Estudo do Livro de Congregação, Semana de 22 a 28 de janeiro de 2024, Capítulo 4, parágrafos 13 a 20, “Oraram juntos a Deus”, Respostas.
Estudo do Livro de Congregação, 22 a 28 de janeiro de 2024, Capítulo 4, parágrafos 13 a 20, “Eles oraram juntos a Deus”, Respostas.
Estudo bíblico congregacional (30 minutos) bt cap. 4 parágrafos. 13-20.
13, 14. Se você enfrentar oposição, o que deverá fazer e por quê?
Devemos pedir forças a Jeová, procurar o apoio da congregação e contar os nossos problemas aos anciãos e a outros irmãos maduros, visto que as orações dos nossos irmãos têm um efeito poderoso e podem ajudar-nos a vencer a oposição.
Também é importante seguir o exemplo de Pedro e João, que depois de serem libertados da prisão, reuniram-se com a congregação e pediram a Deus que lhes desse coragem para continuarem a pregar. Também é importante aprender com a experiência de Pedro, que era confiante demais e negou Jesus, mas aprendeu a lição e confiou em Jeová para seguir em frente.
15. Por que você não deveria se punir se parou de pregar por algum tempo no passado?
Porque até os apóstolos pararam de pregar após a morte de Jesus, mas não demoraram muito para voltar a isso, portanto, em vez de permitir que os erros do passado nos dominem, procuremos aprender com eles e usar nossa experiência para ajudar outros. .
16, 17. O que nos ensina a oração que os discípulos de Cristo fizeram em Jerusalém?
A oração que os discípulos de Cristo fizeram em Jerusalém ensina-nos que, em vez de pedir a Deus que os livre dos ataques dos seus inimigos, devemos pedir-Lhe que tenha em conta as ameaças e nos dê força e coragem para continuar a pregar e a servi-lo. apesar da oposição.
Por exemplo, os discípulos entenderam que a perseguição que sofreram foi profetizada e que, não importa o que os governantes dissessem, a vontade de Deus seria feita na Terra. Portanto, devemos ter em mente que a oposição faz parte do nosso trabalho e que, se confiarmos em Jeová e pedirmos a sua ajuda, ele nos dará a força necessária para prosseguir.
18. De que maneira os irmãos da congregação de Jerusalém ajudaram uns aos outros?
Os irmãos da congregação de Jerusalém ajudavam-se mutuamente no sentido espiritual e, quando necessário, no sentido material, pois apesar de terem origens muito diferentes, "tinham um só coração e alma", ou seja, tinham a mesma forma de pensar e o mesmo propósito.
E de Barnabé aprendemos o exemplo de generosidade e apoio aos nossos irmãos, pois destaca-se que ele vendeu um terreno e doou todo o dinheiro para ajudar os irmãos que vieram de longe para Jerusalém, permitindo-lhes ficar mais tempo para aprender e fortalecer sua fé. O seu ato de generosidade e apoio material à comunidade é um exemplo a seguir por todos nós.
19. Por que Jeová executou Ananias e Safira?
Jeová executou Ananias e Safira porque, apesar de terem vendido propriedades para fazer uma doação, eles tentaram fazer os apóstolos acreditarem que estavam entregando todo o dinheiro recebido, quando na verdade ficaram com parte do dinheiro e não denunciaram a ninguém. Sua punição não foi pelo valor da doação, mas por seus maus motivos e por mentir para Deus. Seu ato de hipocrisia e seu interesse no louvor das pessoas em vez da aprovação de Deus os levaram a receber punição severa. Esta história serve como um alerta sobre a importância da sinceridade e da integridade em nossas ações e motivações.
20. O que aprendemos sobre o que damos a Jeová?
Aprendemos que aquilo que damos a Jeová deve ser dado voluntariamente e com sinceridade de coração. A história de Ananias e Safira nos ensina que Jeová valoriza a sinceridade e a integridade em nossas ações e motivações ao dar. Enfatiza-se que Jeová não está preocupado com a quantia que damos, mas com o motivo e a atitude com que o fazemos. Portanto, devemos dar voluntariamente, sem interesse ou desejo de reconhecimento, e com amor autêntico a Deus e ao próximo, seguindo o exemplo de Pedro, João e Barnabé.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário