ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 25 a 31 de março de 2024, Salmo 22, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 25 a 31 de março de 2024, Salmo 22 Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 22:22. De que duas maneiras podemos imitar o salmista? (w06 1/11 29 par. 7; w03 1/9 20 par. 1).

A primeira forma é quando estamos presentes cantando os cânticos do Reino, muitas dessas composições musicais são orações, por isso devem ser cantadas com atitude reverente. Por esta razão, devemos procurar sentar-nos antes do presidente da reunião anunciar a canção e depois cantar, concentrando-nos no significado da letra. É importante lembrar que cantar louvores a Jeová é um bom motivo para chegar cedo às reuniões e ficar até o fim.

A segunda maneira é quando oferecemos feedback em nossas reuniões. Portanto não devemos subestimar os bons resultados que isso produz, por exemplo podemos explicar como superamos ou evitamos problemas, isso fortalece a determinação de nossos irmãos em seguir os princípios bíblicos, se incluirmos os textos bíblicos citados, mas não copiados ou fornecemos o Como resultado de pesquisas pessoais, encorajaremos outras pessoas a cultivar melhores hábitos de estudo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma maneira de imitar o salmista é participar ativamente nas reuniões congregacionais, especialmente durante os cânticos do Reino. Assim como o salmista, podemos mostrar respeito pelas nossas reuniões por estarmos presentes quando cantamos cânticos de louvor a Jeová. É importante cantar essas composições musicais que são como orações com atitude reverente, concentrando-se no significado da letra e com o mesmo espírito do salmista ao louvar a Jeová no grupo íntimo dos justos e na assembleia.

Outra forma de imitar o salmista é incluir textos bíblicos citados ou fornecer o fruto de nossa pesquisa pessoal em nossos comentários, o que incentivará outros a cultivar melhores hábitos de estudo e aprofundar o conhecimento bíblico dentro da congregação, seguindo o exemplo do salmista.

Além disso, o que podemos fazer é nos concentrar no significado das letras das músicas. Dessa forma podemos estar preparados para participar de nossas reuniões. Já que cada música está relacionada ao nosso Encontro.

Ao cantar essas músicas no início das reuniões, os membros da congregação têm a oportunidade de se preparar mental e espiritualmente para receber os ensinamentos que serão apresentados durante a reunião. Além disso, cria uma atmosfera de reverência e união entre os participantes, ajudando-os a concentrar-se no objetivo de louvar a Jeová.

Outra maneira é que, quando estamos nas reuniões, nossos comentários também são uma forma de adorar a Jeová, porque mostram o quanto nos preparamos e o quanto apreciamos o alimento que Jeová nos dá.

É por isso que antes de participar devemos preparar vários comentários, por exemplo podemos falar sobre como o artigo que estamos estudando nos ajudou, ou podemos comentar um texto bíblico e como nos ajudou a seguir um princípio bíblico, todos esses comentários fortalece nossos irmãos e nos incentiva a melhorar nossos hábitos de estudo.

Neste versículo o salmista expressa o seu compromisso de louvar e proclamar o nome de Deus entre a comunidade dos crentes. É um ato de adoração e testemunho da grandeza e fidelidade de Deus, mesmo em meio às dificuldades e aflições. Este versículo nos encoraja hoje a sermos testemunhas e portadores da verdade e da grandeza de Deus na realidade cotidiana e na comunidade.

Desafia-nos não só a viver a nossa fé em particular, mas também a partilhar abertamente o nome de Jeová e a louvá-lo com outros irmãos. Também nos lembra que a adoração e o louvor são uma parte fundamental do nosso relacionamento com Deus e da nossa identidade como Testemunhas de Jeová.

Podemos ampliar esta resposta com informações de A Sentinela de 1.º de novembro de 2006, página 29, parágrafo 7, que fala sobre proclamar o nome de Deus e louvá-Lo no meio da congregação. O parágrafo destaca a importância de demonstrar respeito pelas reuniões principalmente durante o cântico, é instado a chegar cedo, estar presente e ter uma atitude reverente lembrando as palavras de Jesus citadas pelo apóstolo Paulo em Hebreus 2:12, quando diz: “Proclamarei a eles o teu nome aos meus irmãos e te louvarei com cânticos no meio da congregação.

Outra Sentinela que se refere a esta situação é a de 1º de setembro de 2003 página 20 parágrafo 1, que destaca como Davi expressou seu compromisso de proclamar o nome de Deus e louvá-Lo na congregação, mostra que Davi considerava isso um privilégio e uma responsabilidade • partilhar as boas novas de justiça na congregação, aplicando assim o Salmo capítulo 22 versículo 22, centrando-se na importância do culto congregacional e na proclamação do nome de Deus na comunidade.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 22:1, 2. Nestes textos podemos ver que Davi sabia por experiência própria os efeitos que uma aflição extrema pode ter sobre um servo fiel de Deus. Isto nos faz ver que mesmo os servos fiéis de Deus podem sofrer sérias dificuldades que quebrantam o nosso coração. Mas temos de lembrar-nos de que Jeová é um pai amoroso que nos consola e está perto dos seus servos que clamam a ele por ajuda, assim como ele deseja consolar e curar os nossos corações quebrantados. Deus pode nos dar a sabedoria e a força necessárias para enfrentar qualquer adversidade.

Salmos 22:9,10. Jeová não se lembra do vínculo estreito que uma mãe tem com um filho, que foi criado por ele. O Rei Davi nestes versículos agradece a Deus por tirá-lo do ventre e por fazê-lo se sentir seguro nos braços de sua mãe, ele reconhece que Jeová cuidou dele desde que nasceu, então se Jeová criou este sistema complexo para uma mãe estar atento ao seu bebê e cuidar dele com carinho.É lógico pensar que ele se interessa por cada um de nós, que somos seus filhos.

Salmos 22:24. Isso nos mostra como Jeová leva em consideração nossos irmãos e eles lutam com esses sentimentos de tristeza e desânimo. Muitos deles sentem que estar sobrecarregados de problemas e talvez ver seus irmãos que parecem desfrutar da felicidade, até parecem despreocupados, finalmente Lá na nota diz que eles podem chegar a pensar que não têm a aprovação de Jeová, mas este versículo 24 confirma que Jeová não despreza nem odeia o sofrimento dos oprimidos quando eles clamam por socorro, ele ouve cada um. Portanto, estas palavras mostram que Jeová está atento à situação de cada um dos seus servos e que também os recompensa.

Salmos 22:28. Diz que a verdadeira autoridade vem de Jeová, e esta declaração nos dá confiança de que muito em breve Jeová porá fim aos governos que nos cercam e estabelecerá um Reino justo no qual poderemos usufruir uma vida sem fim. 

Salmos 22:7-8. Davi previu que Jesus seria insultado, então vemos que o povo junto com os clérigos religiosos, os escribas, os anciãos, disseram que se ele salvou os outros por que não salva a si mesmo. Então Jesus Cristo é um bom exemplo para nós hoje de que as pessoas não nos amam, nos insultam, e temos que imitar Jesus Cristo, ou seja, devemos ser passivos e deixar essas pessoas que nos desprezam nas mãos de Jeová. 

Salmos 22:18. Ensina-nos que ver como as profecias se cumprem com tantos detalhes fortalece a nossa fé e confiança em Jeová e também na Bíblia.

Salmos 22:14. Ele menciona: “Meu coração se tornou como cera” e derrete dentro de mim. E quando essa profecia se cumpriu? Em Mateus 26:38 foi mencionado que Jesus falando aos seus discípulos mencionou que ele estava tão angustiado que sentiu como se estivesse morrendo de vontade de que eles ficassem acordados com ele. 

Salmos 22:5. O texto diz que se confiarmos em Jeová e seguirmos os seus dias, nunca ficaremos desapontados, porque a nossa esperança se tornará realidade. Porque a nossa esperança vai se tornar realidade, e isso porque fazemos todos os nossos caminhos rolarem sobre Jeová e então obtemos bênçãos abundantes não só agora, mas também no futuro. 

Salmos 22:1. Parece que o salmista não pode acreditar que o vínculo com Jeová foi completamente quebrado, por isso no versículo 24 ele diz isso porque não desprezou ou odiou o sofrimento dos oprimidos, e continuando com este versículo no final ele diz quando ele pediu-lhe ajuda. Ouviu gritos, então não é um grito desesperado sem saída, é um apelo que percorre um caminho atormentado, mas no final se tivermos confiança em Jeová, a vitória divina vem. 

Salmos 22:11. Davi pede para Jeová ficar não sei a que distância dele porque as dificuldades se aproximam e ele não tem mais ninguém para ajudá-lo. Bom, isso nos diz que Jeová está sempre perto de nós quando pedimos ajuda em qualquer dificuldade, é por isso que sempre temos que orar a Jeová para estar do nosso lado.

Salmos 22:27. Aí marca o tempo em que as famílias da terra se juntarão ao povo de Jeová para louvá-lo, mas hoje estamos desfrutando desta União, porque todos formamos uma grande multidão internacional que adora a Jeová junto com o resto dos irmãos Ungidos, então Nós deve aderir a este reino que é divinamente organizado.

Salmos 22:15. Jesus em sua agonia diz que minha língua está grudada nas gengivas, isso se cumpriu de acordo com João 19, quando Jesus se dirigiu aos que tinham pés, Ele lhes disse que estou com sede. A Torre de Vigia disse que Jesus não achava que expressar o que sentia era um sinal de fraqueza, o que para nós também não deveria ser. Portanto, às vezes podemos nos sentir desconfortáveis ​​em contar aos outros sobre nossas necessidades, mas temos que lembrar que se os irmãos quiserem para nos ajudar, não, eles não vão ler a nossa mente, somos nós que teremos que expressar com franqueza de expressão a nossa necessidade assim como Jesus fez. 

Salmo 22:28. Este versículo proclama a soberania de Deus sobre todas as nações e seu papel como governante supremo. No mundo de hoje, este versículo nos lembra que o domínio de Deus se estende a todas as nações e que a Sua vontade acabará por prevalecer. Desafia-nos a reconhecer a autoridade de Deus sobre as nossas vidas e a viver de acordo com os seus princípios de justiça e amor num mundo muito diverso.

Salmo 22:1. Este versículo marca o início do Salmo 22, onde o salmista expressa angústia e sentimento de abandono para com Deus. É um grito de desespero e dor que reflete a experiência humana de se sentir alienado da presença e do conforto Divino. Em nossos dias, esse versículo ressoa com aqueles que estão passando por momentos de atrito, dor ou crise espiritual. Lembra-nos que é normal passarmos por momentos de dúvida e desespero em nosso relacionamento com Deus, mas também nos encoraja a expressar honestamente nossas emoções diante Dele e a buscar Seu conforto e ajuda em momentos difíceis.

Salmo 22:19. Aqui o salmista clama a Deus para que não se desvie e pede ajuda rápida e decisiva. É um reconhecimento da necessidade da presença e do poder de Deus em meio à adversidade. Na sociedade atual, este versículo nos lembra que podemos confiar em Jeová como nossa força e ajuda em momentos de necessidade. Desafia-nos a procurar a Deus em momentos de dificuldade e a confiar na Sua pronta resposta e ajuda nas nossas vidas.

Salmos 22:14. Destaca a vulnerabilidade do ser humano quando enfrenta dificuldades e sofrimento. O salmista descreve sua condição como enfraquecida e dilacerada, comparável a água derramada e ossos desconjuntados. Nestes momentos de fraqueza e desespero, o salmista busca forças em Jeová. Portanto, em vez de confiarmos apenas na nossa própria força ou em soluções humanas, temos de recorrer a Jeová como fonte de força e consolo.

Salmos 22:11. Deste mesmo texto podemos aprender que quando enfrentamos desafios e dificuldades, pode ser tentador afastar-nos de Deus. No entanto, o Salmo recorda-nos que é precisamente nestes momentos de angústia que mais necessitamos do conforto e da força que advém da nossa relação com Deus e da ajuda do seu Espírito Santo para permanecermos leais.

Salmos 22:7. Este ensinamento destaca que, assim como Davi, ele foi ridicularizado e ridicularizado por seus inimigos enquanto passava por dificuldades. Nós também podemos enfrentar críticas e ridículo quando enfrentamos provações na vida, e aqueles que não compartilham a nossa fé usam isso para nos desanimar e desanimar de continuar a servir a Jeová, fazendo parecer que nossos esforços são inúteis e em vão.

Salmos 22:11. Este texto destaca a importância de permanecermos próximos de Jeová e da congregação, principalmente quando enfrentamos dificuldades e provações em nossas vidas em momentos de angústia e sofrimento, é fundamental nos apegarmos à nossa fé e buscarmos o apoio de nossos irmãos na fé . Ao compartilharmos nossos fardos e preocupações com nossos irmãos cristãos, podemos encontrar consolo, sabedoria e conselhos que nos ajudarão a suportar provações com força e esperança. 

Salmos 22:4. Este versículo destaca a importância de confiar em Deus com base em exemplos passados. Assim como Davi e outros crentes tinham confiança de que Jeová o salvaria por causa das ações passadas de Deus em favor do seu povo. Nós também podemos fortalecer a nossa fé e confiança em Deus estudando e refletindo sobre esses mesmos exemplos do passado. 

Salmo 22:22. Isso nos faz pensar em quais maneiras podemos louvar a Jeová no meio da Congregação, por exemplo podemos dar bons comentários, mas não a única maneira, outra maneira muito eficaz é através do nosso bom exemplo ao falar e tratar os mais velhos, o sexo oposto , menores, e na nossa maneira de vestir e arrumar-nos.

Salmo 22:18. As palavras deste salmo foram cumpridas literalmente, enquanto ele estava fixado no madeiro, Jesus nada pôde fazer para determinar o que seria feito com sua roupa. Ele não conseguiu influenciar os soldados romanos a lançarem sortes sobre eles, mas foi isso que eles fizeram, exatamente como a profecia bíblica havia predito.

Salmo 22:10. Neste mesmo texto podemos perceber que a educação espiritual não deve recair apenas sobre a mãe, o pai também deve estar envolvido, faz parte da série de responsabilidades que devem ser consideradas antes de ter um filho, o bom exemplo de ambos os pais irá significativamente ajudar as crianças a serem boas pessoas.

Salmo 22:10. Os pais farão bem em ensinar os filhos sobre Jeová; isto deve começar o mais cedo possível, desde a infância. Por esta razão, é necessário um verdadeiro esforço para ajudá-los a compreender que a obediência a Deus é a melhor maneira de viver; temos ferramentas fornecidas pela organização para ajudar as crianças.

Salmo 22:7. Isso nos faz pensar sobre qual é a nossa reação quando vemos os outros, ficamos felizes em vê-los? Há quem ao ver os outros sinta reações diferentes, o Salmo menciona que ao ver houve quem risse e zombasse, sem dúvida isso tem sido muito comum nos centros educacionais, mas não queremos zombar de ninguém quando eles Veja. 

Salmo 22:6. Este salmo está relacionado com A Profecia de 53 Eu te amo que O Messias seria desprezado pelo povo, o rei Davi também era desprezado por muitos que acreditavam nele, mas Jeová tinha confiança nele, e também em seu filho amado. Isso nos motiva, embora outros não tenham confiança de que alcançaremos nossos objetivos espirituais, o importante é confiar em Jeová e esperar o seu tempo perfeito.

Salmo 22:1. Ensina-nos que as provações fazem parte do nosso caminho neste sistema. Jesus sabia que, ao morrer no bosque, estava fazendo a vontade de Jeová. Pouco depois de citá-los, ele exclamou: Eles se cumpriram. Jeová teve que remover sua proteção por um momento para que pudesse cumprir tudo o que tinha vindo fazer na terra. Isto também tornou possível que todas as coisas escritas sobre ele fossem cumpridas. se cumpra a lei de Moisés, nos profetas e nos santos.

Salmo 22:3. O louvor desempenhou um papel importante na adoração que o povo de Israel oferecia a Jeová. Sendo o todo-poderoso objeto constante de expressões de louvor, o salmista poderia dizer dele: “Tu habitas nos louvores de Israel.

Salmo 22:1. Jesus citou-nos estas palavras porque ficou desapontado ou porque perdeu a fé por um momento. Ele entendia perfeitamente por que tinha que morrer e estava disposto a fazê-lo. Ele também sabia que Jeová teria de remover qualquer cerca protetora ao seu redor no momento de Sua morte. Jeová permitiu que Jesus provasse, sem sombra de dúvida, que permaneceria fiel, não importando quão difícil fosse sua morte.

Salmo 22:1,24. Davi não havia perdido a fé, pois, depois de fazer essa pergunta, disse que confiava que Deus poderia salvar seus servos, e Jeová continuou a abençoar. De modo similar, o fato de Jesus, filho de Davi, estar sofrendo no Madero não significava que Jeová tivesse retirado sua aprovação.

Salmos 22:28-31. Esses versículos declaram que Jeová tem autoridade real e que sua justiça será anunciada às gerações futuras, o que me ensina sobre a eternidade de Deus e a importância de transmitir nossa fé e as obras de Jeová às gerações futuras. 

Salmos 22:26,27. Esses versículos falam da satisfação dos humildes e da adoração que Jeová receberá de todos os confins da Terra, o que me ensina sobre a justiça e a soberania de Deus sobre todas as nações. Isto é muito importante porque reafirma a minha convicção sobre as promessas do Reino.

Salmos 22:19-21. Aqui, Davi não se afasta e o ajuda em sua situação desesperadora, o que nos mostra a importância de buscar a Deus e pedir sua ajuda em momentos de perigo.

Salmos 22:22. Estes versículos mostram que apesar da sua situação, David promete proclamar o nome de Deus e louvá-Lo na congregação, ensinando-nos sobre a gratidão e o compromisso de partilhar a nossa fé nos outros e cumprir os nossos votos.

Salmos 22:16-19. Estes versículos descrevem uma situação de ataque e desapropriação, que pode nos ensinar sobre a realidade do sofrimento e como as pessoas podem ser vítimas do mal. Então, isso me ensina que, assim como Davi, podemos abrir o coração a Jeová e dizer-lhe como nos sentimos, e ele encontrará a melhor maneira de nos dar o conforto e a ajuda de que precisamos.

Salmos 22:14. Este salmo mostra que Davi estava sob tanta pressão de seus inimigos que seu coração se tornou como cera e derreteu profundamente em suas entranhas, porque, como Jesus, quando esteve no bosque muito tempo depois, é possível que ele pensasse que Jeová I tinha o abandonou. Contudo, os versículos 16 a 21 mostram claramente que Davi não havia perdido a fé em Jeová.

Salmos 22:14-15. Esses versículos descrevem o sofrimento físico e emocional pelo qual Davi está passando. O que me ensina que mesmo no meio da dor devo recorrer a Jeová em busca de consolo e força.

Salmos 22:12,13. Esses versículos mostram a presença dos inimigos de Davi e sua sensação de estar cercado. Aprendo com isso que enfrentar oposição pode nos deixar sobrecarregados, mas também me ensina a importância de manter a fé em Jeová em meio à adversidade.

Salmos 22:11. Este versículo me ensina a necessidade de estar sempre perto de Jeová, mas especialmente em momentos de dificuldade. Visto que aqui é destacado que haverá situações ou desafios em que somente Jeová poderá nos ajudar, mais ninguém.

Salmos 22:6-8. Nestes versículos o salmista se compara a um verme, expressando sua humildade e o ridículo que enfrenta. Isto me ensina que, embora às vezes soframos humilhação e desprezo por parte de outros, nossa fé em Jeová precisa permanecer firme, bem como nossa confiança de que ele agirá no devido tempo para nos trazer justiça.

Salmos 22:9,10. Esses versículos mostram o cuidado de Jeová desde o nosso nascimento, e mostram a nós, pais cristãos, que devemos ensinar nossos filhos desde muito pequenos a cultivar um relacionamento especial com Jeová, já que ele está presente e cuida de nós desde o início de nossas vidas.

Salmos 22:1, 2. Esses versículos expressam o sentimento de abandono de Davi e sua persistência na oração. Isso me ensina a importância de perseverar, mesmo quando parece que não há resposta de Jeová ou que ele está longe de mim.

Salmos 22:3-5. Estes versículos falam da santidade de Jeová e da confiança que as gerações passadas depositaram nele e como não ficaram desapontadas. Esses versículos me incentivam a lembrar como Jeová ajudou seu povo no passado e isso me incentiva a confiar nas promessas de Jeová baseadas em sua fidelidade, o que é muito importante considerando os tempos em que vivemos e o que nos espera no futuro próximo.

Salmos 22:19. Apesar das circunstâncias adversas, o salmista afirma: “Tu és a minha força.” Esta afirmação reflete uma profunda confiança no poder de Deus para fornecer força em tempos de fraqueza. Ensina-nos que mesmo quando nos sentimos fracos ou sem esperança, podemos confiar na força que só Deus pode nos dar.

Salmos 22:22. A essência da duração neste versículo é destacar e louvar a Jeová. Ao concentrar nossa adoração Nele, reconhecemos Sua grandeza, fidelidade e soberania sobre nossas vidas.

Salmos 22:24. Este versículo nos lembra que Jeová não despreza nem odeia o sofrimento dos oprimidos. Nos ensina que Deus é compassivo E próximo de quem está passando por momentos difíceis. Isso nos dá conforto e confiança em meio às provações, sabendo que não estamos sozinhos e que Jeová entende a nossa dor melhor do que ninguém. 

Salmos 22:18. Este versículo é uma profecia cumprida na morte de Jesus. No evangelho de Mateus 27 35 e Marcos 15 24, é narrado como os soldados romanos dividiram as vestes de Jesus e lançaram sortes sobre sua túnica. Isso mostra como as escrituras do Salmo 22 apontavam para eventos específicos na vida de Jesus. Sem dúvida, as profecias bíblicas sempre se cumprem, isso nos ajuda a continuar confiando em Jeová.

Salmos 22:10. Fala de uma relação íntima entre o salmista e Deus desde o momento do seu nascimento. Esta afirmação destaca a crença de que Deus está presente e cuida de nós desde o início de nossas vidas. Ao declarar que desde o ventre de sua mãe Jeová tem sido seu Deus, o salmista reconhece a soberania e o controle de Deus sobre sua vida. Isto nos lembra que nossa vida está desde o início nas mãos de Jeová e que podemos confiar na sua orientação e cuidado.

Salmos 22:6. O salmista identifica-se com o sofrimento comparando-se a um verme, um ser insignificante e desprezado. Esta imagem reflete a profunda dor emocional e a desesperança que uma pessoa pode sentir em meio ao luto. Ensina-nos a reconhecer e expressar nossas lutas e dores diante de Deus, sabendo que ele nos compreende e cuida de nós.

Salmos 22:4. Mostra como o salmista reconhece que seus pais também depositavam sua confiança em Deus. Isto nos diz que a fé é uma herança espiritual, transmitida de geração em geração. A lição aqui é a importância de incutir valores e crenças espirituais na família.

Salmos 22:3. O texto menciona, referindo-se a Jeová, que ele é “Santo”. O que nos lembra que a santidade é uma das qualidades fundamentais de Jeová e que ele está completamente separado e afastado de todo pecado e mal. Este ensino exorta-nos a reconhecer e respeitar a pureza e a perfeição de Jeová nas nossas vidas.

Salmo 22:3. Aqui podemos ver que Jeová é Santo, ou seja, está separado de todo pecado, e isso nos enche de confiança, pois vivemos num mundo onde a pureza é rara. De uma forma ou de outra, tudo neste mundo longe de Deus está contaminado pelo pecado e pela imperfeição. Por esta razão todos nós temos que lutar contra a nossa tendência ao pecado. Contudo, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de cair em pecado. Mas isso não acontece com Jeová. Ele não corre esse risco, porque está completamente separado do pecado. Isso nos confirma que ele é o melhor pai e que podemos confiar totalmente nele.

Salmo 22:4,5. Esses dois versículos nos fazem ver a importância de confiar em Jeová, visto que o fim deste sistema está cada vez mais próximo. Portanto, hoje, mais do que nunca, temos de confiar no modo de Jeová fazer as coisas. Se confiarmos nas instruções que recebemos agora e as obedecermos imediatamente, provavelmente faremos o mesmo durante a grande tribulação.

Salmo 22:6,7. Vemos que às vezes há situações que podem nos deixar arrasados, mas devemos lembrar que Jeová é um Deus de todo conforto, que nos conforta em todas as nossas tribulações e pode ajudar a todos nós, por mais terrível que seja a situação, nosso celestial pai pode nos confortar

Salmo 22:9,10. No texto, Jeová nos lembra do vínculo estreito que une uma mãe a seu filho, que foi criado por nosso amoroso criador, Jeová. O rei Davi agradeceu a Deus por tê-lo tirado do ventre e feito com que ele se sentisse seguro nos braços de sua mãe. Ele reconheceu que Jeová cuidou dele desde o seu nascimento. Se Deus criou um sistema tão complexo para que a mãe fique de olho no bebê e cuide dele com carinho, é lógico pensar que Deus também está interessado em cada um de nós, que somos seus filhos.

Salmo 22:11-15. Esses textos nos ensinam que quando estamos passando por situações angustiantes, devemos recorrer a Jeová em busca de ajuda, assim como Davi sentiu como se Jeová o tivesse abandonado, sua fé permaneceu firme. Assim como Davi, nunca devemos esquecer as coisas magníficas que Jeová Deus fez por nós.

Salmo 22:19-21. Esses versículos nos ensinam que Jeová pode nos ajudar em situações difíceis e é por isso que ele nos incentiva a nos expressarmos por meio da oração. Ele vê como nos sentimos e nos garante que podemos orar a Ele a qualquer momento e Ele não será ouvido. Para ele, ouvir os seus servos é um prazer. Assim podemos desabafar com ele e dizer-lhe o que nos preocupa e como nos sentimos. Também podemos pedir-lhe que nos ajude a ver o que precisamos fazer.

Salmo 22:22. Este versículo nos mostra que podemos louvar a Jeová na congregação por meio de comentários edificantes, e também podemos decidir falar pelo menos uma vez por reunião. Comente o mais rápido possível. Sente-se em um local conveniente e aprenda a responder com suas próprias palavras. Se fizermos assim, louvaremos o nosso grande Deus, Jeová, e seremos também uma fonte de encorajamento para os nossos irmãos.

Salmo 22:24. Este texto nos faz pensar no quão amoroso é o nosso grande Deus Jeová, pois ele está ciente quando sofremos e nos dá seu apoio incondicional quando pedimos de todo o coração e pode nos dar uma saída para qualquer dificuldade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários