Estudo de A Sentinela, Jeová o ajudará nos momentos difíceis, Semana 25 a 30 de março de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Jeová o ajudará nos momentos difíceis, 25 a 31 de março de 2024, Comentários e Respostas.


“Ele é a estabilidade dos seus tempos” (IS. 33:6)

1, 2. Que problemas nós, como servos de Jeová, podemos enfrentar?

Os servos de Jeová podem enfrentar diversos problemas na vida, como oposição de colegas de escola ou de trabalho, conflitos familiares, doenças graves, dificuldades financeiras, entre outros. Apesar desses desafios, Jeová promete estar sempre presente para consolar, apoiar e ajudar seus servos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O parágrafo 1 do texto menciona exemplos de situações difíceis que os servos de Jeová podem enfrentar, como a notícia de uma doença terminal, a descoberta de uma vida dupla em um ente querido ou a destruição de seu lar devido a um desastre natural. Estes exemplos ilustram como a vida pode mudar repentinamente e como os servos de Jeová também enfrentam desafios e adversidades.

O parágrafo conta a experiência de alguns que, devido a tragédias inesperadas, tiveram suas vidas de uma reviravolta tão grande que mudaram para sempre. Assim, nós, servos de Jeová, como todos os outros, também sofremos e coisas ruins também nos acontecem, e muitos de nós também temos que enfrentar perseguição e oposição daqueles que nos odeiam, mas a diferença é que sabemos bem que o que diz Isaías 41:10, que não importa o que aconteça, Jeová sempre nos ajudará e não deixará ficamos angustiados porque, em vez disso, ele nos dará o guia para tomar boas decisões e permanecer leais nas situações mais difíceis.

Talvez onde moramos haja um desastre natural e um dia possamos ficar com todos os nossos pertences para que também possamos enfrentar isso no futuro.

E todos nós enfrentamos problemas diferentes, mas há uma frase aqui que gosto muito quando diz que com ele se referindo a Jeová ao nosso lado podemos manter a alegria, tomar boas decisões e permanecer leais Mesmo nas piores situações, se fizermos isso por certeza Jeová Ele estará conosco e nossos problemas serão resolvidos.

JEOVÁ NOS PROTEGERÁ

3. Quanto nos custaria fazer se estivéssemos passando por um problema sério?

Quando estamos passando por uma situação muito difícil, pode ser difícil pensar com clareza e tomar decisões. A dor, a angústia e as preocupações podem invadir o nosso coração, turvar a nossa mente e dificultar a nossa capacidade de saber o que fazer no meio da adversidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, se estamos passando por um problema sério, pode ser difícil pensarmos e tomarmos boas decisões.

E isso é normal porque diz que a dor pode invadir todo o nosso coração, a angústia e as preocupações turvam a nossa mente e então não sabemos o que fazer, por isso é bom recorrer sempre a Jeová.

A irmã Mónika que é mencionada no parágrafo diz que foi difícil para ela conseguir dizer com as suas próprias palavras o que sentia então se não conseguisse sequer expressar o que sentia, temos que imaginar o quão difícil seria fazer uma decisão clara, uma decisão correta num momento tão difícil para ela.

E como diz o parágrafo, estávamos até numa situação tão complicada porque talvez fosse difícil para nós conseguirmos realizar as atividades normais do dia-a-dia, e é por isso que precisamos de Jeová.

4. O que Jeová nos promete em Filipenses 4:6, 7?

Em Filipenses 4:6, 7, Jeová promete dar-nos “a paz de Deus”, que é uma calma e tranquilidade interior que experimentamos através do nosso relacionamento com ele. Esta paz vai além do que podemos compreender ou imaginar e protege os nossos corações e mentes, permitindo-nos sentir seguros e em paz mesmo no meio das dificuldades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E é também uma paz além do que chamam de paz de Deus, além do que muitas vezes podemos compreender, é uma paz que sentimos internamente graças à relação que temos com Jeová e é isso que naqueles momentos em que parece que tudo nos supera e que as pessoas dizem que não entendem como isso pode continuar porque podemos continuar porque Jeová está nos dando essa calma e essa tranquilidade para podermos suportar aquele momento.

O que o parágrafo diz aconteceu com todos nós. Ele faz uma pergunta muito bonita se alguma vez fizemos uma oração muito intensa a Jeová e quando terminamos essa oração nos sentimos muito calmos, todos nós experimentamos aquela paz que só Jeová pode dar nós.

5. Como é que “a paz de Deus” protege a nossa mente e o nosso coração?

“A paz de Deus” protege nossas mentes e corações, dando-nos segurança e tranquilidade, permitindo-nos sentir-nos em paz mesmo em meio a circunstâncias adversas. Esta paz funciona como uma proteção que nos ajuda a manter a calma, a pensar com clareza e a tomar decisões sábias, apesar das dificuldades que enfrentamos na vida.

A palavra protegerá vem de sua expressão militar que era usada pelos soldados que guardavam a cidade para que ela não fosse atacada e como resultado seus habitantes se sentissem seguros e calmos da mesma forma que nós quando a paz de Deus protege nossos corações e nossas mentes e nos sentimos tão seguros e calmos quanto aqueles soldados.

6. O que podemos fazer para sentir a paz de Deus? (Veja também imagens).

Para sentir a paz de Deus, podemos orar intensamente a Jeová e buscar a sua proteção. Assim como os habitantes de uma cidade poderiam pedir aos soldados que os protegessem, também podemos pedir a Jeová que nos proteja. Orar constantemente e buscar essa conexão com Deus nos ajudará a experimentar aquela calma e tranquilidade interior que é “a paz de Deus”. força, sua sabedoria para poder enfrentar situações complicadas, se estivermos passando por uma situação difícil não devemos parar de orar em nenhum momento e assim poderemos ver e vivenciar como Jeová nos dá sua paz e protegerá nossos corações e nossas mentes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se eu gosto do parágrafo que diz vamos orar a ele até sentirmos a paz de Deus, quero dizer que às vezes não vai ser uma coisa única, talvez precisemos insistir, mas o próprio Jesus já nos obrigou a fazer isso quando em Lucas 11:9 ele lhes disse para continuarem, perguntando, continuem procurando e continuem batendo na porta e ela se abrirá para vocês porque Jeová no final vai nos dar essa Paz.

Gosto muito do texto de Romanos 12:12 porque diz que se o lermos do fim ao começo nos dá uma chave muito boa e é que se perseverarmos na oração suportaremos todas as dificuldades e graças a isso poderemos nos alegrar, porque a esperança que temos é muito bonita e Jeová é o único que pode nos dar através da oração aquela força e capacidade que ele só pode nos dar.

ILUSTRAÇÃO

Na imagem vemos esses soldados que estavam na porta, eles estavam vigiando para que ninguém entrasse e que pudessem atacar a cidade e ao lado deles vemos um irmão que parece estar doente ou talvez passando por uma situação ruim e esse irmão bem ao mesmo tempo Assim como os soldados podem ter pensamentos ruins que podem atacar suas mentes ou talvez pensamentos negativos porque talvez eles estejam vendo que não estão curados nem nada, mas se eles tiverem essa paz de espírito e agora eles terão sua mente protegido como vemos com os soldados e não. Você vai deixar esses pensamentos negativos te atacarem.

É por isso que A Sentinela diz com razão que esta paz nos vem de Deus, mesmo que as coisas não melhorem imediatamente porque o problema pode persistir, mas teremos essa Paz, essa calma e essa tranquilidade para podermos tomar boas decisões e pensar ...corretamente.

Salmos 4:8 Pois bem, aí está dizendo: Vou me deitar e dormir em paz porque só você, ó Jeová, me faz viver em segurança. Talvez a situação que estamos passando não seja resolvida imediatamente, mas sempre temos que ter aquela confiança depositada em Jeová porque Ele fez isso com outros de seus servos e conosco ele não vai fazer menos, o que temos que ser gratos a ele pelas provisões que ele nos forneceu através da Bíblia, sempre iremos tenho que confiar nele em tudo.

No parágrafo aparece um exemplo muito bonito em primeiro Samuel 1, que é o de Ana, ao fundo quando Eli diz para ela ir em paz e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu, ela ainda está na mesma condição , então em que sentido ela saiu em paz porque diz que a tristeza desapareceu do rosto dela porque quando contamos a Jeová o que nos preocupa como sentimos o que confiamos que entendemos está agora em suas mãos e a paz de espírito de saber que Jeová administra nossa vida, nossa matéria nos dá paz. 

Uma irmã segura a mão do marido, que está doente de cama, enquanto ele ora. Há pequenos frascos de remédios na mesa de cabeceira. Em uma imagem em destaque, há dois soldados guardando o portão de uma cidade. Ore até sentir que “a paz de Deus” protege seu coração e sua mente. (Ver parágrafos 4 a 6).

JEOVÁ NOS DÁ ESTABILIDADE

7. Como nos sentiremos se estivermos passando por uma situação muito difícil?

Se estivermos passando por uma situação muito difícil, poderemos ter dificuldade em manter o equilíbrio emocional e nossas reações poderão não ser normais. Podemos nos sentir dominados por emoções agitadas, como se estivéssemos sendo atingidos por ondas no meio de uma tempestade. É normal sentir sentimentos de vazio, tristeza, raiva, solidão ou frustração em momentos de adversidade. Nessas ocasiões, é importante lembrar que Jeová nos promete estabilidade e pode ajudar-nos a sobreviver apesar das circunstâncias difíceis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, pode ser difícil para nós manter a calma e o equilíbrio, podemos não ser capazes de pensar ou reagir como normalmente faríamos e, como diz o parágrafo, podemos até nos sentir perdidos em um mar de emoções agitadas.

E isso é muito bem descrito pela esposa do Luís. Ela conta que quando ele morreu, às vezes ela se sentia vazia, às vezes sentia pena, às vezes ficava com raiva e às vezes frustrada, então ela sentia a mesma coisa como uma onda atingindo um navio.

Se estivermos passando por uma situação muito difícil, pode ser difícil manter o equilíbrio, não, não e não, não pensamos com clareza, por isso temos que orar constantemente a Jeová para nos ajudar a tomar boas decisões.

8. O que Jeová nos prometeu em Isaías 33:6?

Em Isaías 33:6, Jeová nos prometeu que nos dará estabilidade. Esta promessa nos dá a garantia de que, apesar das tempestades e dificuldades que enfrentamos na vida, Deus nos sustentará e nos ajudará a permanecermos firmes e equilibrados.

Pois bem, como já foi bem lido em Jeová, ele promete nos dar estabilidade. Para isso, ele nos dá o exemplo de um navio que, quando está em tempestade, pode se mover de um lado para outro, mas o que os barcos têm é que eles têm estabilizadores que fazem com que o barco ande com mais suavidade, para que os passageiros se sintam seguros, mas claro que o importante é que diz que esses estabilizadores funcionam melhor se o barco estiver em movimento, isso não é ensinado que se estivermos passando problemas sérios ou difíceis de resolver e queremos que Jeová nos dê a estabilidade de que precisamos, porque também temos que seguir em frente para podermos continuar servindo a Jeová fielmente e não parar.

9. Como as ferramentas que a organização de Jeová nos dá nos estabilizam? (Veja também imagens).

As ferramentas fornecidas pela organização de Jeová, como publicações, vídeos e aplicativos, ajudam-nos a manter uma boa rotina espiritual e a encontrar estabilidade emocional em meio às tempestades da vida. Essas ferramentas nos permitem estudar, meditar e encontrar conforto nas Escrituras, fortalecendo nossa fé e nossa conexão com Deus. Ao usarmos essas ferramentas, podemos sentir o apoio e a orientação de Jeová, ajudando-nos a manter o equilíbrio emocional e espiritual em momentos de dificuldade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O parágrafo menciona que temos que ter uma boa rotina espiritual e é verdade que talvez nessas circunstâncias não damos a Jeová tanto como em outras ocasiões, mas Jeová é muito razoável como mencionado na história de Lucas 21, a viúva que dá tudo o que podia, ela não tinha mais, houve outros que deram o que sobrou, mas ela deu tudo o que podia, então temos que reservar um tempo para estudar, meditar e usar todas as ferramentas que a organização nos fornece para adquirir isso ajuda.

E na imagem podemos ver a irmã que talvez tenha sofrido uma traição dentro da família, que antes de estudar, talvez ela tenha ansiedade, ela não encontra paz de espírito e agora lendo aqueles artigos, fazendo aquela pesquisa, ela consegue encontrar calma, encontrar um equilíbrio e que essas emoções Então eles permitem que ela continue no seu dia a dia.

E continuando com o exemplo do barco, talvez o barco já não consiga ir tão rápido como antes, tem que andar um pouco mais devagar, o importante é que continue em frente e as ferramentas estejam ao nosso alcance e sejam muito fáceis de usar. Espera-se que façamos grandes coisas, mas isso tem muito efeito.

No Salmo 119 ele fala sobre os lembretes de Jeová que nos dão entendimento para permanecermos vivos, às vezes há um problema que nos afoga, mas essas ferramentas de que estávamos falando, incluindo as músicas que às vezes nos ajudam a encher nossas mentes de pensamentos positivos e como Jeová vê coisas e muda completamente nosso humor.

E às vezes podemos saber como nos sentimos, como disse a irmã que quando as nuvens de tempestade de uma crise emocional se aproximavam, nossas mentes ficavam embotadas. Uma publicação, uma ferramenta que gosto muito, são textos bíblicos para a vida cristã, onde específicos são citadas questões com as quais se pode dizer sim, me sinto assim e abaixo os textos bíblicos parecem ser capazes de aliviar essa dor.

Esta irmã conta que quando viu uma nuvem escura ou viu que um momento difícil estava chegando, ela se antecipou e buscou essa informação. Haverá momentos na vida para os quais podemos não ter tempo porque é um imprevisto, mas se estivermos vendo que um momento difícil se aproxima, então poder buscar essas informações e fortalecer nossa mente e nos preparar para isso nos ajudará a lidar muito melhor com isso.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã faz seu estudo pessoal usando o aplicativo JW Library e medita no que lê. Em uma imagem em destaque, há um navio no meio de uma tempestade com estabilizadores estendendo-se abaixo da água. Nossas publicações podem ajudar você a não perder a estabilidade. (Ver parágrafos 8 e 9).

JEOVÁ NOS APOIARÁ

10. Como podemos nos sentir quando sofremos um infortúnio?

Quando sofremos um infortúnio, podemos nos sentir fracos física e emocionalmente. Podemos vivenciar uma sensação de vulnerabilidade e fraqueza, semelhante à de um atleta lesionado que não consegue mais realizar as mesmas atividades com a mesma facilidade de antes. Podemos ter dificuldade em realizar tarefas diárias ou participar em atividades que gostávamos. Nessas ocasiões, é importante lembrar que Jeová promete nos sustentar e nos ajudar a superar nossas fraquezas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, podemos nos sentir fracos em vários aspectos, como mencionei aqui, no sentido emocional e físico, às vezes não temos vontade de fazer nada, tarefas que antes eram comuns agora são feitas como uma subida e a única coisa que se quer é seja tão bom quanto eles quiserem. Também aconteceu com Elias deitado, mas vemos como é mostrado na história que o Anjo o ajudou não uma, mas várias vezes, então veremos mais tarde como Jeová também o faz.

Sim, acrescenta-se a palavra muito no parágrafo, ou seja, podemos ficar muito fracos, ou seja, podemos chegar ao limite, e é aí que começamos a nos sentir muito mal, podemos até ficar frustrados e com raiva, dizendo: " Não sei por que me sinto mal.” Estou me sentindo assim e o acúmulo de todas essas circunstâncias nos faz sentir muito fracos.

11. O que mais Jeová faz para nos ajudar? (Salmo 94:18).

Além de prometer nos sustentar, Jeová também nos consola em momentos de medo e angústia. No Salmo 94:18 é mencionado que Deus nos conforta e nos acalma, nos dando paz e segurança em meio às adversidades. Assim como um pai acalma seu filho durante uma tempestade, Deus nos envolve com seu amor e nos dá forças para enfrentar nossos medos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, como lemos no salmo, às vezes a nossa mente pode ficar cheia de pensamentos que nos preocupam, mas é aí que o amor de Jeová nos sustenta e nos acalma e como podemos fazer isso com uma comunicação bidirecional, tendo um diálogo com Jeová através da leitura diária da Bíblia e da oração, mas com a convicção de que Jeová estará sempre ao nosso lado.

Sim, quando eu já estava lendo as palavras deste salmo que acabamos de ler, quando meus pés escorregam, se tentamos andar no gelo, você realmente não pode andar no gelo se não estiver segurando algo, porque viver em tal situação extrema, um problema tão agudo. Isso torna impossível continuar com a nossa antiga vida, é como andar no gelo, mas podemos aguentar. Na verdade, eles se agarram a nós. Não é que nós aguentamos. É Jeová quem segura-se em nós. Assim poderemos andar sobre aquele gelo.

Sim, esta imagem de Jeová que segura a nossa mão direita transmite a ideia de um apoio constante e firme como o de um pai.

12. Se nos sentirmos muito mal, quem Jeová pode usar para nos ajudar?

Quando nos sentimos muito mal, Jeová pode usar outras pessoas, como nossa família, amigos ou anciãos da congregação, para nos dar apoio e consolo. Deus muitas vezes motiva essas pessoas a nos procurar e oferecer ajuda em momentos de necessidade.

Tal como Jónatas fortaleceu e encorajou David no seu desânimo, e Eliseu ajudou Elias no seu momento de fraqueza, os nossos relacionamentos íntimos podem ser instrumentos de conforto e apoio em tempos difíceis. Aceitar a ajuda das pessoas ao nosso redor pode ser uma forma de Jeová nos sustentar e nos trazer conforto em meio às nossas aflições.

Bom, temos exemplos de tempos passados ​​como Davi quando ele estava muito desanimado porque Jeová usou seu amigo Jônatas para visitá-lo e ajudá-lo no caso de Elias, Eliseu também lhe ofereceu ajuda prática e hoje temos amigos para ajudá-lo. família e os idosos para nos ajudar.

Sim, no caso do David foi muito bonito, muito emocionante, como Jonatan o ajudou porque ele disse para ele não ter medo, e também era o próprio pai que estava fazendo aquele mal porque ele não ia encontrá-lo, mas ele também diz a ele que o ajudou a fortalecer sua confiança em Jeová, que é a coisa mais importante que um amigo pode fazer, que é ajudá-lo nesse campo.

E é verdade que às vezes quando passamos por situações tão difíceis é normal e compreensível que queiramos ficar a sós com os nossos sentimentos, isso nem sempre é mau, mas também é verdade que se nos isolarmos completamente da congregação dos nossa família dos nossos amigos, então estaremos cortando uma das ajudas que Jeová usa para nos ajudar.

Sim, aqui somos mencionados o caso de Elias quando ele se sentiu tão fraco porque Jeová o ajudou a se mover porque ele lhe deu instruções para ir e ungir Jeú como Rei de Israel e também ungir Eliseu como profeta para ocupar seu lugar, então Elias seguiu em frente e então viu como sua vida poderia seguir em frente e não caiu no desânimo.

13. O que temos de fazer para beneficiar-nos da ajuda de Jeová? (Veja também imagens).

Para nos beneficiarmos da ajuda que Jeová nos dá por meio de outros, como familiares, amigos ou anciãos na congregação, é importante lutar contra o desejo de nos isolarmos. Às vezes, quando nos sentimos mal, tendemos a nos afastar dos outros e a nos concentrar demais nos nossos problemas, o que pode nos levar a tomar decisões erradas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aceitar a ajuda e o apoio daqueles que nos rodeiam, mesmo quando preferimos ficar sozinhos, permite-nos receber o conforto e a força que Deus nos oferece através deles. Por permanecermos abertos à ajuda de outros, podemos permitir que Jeová nos apoie e console em momentos de dificuldade.

Não para nos isolarmos, mas é verdade que é algo pelo qual temos que lutar porque instintivamente o que tendemos a fazer quando nos sentimos emocionalmente mal é querer ficar sozinhos, mas como nos diz o provérbio, é aquele que é isolado quem persegue seus desejos, é egoísta e rejeita a sabedoria prática, por isso, mesmo que isso nos custe e devamos fazer um esforço, pensamos que é o caminho que Jeová está usando para nos sustentar.

Sim, como vimos no parágrafo 12, um dos meios que Jeová usa são os mais velhos, amigos ou familiares para tentar nos encorajar e como já foi mencionado, se nos isolarmos o que podemos fazer é nos autodestruir, então estamos fechando a porta para esses meios que Jeová está provendo para nós e estamos fingindo não demonstrar o que o texto de Provérbios diz que no final os amigos estão lá quando realmente precisam estar.

ILUSTRAÇÃO

E quando você se isola você tende a focar demais nos seus próprios problemas, e você vê na imagem que esse velho sabe que talvez seja isso que está acontecendo com o jovem, ele sofreu uma queda mas agora precisa focar outra coisa para seguir em frente, Ele o leva ou o convida para visitar outros irmãos que talvez também tenham problemas. Quando você se concentra no fato de que não é o único que sofre, então as coisas assumem uma perspectiva diferente e é mais fácil seguir adiante.

E eu adoro a Ilustração, a fotografia, o gesto dos idosos, eles também entendem Isaías 32 que temos que ser um refúgio e a imagem ao lado é muito bonita com o joelho ou algum osso talvez deslocado quando alguém acontece algo assim para nós vamos ao médico não pensamos Em nossos ossos pensamos que não vai me machucar e como é bom que os idosos tenham esse gesto, eles vão ajudá-los sem prejudicá-los, sendo um refúgio e um alívio para eles.

Dois idosos visitam um casal em sua casa. Em uma imagem em destaque, um médico é visto enfaixando o tornozelo de um homem. Aceite a ajuda de sua família, amigos e idosos. (Ver parágrafos 11 a 13).

JEOVÁ NOS CONSOLARÁ

14. O que pode nos assustar?

Oposição de colegas de classe ou de trabalho, familiares e funcionários do governo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Na vida existem situações que podem nos causar medo e apreensão. Podemos sentir medo da oposição alheia, de problemas graves, de doenças, entre outros desafios.

Na Bíblia, são relatadas experiências de servos fiéis de Deus que admitiram ter medo de seus inimigos ou de circunstâncias difíceis. É natural que em determinados momentos nos sintamos tão vulneráveis ​​como uma criança pequena. No entanto, no meio dos nossos medos, Jeová promete consolar-nos e tranquilizar-nos, dando-nos a segurança e o apoio de que precisamos para superar as nossas preocupações.

Nos é dado o exemplo se estamos diante da possibilidade de morrer por doença grave ou qualquer outro motivo e não é que isso só possa acontecer conosco, é que o salmista no Salmo 18:4 estava falando sobre as cordas de A morte o cercou e que uma inundação repentina de homens desprezíveis o aterrorizou, quero dizer, temos exemplos bíblicos de pessoas que tiveram medo em situações difíceis e isso também pode acontecer conosco e também podemos enfrentá-los.

Bom, para uma ilustração que é assim para uma criança que, como diz aqui, quando é pequena fica indefesa e depois se assusta e é verdade que a mesma coisa pode acontecer conosco. Às vezes há situações em vida que nos fazem tremer de medo porque não encontramos a saída mas como diz o subtema, Jeová é quem pode nos consolar. 

15. De acordo com o Salmo 94:19, o que Jeová promete fazer?

De acordo com o Salmo 94:19, Jeová promete nos consolar e tranquilizar. Este versículo nos mostra que, como um pai amoroso que abraça seu filho assustado durante uma tempestade, Deus está disposto a nos dar conforto e paz em meio ao nosso medo e ansiedade. Se confiarmos em Jeová e permitirmos que ele nos envolva com seu amor e proteção, poderemos encontrar a calma e a segurança necessárias para enfrentar nossos medos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No Salmo 94:19, ele nos garante que, mesmo que estejamos preocupados com a possibilidade de ficarmos sobrecarregados, Jeová sempre nos consolará e nos tranquilizará, não importa quão grande seja a tempestade.

E o parágrafo coloca uma ilustração muito bonita para que possamos nos ver no lugar e é quando uma menina tem medo de tempestade porque como ela se sente quando o pai vai e a abraça, a tempestade ainda está lá, mas a menina se sente mais calmo porque está com o pai dele.

Sim, da mesma forma, bom, Jeová, quando a gente está com uma preocupação, um problema, uma dificuldade vai continuar igual, ele não vai tirar o problema, a gente não deixa, mas como ele está indicando aqui como exemplo assim como a menina, ele nos ajuda, nos cerca, nos dá paz. de Deus que precisamos ver o problema de uma forma diferente e sermos fiéis. 

16. Se quisermos que Jeová nos console, o que temos de fazer? (Veja também imagens).

Se quisermos receber consolo de Jeová, é importante estabelecer um relacionamento achegado com ele por meio da oração e da leitura de sua Palavra. Ao orar e meditar sinceramente na Palavra de Deus, podemos experimentar Seu conforto e força em meio às nossas dificuldades. É fundamental confiar que, mesmo nos momentos mais difíceis, Jeová estará sempre presente para nos ajudar e confortar.

A oração e o estudo pessoal são essenciais para superar circunstâncias difíceis. Quando oramos, não estamos apenas pedindo ajuda a Jeová, mas fortalecendo nosso relacionamento com ele e ele pode nos responder precisamente com base nesse estudo, não apenas nos dando paz como já temos. Como ele nos ora por meio de seu espírito, também podemos encontrar na Bíblia exemplos de servos fiéis dos tempos antigos sobre como eles perseveraram. Isso pode ser uma resposta de Jeová para nos dar força.

ILUSTRAÇÃO

Acho que o que ela está pensando é que quando ela era pequena ela tinha problemas então agora ela está mais velha ela tem problemas e como o abraço do pai agora neste caso será o abraço de Jeová quando ele a confortar e pensar que vai ajudar ela assim como quando ele ajudou seu pai que estava com medo.

Além disso, na minha opinião, você pode pensar bem, não só esse momento difícil é o que você está passando naquele momento, mas talvez você pense ao longo de sua vida como Jeová o ajudou, como você aprendeu muitas lições com muitos irmãos extraordinários que você conheceu e talvez também, pensando em como será o futuro, o futuro que resta ou o futuro que Jeová promete para todos, então tudo isso é um acúmulo de coisas que quando você pensa e medita nisso, isso te fortalece.

Amiga, aquela imagem da irmã pensando também me faz meditar nas palavras do Salmo 119 que são citadas no parágrafo da segunda parte onde, após abrir o coração, o salmista dizendo que não conseguia dormir diz, dá-me forças de acordo à sua promessa, possivelmente a irmã. Você também está meditando nas promessas de Jeová e isso está lhe dando forças para enfrentar tudo o que tiver que enfrentar.

Uma irmã medita no que lê na Bíblia. Em uma imagem em destaque, um pai é visto abraçando sua filha durante uma tempestade à noite. Permita que seu Pai celestial o console com as Escrituras. (Ver parágrafos 15 e 16).

17. O que devemos ter em mente?

Palavras do Salmo 23:4 que diz que não temerei mal nenhum porque você está comigo e Jeová estará sempre pronto para nos ajudar e nunca nos deixará sozinhos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É importante lembrar que mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida, Jeová sempre estará presente para nos ajudar. Ele nunca nos deixará sozinhos, pois prometeu proteger-nos, dar-nos estabilidade, sustentar-nos e confortar-nos. Confiando plenamente em Deus e aproveitando toda a ajuda que ele nos dá através da sua Palavra, da oração e do apoio dos outros, podemos encontrar a força necessária para superar os desafios e as adversidades que enfrentamos.

Gostei muito que em toda a Sentinela você pode ver o trabalho em equipe, o que Jeová faz, mas o que eu faço, então Jeová não vai me deixar sozinho, tenho certeza disso, mas tenho que fazer alguma coisa, então agora eu tenho que fazer a minha parte por seguir e manter essa amizade com Jeová.

E quão lindas são as palavras do Salmo 94:14 que diz porque Jeová não abandonará o seu povo nem abandonará a sua herança, somos herança de Jeová, uma propriedade especial, uma propriedade que ele nunca venderá, ou seja, ele sempre cuidará de nós. Ele fez tanto por nós que não nos permitirá ficar sozinhos em nenhum momento.

Sim, temos visto algumas vezes. Pode haver situações em que há algo que podemos fazer porque podemos pedir sabedoria a Jeová, se não houver nada que possamos fazer, podemos pedir-lhe paz de espírito, mas em qualquer situação, mesmo que tenhamos muito medo, nós temos que lembrar que temos esta Uma arma secreta muito poderosa é a oração e se contarmos a Jeová tudo o que sentimos podemos ter certeza que ele nos protegerá, nos dará estabilidade, nos sustentará e nos confortará.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Quando poderemos precisar da ajuda de Jeová mais do que nunca?

Talvez precisemos da ajuda de Jeová mais do que nunca em momentos de profunda aflição, dor, medo ou desespero. Quando enfrentamos situações extremamente difíceis, como a oposição de outras pessoas, problemas graves, doenças graves ou a possibilidade de perder a vida, é quando mais precisamos do conforto, da força e da proteção que só Deus pode proporcionar.

Pois bem, quando enfrentamos circunstâncias mais difíceis que o normal, elas são extremas.Antes mencionamos o caso de uma irmã cujo marido a traiu, ou de um marido que foi informado de que iria morrer em breve, ou de uma irmã que foi atingido por um furacão. São coisas extremas, talvez não precisemos ir tão longe, mas também podemos nos sentir em um buraco profundo devido aos nossos sentimentos devido a circunstâncias que acontecem com todos nós para onde vamos precisam da ajuda de Jeová mais do que nunca, mais do que em outras ocasiões. 

De que quatro maneiras Jeová nos ajuda quando passamos por momentos difíceis?

Um deles que acho que adoro é Isaías 33:6 onde diz que ele lhe dá estabilidade nestes tempos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová nos ajuda de quatro maneiras quando passamos por momentos difíceis: Ele nos conforta e nos tranquiliza ao prometer nos consolar e nos trazer paz em meio às nossas aflições, como um pai amoroso que abraça seu filho assustado durante uma tempestade. Ele também nos sustenta, assim como um atleta lesionado precisa de ajuda para se movimentar, Jeová nos sustenta e nos fortalece para seguirmos em frente, garantindo-nos que não precisamos temer, pois ele estará ao nosso lado para nos ajudar.

Jeová também prometeu que nos protegerá e como nos protegerá, dando-nos a sua paz mental que protegerá a nossa mente e o nosso coração, para que possamos pensar com clareza.

E ele também nos ajuda por meio de outras pessoas. Jeová pode usar nossa família, amigos ou idosos para motivá-los a nos ajudar em momentos de necessidade.

Ele também nos ajuda por meio de outras pessoas: Jeová pode usar nossa família, amigos ou anciãos para motivá-los a nos ajudar em momentos de necessidade, demonstrando seu cuidado por meio da congregação e do apoio mútuo. Oferece-nos estabilidade e proteção: Jeová é a estabilidade dos nossos tempos, prometendo proteger-nos, dar-nos estabilidade e confortar-nos no meio das adversidades, dando-nos a força necessária para enfrentar os desafios da vida.

O que Jeová nos promete no Salmo 94:19 onde diz que nos consolará e nos acalmará. 

O que devemos fazer para nos beneficiar da ajuda que Jeová nos oferece?

Para nos beneficiarmos da ajuda que Jeová nos oferece em tempos difíceis, devemos manter um relacionamento achegado com Deus por meio da oração e da leitura de sua Palavra, aceitar o apoio de outros irmãos e confiar nas promessas de Deus. Essas ações nos permitirão encontrar conforto, força e esperança em meio às adversidades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Provérbios 181 diz que quem se isola é egoísta e rejeita toda sabedoria prática. Portanto, se quisermos nos beneficiar da ajuda de Jeová, devemos evitar nos isolar e passar muito tempo sozinhos, pois ele poderia estar usando nossos parentes, irmãos ou o idosos para nos dar aquele incentivo e força que tanto precisamos.

Além da ajuda de outros, também vimos orar não apenas uma vez, mas manter constantemente nossa rotina espiritual com estudo e meditação lendo sua palavra para sentir o abraço de Jeová. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários