Estudo de A Sentinela, Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2024, O que você espera se tornará realidade, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 12 a 18 de fevereiro de 2024, O que você espera se tornará realidade, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“A esperança não decepciona” (Romanos 5:5).

1. Por que podemos dizer que a esperança de Abraão estava garantida?

JEOVÁ prometeu ao seu amigo Abraão que através dos seus descendentes todas as nações da Terra obteriam uma bênção (Gên. 15:5; 22:18). Visto que Abraão tinha grande fé em Deus, ele tinha certeza de que esta promessa seria cumprida. Contudo, quando Abraão tinha 100 anos e sua esposa 90, esses servos fiéis de Deus ainda não tinham filhos (Gn 21:1-7). Agora, a Bíblia diz que Abraão “confiou na esperança e teve fé que ele seria pai de muitas nações, assim como foi dito” (Romanos 4:18). E, como sabemos, a sua esperança realizou-se: Abraão tornou-se pai de Isaque, o filho que tanto esperava. Por que Abraão tinha tanta certeza de que Jeová cumpriria a sua promessa?

2. Por que Abraão estava plenamente convencido de que Jeová cumpriria a sua promessa?

2 Como Abraão conhecia muito bem a Jeová , ele estava “totalmente convencido” de que cumpriria o que lhe havia prometido (Romanos 4:21). Por causa da sua fé, Jeová o considerou justo e o aprovou (Tiago 2:23). Como indica Romanos 4:18, havia uma relação entre a fé de Abraão e a sua esperança. Vejamos agora o que o apóstolo Paulo diz sobre a esperança no capítulo 5 de Romanos.

3. O que Paulo explica sobre a esperança?

3 Paulo explica por que podemos ter certeza de que “a esperança não decepciona” (Romanos 5:5). Também nos ajuda a compreender como a nossa esperança pode tornar-se mais forte. Ao analisarmos o que Romanos 5:1-5 diz, pense em como a sua esperança se tornou mais forte ao longo do tempo. Além disso, esta análise mostrará o que você pode fazer para torná-lo ainda mais forte. Primeiro vamos falar sobre uma esperança maravilhosa que, como diz Paulo, não terminará em decepção.

NOSSA MARAVILHOSA ESPERANÇA

4. Sobre o que fala Romanos 5:1, 2?

4 (Leia Romanos 5:1, 2). Paulo escreveu estas palavras aos irmãos da congregação em Roma. Eles aprenderam sobre Jeová e Jesus, demonstraram fé e tornaram-se cristãos. Assim, Deus os declarou “justos em resultado da fé” e os ungiu com espírito santo. A partir daquele momento, eles tiveram uma esperança maravilhosa e segura.

5. Que esperança têm os ungidos?

5 Mais tarde, Paulo falou aos cristãos ungidos em Éfeso sobre a esperança que Deus lhes havia dado. Ele explicou-lhes que receberiam uma “herança para os santos” (Efésios 1:18). E disse aos Colossenses onde receberiam a recompensa que esperavam. Ele lhes disse: “Está reservado para vocês nos céus” (Colossenses 1:4, 5). Assim, os cristãos ungidos têm a esperança de serem ressuscitados e viverem eternamente no céu, onde reinarão com Cristo (1 Tessalonicenses 4:13-17; Apoc. 20:6)

6. O que um irmão ungido disse sobre a sua esperança?

6 Os cristãos ungidos valorizam de todo o coração a esperança que têm. Por exemplo, em 1991, o irmão Frederick Franz expressou-o desta forma: “A nossa esperança é certa e será completamente cumprida no caso de cada um dos 144.000 membros do pequeno rebanho, num grau que superará até mesmo o que esperamos. imaginei”. Como você se sentiu depois de servir a Deus fielmente por décadas? Ele explicou: “Não perdemos o sentido do valor dessa esperança. Em vez disso, […] apreciamos ainda mais quanto mais tempo tivermos de esperar por isso. É algo pelo qual vale a pena esperar, mesmo que demore um milhão de anos. Tenho a nossa esperança em maior consideração do que nunca.”

ILUSTRAÇÃO

Irmão Frederico Franz. Ao lado está uma citação que diz: “Nossa esperança é certa […]. É algo pelo qual vale a pena esperar.” O irmão Frederick Franz explicou que os cristãos ungidos têm certeza da esperança que têm. (Ver parágrafo 6).

7, 8. Que esperança tem a maioria dos servos de Deus? (Romanos 8:20, 21).

7 A maioria das pessoas que servem a Jeová hoje tem outra esperança. Qual? A mesma que Abraão teve: viver para sempre na Terra sob o Reino de Deus (Hb 11:8-10, 13). Paulo também escreveu sobre esta maravilhosa esperança (leia Romanos 8:20, 21). Quando você aprendeu o que a Bíblia promete para o futuro, o que mais se destacou para você? Gostou da ideia de estar livre do pecado e ser perfeito? Você ficou animado ao descobrir que seus entes queridos serão ressuscitados e viverão no Paraíso? Graças à esperança que Deus dá, vocês têm um futuro extraordinário pela frente.

8 Todos nós temos uma esperança que nos deixa muito felizes, seja viver para sempre no céu ou na Terra. E a esperança que temos pode ficar mais forte a cada dia. Como podemos conseguir isso? Para descobrir, continuemos examinando o que Paulo escreveu. Suas palavras nos ajudarão a ter ainda mais certeza de que nossa esperança não terminará em decepção.

COMO A ESPERANÇA SE FORTALECE

9, 10. Assim como Paulo, o que sabemos que vai acontecer conosco? (Romanos 5:3; veja também imagens).

9 (Leia Romanos 5:3). Paulo disse algo que pode nos surpreender: passar pelas dificuldades pode fortalecer a nossa esperança. Pois bem, todos os cristãos sabem que enfrentaremos situações difíceis. Considere o que Paulo disse aos cristãos em Tessalônica: “Quando estávamos com vocês, costumávamos avisar-lhes que estaríamos em apuros, e como vocês sabem, foi isso que aconteceu” (1 Tessalonicenses 3:4). E aos coríntios ele escreveu: “Queremos que vocês tenham consciência dos problemas que tivemos […], a ponto de temerem por nossas vidas” (2 Cor. 1:8; 11:23-27).

10 Isto ainda é verdade hoje. Os cristãos sabem que passaremos por dificuldades (2Tm 3:12). O que você enfrentou desde que começou a ter fé em Jesus e a segui-lo? Talvez seus amigos ou familiares tenham zombado de você ou até mesmo o tenham tratado mal. Você já teve problemas no trabalho porque estava determinado a ser honesto em tudo? (Hebreus 13:18). Já enfrentou oposição do Governo por falar com outras pessoas sobre a sua esperança? Quaisquer que sejam as dificuldades que tenhamos, Paulo diz que devemos nos alegrar. Porque?

ILUSTRAÇÃO

Imagens de irmãos passando por provações: 1. Uma jovem que está prestes a orar para agradecer pela comida percebe que dois de seus colegas de escola estão sussurrando bem atrás dela. 2. O marido, que não é Testemunha de Jeová, grita com uma irmã. 3. Um irmão se recusa a aceitar suborno no trabalho. 4. Um irmão olha para fora da cela. Todos os cristãos sabem que enfrentaremos situações difíceis. (Ver parágrafos 9 e 10).

11. Por que devemos estar decididos a perseverar?

11 Ficamos felizes quando passamos por dificuldades porque elas nos ajudam a desenvolver uma qualidade importante. Romanos 5:3 diz: “As dificuldades produzem perseverança”. À medida que todos os cristãos passam por dificuldades, todos devemos estar determinados a perseverar. Somente se perseverarmos receberemos a recompensa que esperamos há tanto tempo. Não queremos ser como as pessoas que Jesus tinha em mente quando falou sobre sementes caindo em terreno rochoso. Eles aceitam “a palavra” com alegria, mas “quando surgem dificuldades ou perseguições” eles tropeçam (Mateus 13:5, 6, 20, 21). É claro que ninguém gosta de sofrer oposição ou enfrentar provações, mas perseverar nos beneficia. Vamos ver por quê.

12. Quais são as vantagens de persistir?

12 O discípulo Tiago destacou as vantagens de perseverar. Ele escreveu: “Que a perseverança complete a sua obra, para que vocês sejam completos e saudáveis ​​em todos os sentidos, sem faltar nada” (Tiago 1:2-4). Portanto, a perseverança tem um trabalho ou uma tarefa a fazer. Qual? Ajuda-nos a ser mais pacientes, a ter mais fé e a confiar mais em Deus. Mas isso não é tudo. Aguentar tem outra grande vantagem.

13, 14. O que acontece quando perseveramos e que efeito isso tem sobre a nossa esperança? (Romanos 5:4).

13 (Leia Romanos 5:4). Paulo mencionou que “a perseverança nos garante a aprovação de Deus” (Romanos 5:4). Isto não significa que Jeová fica feliz quando passamos por dificuldades, mas sim que ele fica feliz quando perseveramos. Não é encorajador saber que, se permanecer fiel e perseverar, você poderá deixar Jeová feliz ? (Salmo 5:12).

14 Pensemos em Abraão. Ele conquistou a aprovação de Deus porque suportou as provações que enfrentou. Jeová o via como seu amigo e o considerava justo (Gn 15:6; Rm 4:13, 22). O mesmo aconteceu conosco. A aprovação de Deus não depende de tudo o que fazemos no seu serviço ou das responsabilidades que temos na congregação, mas depende de permanecermos fiéis e perseverantes. E isso é algo que está ao alcance de todos, independentemente da nossa idade, das nossas circunstâncias ou das nossas capacidades. Você está enfrentando um teste agora? Tenha em mente que se permanecer fiel, terá a aprovação de Deus. Saber que Jeová está feliz conosco tem um efeito muito poderoso: fortalece a nossa esperança.

UMA ESPERANÇA AINDA MAIS FORTE

15. Como Paulo continuou a sua explicação, e o que podemos nos perguntar?

15 Como vimos, Paulo disse que teremos a aprovação de Deus se perseverarmos. Agora observe como ele continuou sua explicação: “A aprovação de Deus produz esperança, e a esperança não decepciona” (Romanos 5:4, 5). Um pouco antes, em Romanos 5:2, Paulo já havia dito que os cristãos em Roma tinham uma esperança, “a esperança de receber a glória de Deus”. É por isso que podemos nos perguntar: “Se aqueles cristãos já tinham esperança, por que Paulo fala novamente sobre esperança?”

16. Explique como alguém pode ficar convencido de que a esperança que a Bíblia dá é real. (Veja também imagens).

16 Podemos entender o que Paulo quis dizer se tivermos em mente que a esperança tem a capacidade de se tornar mais forte. Pense, por exemplo, na primeira vez que alguém lhe falou sobre a esperança de viver para sempre num paraíso na Terra. Talvez ele achasse que a ideia era boa demais para ser verdade. Mas , à medida que passou a conhecer melhor a Jeová e o que a Bíblia promete, ele ficou cada vez mais convencido de que essa esperança se tornaria realidade.

17. Como sua esperança se fortaleceu depois que você foi batizado?

17 Mesmo depois de ter sido batizado, a sua esperança continuou a crescer mais forte à medida que ele aprendia e amadurecia espiritualmente (Hb 5:13-6:1). Certamente aconteceu com você a mesma coisa que Romanos 5:2-4 menciona, ou seja, você teve dificuldades e viu que Jeová aprova isso. Por saber que Jeová está feliz com você, você fica ainda mais convencido de que ele cumprirá o que prometeu. Sua esperança é mais forte do que era no início. É mais real, mais pessoal, mais intenso. Influencia todos os aspectos da sua vida, como a forma como você trata sua família, quais decisões você toma e como usa seu tempo.

ILUSTRAÇÃO

Imagens dos mesmos irmãos de antes: 1. A jovem prega para um colega de classe. 2. A irmã casada medita no que lê na Bíblia. 3. O irmão que rejeitou o suborno comenta na reunião. 4. O irmão reza em sua cela. A bela esperança que você tem agora é muito mais forte, mais intensa e mais profunda do que quando você a aprendeu. (Ver parágrafos 16 e 17).

18. Que garantia nos dá Jeová?

18 Depois de Paulo ter mencionado que a aprovação de Deus produz esperança, ele acrescentou um detalhe muito importante: podemos ter certeza de que essa esperança se cumprirá. Porque? Porque Paulo deu esta garantia de Deus aos cristãos: “A esperança não decepciona; porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo espírito santo que recebemos” (Romanos 5:5). Portanto, você pode ter certeza absoluta de que sua esperança se tornará realidade.

19. Do que temos certeza?

19É bom que ele se lembre de Abraão. Jeová fez-lhe uma promessa, aprovou-o e viu-o como seu amigo. E o que Abraão esperava foi cumprido. A Bíblia diz: “Depois que Abraão mostrou paciência, ele recebeu esta promessa” (Hebreus 6:15; 11:9, 18; Romanos 4:20-22). Assim como Abraão, temos certeza de que, se formos fiéis a Jeová, nossa esperança não terminará em decepção, mas seremos recompensados. Nossa esperança é real e isso nos faz sentir muito felizes (Romanos 12:12). Paulo escreveu: “Que o Deus que dá esperança os encha de felicidade e paz por causa da sua confiança nele, para que vocês tenham muita esperança através do poder do espírito santo” (Romanos 15:13).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

De que esperança Paulo falou em Romanos 5:2?

Os romanos aprenderam sobre Jeová e Jesus, o que os levou a se tornarem cristãos e a terem fé. Hoje podemos ser declarados justos aos olhos de Jeová em resultado da nossa fé. 

De acordo com Romanos 5:3, 4, qual é o processo pelo qual os cristãos passam?

Em Segunda Timóteo 3:12, vemos que todos nós que desejamos ir com devoção a Deus também seremos perseguidos. Hoje, passar por provações ou dificuldades será um processo que fortalecerá a nossa esperança. 

Como a esperança que você tem agora mudou em relação à esperança que você tinha quando aprendeu a verdade?

Todos nós já passamos por dificuldades, e o fato de suportá-las se deve em grande parte à ajuda que Jeová nos deu. Em Romanos 5:4, vemos que a perseverança traz a aprovação de Deus, e a aprovação de Deus traz esperança. Portanto, a nossa esperança é mais forte do que era no início do conhecimento da verdade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários