O Estudo da Sentinela, “Artigo 48”, Semana de 22 a 28 de janeiro de 2024, Confie que Jeová o ajudará não importa o que aconteça, Respostas.
O Estudo da Sentinela, “Artigo 48”, 22 a 28 de janeiro de 2024, Confie que Jeová o ajudará não importa o que aconteça, Respostas.
“Sejam fortes […] porque eu estou com vocês”, diz Jeová dos exércitos” (AGEO 2:4).
1, 2. Que dificuldades semelhantes às que enfrentamos enfrentaram os judeus que retornaram a Jerusalém? (Veja também o quadro “A Era de Ageu, Zacarias e Esdras”).
Os judeus que regressaram de Jerusalém depois de viverem na Babilónia enfrentaram desafios semelhantes aos que frequentemente enfrentamos na vida. Eles precisavam de uma fé forte para deixar para trás o conforto e a prosperidade da Babilónia, o que pode ser comparado às dificuldades actuais, como a perda de um emprego ou a preocupação com a segurança familiar devido a factores políticos ou perseguição.
O tempo de Ageu, Zacarias e Esdras
Linha do tempo da época de Ageu, Zacarias e Esdras (as datas são anteriores à nossa era). 537: Grupo de judeus saindo da Babilônia. 520: Os profetas Ageu e Zacarias falando aos israelitas em Jerusalém. 515: Templo de Jerusalém. 484: A Rainha Ester se aproxima do trono do Rei Assuero. 468: Esdras viajando em uma caravana de camelos. 455: Muralhas de Jerusalém.
AS DATAS SÃO ANTES DA NOSSA ERA
537: Um primeiro grupo de judeus retorna a Jerusalém
520: Ageu e Zacarias profetizam em Jerusalém
515: A reconstrução do templo é concluída
484 : Ester intervém quando Xerxes I (Assuero) ordena o extermínio dos judeus
468: Esdras e um segundo grupo de judeus viajam para Jerusalém
455: A reconstrução dos muros de Jerusalém é concluída
3. Que questões analisaremos? (Provérbios 22:19).
A análise das profecias de Ageu e Zacarias, bem como do exemplo de Esdras, nos levará a refletir sobre questões fundamentais, por exemplo: Como as dificuldades que enfrentaram após retornarem à sua terra afetaram os judeus? será o primeiro quando passarmos por momentos difíceis? E o que nos ajudará a confiar mais em Jeová, aconteça o que acontecer? Esta análise proporcionar-nos-á uma compreensão mais profunda de como enfrentaram os desafios e de como podemos aplicar essas lições às nossas situações actuais.
COMO AS DIFICULDADES AFETARAM OS JUDEUS
4, 5. Quais são alguns dos possíveis motivos pelos quais os judeus perderam o entusiasmo?
O entusiasmo inicial dos judeus ao retornarem a Jerusalém desapareceu devido a várias razões práticas e desafios que enfrentaram. Primeiro, embora tenham reconstruído rapidamente o altar de Jeová e lançado os alicerces do templo, ficaram sobrecarregados com a necessidade de construir as suas próprias casas, cultivar campos e sustentar as suas famílias. A carga de trabalho aliada à oposição tramada de seus inimigos, que tentavam compreender a reconstrução do templo, contribuíram para o desânimo.
6. Que outras dificuldades enfrentaram os judeus, e o que Zacarias lhes garantiu? (Zacarias 4:6, 7).
Além dos problemas económicos e políticos, os judeus também sofreram perseguições. No ano 522 AC, seus inimigos conseguiram proibir a reconstrução do templo de Jeová. No entanto, Zacarias garantiu aos judeus que Jeová usaria o seu espírito poderoso para remover quaisquer obstáculos. Esta afirmação é apoiada por Zacarias 4:6,7, que destaca que não seria pela força humana, mas pelo espírito de Jeová, que os impedimentos seriam removidos.
7. Que bênçãos os judeus receberam por colocarem a vontade de Deus em primeiro lugar?
Por meio dos profetas Ageu e Zacarias, Jeová prometeu aos seus servos que, se eles priorizassem a reconstrução do templo, ele estaria com eles. A lealdade dos judeus à vontade de Deus, apesar das adversidades, resultou no apoio material e espiritual de que necessitavam. Inspirados pelo espírito dos profetas, os judeus retomaram as obras do templo em 520 a.C. e conseguiram concluir a reconstrução em menos de 5 anos. Esse sucesso demonstrou como, por colocarem a vontade de Deus em primeiro lugar, eles receberam bênçãos que os habilitaram a adorar a Jeová com alegria.
COLOQUE A VONTADE DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
8. Como Ageu 2:4 nos ajuda a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar? (Veja também nota).
Ageu 2:4 nos oferece uma visão valiosa sobre como colocar a vontade de Deus em primeiro lugar em meio à adversidade. Neste versículo, somos incentivados a sempre confiar que Jeová dos exércitos está ao nosso lado. Este lembrete nos ajuda a manter o foco firme no Reino, mesmo quando enfrentamos problemas financeiros ou oposição à nossa pregação por parte das autoridades.
9, 10. Como se cumpriram as palavras de Mateus 6:33 no caso de casamento?
O exemplo de Oleg e Irina, um casal pioneiro, ilustra vividamente como as palavras de Mateus 6:33 se cumprem na vida daqueles que priorizam o Reino de Deus. Apesar de terem perdido o emprego devido à situação económica do país, eles mantiveram o foco na pregação e confiaram em Jeová. Apesar de ficarem um ano sem emprego estável, eles sentiram o apoio e o amor de Jeová e, às vezes, também foram ajudados pelos irmãos.
11. O que Jeová nos dará se nos concentrarmos em fazer a sua vontade?
Jeová promete bênçãos àqueles que se concentram em fazer discípulos e em realizar trabalhos que salvam vidas. No contexto do artigo, destaca-se o exemplo dos judeus que, ao obedecerem ao chamado de Ageu para retomar as obras do templo, experimentaram o favor divino. Era como se Jeová lhes oferecesse a oportunidade de recomeçar, prometendo a sua bênção se continuassem a obedecer.
O QUE FAZER PARA CONFIAR MAIS EM JEOVÁ
12. Por que Esdras e os que viajaram com ele precisavam de muita fé?
Em 468 AC, Esdras viajou da Babilônia para Jerusalém com um grupo de judeus, enfrentando desafios que exigiam grande fé. Esta viagem envolveu percorrer estradas perigosas e transportar uma valiosa doação de ouro e prata para o templo, tornando-os vulneráveis a possíveis roubos.
13. O que ajudou Esdras a confiar mais em Jeová? (Veja também nota).
A experiência de Esdras ao ver como Jeová protegeu seu povo em tempos difíceis, como a ameaça de extermínio em 484 aC, fortaleceu sua confiança em Deus. Naquele momento crítico, a oração e a súplica do povo levaram a uma reviravolta inesperada nos acontecimentos, onde aqueles que planejavam eliminar os judeus foram executados em seu lugar.
14. O que uma irmã aprendeu quando perdeu o emprego?
No caso de Anastasia, uma irmã da Europa Oriental, ela destaca como a confiança em Jeová durante tempos difíceis fortaleceu a sua fé. Enfrentando pressão no trabalho e decidindo manter a neutralidade, ele perdeu o emprego. Contudo, ao considerar o assunto com Jeová, ele pôde sentir o cuidado amoroso de Deus. Apesar da perda do emprego e das preocupações financeiras, sua confiança em que Jeová cuidaria dela no futuro ficou mais forte. Este testemunho exemplifica como a fé em Jeová nos dá segurança, mesmo em circunstâncias incertas.
15. O que fez Esdras continuar a confiar em Jeová? (Esdras 7:27, 28).
Esdras continuou a confiar em Jeová por causa da constante evidência da mão divina na sua vida. Esdras refletiu sobre os momentos em que Jeová o havia ajudado anteriormente, fortalecendo sua confiança. A expressão “A mão do Senhor meu Deus estava comigo” aparece repentinamente no livro de Esdras, sublinhando a presença e ajuda constante de Deus na sua vida.
16. Em que situações podemos ver mais claramente a mão de Jeová? (Veja também fotos).
Podemos sentir a mão de Jeová de forma mais evidente em situações que nos colocam à prova, tais como pedir folga para assistir às assembleias ou ajustar o nosso horário de trabalho para não perdermos reuniões. Nestas circunstâncias, temos a oportunidade de ver a intervenção Divina nas nossas vidas, e o resultado pode surpreender-nos, fortalecendo assim a nossa confiança em Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão pede ao seu chefe que lhe dê folga para ir a uma assembleia, mas o seu chefe diz que não. O irmão ora a Jeová e pede que ele o ajude a conversar novamente com seu chefe. Ele mostra ao chefe o convite para a assembleia e explica que a Bíblia nos ajuda a ser pessoas melhores. O patrão fica impressionado e lhe dá permissão para ir à assembleia. Em que situações podemos ver mais claramente a mão de Jeová? (Ver parágrafo 16).
17. Como sabemos que Esdras foi humilde em tempos difíceis? (Ver desenho da capa).
Esdras demonstrou humildade diante de tempos difíceis, buscando a ajuda de Jeová quando sentia que suas responsabilidades eram esmagadoras. Sua atitude humilde se refletiu em suas orações, conforme registrado em Esdras 8:21-23 e 9:35. Esta humildade não só o levou a receber apoio de outros, mas também inspirou aqueles que o rodeavam, que copiaram a sua fé. Em situações semelhantes, ao enfrentarmos problemas financeiros ou preocupações familiares, podemos imitar a humildade de Esdras e recorrer a Jeová em oração, confiantes na sua ajuda.
ILUSTRAÇÃO
Esdras chorando no templo com outros israelitas. Shecaniah o ajuda a se levantar. Esdras está no templo. Ali ele ora a Jeová e chora pelos pecados do povo. As pessoas que também estão no templo choram. Então Secanias o consola, dizendo: “Ainda há esperança para Israel. […] Estamos com você” (Esdras 10:2, 4). (Ver parágrafo 17).
18. O que nos ajudará a confiar mais em Jeová?
Nossa confiança em Jeová será fortalecida se permanecermos humildes, buscarmos sua ajuda em oração e permitirmos que nossos irmãos nos apoiem. O exemplo de Erika, que enfrentou a perda da filha ainda não nascida e do marido, destaca como confiar em Jeová em tempos difíceis fortalece a fé. Embora as circunstâncias possam parecer desafiadoras, a ajuda divina por meio de amigos e irmãos demonstra que Jeová sempre se importa com seus servos.
CONFIE SEMPRE EM JEOVÁ
19, 20. O que aprendemos dos judeus que não puderam retornar a Jerusalém?
Os judeus não puderam regressar a Jerusalém, devido à idade avançada, à saúde precária ou às responsabilidades familiares. Eles nos oferecem uma lição valiosa. O que implica que, apesar das suas limitações, apoiaram de bom grado os que regressaram, proporcionando donativos materiais. Este ato de generosidade foi reconhecido por Jeová, que instruiu o profeta Zacarias a fazer uma compra com o ouro e a prata enviados pelos judeus em Babilônia, tornando-o um memorial de sua generosidade. Este exemplo ilustra que Jeová valoriza tudo o que fazemos por ele, mesmo quando nossas contribuições são limitadas.
21. O que nos ajudará a olhar para o futuro sem medo?
Embora saibamos que enfrentaremos dificuldades nos últimos dias, não devemos nos deixar vencer pela ansiedade. Lembremo-nos das palavras de Jeová aos seus servos nos dias de Ageu: “Estou convosco…. “Não tenha medo” Por nos esforçarmos para fazer a vontade de Jeová e aplicarmos as lições dos profetas Ageu e Zacarias, bem como o exemplo de Esdras, podemos sempre confiar em Jeová, independentemente das circunstâncias.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como podem as dificuldades afetar o nosso serviço a Jeová?
As dificuldades podem afetar nosso serviço a Jeová de diversas maneiras. Conforme ilustrado no artigo com a experiência dos judeus que regressaram a Jerusalém, enfrentamos desafios económicos, políticos e de oposição que podem diminuir o nosso entusiasmo e afectar a nossa dedicação ao serviço Divino. A preocupação com os meios de subsistência, a estabilidade política, a perseguição ou a oposição à pregação são exemplos de dificuldades que podem influenciar negativamente o nosso serviço a Jeová.
Por que devemos colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, apesar dos problemas?
Apesar dos problemas, devemos colocar a vontade de Deus em primeiro lugar porque, conforme aprendemos com o exemplo dos judeus que retornaram a Jerusalém, ao fazê-lo poderemos receber apoio material e espiritual de Jeová. Confiar em Deus e priorizar a sua vontade nos permite superar as adversidades e continuar servindo com alegria. Além disso, a história de Esdras demonstra que a dedicação à adoração verdadeira, mesmo em tempos difíceis, resulta na bênção divina e no cumprimento dos propósitos de Jeová.
O que nos ajudará a confiar mais em Jeová, aconteça o que acontecer?
Para confiarmos mais em Jeová, aconteça o que acontecer, temos de permanecer humildes, procurar a sua ajuda através da oração e permitir que os nossos irmãos nos dêem apoio. A experiência de pessoas como Erika, que confiou em Jeová apesar de perdas e dificuldades, destaca a importância de manter um relacionamento achegado com Deus. Além disso, confiar que Jeová valoriza cada esforço e contribuição, mesmo quando as circunstâncias são difíceis, ajuda-nos a enfrentar o futuro sem medo.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário