NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 22 a 28 de janeiro de 2024, Meditar sobre a criação nos ajuda a não perder de vista o panorama geral, Vídeo: O que aprendemos sobre lealdade no livro de Jó? Lições da criação animal, análise e respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 22 a 28 de janeiro de 2024, Vídeo: O que aprendemos sobre lealdade no livro de Jó? Lições da criação animal, análise e respostas.
Meditar sobre a criação nos ajuda a não perder de vista o quadro geral (15 minutos). Análise com o público.
Leia Jó 37:14. Então pergunte:
O que Jó deveria fazer para recuperar o foco espiritual?
Jó poderia se beneficiar se dedicasse tempo para considerar a grandeza e as maravilhas das obras de Deus. Jó deveria deixar de lado suas preocupações e desafios momentâneos para contemplar a magnitude e a sabedoria de Deus e o que poderia ajudá-lo a recuperar a perspectiva espiritual e a encontrar conforto em sua fé.
Jó deveria refletir sobre as maravilhosas obras de Deus. Pare para observar as maravilhas de Jeová tanto na criação como no seu trato com os seres humanos, porque assim você entenderia os caminhos de Deus.
Reproduza o VÍDEO O que aprendemos sobre lealdade no livro de Jó? Lições da criação animal. Então pergunte:
Como esse vídeo fortaleceu sua confiança em Jeová?
Estudar a natureza e as criaturas mencionadas no livro de Jó, como cabras montesas, águias, hipopótamos e crocodilos, pode inspirar admiração pela adversidade e complexidade da criação de Deus, fortalecendo assim a confiança na sua sabedoria e poder.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Existe uma ideia muito difundida que impede as pessoas de reconhecerem a verdade sobre Deus, e essa ideia é a evolução. Esta teoria não só contradiz a Bíblia, mas também rouba a esperança das pessoas. Portanto, este vídeo fortalece minha confiança de que Jeová me ajuda a compreender que fomos criados por amor e com um propósito.
Ao observar a criação animal, não só o poder de Jeová, mas também a sua inteligência e sabedoria são claramente vistos. Basta examinar algumas dessas criaturas para ver a inteligência por trás de cada design. Isto me ensina que Jeová com seu poder, inteligência e sabedoria pode eliminar todos os nossos problemas. Pensar nisso fortalece ainda mais minha confiança em Deus.
Aprender sobre as qualidades dos animais e como eles se relacionam com Jeová pode levar à aplicação prática na vida diária, confiando que, assim como na natureza, Deus fornecerá as capacidades e a força necessárias para enfrentar os desafios.
Este vídeo fortalece minha confiança em Jeová porque ver um pássaro como a águia voar muito alto, sem quase mover as asas, me ensina que Jeová pode nos dar forças para superar nossos problemas.
Jó não sabia como responder às perguntas que Jeová lhe fez sobre a vida animal. É óbvio que Jeová sustenta a águia, a cabra montesa e o resto da sua criação animal. Isso me ensina que Jeová também cuida de nós e pode nos fornecer alimentos de muitas maneiras. Compreender isso fortalece minha confiança nele.
A capacidade artística e imaginativa, bem como a inventividade do ser humano, por vezes esgota-se. Por outro lado, a criatividade de Jeová é inesgotável. Seu poder de inventar e criar coisas novas e diferentes é simplesmente maravilhoso. Isto torna absoluta a minha confiança nele e nas suas promessas para o novo mundo.
Ver como os planos sábios e engenhosos da criação animal inspiraram os humanos a buscar soluções inovadoras para vários problemas fortalece minha confiança em Jeová. Isto me mostra que Jeová sempre encontrará uma maneira de cumprir seu propósito, apesar das tentativas de Satanás de impedi-lo.
No vídeo você pode ver como Jeová pergunta a Jó: Você sabe quando as cabras montesas têm seus filhotes? De acordo com o versículo, Jeová sabe quando as cabras montesas têm seus filhotes e quando os cervos dão à luz. Isso nos mostra que se ele cuida de suas criaturas animais e conhece todos os detalhes de suas vidas, quanto mais ele poderá nos conhecer e se interessar em cuidar de nós. Compreender isso fortalece ainda mais minha confiança em Jeová.
Também no vídeo você pode ver como Jeová pergunta a Jó: É você quem dá força ao cavalo? De acordo com o versículo, Jeová dá ao cavalo a sua força, a sua beleza, o seu pescoço orgulhoso e a sua capacidade de saltar como um gafanhoto. Isto nos mostra que Jeová é o criador da beleza e do poder, e que ele nos deu animais para nos servir e nos trazer alegria. Portanto, temos de confiar que Jeová usará a sua criação para nos dar sempre tudo o que precisamos.
O vídeo menciona a pergunta que Jeová fez a Jó: Ou é por ordem tua que a águia se levanta? Segundo o versículo, Jeová é quem ordena à águia que suba e faça seu ninho no alto. Isto nos mostra que Jeová é o governante do céu e quem tem controle absoluto sobre a criação animal. Isto fortalece minha confiança em Jeová e nas promessas do seu Reino a respeito dos animais.
Além disso, o vídeo descreve como Jeová pergunta a Jó: Você consegue pegar o leviatã com um anzol? Segundo o versículo, Jeová desafia Jó a pescar o leviatã, animal que é interpretado como um crocodilo, isso nos mostra que Jeová é o dono dos mares, rios e lagos e aquele que domina as feras mais ferozes e temíveis. Então, quanto mais razão deveríamos ter para o criador do crocodilo. Isto aumenta a minha confiança em Jeová porque não há ninguém mais poderoso do que ele e porque ele promete usar o seu poder a nosso favor.
ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO.
Chegar perto de uma ágil cabra montesa é difícil até para quem a estuda. Por que motivo? Seus cascos têm duas partes que podem estar muito distantes uma da outra. Esse recurso permite que as cabras montanhesas se alimentem, corram e saltem sobre saliências estreitas. Elas podem se equilibrar em uma inclinação quase vertical. Os pesquisadores tentaram aplicar esses recursos em designs inovadores de cascos. calçados, mas tiveram pouco sucesso
"Você sabe quando as cabras montesas têm seus filhotes?" Jó 39 1.
Um cavalo pode galopar a velocidades de até 50 quilômetros ou 30 milhas por hora, mas ainda mais impressionante é a maneira eficiente como usa a energia. O segredo está nas pernas. Assim como uma mola, a perna do cavalo absorve energia e a libera. à medida que ele se levanta do chão. Músculos especializados atuam como amortecedores. Os engenheiros estão tentando imitar esse projeto, mas é um desafio.
"É você quem dá força ao cavalo?" Jó 39:19.
Quando as águias voam, as penas nas pontas das asas permanecem quase verticais. Esta posição lhes dá a sustentação máxima possível com um comprimento mínimo de asas. Os engenheiros estudaram o voo de pássaros planadores como a águia com a ideia de projetar A implementação de um projeto modificado que inclui barbatanas melhorou o desempenho das aeronaves em até 15% hoje. Os aviões podem percorrer distâncias mais longas e transportar cargas mais pesadas usando menos combustível nos 10 anos seguintes à implementação das barbatanas. As companhias aéreas O mundo inteiro economizou 7,6 bilhões de litros ou 2 bilhões de galões de combustível, mas o design impressionante da águia não se limita ao seu vôo; ela desce continuamente sobre sua presa para manter a imagem em foco à medida que ela se aproxima. Existe alguma câmera que funcione? semelhante ao olho da águia, por sua capacidade de reajustar rapidamente o foco?
"Ou é por seu comando que a águia sobe?" Jó 39:27.
O termo Behemoth mencionado no livro de Jó é geralmente identificado com o hipopótamo. Um espécime adulto pode atingir quatro ou cinco metros ou 15 pés de comprimento e pesar cerca de 3.600 kg ou 8.000 libras. Seus ossos, principalmente as vértebras, formam uma estrutura forte e rígida, suas costelas e pele grossa o protegem enquanto ele se move pelos leitos rochosos de alguns rios. Os ossos fortes do hipopótamo não são os únicos que nos impressionam; os ossos são um número infinito de organismos vivos. Os pesquisadores dizem que o desenho dos ossos é o mesmo do concreto ou do concreto armado. O aço no concreto ou concreto armado proporciona resistência à tração, enquanto o cimento, a areia e a pedra proporcionam resistência à compressão. No entanto, a resistência do osso à compressão é maior do que a do melhor concreto ou concreto armado. Os ossos são superiores ao concreto em muitos outros aspectos. Eles reagem a hormônios que modificam seu crescimento e desenvolvimento e são até capazes de se auto-reparar. Apenas como os músculos ficam mais fortes quando estão carregados
"Seus ossos são tubos de cobre." Jó 40:18.
Leviatã provavelmente o crocodilo tem uma mordida poderosa, algumas delas são quase três vezes mais fortes que a do leão, porém sua mandíbula também é mais sensível que a gema humana, ela é coberta por milhares de órgãos sensoriais que saem dos buracos em seu crânio, este desenho e leve-o suavemente na boca.
"Você consegue pegar o Leviatã com um anzol"? Jó 41:1.
Não há dúvida de que as qualidades invisíveis de Deus são claramente vistas nas coisas feitas. Podemos aprender muito com outros animais mencionados no livro de Jó como o touro selvagem, a cegonha e o avestruz. Que tal estudar sobre esses animais na noite de adoração em família para aprender mais sobre as qualidades de Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário