anciãos demonstrem genuíno interesse e afeição pelos inativos, conforme mencionado em Ezequiel 34:12,16. Isso pode significar fazer um esforço extra para contatá-los e expressar sua preocupação e amor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se os inativos decidirem participar da comemoração, os idosos poderão recebê-los com amor e carinho. Isto pode incluir fornecer apoio emocional, estar disponível para ouvir as suas preocupações e fazer com que se sintam bem-vindos e aceites na congregação.
Depois da comemoração, os anciãos podem continuar a contatar os inativos e oferecer-lhes a ajuda espiritual necessária para voltarem a Jeová. Isso pode incluir oferecer orientação espiritual, fornecer recursos úteis para o estudo da Bíblia e estar disponível para responder perguntas e fornecer apoio em seu caminho espiritual.
E para que esses inativos vejam esse amor e carinho dos idosos, o que podem fazer é entrar em contato com eles para que vejam que realmente se preocupam com eles e que querem fazer todo o possível para ajudá-los e assim aproveite para convidá-los para a comemoração e se comparecerem, receba-os com muito amor.
Elas são ovelhas de Jeová e na verdade ele no versículo 12 se refere a elas como minhas ovelhas.
18. Como podemos todos ajudar os inativos? (Romanos 12:10).
Todos nós podemos ajudar os inativos tratando-os com amor, bondade e respeito, seguindo o conselho de 1 Tessalonicenses 5:11. Isso significa evitar fazer comentários ou perguntas que os deixem desconfortáveis ou dizer algo que possa fazer com que se sintam mal. É importante lembrar que, apesar de inativos, continuam sendo nossos queridos irmãos na fé.
Como já foi dito, temos que tratá-los com amor, bondade e respeito. É muito provável que para muitos seja muito difícil retornar à congregação e isso lhes custará muito trabalho. Não vamos bombardeá-los com perguntas indiscretas: simplesmente vamos demonstrar-lhes o nosso carinho, lembrando que eles continuam sendo nossos irmãos.
ILUSTRAÇÃO
Bom, primeiro vemos o irmão. Olhando para a porta da sala com dúvida, com medo, talvez vergonha, medo, não sabemos a insegurança que ele pode sentir, mas quando ele decide entrar, dois irmãos estão conversando com ele, eles estão com sorrisos, bom, contando como foi esse tempo, talvez incentivando-o a voltar porque ele está muito feliz em te ver e isso o deixa muito mais calmo e confortável.
Série de imagens: 1. Um irmão inativo carregando uma Bíblia antiga e um cancioneiro na mão aproxima-se de um Salão do Reino, mas no momento não se atreve a entrar e olha de longe para os irmãos que chegam para celebrar a Comemoração. 2. Mais tarde, o irmão inativo está dentro do Salão do Reino conversando animadamente com outro irmão.
Como a congregação reagiu?
“Fiquei com vergonha de voltar ao Salão do Reino. Eu estava preocupado sobre como eles reagiriam ao me ver. Mas uma das irmãs mais velhas, que eu não via há 30 anos, me disse: 'Bem-vindo ao lar, filho!' Chegou ao meu coração. Eu realmente senti como se tivesse voltado para casa” (JAVIER).
“Fui ao Salão do Reino e sentei-me na última fila para passar despercebido. No entanto, muitos me reconheceram desde quando frequentei quando criança. Eles me acolheram e me abraçaram com tanto amor que senti uma paz enorme. Foi como se eu tivesse voltado para casa” (MARCO).
19. Quais são os benefícios de comemorar a morte de Jesus?
A comemoração nos dá a oportunidade de expressar nossa gratidão pelo que Jeová e Jesus fizeram por nós, sacrificando-se pela nossa salvação. E ao participarmos na comemoração juntamente com os nossos irmãos crentes, tornamo-nos mais unidos como congregação.
E ao comemorarmos a morte de Jesus, também temos a oportunidade de partilhar a mensagem com outros, ajudando-os a compreender como podem beneficiar do sacrifício de Jesus e receber as bênçãos que o resgate oferece.
Bom, um dos benefícios que temos é que quando meditamos em tudo o que Jeová e Jesus fizeram por nós, o amor que temos por eles cresce muito mais.
Ele também diz que é uma boa oportunidade para aproveitar e fortalecer os laços que temos com nossos irmãos.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como podemos preparar nosso coração para a Comemoração?
Podemos preparar o nosso coração para a comemoração refletindo no imenso amor que Jeová demonstrou ao dar o seu filho para a salvação da humanidade. Isso nos ajuda a apreciar a profundidade do sacrifício de Jesus e o amor que Jeová tem por cada um de nós. E para isso podemos utilizar os recursos que nos proporciona como a leitura diária e a duração matinal que se apresenta.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, uma das maneiras mais importantes que vimos é que devemos meditar no valor do sacrifício de Jesus, como fizemos neste artigo, se meditarmos em todas as provações pelas quais Jesus passou, bem como no que ele e seus família teve que sofrer, pai e também usamos as ideias para continuar aprofundando nosso estudo sobre o resgate porque teremos preparado nossos corações para a comemoração da morte de Jesus.
Também podemos acompanhar a leitura especial que temos antes do memorial e assistir ao culto matinal especial para o dia do memorial.
O que podemos fazer para ajudar outras pessoas a se beneficiarem da Comemoração?
Podemos convidar amigos, familiares e conhecidos para participarem da comemoração, pois é uma forma importante de ajudá-los a se beneficiarem deste significativo evento. Fazer com que saibam que são bem-vindos e que podem juntar-se a nós na celebração da morte de Jesus é um gesto de amor e hospitalidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por isso, é importante estar preparado para responder a quaisquer dúvidas ou preocupações que as pessoas que convidamos para a comemoração possam ter. Reservar um tempo para ouvir suas preocupações e fornecer respostas claras e compreensivas pode ajudá-los a se sentirem mais confortáveis e dispostos a participar.
Pois bem, além de participarmos na campanha, podemos deixar os nossos convites para o território, como já foi mencionado, podemos fazer uma lista mas seria bom se o fizéssemos a tempo para que ninguém se esqueça dos vizinhos, amigos, familiares, revisitas que possam ter participado da reunião ou Que sejam revistas que possamos atender e bem, assim poderemos beneficiá-los e a nós que fizemos bem o trabalho.
O artigo também mencionou a importância de estar preparado para poder responder a certas dúvidas que a pessoa possa ter sobre por que foi resgatada, por que participa se todas as reuniões são assim, etc.
De que forma podemos ajudar os inativos?
Tratando-os com amor, bondade e respeito, seguindo o conselho de 1 Tessalonicenses 5:11.
Isso significa evitar fazer perguntas que os deixem desconfortáveis ou dizer algo que possa nos fazer sentir mal. É importante lembrar que, apesar de inativos, continuam sendo nossos queridos irmãos na fé.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário