TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, Aceite com gentileza que a palavra que pode te salvar se enraíze em você (Tiago 1:21).
TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 23 de fevereiro de 2024, Aceite com gentileza que a palavra que pode te salvar se enraíza em você (Tiago 1:21).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Aceite com gentileza que a palavra que pode salvá-lo se enraíze em você (Tiago 1:21).
Se formos gentis, permitiremos que a Palavra de Deus crie raízes em nossos corações. Quando lemos a Bíblia, não devemos ficar orgulhosos nem pensar nas falhas dos outros. Só assim permitiremos que aquilo que nos ensina sobre misericórdia, compaixão e amor penetre profundamente em nós. A maneira como tratamos os outros mostra se permitimos que a Bíblia nos influencie. Como os fariseus tinham o coração fechado à mensagem da Palavra de Deus, eles condenaram aqueles que não eram culpados (Mateus 12:7). Então, vamos ver como vemos e tratamos os outros. Por exemplo, tendemos a falar sobre as boas qualidades dos outros ou nos concentramos nas suas falhas? Estamos sempre dispostos a perdoar ou somos críticos e ressentidos? Nossas respostas revelarão se permitimos que a Bíblia influencie o que pensamos, sentimos e fazemos. — 1 Tim. 4:12, 15; Heb. 4:12. w23.02 12, 13 par. 13, 14.
De acordo com 2 Timóteo 3:16, 17, como podemos procurar tesouros espirituais na Bíblia?
Como podemos encontrar os tesouros que estão na Bíblia? Vamos analisar 2 Timóteo 3:16, 17 (leia). Ali diz que “toda a Escritura […] é útil” para quatro coisas: ensinar, censurar, retificar e educar. Mesmo os livros da Bíblia que não são tão mencionados são úteis para tudo isso. Analisemos o que lemos para ver o que nos ensina sobre Jeová, seu propósito ou seus princípios. Para que uma história seja útil para a censura, o que devemos procurar nela? Qualquer coisa que nos ajude a identificar e rejeitar as nossas más tendências e atitudes, e que nos ajude a permanecer fiéis a Jeová. Vamos pensar em como a passagem pode retificar ou corrigir um ponto de vista errado, talvez algo que nos foi dito na pregação. E o que devemos fazer para que uma história nos eduque? Procure tudo o que nos ajuda a pensar como Jeová. Se mantivermos estas quatro ideias úteis em mente, descobriremos mais tesouros espirituais que enriquecerão a nossa leitura da Bíblia.
Por que Jesus perguntou aos fariseus se eles não tinham lido o que as Escrituras diziam?
Os fariseus liam a Palavra de Deus com uma atitude ruim. Jesus deixou isso claro quando lhes perguntou se não tinham lido o que as Escrituras diziam (Mateus 12:1-7).e Naquela ocasião, os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de violarem a lei do sábado. Para respondê-las, Jesus mencionou dois exemplos das Escrituras e citou um versículo de Oséias. Assim ele mostrou que os fariseus não entendiam o propósito daquela lei e que haviam agido sem compaixão. Esses homens leram a Palavra de Deus, mas ela não os influenciou. Porque? Porque eles estavam orgulhosos e liam apenas para criticar os outros. A sua má atitude impediu-os de compreender o verdadeiro significado do que liam (Mateus 23:23; João 5:39, 40).
Como Jesus se sentiu em relação às Sagradas Escrituras?
Jesus amava as Sagradas Escrituras. Na verdade, o Salmo 40:8 previu o quanto ele os valorizaria: “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus, e a tua lei está profundamente dentro de mim.” Apreciá-los tanto o ajudou a ser feliz e a continuar servindo a Jeová. Alcançaremos o mesmo resultado se nos esforçarmos para ler a Palavra de Deus e amá-la (Sl 1:1-3).
O que você planeja fazer para aproveitar ao máximo a leitura da Bíblia? (Veja o quadro “As palavras de Jesus nos ajudam a entender o que lemos”.)
As palavras e o exemplo de Jesus nos motivam a melhorar nossos hábitos de leitura e estudo da Bíblia. Para entender melhor o que lemos, oremos a Jeová, leiamos devagar, façamos perguntas e façamos breves anotações. Para ler com discernimento, analisemos com calma a história e consultemos nossas publicações. Para conhecer melhor as Escrituras, procuremos tesouros espirituais em suas páginas, mesmo nas histórias menos conhecidas. E, para deixar que a Palavra de Deus nos influencie, leiamo-la sempre com a atitude correta. Se fizermos tudo isso, aproveitaremos ao máximo a leitura da Bíblia e nos achegaremos mais a Jeová. — Sal. 119:17, 18; Tiago 4:8.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário