Estudo de A Sentinela, O que você espera se tornará realidade, Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2024, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, O que você espera se tornará realidade, 12 a 18 de fevereiro de 2024, Comentários e respostas.
“A esperança não decepciona” (Romanos 5:5).
1. Por que podemos dizer que a esperança de Abraão estava garantida?
Bem, além da fé, ele também tinha esperança de que Jeová iria cumprir a sua promessa, por isso tomou isso como algo garantido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, algo interessante é que, conforme mencionado no parágrafo, Abraão tinha certeza de que Jeová cumpriria sua palavra ou promessa, porque sua fé era profunda.
Ele também tinha um relacionamento íntimo com Jeová, portanto essa fé se baseava na confiança absoluta na fidelidade de Deus em cumprir o que prometeu, por isso Abraão tinha aquela Esperança segura.
Essa esperança era segura, embora do ponto de vista humano fosse impossível de realizar. Abraão e sua esposa Sara, como não podiam mais esperar ter filhos, eram muito velhos para eles, mas ainda tinham muita fé, o que é por isso que, como disse o apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, embora não houvesse esperança, ele se baseava na esperança e tinha fé que seria pai de muitas nações.
Sabemos que ele tinha muita fé em Jeová porque sempre a teve e por isso é lógico que se Jeová lhe tivesse prometido que os seus descendentes viriam buscá-lo, era lógico esperar mesmo que a idade deles já não fosse lógica, mas sabemos que Jeová pode fazer qualquer coisa, pode fazer um milagre.
2. Por que Abraão estava plenamente convencido de que Jeová cumpriria a sua promessa?
Aquela fé inabalável que Abraão tinha em Jeová e na sua promessa deu origem à esperança e ele tem plena certeza de que Deus poderia fazer tudo o que lhe havia prometido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque Abraão conhecia muito bem a Jeová e sabia que Jeová sempre cumpre as suas promessas. Além disso, a profunda fé que Abraão tinha em Deus refletia-se numa confiança absoluta, isto é, ele não duvidava de que Jeová cumpriria a sua promessa.
Romanos 4:18 está dizendo que embora logicamente não houvesse esperança do ponto de vista humano, visto as idades que Sara e Abraão já tinham, parecia que era impossível, porém, como Abraão tinha fé no que Jeová havia prometido a ele, ele fez coloquei esperança precisamente no que eu havia dito a ele.
Devemos nos esforçar para conhecer muito bem a Jeová e desta forma ele nos declarará justos e não apenas que também teremos a sua aprovação, portanto, por causa disso, podemos ter essa esperança e ter essa fé tanto quanto Abraão a teve.
3. O que Paulo explica sobre a esperança?
Paulo nos diz que a esperança nunca nos decepcionará e é isso que ele começa dizendo em Romanos 5 versículo 5, mas também diz que para ter essa esperança devemos fortalecê-la.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, ele nos diz que a esperança nunca nos decepcionará, que é o que ele começa dizendo em Romanos capítulo 5, versículo 5, mas também diz que para isso a nossa esperança deve ser fortalecida.
Então quando Paulo está falando em Romanos 5:5 justamente sobre que a esperança não decepciona, em uma de nossas publicações ele esclareceu que esta expressão em grego significava que não temos vergonha e que então indica que a pessoa que tem verdadeira fé em Deus Você nunca terá que ficar envergonhado ou desapontado e aqueles de nós que têm fé e confiança sabem precisamente que Jeová sempre cumpre as suas promessas e não deixará de cumpri-las.
Seguindo a mesma linha, diz ele, pense em como a sua esperança foi se fortalecendo ao longo do tempo, talvez no início, quando aprendemos a verdade, porque nos falaram sobre uma esperança maravilhosa para o futuro, mas com o passar dos anos, vimos como isso A esperança tem se tornado cada vez mais forte. Vimos quantas profecias foram cumpridas. Vimos o grande aumento na forma como a organização de Jeová também tem progredido. Tudo isso nos faz ver que a esperança é cada vez mais uma âncora forte que temos. É em cada um de nós que devemos fazer disto algo que nos ajude diariamente a não perder essa esperança, mesmo que as condições ou dificuldades deste mundo possam fazer com que a percamos.
NOSSA MARAVILHOSA ESPERANÇA
4. Sobre o que fala Romanos 5:1, 2?
Eles aprenderam sobre Jeová e Jesus, demonstraram fé e tornaram-se cristãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Romanos começa falando sobre fé e que esta fé pode fazer com que Jeová nos declare justos agora, visto que já somos justos podemos então desfrutar da esperança que Deus dá aos seus servos.
Sim, e ele o ungiu com espírito santo e daí em diante eles até tiveram uma esperança maravilhosa e segura.
Sim, como lemos muito bem, Paulo fala destes irmãos que estavam na congregação de Roma, eles conheceram a Jeová e a Jesus e, como ele diz, por causa dessa fé eles se tornaram cristãos, foram batizados e agora eles haviam sido ungidos com espírito. O santo diz no versículo 2 que eles agora tinham todos os motivos para se alegrar porque haviam recebido uma esperança incrível.
5. Que esperança têm os ungidos?
Bem, ele tem a boa esperança de ser ressuscitado e viver no céu, onde poderá reinar com Cristo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E foi assim que Paulo disse aos cristãos de Éfeso que eles teriam uma herança para os santos e aos da congregação de Colossos ele lhes disse que esta lhes estaria reservada no céu.
Bem, todos nós sabemos que os Ungidos têm a esperança de ir para o céu, mas expandindo um pouco mais, em Efésios capítulo 1 versículo 8 e Colossenses 1 4 ao 5, bem, lá diz que eles têm a esperança de receber a herança para os santos, agora esta herança está reservada para eles no céu. O que implica uma ressurreição e vida eterna, mas no céu e onde reinarão com Jesus.
Um detalhe adicional é que diz que a segunda morte não tem autoridade sobre eles, o que significa que Jeová lhes dá a imortalidade.
6. O que um irmão ungido disse sobre a sua esperança?
Sim, ele disse que a sua esperança era uma esperança segura que ele sabia que seria completamente cumprida e, durante todo o seu serviço fiel a Jeová, ele nunca perdeu essa esperança, mas, pelo contrário, esperava-a ainda mais ansiosamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Frederick Franz disse que sua esperança era certa de que seria completamente cumprida no caso de todos os 144.000 membros do pequeno rebanho em um grau que supera até mesmo o que imaginamos e bem ele diz que depois de servir décadas ele disse que mesmo que eles passassem por mil anos ele manteria essa esperança celestial.
O irmão ungido expressou que valorizava de todo o coração a esperança que tinha, e que esta Esperança era certa e seria completamente cumprida para cada um dos 144.000 do pequeno rebanho. Apesar de servir fielmente a Deus durante décadas, ele explicou que não havia perdido o sentido do valor desta esperança, mas, pelo contrário, apreciou-a ainda mais quanto mais tempo teve de esperar por ela. Ele afirmou que valia a pena esperar por essa Esperança, mesmo que isso exigisse um milhão de anos, e que ele a tinha em maior estima do que nunca.
Então, eles sentem que têm essa esperança de todo o coração e que vale a pena lutar por ela e que, embora cada vez mais a sua esperança seja tida em maior estima do que antes, vale a pena mantê-la, porque a verdade é que existe Não há honra maior: servir com Jesus no reino.
Bem, eu me perguntaria quando me dediquei a Jeová e fui batizado, se o contrato que fiz tinha uma data de expiração ou se eu disse a Jeová que iria servi-lo por toda a eternidade, então o que importa quando a data é, como disse o irmão Frank, se eles eram ungidos com o desejo de poder exercer domínio para resolver os assuntos da terra, não tinham pressa porque está nas mãos do melhor legislador, porque nós.
ILUSTRAÇÃO
E na imagem estamos vendo o irmão que, bom, serviu fielmente e está falando que foi em 91, então vemos como um irmão que, bom, há muitos anos não tinha mais sua esperança firme, e isso é um exemplo para nós agora, talvez mesmo que os anos passem ou mesmo irmãos mais velhos que passaram por muitas provações, então continuem com essa esperança firme como fez este irmão que é visto olhando para frente com confiança e com uma posição firme sabendo que essa esperança é tão certo ainda mais do que no início de quando estudava a Bíblia.
Sim E é uma boa imagem e um bom exemplo porque o Irmão Francisco viveu quase 100 anos 99 anos ele poderia ter pensado bem não o verei mais nem por quanto tempo mas o reflexo dele é muito bonito dá para ver que o irmão pelo seu olha o gesto dele a temperança ele acreditou mesmo, o outro ouvi como um irmão ilustrou disse que é como esperar um bebê, o bebê pode estar atrasado e atrasado e não chega e não chega mas quão pouco isso faz Não importa quando finalmente chega, porque com a mesma atitude e entusiasmo e entusiasmo o irmão Frank sai esperando por sua recompensa.
Irmão Frederico Franz. Ao lado está uma citação que diz: “Nossa esperança é certa […]. É algo pelo qual vale a pena esperar.” O irmão Frederick Franz explicou que os cristãos ungidos têm certeza da esperança que têm. (Ver parágrafo 6).
7, 8. Que esperança tem a maioria dos servos de Deus? (Romanos 8:20, 21).
Aprendemos no início porque temos a nossa esperança ali como uma âncora, esperando como disse o irmão no parágrafo anterior, esperando o tempo todo e essa esperança aumenta cada dia mais até que o que chega até nós, todos nós irmãos, seja esperando por.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A maioria das pessoas que servem a Jeová hoje tem a esperança de viver para sempre na Terra sob o Reino de Deus, semelhante à esperança que Abraão teve. Esta Esperança inclui a libertação do pecado e a perfeição, bem como a emoção de saber que os entes queridos serão ressuscitados e viverão no paraíso. Portanto, graças à esperança que Deus oferece, temos pela frente um futuro extraordinário.
Bom, a mesma esperança que Abraão tinha de viver para sempre no paraíso na terra e a verdade é que quanto mais o tempo passa, mais aprendemos e mais queremos manter essa esperança em nós mesmos.
A base e a esperança mas também no parágrafo oito diz que isso pode se fortalecer a cada dia então vai depender de nós se essa esperança se fortalecer ou não e se cumprir o que foi dito anteriormente no parágrafo 6 do irmão Frank, que valeu a pena a espera.
A esperança de viver para sempre na terra sob o reino de Deus é que essa esperança nos libertará do pecado de sermos perfeitos e também de ver nossos entes queridos que serão ressuscitados e viverão conosco no paraíso, também graças a essa grande esperança que Deus nos deu, temos um futuro maravilhoso pela frente.
Além disso, essa vida não será como a que estamos vivendo agora porque como vimos em Romanos 8 e até a criação foi submetida ao pecado como nós, ela também será libertada disso e será muito melhor, muito mais bonito viver num mundo transformado num paraíso.
De acordo com as palavras de Paulo em Romanos 20:21, Jeová não destruiu o primeiro homem, Adão, quando ele pecou, mas permitiu que ele tivesse seus descendentes e também não os deixou sem esperança, e Jeová gentilmente os encorajou, dando-lhes esperança por meio dos descendentes prometidos. que são Jesus Cristo.
A esperança pode ser fortalecida e esse é o trabalho que cada um de nós deve fazer para fortalecer a nossa esperança.
COMO A ESPERANÇA SE FORTALECE
9, 10. Assim como Paulo, o que sabemos que vai acontecer conosco? (Romanos 5:3; veja também imagens).
Assim como Paulo, sabemos que passaremos por dificuldades. Esta é uma realidade para todos os cristãos, como se expressa na Bíblia, desde que começamos a ter fé em Jesus e a segui-lo, podemos enfrentar diversas situações difíceis. Isto pode incluir ridículo ou maus-tratos por parte de amigos ou familiares, dificuldades no trabalho devido à nossa determinação de sermos honestos em tudo, oposição do governo por partilharmos a nossa esperança com outros, entre outras coisas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, pelo que as imagens aí também descrevem, vemos como como jovens podemos passar por tribulações na escola porque se voltam contra nós por causa das nossas crenças ou na família que também podemos ter oposição, também aí vemos que parece que é o marido dela quem está recebendo cargo dele ou também no trabalho também podemos receber subornos por sermos honestos ou também a última imagem de como o irmão é visto como preso por suas crenças.
Mas há outra coisa que sabemos que vai acontecer conosco. É verdade que vamos passar por dificuldades. Isso é uma realidade, mas Romanos 5:3 diz que essas dificuldades também vão produzir perseverança. Isso é também vai acontecer, e como diz o parágrafo 10 no final, isso vai ser motivo de alegria para nós, então colocar tudo isso nessa perspectiva também nos ajuda a tornar essa resistência maior quando enfrentamos.
Como temos conversado sobre tudo, quem começa a estudar como Testemunha de Jeová sabe o que vai ser jogado contra ele e sempre vem à mente o segundo de Coríntios 3:17, que diz bem, bem, Jeová é o espírito e onde ele está? o espírito de Jeová, há liberdade.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de irmãos passando por provações: 1. Uma jovem que está prestes a orar para agradecer pela comida percebe que dois de seus colegas de escola estão sussurrando bem atrás dela. 2. O marido, que não é Testemunha de Jeová, grita com uma irmã. 3. Um irmão se recusa a aceitar suborno no trabalho. 4. Um irmão olha para fora da cela. Todos os cristãos sabem que enfrentaremos situações difíceis. (Ver parágrafos 9 e 10).
11. Por que devemos estar decididos a perseverar?
Devemos estar determinados a perseverar porque as dificuldades nos ajudam a desenvolver uma qualidade importante: Estamos nos referindo à perseverança, pois todos os cristãos passam por dificuldades, por isso é necessário que estejamos determinados a perseverar. Só assim perseveraremos nestas dificuldades e assim receberemos a recompensa que tanto esperamos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos que estar determinados a perseverar porque só assim receberemos a recompensa que tanto almejamos e é não querermos ser como as pessoas que comparam Jesus no livro de Mateus. São sementes que caem sobre terreno pedregoso. No início brotam rapidamente, acolhendo a palavra. com alegria, mas assim que surgem as dificuldades acabam murchando.
Sim, também sabemos que uma prova ou te refina ou te destrói, mas se suportarmos a prova ela pode nos ajudar a ser completos porque nos prepara para os momentos mais difíceis que virão e nos ajudará a ser mais completos.
Além disso, não queremos ser como as pessoas que Jesus descreveu na parábola das sementes que caem em terreno pedregoso, que acolhem a palavra com alegria, mas tropeçam diante de dificuldades ou perseguições. Embora sofrer ou enfrentar provações não seja algo de que gostamos, perseverar nos beneficia e produz bons resultados.
Foi comentado que as dificuldades são como um treino que produz perseverança e a perseverança produz a aprovação de Deus e a aprovação de Deus produz esta esperança, não é que pelos nossos próprios méritos possamos ganhar a recompensa que Deus nos dá mas é pela perseverança, se permanecermos fiéis a Deus, suportando as dificuldades, teremos uma esperança que é segura porque Deus nos promete, ele nos dá por termos sido fiéis e perseverar até o fim.
Então para aguentar temos que ter raízes, claro que Jesus Cristo ilustrou isso muito bem com o semeador, ele semeou em terras diferentes e claro o que aconteceu que quem estava em terra boa foi quem criou raízes, quem carregou havia uma pessoa ou terra que, por ter pouca profundidade ou havia pedras havia espinhos bem esses corações bem talvez por um tempo eles estivessem felizes eles estavam felizes sim sim é a verdade que encontramos mas claro que quando havia dificuldades que ocorreram porque eles não valorizaram realmente de coração eles não tinham aquela fé que essas pessoas precisavam bem Claro que eles deixaram, mas as pessoas que realmente amam a verdade têm fé, eles fortalecem essa fé, a verdade com aquela esperança que a gente aprenda da Bíblia, porque então é quem cria raízes e é a planta ou a pessoa que realmente continua a produzir e é quem traz o louvor a Jeová.
12. Quais são as vantagens de persistir?
Quando perseveramos nos tornamos cristãos mais completos porque desenvolvemos mais qualidades como a paciência, a fé que temos em Jeová ou que dependemos dele, confiamos mais nele e por isso nos tornamos melhores.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Perseverar tem diversas vantagens destacadas pelo discípulo Santiago. Primeiro, permita que o Endurance complete seu trabalho em nós, fazendo com que sejamos completos e saudáveis em todos os sentidos, sem faltar nada. Além disso, a perseverança nos ajuda a desenvolver mais paciência, aumentar nossa fé e confiar mais em Deus.
O discípulo Santiago diz que a perseverança completa o trabalho de nós mesmos como indivíduos ao perseverar, como foi dito, desenvolvemos aquelas outras qualidades que um cristão continuará a precisar. Se não perseverarmos, não vale a pena porque deixamos tudo e pronto. , acabou, mas que perseverança nos torna melhores servos de Jeová.
Para esta resistência sempre foi dado o exemplo do carvão, não porque quando o carvão é submetido a grandes pressões chega um momento em que ele se torna um diamante. Então somos iguais. Quando encontramos Jeová, somos um carvão, talvez isso não parece muito bom, é frágil, mas Quando começamos a ter essas pressões, esses problemas, chega um momento em que, por meio dessa perseverança, passamos a brilhar diante de Jeová e somos como aqueles diamantes para Jeová.
13, 14. O que acontece quando perseveramos e que efeito isso tem sobre a nossa esperança? (Romanos 5:4).
Quando perseveramos, ganhamos a aprovação de Deus, como Paulo menciona em Romanos 5:4. Isso significa que embora Deus não fique feliz quando passamos por dificuldades, Ele fica feliz quando perseveramos e perseveramos. Esse conhecimento é encorajador porque nos mostra que, por permanecermos fiéis e perseverantes, podemos deixar Jeová feliz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um exemplo disso é Abraão, que conquistou a aprovação de Deus ao suportar as provações que enfrentou, sendo considerado seu amigo e uma pessoa justa, da mesma forma, também podemos conquistar a aprovação de Deus permanecendo fiéis e perseverantes.
Portanto, quando enfrentarmos provações, se permanecermos fiéis, podemos ter certeza de que obteremos a aprovação de Deus. Esta garantia fortalece a nossa esperança de saber que Jeová está feliz connosco.
Porque tem gente que tem qualidades muito marcantes, é generosa, alegre, simpática, e o que isso indica que essas pessoas têm algo importante em comum? O escravo diz que podemos ter essa qualidade de resistência. Por que, porque ele diz isso está ao alcance de todos, então a resistência pode ser algo pessoal, algo nosso.
É um belo exercício de igualdade, todos carregamos bagagem espiritual de décadas, mas nossas circunstâncias mudaram. Seria justo que Jeová pedisse e exigisse agora a mesma coisa que demos quando tínhamos 20, 30, 40 anos. , porque que incentivo, que igualdade para Jeová ver que, se todos formos perseverantes, não importa as circunstâncias, aos seus olhos seremos candidatos perfeitos a todas as suas bênçãos.
UMA ESPERANÇA AINDA MAIS FORTE
15. Como Paulo continuou a sua explicação, e o que podemos nos perguntar?
Paulo continuou sua explicação indicando que a aprovação de Deus produz esperança, e esta esperança não decepciona, e anteriormente em Romanos 5:2, Paulo já havia mencionado que os cristãos de Roma tinham uma esperança. Então, se esses cristãos já tinham uma esperança, por que Paulo falou sobre esperança de novo?
Bom, ele disse que a aprovação de Deus produz esperança e que a esperança não decepciona, então se esses cristãos já tinham esperança, a questão que se coloca é por que Paulo volta a falar sobre esperança.
16. Explique como alguém pode ficar convencido de que a esperança que a Bíblia dá é real. (Veja também imagens).
Para se convencer de que a esperança oferecida pela Bíblia é real, é importante considerar que esta Esperança tem a capacidade de se fortalecer com o tempo. Ao ouvi-la pela primeira vez você pode pensar que é irreal, o que requer tempo, então através do estudo contínuo da Bíblia, do conhecimento da vontade de Deus e da experiência pessoal da vida cristã esta esperança se torna mais sólida e convincente para quem busca isto.
Porque quando você conhece a verdade, Jeová fica impressionado com tudo que lhe é dito, o fato da vida eterna, da perfeição, da ressurreição dos mortos, está tudo bem, mas com o passar do tempo você vê como Jeová age com você. então a esperança que temos não se refere mais apenas ao que Jeová nos dá, mas ao que Jeová faz pessoalmente conosco, então é no novo mundo que temos a capacidade de nos ver lá porque a esperança que em um momento lemos Nós vimos como Jeová já está agindo em nós como já está nos ajudando, então por isso fica muito mais forte.
Na verdade, Romanos 5:5 mostra que o que torna essa esperança mais firme em nós é que passamos a sentir o amor de Deus em nossos corações através do espírito santo e é isso que nos dá a confirmação de que vale a pena tolerar.
17. Como sua esperança se fortaleceu depois que você foi batizado?
Pois bem, porque com o passar do tempo pode ter acontecido conosco o que o apóstolo Paulo comentou em Romanos, não temos enfrentado essas circunstâncias, esses problemas na vida e a nossa fé se torna maior, a nossa esperança se fortalece porque vemos como Jeová tem ajudado e nos ajudará no futuro para que nossa esperança seja fortalecida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Depois de sermos batizados, embora tenhamos passado por dificuldades, estudar a Bíblia, conhecer a Jeová e também sentir seu cuidado fortaleceu minha esperança e ela se tornou mais certa.
E voltando à imagem que tínhamos para estes dois parágrafos, estes irmãos e irmãs certamente tinham esperança antes de passar pelas provações que vimos no início do artigo, mas agora, como foi mencionado, a sua esperança é mais forte, mais intensa , mais profundo, mas podemos até pensar nas coisas que eles enfrentarão no futuro, mas agora vemos que essa esperança produz alegria porque no futuro, quando as provações vierem, eles serão felizes e nós também quando os enfrentarmos, porque conhecemos o fruto que enfrentar essas provações produz, não saberemos que seremos capazes de nos aprimorar. Quanto mais sabemos que podemos fortalecer nossa esperança e até mesmo tornar Jeová um pouco mais feliz.
É interessante analisar os versículos 2 a 4 de Romanos porque no versículo 2 diz que temos esperança de receber a glória de Deus, um no céu e outro na terra, depois o versículo 3 fala sobre quando passamos por dificuldades e as suportamos de versículo 4 que a perseverança produz a aprovação de Deus e essa aprovação nos dá esperança, mas não é uma esperança diferente da do versículo 2, simplesmente o que está dizendo é que essa esperança se torna mais forte em nós, quanto mais sólidos somos, mais convencidos de que estamos nisso.
Sim, quando fomos batizados aprendemos muitas verdades bíblicas sobre o futuro, o paraíso, a ressurreição. Mas quando a esperança da ressurreição é mais real, mais pessoal, mais intensa? Depois de perder um ente querido ou quando passamos por uma situação grave doença, é tão lindo perceber que quanto mais você conhece a Jeová e quando você persevera e vê como Jeová o ajuda, isso se torna mais real e mais pessoal.
ILUSTRAÇÃO
E é isso que vemos nas imagens: a esperança desses irmãos aumenta porque conhecem mais a Jeová. A menina explica o que aprendeu sobre Jeová ao seu parceiro. Esta irmã da família oposta lê a Bíblia e medita nela. O irmão faz bons comentários. Na reunião, é feita a preparação e o último irmão se aproxima de Jeová em oração, portanto, conhecer mais a Jeová fortalece nossa esperança.
Imagens dos mesmos irmãos de antes: 1. A jovem prega para um colega de classe. 2. A irmã casada medita no que lê na Bíblia. 3. O irmão que rejeitou o suborno comenta na reunião. 4. O irmão reza em sua cela. A bela esperança que você tem agora é muito mais forte, mais intensa e mais profunda do que quando você a aprendeu. (Ver parágrafos 16 e 17).
18. Que garantia nos dá Jeová?
Se soubermos, provamos que Jeová não pode mentir, portanto, se ele fizer uma promessa ela será cumprida com total certeza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová nos dá a garantia de que a nossa esperança não nos decepcionará. Paulo garantiu aos cristãos que esta esperança será cumprida, porque o amor de Deus foi demonstrado aos seus servos.
E esta é uma garantia muito importante porque quem de nós pode garantir algo que vai acontecer ou que vamos cumprir, ninguém além de Jeová sim Jeová tudo o que ele prometeu tem a sua garantia o selo de garantia de que será cumprido e isso sem dúvida nos acalma.
19. Do que temos certeza?
Assim como Abraão, se formos fiéis a Jeová seremos recompensados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos certeza de que, se formos fiéis a Jeová, nossa esperança não acabará em decepção e que seremos recompensados. Além disso, podemos confiar que nossas esperanças serão cumpridas porque, conforme estudamos, ela é real e nos enche de alegria.
E como diz o parágrafo no final que o Deus que dá esperança para que possamos pedir ajuda a Jeová para ter mais esperança assim como pedimos fé mas também podemos olhar para os exemplos de tantos irmãos que demonstraram essa esperança através os tempos e claro pensar que já agradamos a Jeová graças a esta esperança que nos dá valor porque é algo que nos encoraja e motiva e que é algo que queremos produzir ou cultivar aos poucos para que tenhamos esta esperança muito firme e sólido.
Portanto, temos que, como Abraão, continuar a demonstrar paciência, não até recebermos aquela promessa que Jeová nos deu, aquela esperança maravilhosa que temos, mesmo que enfrentemos problemas ou dificuldades como analisamos no artigo, devemos continuar esperando em Jeová porque isso fará com que a nossa fé e a nossa esperança cresçam e assim sejam mais fortes.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
De que esperança Paulo falou em Romanos 5:2?
Dos 144 mil e tem a esperança de viver no céu reinando com Jesus Cristo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Paulo falou da esperança que Deus dá àqueles que ele considera ajustados, como recompensa por perseverarem e serem fiéis.
Pois bem, ali foi comentado que todos os cristãos iriam passar por dificuldades, era uma realidade como resultado dessas dificuldades.As dificuldades produzem resistência e a perseverança acaba na aprovação de Deus.
E no final esta aprovação de Deus acaba produzindo em nós esperança.
De acordo com Romanos 5:3, 4, qual é o processo pelo qual os cristãos passam?
Assim como Paulo, sabemos que passaremos por dificuldades. Esta é uma realidade para todos os cristãos, conforme expresso na Bíblia. Desde que começamos a ter fé em Jesus e a segui-lo, podemos enfrentar diversas situações difíceis. Isto pode levar ao ridículo ou aos maus-tratos por parte de amigos ou familiares, dificuldades no trabalho devido à nossa determinação de sermos honestos em tudo, oposição do governo por partilharmos a nossa esperança com os outros, entre outras coisas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, a pergunta fala de um processo e é verdade, é como entrar num processo de lavagem numa máquina de lavar, ninguém gostaria de entrar numa máquina de lavar, você vai e volta, os testes nos abalam mas não acontece. Se não sairmos mais limpos, é verdade que é um processo que pode ser doloroso quando se está na prova. O resultado, como vimos, não só melhora as nossas qualidades, mas também nos aproxima de Jeová.
Mas o processo pelo qual passamos é primeiro que todos teremos dificuldades, mas se as suportarmos o que temos é a aprovação de Jeová e então a nossa esperança é fortalecida e ele diz esperança Paulo não decepciona o que significa que Jeová pode tenha certeza de que ele cumprirá essa promessa se permanecermos fiéis.
Como a esperança que você tem agora mudou em relação à esperança que você tinha quando aprendeu a verdade?
Bem, porque agora é mais forte, é mais real e também é mais seguro do que aquilo que eu evidentemente tinha ou tinha quando fui batizado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mudou muito porque no início pensávamos que era bom demais para ser verdade, mas com o passar do tempo e com o nosso estudo da Bíblia, além de conhecermos mais a Jeová, a nossa esperança tornou-se mais real e mais forte.
Nossa esperança é mais real e isso nos faz sentir muito melhor.
Podemos compará-la a uma árvore quando começamos. Éramos uma linda arvorezinha decidida a crescer, mas com o tempo nos nutrimos. Sabemos muitas coisas. Conhecemos as experiências de irmãos que Jeová vem prometendo e cumprindo, e hoje também vivemos entre irmãos que demonstram fé e uma esperança inquebrantável, tudo isso nos nutre e nos torna árvores enormes e frondosas, ansiosas por seguir em frente.
Mudou muito porque no início pensávamos que era bom demais para ser verdade, mas com o passar do tempo e com o nosso estudo da Bíblia, além de conhecermos mais a Jeová, a nossa esperança tornou-se mais real e mais forte.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário