NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 19 a 25 de fevereiro de 2024, Como pregar informalmente de forma natural, Vídeo: Esteja pronto para pregar “as boas novas de paz”. Tome a iniciativa, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 19 a 25 de fevereiro de 2024, Como pregar informalmente e naturalmente, Vídeo: Esteja pronto para pregar “as boas novas de paz”. Tome a iniciativa, Análise e Respostas.

Como pregar informalmente de forma natural (10 min.) Análise com o público. Reproduza o VÍDEO Esteja pronto para pregar “as boas novas de paz”. Tomar a iniciativa. Então pergunte:

Que ideias deste vídeo o ajudarão a se tornar mais hábil na pregação informal?

Uma ideia que o vídeo nos dá é simplesmente iniciar uma conversa, sem sentir a obrigação de testemunhar imediatamente. Depois de dar esse passo, se tanto a outra pessoa quanto nós nos sentirmos mais confortáveis, podemos começar a pregar. A ideia não é forçar a situação, mas sim deixar que aconteça espontaneamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos observar os detalhes, dependendo do local onde estamos, por exemplo no caso das irmãs, ela estava num restaurante. Portanto, ver que ambos escolheram o mesmo cardápio foi uma oportunidade de encontrar pontos em comum com a pessoa para quem ela queria pregar. Então assim poderemos ter uma conversa mais autêntica e isso facilitará a comunicação quando formos observadores e iniciarmos uma conversa com naturalidade.

Também uma ideia que o vídeo nos dá é olhar a pessoa nos olhos e sorrir, se ela sorrir de volta podemos fazer um comentário passageiro. Se a pessoa reagir bem, isso dará o tom e nos dará confiança para continuar a conversa.

Outra ideia que encontramos no vídeo é ser observador ou ouvir com atenção para procurar pontos em comum ou tentar discernir que aspecto das boas novas pode interessar à pessoa. Desta forma poderíamos ser mais eficazes na hora de quebrar o gelo para iniciar a conversa.

No vídeo também encontramos outra ideia muito importante, que é mostrar gentileza. Por exemplo, poderíamos dizer olá, dizer frases como Bom apetite, aproveite sua comida. Poderíamos também fazer comentários que incluam perguntas como: Que bom atendimento esse lugar tem, você não acha, ou qualquer outro comentário nesse estilo que quebre o gelo e crie um ambiente confortável e amigável, já que o mais difícil é conseguir iniciado. Depois disso, teremos que estar atentos para perceber em que tema a pessoa pode estar interessada para fazer um comentário ou uma pergunta bem pensada que nos permita continuar a conversa com naturalidade.

O vídeo nos dá a ideia de buscar um ponto comum para fazer um comentário passageiro, mas que terá a intenção de quebrar o gelo e criar um clima cordial. Neste caso, levou a pessoa a fazer um comentário sobre as roupas dos irmãos e isso levou a uma conversa sobre o modo como as Testemunhas de Jeová se vestem.

Conversar sobre assuntos que temos em comum pode nos ajudar a ser mais habilidosos na pregação. Devemos também estar atentos a qualquer oportunidade que se apresente para falar das boas novas do Reino, mas não devemos fazê-lo precipitadamente ou, pior ainda, fazer com que a pessoa se sinta desconfortável devido a uma conversa forçada. Se seguirmos as orientações que o escravo nos dá através deste vídeo poderemos ser mais habilidosos na pregação informal.

Ao pregar informalmente aprendemos que podemos procurar pontos comuns e aproveitar os momentos oportunos, pois desta forma a pregação informal pode tornar-se mais eficaz e genuína, criando ligações mais fortes com aqueles que tentam comunicar a mensagem do Reino.

Concluindo, quando não forçamos as coisas e tentamos conversar com as pessoas sobre algo que temos em comum, as oportunidades de pregar para elas geralmente surgem por si mesmas. 

As ideias a seguir ajudarão você a iniciar conversas:

Cada vez que você sair de casa, fique atento a oportunidades para iniciar uma conversa. Peça a Jeová que o ajude e o direcione a pessoas de bom coração.

Seja amigável e interessado nas pessoas que você conhece. Tente encontrar alguns detalhes sobre eles que o ajudem a saber quais ensinamentos bíblicos podem atraí-los.

Se for apropriado, forneça à pessoa seus dados de contato e peça os dela.

Não desanime se a conversa terminar antes que você possa pregar.

Continue pensando na pessoa após a conversa. Mostre a ela que você se importa enviando-lhe um link para um texto bíblico ou um artigo no site jw.org.

Tente isto: Se alguém lhe perguntar como foi seu fim de semana, conte algo que você aprendeu na reunião ou conte-lhe sobre seu trabalho como professor da Bíblia.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários