TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 18 de janeiro de 2024, Ele sabia o que havia dentro do homem (João 2:25).
TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 18 de janeiro de 2024, Ele sabia o que havia dentro do homem (João 2:25).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
Ele sabia o que havia dentro do homem (João 2:25).
Antes de morrer, algumas pessoas “injustas” fizeram coisas muito ruins e horríveis. Portanto, precisarão aprender a viver segundo os padrões justos de Jeová. Para ajudar todas essas pessoas, o Reino de Deus realizará o maior programa educacional de toda a história da humanidade. Quem ensinará os injustos? Os da grande multidão e os justos ressuscitados. O que os injustos deveriam fazer se quisessem que seu nome fosse escrito no livro da vida? Terão de tornar-se amigos de Jeová e dedicar-lhe a vida. Jesus e os ungidos, no seu papel de juízes, estarão muito atentos ao progresso feito pelos injustos (Ap 20:4). Se alguém se recusar a aceitar esta ajuda, será eliminado, mesmo que tenha 100 anos (Is. 65:20). Jeová e Jesus podem ver o coração das pessoas e garantirão que ninguém cause dano no novo mundo. — Isa. 11:9; 60:18; 65:25. w22.09 17 par. 11, 12.
Como entendemos anteriormente as palavras de Jesus que lemos em João 5:29? E a que detalhe devemos prestar atenção ao ler estas palavras?
Jesus também falou daqueles que seriam ressuscitados na Terra. Por exemplo, ele disse: “Está chegando a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: aqueles que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida, e aqueles que fizeram coisas más, para uma ressurreição de julgamento”. .” (João 5:28, 29). O que Jesus quis dizer?
Anteriormente, acreditávamos que Jesus estava se referindo às coisas que os ressuscitados fariam após retornarem à vida. Ou seja, depois de ressuscitados alguns fariam coisas boas, mas outros fariam coisas ruins. Mas notemos que Jesus não disse que aqueles que saem dos túmulos farão coisas boas ou farão coisas más. Ele falou no passado, porque disse “aqueles que fizeram coisas boas” e “aqueles que fizeram coisas ruins”. Isso significa que eles fizeram essas coisas antes de morrer. E isso faz sentido, certo? Afinal, no novo mundo ninguém poderá fazer coisas ruins. Os injustos terão feito essas coisas ruins antes de morrerem. Então, o que Jesus quis dizer quando falou de “uma ressurreição de vida” e de “uma ressurreição de julgamento”?
Quem receberá “uma ressurreição de vida” e por quê?
Os justos, isto é, aqueles que fizeram coisas boas antes de morrer, receberão “uma ressurreição de vida” porque seus nomes já estarão escritos no livro da vida. Isto significa que a ressurreição “daqueles que fizeram boas coisas”, mencionada em João 5:29, é a mesma que a ressurreição dos “justos” mencionada em Atos 24:15. Esta explicação se ajusta ao que é dito em Romanos 6:7: “Quem morre é absolvido do seu pecado”. Quando os justos morrem, os seus pecados são apagados, mas o seu histórico de lealdade permanece intacto (Hb 6:10). É claro que, quando os justos forem ressuscitados, eles terão de permanecer fiéis para que seus nomes não sejam apagados do livro da vida.
O que é a “ressurreição do julgamento”?
E aqueles que fizeram coisas ruins antes de morrer? Embora seus pecados tenham sido apagados com a morte, eles não tinham nenhum registro de lealdade. Seus nomes não estão escritos no livro da vida. Portanto, a ressurreição dos “que praticaram coisas más” é a mesma que a ressurreição dos “injustos” mencionada em Atos 24:15. Eles terão “uma ressurreição de julgamento”.c Os injustos serão julgados no sentido de que serão avaliados (Lucas 22:30). Levará algum tempo para decidir quem merece ter seu nome escrito no livro da vida. Para que isso aconteça, os injustos terão de abandonar o mau comportamento anterior e dedicar a vida a Jeová.
O que aqueles que forem ressuscitados na Terra terão de fazer, e quais são as “ações” mencionadas em Apocalipse 20:12, 13?
Quer tenham sido justos ou injustos no passado, os ressuscitados terão que obedecer às leis dos novos pergaminhos, que serão abertos durante os 1.000 anos. O apóstolo João descreve o que viu numa visão: “Vi os mortos — grandes e pequenos — em pé diante do trono, e rolos foram abertos. Mas outro pergaminho se abriu: o pergaminho da vida. E de acordo com o que estava escrito nos rolos, os mortos foram julgados pelas suas ações” (Apocalipse 20:12, 13).
Por quais “ações” os ressuscitados serão julgados? É por causa do que eles fizeram antes de morrer? Não. Lembremo-nos de que eles foram absolvidos dos seus pecados quando morreram. Portanto, “suas ações” aqui não podem ser as coisas que fizeram antes de morrer. Em vez disso, estas ações devem referir-se à forma como respondem ao ensino que receberão no novo mundo. Até mesmo homens fiéis como Noé, Samuel, David e Daniel terão de aprender sobre Jesus Cristo e demonstrar fé no seu sacrifício. Quanto mais os injustos terão que fazer isso!
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário