Estudo de A Sentinela, Semana 11 a 17 de março de 2024, Você está pronto para o dia mais importante do ano?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 11 a 17 de março de 2024, Você está pronto para o dia mais importante do ano?, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Continue a fazer isso em memória de mim” (Lucas 22:19).

1. Por que a Comemoração é o dia mais importante do ano? (Lucas 22:19, 20).

PARA os servos de Jeová, a Comemoração da morte de Cristo é o dia mais importante do ano. É a única cerimônia que Jesus ordenou que fosse realizada (leia Lucas 22:19, 20). Estamos ansiosos por esse dia especial! Porque? Vejamos alguns motivos.

2. Quais são alguns dos motivos pelos quais aguardamos ansiosamente a Comemoração?

2 A Comemoração nos ajuda a meditar no valor do resgate. Isso nos lembra algumas maneiras pelas quais podemos mostrar nosso apreço pelo sacrifício de Jesus (2Co 5:14, 15). Também nos permite estar com nossos irmãos e encorajar uns aos outros (Romanos 1:12). Todos os anos, muitas pessoas inativas assistem à Comemoração, e algumas delas são incentivadas a voltar para Jeová por causa do amor que os irmãos ali lhes demonstram. Além disso, muitas pessoas ficam impressionadas com o que veem e ouvem e decidem começar a estudar a Bíblia. Sem dúvida, tudo isso faz da Comemoração uma ocasião muito especial para nós.

3. Como a Comemoração nos permite ver a união que existe entre o povo de Jeová? (Veja também a imagem).

3 Também aguardamos esse dia porque é uma oportunidade de ver a união que existe no povo de Jeová. Em todo o mundo, as Testemunhas de Jeová reúnem-se à medida que o sol se põe em cada local. Todos ouvimos um discurso destacando a importância do resgate, cantamos duas canções, distribuímos o pão e o vinho e dizemos “amém” de coração a quatro orações. Em questão de cerca de 24 horas, todas as congregações terão feito o mesmo. Podemos imaginar quão felizes Jeová e Jesus devem se sentir ao nos ver honrando-os em todo o planeta?

ILUSTRAÇÃO

Imagens de irmãos e irmãs no Memorial Day em todo o mundo, preparando-se e celebrando esta ocasião muito especial. 1. Em Porto Rico, uma família assiste ao culto matinal especial. 2. Na Itália, um casal que está pregando convida um homem. 3. No Quênia, dois irmãos leram um texto bíblico para um homem. 4. Na Geórgia, uma irmã e sua filha fazem pão seguindo as instruções do vídeo “Como fazer pão memorial”. 5. Na Índia, vários irmãos e irmãs limpam o Salão do Reino e preparam a mesa com pão e vinho. 6. Na Tailândia, um irmão recebe um homem no Salão do Reino. 7. No Japão, um irmão passa pão ázimo para uma irmã durante a Comemoração. Na Comemoração vemos a união que existe no povo de Jeová. (Ver parágrafo 3). 

4. O que veremos neste artigo?

4 Neste artigo responderemos às seguintes perguntas: como podemos preparar o coração para a Comemoração e como podemos ajudar outras pessoas a se beneficiarem dela? E como podemos ajudar os inativos? A análise dessas ideias nos permitirá estar prontos para essa importante ocasião.

COMO PODEMOS PREPARAR NOSSO CORAÇÃO PARA A COMEMORAÇÃO?

5. a) Por que devemos meditar no valor do resgate? (Salmo 49:7, 8). b) Mencione o que você aprendeu com o vídeo Por que Jesus morreu?

5 Uma das maneiras mais importantes de preparar o coração para a Comemoração é meditar no valor do sacrifício de Jesus Cristo. a). Sozinhos, nunca poderíamos ter nos libertado do pecado e da morte (leia Salmos 49:7, 8; veja também o vídeo Por que Jesus morreu?). Então Jeová decidiu que seu querido Filho daria a vida por nós, e ambos pagaram um preço muito alto (Romanos 6:23). Quanto mais meditarmos no que Jeová e Jesus sacrificaram por nós, mais valorizaremos o resgate. A seguir, vejamos algumas das coisas que Jeová e Jesus estavam dispostos a fazer por nós. Mas primeiro, vamos falar sobre o que o resgate envolveu.

b). No vídeo aprendemos sobre a razão fundamental por trás do sacrifício de Cristo. Sua morte foi necessária para nos redimir do pecado e da morte, mostrando assim o amor incondicional de Jeová pela humanidade, como vemos em Romanos capítulo 6 versículo 23.

6. O que envolveu o resgate?

6 Um resgate é o preço pago para comprar de volta ou recuperar algo. O primeiro homem, Adão , era perfeito quando foi criado. Mas quando ele pecou , ​​ele perdeu a chance de viver para sempre e também tirou essa chance de todos os seus filhos. Para resgatar o que Adão havia perdido, Jesus ofereceu sua vida perfeita como sacrifício. Durante todo o seu tempo na Terra, Jesus “não cometeu pecado, nem houve engano na sua boca” (1 Pedro 2:22). Quando ele morreu ele era perfeito, então sua vida tinha o mesmo valor que a vida que Adão havia perdido (1Co 15:45; 1Tm 2:6).

7. Cite algumas provações que Jesus enfrentou.

7 Enquanto esteve na Terra, Jesus obedeceu ao seu Pai celestial em tudo, embora tenha enfrentado muitas provações . Quando criança, ele teve que aceitar a autoridade de seus pais humanos imperfeitos, embora fosse perfeito (Lucas 2:51). Quando adolescente , você talvez tenha tido de resistir à pressão de outras pessoas que queriam que você desobedecesse a seus pais ou deixasse de ser fiel a Jeová. E, já adulto, teve de enfrentar Satanás, que o tentou e até testou diretamente a sua lealdade a Jeová. — Mat. 4:1-11. Satanás estava determinado a fazer Jesus pecar para que ele não pudesse pagar o resgate.

8. Que outras provações Jesus suportou?

8 Durante o seu ministério, Jesus suportou outras provações . Por exemplo, os seus inimigos perseguiram-no e ameaçaram matá -lo (Lucas 4:28, 29; 13:31). Ele teve que lidar com as imperfeições dos seus discípulos (Marcos 9:33, 34). No julgamento em que foi condenado à morte, foi torturado e ridicularizado. Então eles o executaram como se fosse um criminoso e ele sofreu muito (Hb 12:1-3). E quando ele estava prestes a morrer , Jeová retirou sua proteção , então ele teve que suportar sozinho a parte final da provação (Mateus 27:46).

9. Como nos sentimos quando pensamos no sacrifício de Jesus? (1 Pedro 1:8).

9 É evidente que Jesus pagou um preço muito alto para nos resgatar. Quando pensamos em todos os sacrifícios que Jesus estava disposto a fazer por nós, nossos corações se enchem de amor por ele (leia 1 Pedro 1:8).

10. O que Jeová estava disposto a sacrificar para nos resgatar?

10 O que Jeová estava disposto a sacrificar para que Jesus pudesse pagar o resgate ? Como sabemos, não existe relacionamento mais próximo do que aquele que Jeová tem com seu Filho (Pv 8:30). Então vamos pensar em como Jeová deve ter se sentido ao ver Jesus passar por tantas provações aqui na Terra. Certamente lhe doeu muito ver que seu Filho foi maltratado, desprezado e feito sofrer tanto.

11. Que exemplo nos ajuda a entender como Jeová deve ter se sentido quando Jesus foi executado?

11 Quem perdeu um filho conhece a dor indescritível que sente ao passar por essa experiência. Embora tenhamos muita fé na ressurreição, isso não apaga a dor que sentimos quando alguém que amamos morre. Este exemplo nos ajuda a entender como Jeová deve ter se sentido naquele dia do ano 33, quando viu seu Filho amado sofrer e morrer (Mateus 3:17).

12. Como podemos aproveitar o tempo até a Comemoração?

12 Por que não aproveitar o tempo até a Comemoração para estudar mais sobre o resgate no seu estudo pessoal ou na adoração em família? Use o Guia de Estudo para Testemunhas de Jeová ou outras publicações para descobrir mais detalhes sobre este assunto. Além disso, siga a leitura da Bíblia Memorial no Guia de Atividades para Reuniões de Vida Cristã e Ministério. E não se esqueça de assistir ao culto matinal especial do Memorial Day. Se prepararmos nossos corações para esta ocasião, poderemos ajudar outros a se beneficiarem dela (Esdras 7:10).

Ideias para estudar

Para aprofundar nosso estudo sobre resgate, poderíamos buscar respostas para perguntas como estas:

Por que o resgate foi necessário? Por que Jeová simplesmente não perdoou Adão e Eva?

Por que Jesus foi a pessoa ideal para vir à Terra e nos salvar?

Que bênçãos temos agora graças ao resgate?

Que bênçãos teremos no futuro graças ao resgate?

DEIXE-NOS AJUDAR OUTROS A BENEFICIAR DA COMEMORAÇÃO

13. Qual é a primeira coisa a fazer para ajudar outros a se beneficiarem da Comemoração?

13 Como podemos ajudar outras pessoas a se beneficiarem da Comemoração? Para começar, você deve convidá-los . Além de distribuir convites no culto, talvez possamos fazer uma lista de pessoas que gostaríamos de convidar , como nossos familiares, colegas de trabalho, de escola e outros conhecidos. Se ficarmos sem convites em papel, podemos enviar um link para a versão digital. Quem sabe quantos decidem participar! (Ecl. 11:6).

14. Que experiência mostra o que podemos conseguir quando convidamos pessoalmente alguém?

14 Nunca subestimemos o que pode ser alcançado com um convite. Certo dia, uma irmã ficou surpresa quando seu marido , que não é Testemunha, lhe disse que iria com ela à Comemoração. Por que ele ficou tão surpreso? Porque ela lhe pediu muitas vezes para comparecer, mas ele nunca o fez. Por que você mudou de ideia ? Ele explicou que um velho que ele conhecia lhe havia feito um convite pessoalmente. O marido foi naquele ano e muitos mais.

15. Do que devemos lembrar quando convidamos alguém para a Comemoração?

15 Lembremo-nos de que quando convidamos alguém para a Comemoração, essa pessoa pode ter algumas dúvidas, especialmente se nunca tiver assistido às nossas reuniões. É por isso que é bom pensarmos nas dúvidas que você possa ter e como responderíamos (Colossenses 4:6). Por exemplo, você pode se perguntar: “O que eles fazem lá? Quanto tempo dura a reunião? Como você deve estar vestido? Tenho que pagar alguma coisa para entrar? As coletas de dinheiro são feitas?” Assim, poderíamos perguntar ao nosso hóspede se ele tem alguma dúvida e explicar o que deseja saber. Também podemos utilizar os vídeos Vamos relembrar a morte de Jesus e Como são nossos encontros? Além disso, a lição 28 do livro Aproveite a Vida contém algumas ideias que podemos discutir com a pessoa.

16. Que outras perguntas poderão surgir para alguém que assiste à Comemoração?

16 Depois de assistir à Comemoração, a pessoa talvez tenha mais perguntas. Você pode se perguntar por que ninguém (ou quase ninguém) comeu pão e vinho. Talvez você também esteja se perguntando com que frequência celebramos a Comemoração. E você pode querer saber se todas as nossas reuniões fazem a mesma coisa. Embora muitas dessas coisas sejam consideradas no discurso da Comemoração, a pessoa talvez precise de uma explicação mais detalhada. Para responder algumas de suas perguntas, podemos usar o artigo do jw.org “Por que as Testemunhas de Jeová celebram a Ceia do Senhor de maneira diferente de outras religiões?” Queremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance antes, durante e depois da Comemoração para ajudar aqueles que têm “a atitude certa” a tirar proveito desta ocasião especial. — Atos 13:48.

VAMOS AJUDAR OS INATIVOS

17. Como podem os idosos ajudar os inactivos? (Ezequiel 34:12, 16).

17 Como podem os anciãos ajudar os inativos durante a época da Comemoração? Mostrando-lhes interesse e carinho (leia Ezequiel 34:12, 16). Os anciãos, antes da Comemoração, contatem o maior número possível. Diga-lhes que você se preocupa com eles e deseja fazer tudo o que puder para ajudá-los. Convide-os para a Comemoração e, se comparecerem, receba-os com amor. Depois da Comemoração, mantenha contato com esses queridos irmãos e dê-lhes a ajuda espiritual necessária para voltarem a Jeová. — 1 Ped. 2:25.

18. Como podemos todos ajudar os inativos? (Romanos 12:10).

18 Todos os irmãos da congregação podem ajudar os inativos que assistem à Comemoração. De que maneira? Tratá-los com amor, bondade e respeito (leia Romanos 12:10). Lembremo-nos de que aquelas queridas ovelhas de Jeová talvez tenham achado difícil voltar a uma reunião. Talvez estivessem preocupados com a forma como os irmãos os receberiam. Portanto, não vamos fazer perguntas que os deixem desconfortáveis ​​ou dizer algo que possa fazê-los sentir-se mal (1 Tessalonicenses 5:11). Eles continuam sendo nossos queridos irmãos, e estamos felizes de voltar a adorar a Jeová com eles. — Sal. 119:176; Atos 20:35.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um irmão inativo carregando uma Bíblia antiga e um cancioneiro na mão aproxima-se de um Salão do Reino, mas no momento não se atreve a entrar e olha de longe para os irmãos que chegam para celebrar a Comemoração. 2. Mais tarde, o irmão inativo está dentro do Salão do Reino conversando animadamente com outro irmão.

Como a congregação reagiu?

“Fiquei com vergonha de voltar ao Salão do Reino. Eu estava preocupado sobre como eles reagiriam ao me ver. Mas uma das irmãs mais velhas, que eu não via há 30 anos, me disse: 'Bem-vindo ao lar, filho!' Chegou ao meu coração. Eu realmente senti como se tivesse voltado para casa” (JAVIER).

“Fui ao Salão do Reino e sentei-me na última fila para passar despercebido. No entanto, muitos me reconheceram desde quando frequentei quando criança. Eles me acolheram e me abraçaram com tanto amor que senti uma paz enorme. Foi como se eu tivesse voltado para casa” (MARCO).

19. Quais são os benefícios de comemorar a morte de Jesus?

19 Em vista de tudo o que analisamos, não nos surpreende que Jesus nos tenha ordenado que comemorássemos a sua morte todos os anos. Fazer isso beneficia a nós e a outros de muitas maneiras (Is 48:17, 18). Ajuda-nos a amar mais a Jeová e a Jesus. Isso nos dá a oportunidade de mostrar o quanto somos gratos pelo que eles fizeram por nós. Aproxima-nos dos nossos irmãos e permite-nos ajudar outras pessoas a saber o que precisam fazer para desfrutar das bênçãos que o resgate torna possível. Portanto, esforcemo-nos para estar prontos para a Comemoração, o dia mais importante do ano.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podemos preparar nosso coração para a Comemoração?

Estudar, meditar mais em Jesus e no resgate, e preparar o coração. 

O guia de estudo e a leitura da Bíblia para a comemoração podem nos ajudar.

Esforçando-nos para estar em paz com nossos vizinhos e ouvindo o culto matinal do dia da lembrança.

O que podemos fazer para ajudar outras pessoas a se beneficiarem da Comemoração?

Você tem que convidá-los. Além de distribuir convites no culto, talvez possamos fazer uma lista de pessoas que não gostaríamos de convidar, como nossos familiares, colegas de trabalho, de escola e outros conhecidos.

Se ficarmos sem convites em papel, podemos enviar um link para a versão digital.

De que forma podemos ajudar os inativos?

Os idosos são lembrados de contatá-los com gentileza e respeito, convidando-os para a comemoração. 

Não os julgando, evite nos ignorar ou nos olhar mal.

Se os virmos na rua, podemos cumprimentá-los, pois alguns sentem que são tratados como expulsos. Na comemoração, cumprimentar-se com carinho e respeito, evitando comentários impertinentes ou sarcásticos, evitando também olhares acusatórios ou desdenhosos, conferindo-lhes antes uma qualidade de acolhimento.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários

Postar um comentário