TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 16 de fevereiro de 2024, Tudo o que Jeová faz é digno de confiança (Sal. 33:4).

TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 16 de fevereiro de 2024,  Tudo o que Jeová faz é digno de confiança (Sal. 33:4).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Tudo o que Jeová faz é confiável (Salmo 33:4).

O profeta Daniel nos deixou um excelente exemplo. Quando foi levado cativo para Babilônia, ele rapidamente ganhou a reputação de ser confiável. E essa fama cresceu quando, com a ajuda de Jeová, ele interpretou os sonhos do rei Nabucodonosor (Dan. 4:20-22, 25). Muitos anos depois, Daniel demonstrou novamente sua confiabilidade ao interpretar com precisão uma mensagem misteriosa que apareceu na parede do palácio na Babilônia (Dn 5:5, 25-29). E mais tarde, Dario, o Medo, e seus oficiais também perceberam que Daniel “tinha um espírito extraordinário”. Eles reconheceram que “ele era confiável e não podia ser culpado por negligência ou corrupção” (Dan. 6:3, 4). Perguntemo-nos: “Os outros me consideram alguém em quem confiam?” Quando mostramos que somos confiáveis, honramos a Jeová. w22.09 8, 9 pars. 2-4.

Por que Hananias tinha a reputação de ser muito confiável?

Em 455 a.C., depois de reconstruir os muros de Jerusalém, o governador Neemias colocou alguns homens de confiança no comando da cidade. Um deles foi Hananias, o chefe da Fortaleza. A Bíblia diz que Hananias “era um homem muito confiável e temia o verdadeiro Deus mais do que muitos outros” (Ne 7:2). O amor a Jeová e o medo de desagradá-lo motivaram Hananias a levar muito a sério qualquer responsabilidade que recebesse. Essas mesmas qualidades nos ajudarão a ser servos confiáveis ​​de Deus.

Como provou Tíquico que era amigo confiável do apóstolo Paulo?

Vejamos o exemplo de Tíquico, companheiro de confiança do apóstolo Paulo. Quando Paulo estava em prisão domiciliar, ele recorreu à ajuda de Tíquico e disse que era um “ministro fiel no Senhor” (Efésios 6:21, 22). Ele não apenas confiou nele para levar cartas aos irmãos em Éfeso e Colossos, mas também para encorajá-los e consolá-los. Tíquico nos faz pensar nos homens fiéis e confiáveis ​​de nossos dias que cuidam de nossas necessidades espirituais (Colossenses 4:7-9).

Que bom exemplo nos dão os anciãos e os servos ministeriais da nossa congregação?

Hoje valorizamos muito o trabalho dos anciãos e dos servos ministeriais, que são irmãos confiáveis. Assim como Daniel, Hananias e Tíquico, eles levam a sério suas responsabilidades. Por exemplo, quando vamos à reunião do meio da semana, temos certeza de que todas as partes do programa já foram designadas. E os anciãos ficam muito gratos quando os irmãos e irmãs se preparam bem e apresentam suas designações. Além disso, quando convidamos os nossos estudantes da Bíblia para a reunião de fim de semana, não perguntamos se um orador foi convidado para o discurso público. Por outro lado, confiamos que teremos as publicações necessárias para pregar. Sem dúvida, sentimos que esses irmãos fiéis cuidam bem de nós e agradecemos a Jeová. Mas como podemos provar que somos confiáveis?

Como demonstramos equilíbrio ao cuidar dos outros? (Provérbios 11:13)

Amamos nossos irmãos e nos preocupamos com o que acontece com eles. Mas devemos ser equilibrados e respeitar a sua vida privada. Na congregação cristã do primeiro século havia pessoas que eram fofoqueiras, que se intrometiam nos assuntos dos outros e falavam de coisas que não deviam (1 Timóteo 5:13). Com certeza não queremos ser assim. Imaginemos que alguém nos fale sobre um assunto pessoal presumindo que isso ficará entre nós. Por exemplo, uma irmã nos conta que tem um problema de saúde ou está fazendo algum outro exame e nos pede para não contarmos a ninguém. É claro que devemos respeitar a vontade deles (leia Provérbios 11:13).b Em que outras situações é importante sabermos como manter uma confidência?

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários