ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 18 a 24 de março de 2024, Salmos 19 a 21, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 18 a 24 de março de 2024, Salmos 19 a 21 Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmo 19:7-9. Como esses versículos nos ajudam a entender o que é paralelismo sintético? (it-1 1105).

Contribui para a progressão da ideia. Desta forma, o leitor entende o significado completo de conceitos como a lei perfeita e a lembrança confiável de Jeová, apenas considerando ambas as partes de cada versículo. Este estilo de construção paralela é uma manifestação clara do paralelismo sintético, também conhecido como paralelismo formal. .ou construtivo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Antes de responder a esta pergunta, primeiro é importante definir o que significa paralelismo sintético: É a segunda parte de um versículo que não repete a mesma ideia da primeira, como lemos nos textos. Assim observamos que a segunda parte de cada verso completa a ideia da primeira, cada verso é uma síntese, ou seja, o resultado da união de dois elementos. Apenas a progressão da ideia de cada verso ou de uma determinada estrutura poética, ou seja, uma forma de construção paralela, é por isso que esta escrita é chamada de paralelismo formal ou construtivo.

O paralelismo sintético, conforme ilustrado no Salmo 19:7-9, ajuda-nos a compreender como a segunda parte de cada versículo não apenas complementa a primeira parte, mas também a expande com uma nova ideia ou detalhe, que enriquece o significado. compreensão da primeira afirmação. Por exemplo, quando se diz: “A Lei de Jeová é perfeita”, a segunda parte, “Traz de volta a alma”, expande esta ideia, explicando como a lei é perfeita no sentido de que tem poder.

Este exemplo dos Salmos ajuda-nos a compreender o que é o paralelismo sintético, uma vez que cada par de linhas trabalha em conjunto para formar uma unidade completa de pensamento, onde a segunda linha fornece a razão ou o resultado da afirmação feita na primeira linha. Este método de paralelismo não só melhora a compreensão do texto, mas também acrescenta beleza e ritmo, tornando a leitura mais envolvente e meditativa.

O exemplo dos Salmos nos ajuda a compreender a escrita paralela sintética como um método que facilita a memorização e a reflexão dos versos, característica valiosa na tradição oral e escrita.

A primeira ideia é que a lei de Jeová é perfeita, renova as forças, é confiável e dá sabedoria, então os versículos seguintes expandem essa ideia dizendo que os mandamentos de Jeová são justos, alegram o coração, são limpos e iluminam os olhos, até neste ponto vemos que não há contraste, mas sim, os versos reforçam e ampliam a ideia inicial do primeiro verso, isso é chamado de paralelismo formal ou construtivo.

Através destes versos dos Salmos, podemos apreciar como o paralelismo sintético na poesia permite maior riqueza e profundidade na expressão das ideias, combinando elementos complementares em cada verso, em vez de simplesmente repetir ou contrastar as mesmas ideias.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmos 19:7. Menciona-se ali que as advertências de Jeová são confiáveis. Isso destaca a importância de confiar nas promessas e nos ensinamentos divinos contidos nas escrituras. No entanto, também nos ensina que a confiança em Jeová e na sua promessa pode proporcionar sabedoria e orientação, especialmente em tempos de incerteza.

Salmos 19:10. Este texto nos ensina que as palavras de Deus, contidas na Bíblia, são mais desejáveis ​​que o ouro. Esta comparação destaca o grande valor e o valor incomparável dos ensinamentos divinos sobre as riquezas terrenas. Reconhecendo o valor supremo das palavras de Deus, somos lembrados de que o nosso principal objetivo na vida não deve centrar-se na acumulação de riqueza material, mas sim na procura do conhecimento e da sabedoria de Jeová.

Salmos 19:10. Este texto também nos ensina que, em vez de investirmos nossas vidas na busca de riquezas temporais e vaidades terrenas, devemos concentrar nossos esforços no estudo e na compreensão dos ensinamentos divinos, que são eternos e têm valor infinito. Ao fazer isso, encontraremos verdadeira satisfação e direção para nossas vidas e experimentaremos a verdadeira riqueza espiritual que só pode advir de um relacionamento íntimo com Deus.

Salmos 19:7. Ensina-nos que a lei de Jeová é perfeita, assim como a sua criação. Esta declaração nos dá confiança na palavra de Deus e nos ensina que a obediência aos ensinamentos e mandamentos de Deus não apenas nos leva a uma vida de justiça e bênçãos, mas também nos aproxima de Deus e fortalece nosso relacionamento com ele.

Salmos 19:3. Ensina-nos que a própria criação atua como uma testemunha silenciosa da existência do criador. Quando encontramos pessoas que não acreditam em Deus, podemos usar a complexidade e a maravilha da criação como prova da existência de um criador inteligente e não simplesmente como resultado do acaso.

Salmos 19:2. Assim como David, ao ver a criação, sentiu-se movido a falar do Deus a quem servia, também nós devemos reconhecer a mão de Deus em todas as coisas e sentir-nos inspirados a partilhar esta verdade com aqueles que nos rodeiam. A nossa própria existência é prova da obra inteligente de Jeová, e devemos estar dispostos a dar testemunho do seu amor e do seu plano para a humanidade.

Salmos 19:1-2. Eles nos ensinam que as obras de Deus, como o céu e a terra, proclamam a sua glória e nos falam da sua grandeza e do seu poder. Seguindo esta lição, como seres humanos criados por Deus, devemos estar motivados a usar o nosso tempo e energias para partilhar a grandeza e o amor do nosso criador com outras pessoas.

Salmos 19:10. Vemos que as leis e ordens de Jeová são tão valiosas que aderir a essas leis são muito agradáveis, é como comer mel, são tão desejáveis ​​porque vêm do nosso Deus.

Salmos 19:9. Esta leitura nos ensina a importância de aderir à lei de Jeová. Desde quando a cumprimos fazemos bem e a nossa vida tem sentido, porque as leis de Jeová nos protegem.

Salmos 19:1. Este texto nos ensina que Jeová é o criador de todas as coisas e merece nossa honra e louvor, pois ele nos dá a criação para nos deleitarmos, isso reforça nossa gratidão ao nosso criador.

Salmos 19:8. Esses versículos mostram que a palavra de Deus é perfeita e torna as pessoas sábias que vivem de acordo com seus maravilhosos padrões. Assim podemos confiar plenamente na palavra de Deus e ela nos fará felizes na vida.

Salmos 19:3,4. Esses textos nos ensinam que a criação de certa forma dá graças a Deus e O louva. Tal como a criação, podemos unir as nossas vozes para glorificar o nosso grande criador, o criador do céu e da terra.

Salmos 19:2. Este versículo nos mostra que quando pregamos podemos fazer com que as pessoas tenham um coração receptivo à palavra de Deus, e essas palavras podem dar-lhes conhecimento para poder se aproximar de Deus, por isso é importante pregar com muito zelo para encontrar merecedores. pessoas.

Salmos 19:8. A Bíblia contém os pensamentos e declarações de Jeová, o autor deste livro será feito. Ao destacar a vindicação da soberania de Deus através do seu Reino, a Bíblia oferece a toda a humanidade a esperança de que tempos melhores virão em breve. Mostra-nos também a personalidade amorosa de nosso pai celestial, Jeová. Por esta razão devemos valorizar a palavra de Deus.

Salmos 19:7. Ao observarmos que a palavra de Jeová é perfeita, é uma bênção que Jeová tenha se comunicado conosco por escrito. Por meio da sua palavra, Jeová nos ensina a melhor maneira de viver. Quando seguimos essas dicas e nos compartilhamos com outras pessoas, nos aproximamos de Deus, a fonte da sabedoria.

Salmos 19:1. David considerava que as estrelas e os planetas que projectavam o seu esplendor através da expansão, ou atmosfera, eram uma prova irrefutável da existência de um Deus glorioso. Isto nos ensina como é importante meditar na criação de Jeová.

Salmos 19:12. Nos ensina que por mais imperfeitos que às vezes tropecemos, sem perceber, Davi sabia que poderia pecar sem nem perceber. Então ele pediu perdão por quaisquer transgressões que possa ter cometido inadvertidamente.

Salmos 19:12. O mesmo texto nos ensina outra lição muito importante. Visto que hoje muitas pessoas se desculpam dizendo que são assim e que não podem mudar, mas na realidade Jeová nos mostra na sua palavra o nosso erro para que possamos corrigi-lo, não para que possamos nos acomodar a isto. Isto nos ajudará a ter um conceito razoável e equilibrado de nós mesmos, em vez de nos acomodarmos à imperfeição.

Salmos 19:14 . Nos ensina que nossas palavras têm poder, é importante cuidar das palavras que saem da nossa boca, lutamos contra a tendência de dizer palavrões, ou piadas ou piadas imorais, comentários que magoam ou fazem os outros se sentirem mal. Em vez disso, devemos usar palavras que agradam a Jeová.

Salmos 19:1-6. Ver que a criação física visível, que não pode falar ou raciocinar com palavras humanas, glorifica a Jeová, obriga-nos também a honrar, louvar e adorar o nosso criador.

Salmos 19:14. Este versículo também nos ensina como é necessário prestar atenção, não apenas ao que fazemos, mas também ao que dizemos e pensamos.

Salmos 19:13. Fala de cometer atos presunçosos e arrogantes, por exemplo, o Rei Saul e o Rei Uzias. Eles sentiram que ter autoridade nos tornava autoridade e ignoraram as ordenanças diretas de Jeová, devemos ter muito cuidado ao abusar de nossa autoridade e impor a nós mesmos o que o que, segundo nós, é correto, em assuntos sobre os quais Jeová e a organização deram instruções.

Salmos 19:7. Ler e estudar a palavra de Deus pode ser reconfortante e é nosso alimento espiritual, nos dá um sentimento interior de alegria e faz nossos olhos brilharem com uma visão clara e os maravilhosos propósitos de Jeová. Tudo isso é muito agradável.

Salmos 19:1. Ensina-nos que Jeová é o criador, assim como uma obra-prima de pintura nos comunica algo sobre o talento e a habilidade do artista, as estrelas, embora sem falar, palavra ou voz, nos digam algo, que a ordem e o desenho que se manifestam nos céus estelares transmitem a mensagem clara de que são obra de um designer e criador inteligente e Todo-Poderoso.

Salmos 19:14. Este versículo me ensina que quando oramos e meditamos, isso agrada a Jeová, porque reflete nosso desejo de ter um relacionamento achegado com ele e, portanto, o resultado é que conquistamos sua aprovação.

Salmos 19:11. Este versículo mostra que as advertências de Deus são para nosso benefício e que obedecê-las traz recompensas. Isso me ensina que obedecer aos mandamentos de Jeová traz consequências positivas, por isso devo fazer o meu melhor para fazer isso.

Salmos 19:12,13. Esses versículos nos ensinam que devemos reconhecer nossas limitações e pedir ajuda a Jeová para evitar o pecado. Também me ensina a ter consciência das minhas falhas e a buscar a orientação de Jeová para levar uma vida justa.

Salmos 19:10. Este versículo mostra a comparação das leis de Deus com o ouro e o mel, sugerindo que elas são mais valiosas e desejáveis ​​do que a riqueza material e os prazeres que podemos perceber fisicamente. Isso me ensina a valorizar a palavra de Deus acima das posses terrenas.

Salmos 19:1-4. Estes versículos mostram que a própria criação, incluindo os céus e a terra, comunica a glória e a obra de Jeová sem a necessidade de palavras. Isto me ensina que a natureza é um testemunho silencioso, mas poderoso, da existência e do poder de Deus.

Salmos 19:7-9. Esses versículos destacam a perfeição, a confiabilidade, a justiça, a pureza e a verdade da lei de Jeová. O que me ensina que as instruções de Deus são benéficas para nós, porque nos proporcionam sabedoria, alegria, clareza e orientação moral.

Salmos 19:5. Este versículo descreve o sol como um noivo alegre e um homem poderoso, indicando a alegria e a força que caracterizam a criação de Jeová. Isso me ensina que há beleza e vigor nas obras de Deus.

Salmos 19:8. Lá ele ensina que as ordens de Jeová são baseadas em princípios divinos de justiça e equidade. Também nos ensina que seguir os ensinamentos de Jeová não é apenas um dever, mas é um prazer, porque são também uma fonte de alegria. Portanto, ser obediente aos mandamentos de Jeová traz consigo profunda satisfação e alegria. 

Salmos 19:9. Ali mostra que o medo mencionado aqui neste versículo não se refere a um medo paralisante, mas a um profundo respeito e reverência por Jeová Deus. É um reconhecimento da sua grandeza e santidade este medo é limpo, no sentido de que é puro sem contaminação de motivos egoístas ou maliciosos, é um medo que surge do amor e da devoção e não da intimidação.     

Salmos 19:10. A doçura das sentenças de Jeová é comparada ao mel que escorre dos favos de mel. Esta metáfora destaca o prazer e a satisfação que advém de viver de acordo com a vontade de Deus. A obediência aos Seus mandamentos não é apenas sábia e justa, mas também gratificante e cheia de alegria.  

Salmos 19:11. Reconheça que os servos de Jeová recebem instruções por meio das escrituras. Isto destaca a natureza reveladora das palavras de Deus que fornecem direção e sabedoria para a vida. A lição é que a obediência aos ensinamentos Divinos é fundamental, o texto implica que a verdadeira compreensão das escrituras anda de mãos dadas com a obediência, não basta simplesmente conhecer a palavra, mas a verdadeira riqueza vem de viver de acordo com elas.

Salmos 19:12. Lá nos ensina que devemos ser humildes e reconhecer que, como seres humanos, muitas vezes não temos plena consciência de todos os nossos erros, se formos humildes isso nos ajudará no nosso crescimento espiritual.

Salmos 19:3. Mostra como o salmista reconhece sua própria fraqueza e dependência de Jeová, pedir a Deus que restrinja a arrogância é um ato de humildade, reconhecendo que sem a Orientação divina ou a Orientação de Jeová, ele está propenso a cometer erros, por outro lado ele nos ensina essa Oração reflete a disposição de se submeter aos mandamentos de Deus e foi isso que o Salmista fez ao procurar obedecer e seguir a vontade Divina. 

Salmos 20:4. Lá ele nos ensina que a oração deve ser essencial em nossa vida diária. Por meio da oração devemos buscar a orientação de Jeová em todas as nossas ações, em tudo o que fazemos. Reconhecer que dependemos de Deus em nossas vidas é essencial para alcançar o verdadeiro sucesso.  

Salmos 20:7. A principal lição deste versículo é que a verdadeira segurança e confiança vêm de Deus, não dos recursos materiais ou da força humana. Em vez de confiarmos exclusivamente em coisas tangíveis, somos incentivados a confiar na soberania e nas provisões de Jeová.

Salmos 20:1. Este versículo nos ensina que Jeová cuida de todos nós e que, se tivermos problemas, podemos confiar nele para nos ajudar.

Salmos 20:7. Num mundo cheio de incertezas e desafios, este versículo encoraja-nos e ensina-nos que, em resposta, devemos abraçar a fé em Jeová. Em vez de permitir que o medo e a ansiedade nos dominem, podemos confiar na segurança que advém da nossa relação com Jeová.

Salmos 20:7. Esta leitura nos mostra que nunca devemos confiar nas coisas materiais, nem em qualquer pessoa, pois só Jeová é a nossa confiança na nossa força. 

Salmos 20:5. Este versículo nos mostra que nossa pregação é muito importante. Porque através dele as pessoas podem colher o grande nome de Deus e ver que Jeová é um Deus de propósito e que podem beneficiar-se das suas promessas, assim como nós.

Salmos 20:3. Esta leitura nos ensina que uma vez dedicados a Jeová, temos que cumprir uma oferta ou dedicação a Jeová, o que envolve esforçar-nos para cumprir a vontade de Deus para sermos aprovados por ele.

Salmos 20:7. Outra lição que também podemos extrair deste texto é que ao destacarmos que invocamos o nome de Jeová para o nosso Deus. O salmista enfatiza a soberania e o poder de Deus sobre todas as coisas. Este lembrete nos ajuda e nos ensina a manter uma perspectiva equilibrada e a lembrar que Jeová pode nos ajudar mesmo quando as circunstâncias são desafiadoras.

Salmos 20:1,2. Esses versículos me ensinam sobre a importância de buscar a ajuda de Jeová em momentos de angústia e de confiar nele para fornecer proteção e apoio de seu lugar santo.

Salmos 20:7. Nos hace pensar en que hay vehículos de marcas muy confiables, y otros muy famosos por sus fallos, el texto nos hace ver que podemos confiar siempre en Jehová, él nunca nos falla, su palabra sea cumplido, se sigue cumpliendo y todo lo que dice é a verdade.

Salmos 20:1-5. As palavras deste Salmo podem nos ajudar nos momentos de angústia de nossas vidas.

Salmos 20:3. Este versículo destaca o valor das ofertas feitas a Deus, sugerindo que o nosso serviço e as nossas boas obras sejam levados em conta e lembrados por Jeová.

Salmos 20:4. Este versículo reflete a verdade absoluta de que somente Jeová pode nos conceder os desejos do coração e garantir o sucesso dos planos pessoais. Daí a importância de levar uma vida íntegra em todos os sentidos para que sejamos do seu agrado e aprovação.

Salmos 20:5. Este versículo destaca a alegria e a celebração da salvação de Jeová e nos incentiva a reconhecer e celebrar as bênçãos recebidas dele.

Salmos 20:6. Este versículo afirma que a salvação vem de Jeová e destaca o relacionamento especial que existe entre ele e aqueles que lhe são fiéis.

Salmos 20:7,8. Esses versículos contrastam a confiança no poder material com a fé em Deus, ensinando que a verdadeira estabilidade e sucesso advêm de invocar o nome de Jeová.

Salmos 20:8. Mostra-nos que aqueles que confiam no nome de Jeová são apoiados e fortalecidos. A confiança em Deus é segura e confiável, pois ele é eterno e onipotente. Servir a Jeová e confiar nele garante um alicerce sólido e estável para a nossa vida, mesmo em meio a provações e dificuldades.

Salmos 20:7. Isso nos dá uma lição poderosa sobre confiança adequada. Embora alguns dependam de bens materiais ou da força humana para garantir suas vidas, o salmo nos exorta a confiar em Deus. Esta declaração lembra-nos que depositar a nossa confiança na riqueza ou no poder do homem não é seguro e pode levar à decepção. Os bens materiais são temporários e podem desaparecer, e o poder humano é limitado e falível.

Salmos 20:6. Este ensinamento encoraja-nos a manter um relacionamento próximo com Deus e a confiar na sua provisão e cuidado em todas as circunstâncias da vida. Mostra-nos que não estamos sozinhos nos nossos desafios e tribulações, mas que temos um Deus amoroso que está atento às nossas orações e disposto a intervir em nosso favor.

Salmos 20:9. Este versículo expressa o pedido de salvação de Davi e sua confiança de que Jeová responderia a ele em tempos de necessidade. Isto me ensina que, assim como Davi, devo confiar totalmente em Jeová e ainda mais em tempos de dificuldade.

Salmos 21:1,2. Estes versículos mostram a alegria de Davi pelos atos salvadores de Deus e a resposta divina aos pedidos do seu coração. Isso me ensina a importância da gratidão e do reconhecimento das bênçãos recebidas de Jeová.

Salmos 21:3. Este versículo mostra a imagem simbólica da glória trazida a Davi pelas suas numerosas vitórias graças à ajuda de Jeová. Isso me ensina que enquanto tivermos a aprovação divina teremos sucesso na vida.

Salmos 21:4. Este versículo mostra que Jeová prometeu vida eterna a Davi. Portanto, para que esta promessa se cumpra, ela deve ser possível na ressurreição dos mortos. Isso reafirma minha fé e esperança nas promessas bíblicas.

Salmos 21:3. Este versículo nos mostra que Jeová nos garante que, se formos leais, poderemos usufruir todas as suas maravilhosas bênçãos.

Salmos 21:5. Este versículo destaca a glória e a dignidade que Jeová concede através dos seus atos de salvação àqueles que lhe são fiéis.

Salmos 21:6. Este versículo mostra as bênçãos, alegrias e satisfação que só obtemos quando temos um relacionamento achegado com Jeová.

Salmos 21:8,9. Estes versículos afirmam que Jeová encontrará e julgará todos os seus inimigos. Ilustrando assim a justiça divina e a certeza de que o mal será eliminado para sempre.

Salmos 21:10-12. Este versículo declara a eliminação da descendência inimiga e a derrota dos planos malignos, sublinhando a soberania de Jeová e a futilidade de se submeter à sua vontade.

Salmos 21:13. Este versículo é um chamado para lavar a força de Jeová e um convite para celebrar o seu poder. Indicando assim a importância da duração e do louvor como respostas apropriadas à grandeza do nosso Deus Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários