O Estudo da Sentinela, “Artigo 51”, Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2024, O que você espera se tornará realidade, Respostas.
A Sentinela de Estudo, «Artigo 51», 12-18 de fevereiro de 2024, O que você espera se tornará realidade, Respostas.
“A esperança não decepciona” (Romanos 5:5).
1. Por que podemos dizer que a esperança de Abraão estava garantida?
Em Gênesis capítulo 22 versículo 18 lemos: E todas as nações da terra obterão uma bênção para si através de seus descendentes, porque você ouviu a minha voz. Com estas palavras Jeová prometeu a Abraão que através dos seus descendentes as nações da terra teriam a sua bênção. Abraão confiou em Jeová e confiou na sua promessa, portanto permaneceu firme, teve fé e esperança.
Em Gênesis, capítulo 21, versículo 5, lemos que Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu, então vemos que, embora a promessa de Jeová demorasse a chegar, ela finalmente se cumpriu. Abraão finalmente viu sua lealdade e esperança recompensadas.
2. Por que Abraão estava plenamente convencido de que Jeová cumpriria a sua promessa?
Jeová considerava Abraão seu amigo. Essa amizade levou Abraão a conhecer muito bem a Jeová, como vemos em Romanos capítulo 4 versículo 21. Abraão sabia que Jeová poderia fazer tudo o que havia prometido, por isso ele confiou, teve fé e estava totalmente convencido de que Jeová cumpriria a promessa que lhe fizera.
3. O que Paulo explica sobre a esperança?
Paulo escreveu em sua carta aos Romanos que a esperança não decepciona, mas para ter essa Esperança devemos passar por um processo.
Em Romanos capítulo 5 versículos 3 ao 5 vemos esse processo quando lemos: sabemos que as dificuldades produzem perseverança, a perseverança faz com que tenhamos a aprovação de Deus, a aprovação de Deus produz esperança e a esperança não decepciona. Com estas palavras entendemos que devemos fortalecer a nossa esperança com tempo e esforço.
NOSSA MARAVILHOSA ESPERANÇA
4. Sobre o que fala Romanos 5:1, 2?
Os romanos aprenderam sobre Jeová e Jesus, o que os levou a se tornarem cristãos e a terem fé em Jeová e na sua promessa.
Em Romanos capítulo 5, a segunda parte do versículo 2, lemos: E alegremo-nos na esperança de receber a glória de Deus. Estas palavras nos ensinam que, assim como os romanos, nós hoje podemos ser declarados justos aos olhos de Jeová, em resultado da nossa fé, o que nos leva a ter uma esperança segura na promessa de Jeová.
5. Que esperança têm os ungidos?
Basicamente, a esperança que os Ungidos têm é viver eternamente no Céu. Paulo, em sua carta aos Efésios, escreveu que eles receberão uma herança para os santos.
En su carta a los Colosenses escribió: Está reservada para ustedes en los cielos, apoyando estas palabras tenemos 1 Tesalonicenses capítulo 4 versículo 17 donde leemos: Seremos arrebatados junto con ellos en las nubes para encontrarnos con el señor en el aire y así siempre estaremos con o senhor.
6. O que um irmão ungido disse sobre a sua esperança?
O irmão ungido de que fala o parágrafo é o irmão Frederick Franz, o irmão Franz teve uma longa vida dedicada à obra. Ele entendeu que não importava quantos anos dedicasse a servir a Jeová, ele nunca perdia o senso de coragem e de esperança. Na verdade, ele disse que quanto mais tempo tivesse, mais apreciaria essa esperança.
Em 1991 ele disse o seguinte: Nossa esperança é certa e será completamente cumprida para cada um dos 144.000 membros do pequeno rebanho, num grau que superará até mesmo o que imaginamos.
ILUSTRAÇÃO
Irmão Frederico Franz. Ao lado está uma citação que diz: “Nossa esperança é certa […]. É algo pelo qual vale a pena esperar.” O irmão Frederick Franz explicou que os cristãos ungidos têm certeza da esperança que têm. (Ver parágrafo 6).
7, 8. Que esperança tem a maioria dos servos de Deus? (Romanos 8:20, 21).
Ao contrário dos Ungidos, o restante do povo que serve a Jeová tem a esperança de viver eternamente na terra sob o Reino de Deus, esta mesma Esperança era o que Abraão e seus filhos tinham, que como vemos em Hebreus capítulo 11 versículo 13 Eles morreram firmes na fé, embora não tenham recebido as coisas prometidas, mas as viram à distância e as aceitaram com alegria e declararam publicamente que eram estrangeiros e residentes temporários na terra.
Este texto nos mostra que Abraão e seus filhos obedeceram a Jeová em tudo o que ele lhes disse e mantiveram a fé e a esperança na sua promessa até o fim dos seus dias.
Nós hoje também podemos e devemos ter fé na promessa que Deus fez a Abraão, pois como seus descendentes ela também se aplica a nós.Lembremo-nos do nosso início na verdade e lembremo-nos de como nos sentíamos e do que nos chamou a atenção.
COMO A ESPERANÇA SE FORTALECE
9, 10. Assim como Paulo, o que sabemos que vai acontecer conosco? (Romanos 5:3; veja também imagens).
No texto que acabamos de ler vemos como Paulo nos diz que devemos alegrar-nos diante das dificuldades que somos obrigados a passar. Em 2 Coríntios capítulo 11 versículos 23 ao 27 podemos ler algumas das provações e dificuldades que Paulo passou e de todas elas ele saiu fortalecido da mesma forma, hoje passar por provações ou dificuldades fortalecerá a nossa esperança.
Em Segunda Timóteo capítulo 3 versículo 12 lemos: na verdade todos aqueles que desejam viver com devoção a Deus em união com Cristo Jesus também serão perseguidos. Analisemos cada um de nós, que circunstâncias tivemos que enfrentar, talvez a nossa amigos ou familiares são Eles zombaram de nós ou até nos trataram mal. Lembremo-nos de que Paulo disse que deveríamos ficar felizes em passar por essas dificuldades.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de irmãos passando por provações: 1. Uma jovem que está prestes a orar para agradecer pela comida percebe que dois de seus colegas de escola estão sussurrando bem atrás dela. 2. O marido, que não é Testemunha de Jeová, grita com uma irmã. 3. Um irmão se recusa a aceitar suborno no trabalho. 4. Um irmão olha para fora da cela. Todos os cristãos sabem que enfrentaremos situações difíceis. (Ver parágrafos 9 e 10).
11. Por que devemos estar decididos a perseverar?
Em Romanos, capítulo 5, versículo 3, lemos: Alegremo-nos quando passarmos por dificuldades, porque sabemos que as dificuldades produzem perseverança. Tendo visto estas palavras, entendemos que somente se perseverarmos receberemos a recompensa que tanto almejamos, mas para podermos permanecer firmes e resistir devemos ter raízes profundas.
Jesus deixou-nos a parábola do Semeador na qual explicava que as sementes que caem em solo bom conseguem ter raízes fortes e assim suportá-las de forma simples, mas que as sementes que caem em solo rochoso crescem rapidamente mas sem raízes e murcham à menor adversidade. Lembrando-nos desta parábola, certifiquemo-nos de que temos fé e esperança fortes e profundas.
12. Quais são as vantagens de persistir?
Em Tiago, capítulo 1, versículo 4, lemos: Deixe a perseverança completar a sua obra, para que você seja completo e saudável em todos os sentidos e não lhe falte nada. Portanto, com este texto entendemos que ter perseverança e aplicá-la nas diversas situações que encontramos no nosso dia a dia nos ajuda a ser mais pacientes e que a paciência nos fará ter mais fé e confiar mais em Deus.
13, 14. O que acontece quando perseveramos e que efeito isso tem sobre a nossa esperança? (Romanos 5:4).
Paulo escreveu em sua carta aos Romanos, capítulo 5, versículo 4, que a perseverança nos faz ter a aprovação de Deus. É muito agradável para nós saber que Jeová fica feliz quando perseveramos com firmeza quando passamos por dificuldades.
Jeová sabe que não é fácil resistirmos com firmeza, mas quando mostramos fé nele, ele nos ajuda a resistir a essas provas sempre que precisarmos.
Em Gênesis capítulo 16 versículo 6 lemos: Abraão depositou sua fé em Jeová e o considerou injusto. Neste texto vemos que Abraão conseguiu ser considerado amigo de Jeová por causa das provações que conseguiu suportar. Da mesma forma, todos nós hoje, independente de quem sejamos, também teremos a aprovação de Jeová se permanecermos. Portanto, o que realmente importa aos olhos de Jeová é a nossa fé e a nossa perseverança.
UMA ESPERANÇA AINDA MAIS FORTE
15. Como Paulo continuou a sua explicação, e o que podemos nos perguntar?
Paulo continua sua explicação com as palavras que lemos em Romanos capítulo 5 versículos 4 e 5 onde ele nos diz que a aprovação de Deus produz esperança e a esperança não decepciona, mas se olharmos antes do versículo 2 Paulo já havia falado da esperança que os romanos tinham . Portanto, seria lógico perguntar se estes cristãos já tinham esperança, por que Paulo volta a falar de esperança?
16. Explique como alguém pode ficar convencido de que a esperança que a Bíblia dá é real. (Veja também imagens).
Como escreveu Paulo: A esperança tem a capacidade de se fortalecer, se lembrarmos e lembrarmos da primeira vez que alguém nos disse a verdade, certamente a nossa esperança é muito maior do que aquele dia. Conseguimos isso aprendendo sobre Jeová e a sua promessa, por isso, quanto mais aprendemos sobre Jeová e quanto mais fé temos na sua promessa, mais esperança cultivamos.
17. Como sua esperança se fortaleceu depois que você foi batizado?
Sabemos que o batismo é o início de uma vida dedicada a Jeová, isso significa que devemos continuar aprendendo e continuar comendo alimentos sólidos, conforme lemos em Hebreus capítulo 5 versículo 13.
Certamente já passamos por dificuldades e sabemos que o fato de termos suportado essas dificuldades se deveu em grande parte à ajuda que Jeová nos deu. Aqui Romanos capítulo 5 versículo 4 se aplica novamente onde lemos: A perseverança nos faz ter a aprovação de Deus, a aprovação de Deus produz esperança. Portanto, a nossa esperança é mais forte do que era no início do conhecimento da verdade.
ILUSTRAÇÃO
Imagens dos mesmos irmãos de antes: 1. A jovem prega para um colega de classe. 2. A irmã casada medita no que lê na Bíblia. 3. O irmão que rejeitou o suborno comenta na reunião. 4. O irmão reza em sua cela. A bela esperança que você tem agora é muito mais forte, mais intensa e mais profunda do que quando você a aprendeu. (Ver parágrafos 16 e 17).
18. Que garantia nos dá Jeová?
Jeová sempre dá a mesma garantia, sabemos e provamos que ele não pode mentir. Portanto, se ele fizer uma promessa, essa promessa certamente será cumprida.
Em Romanos, capítulo 5, versículo 5, lemos: A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações por meio do espírito santo que recebemos. Portanto, podemos ter certeza de que a esperança que temos se tornará realidade.
19. Do que temos certeza?
Como vimos, Abraão mostrou paciência e fé e, em resposta, recebeu a promessa que Jeová nos fizera. Hoje, se formos fiéis a Jeová, certamente seremos recompensados da mesma forma.
Em Romanos capítulo 12 versículo 12 lemos, alegre-se na esperança, suporte quando tiver dificuldades, persevere na oração. Portanto, lembremo-nos das palavras que Paulo escreveu em Romanos capítulo 15 versículo 13, que dizem o seguinte: Que o Deus que dá esperança os encha de felicidade e paz, pela confiança que nele depositam, para que tenham muita esperança, pelo poder do Espírito Santo.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
De que esperança Paulo falou em Romanos 5:2?
Falo de uma esperança de viver eternamente no céu.
De acordo com Romanos 5:3, 4, qual é o processo pelo qual os cristãos passam?
O processo é que enfrentaremos situações difíceis, o que isso consegue é nos fortalecer espiritualmente e quando suportamos as provações nos ajuda a esperar pela recompensa que Jeová designou aos seus servos leais.
Como a esperança que você tem agora mudou em relação à esperança que você tinha quando aprendeu a verdade?
Mudou porque agora é mais forte, mais real e seguro do que tínhamos no início do conhecimento da verdade.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário