Estudo de A Sentinela, semana de 22 a 28 de janeiro de 2024, Confie que Jeová o ajudará em qualquer situação, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 22 a 28 de janeiro de 2024, Confie que Jeová o ajudará em qualquer situação, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
“Sejam fortes […] porque eu estou com vocês”, diz Jeová dos exércitos” (AGEO 2:4).
1, 2. Que dificuldades semelhantes às que enfrentamos enfrentaram os judeus que retornaram a Jerusalém? (Veja também o quadro “A Era de Ageu, Zacarias e Esdras”).
VOCÊ ÀS VEZES SE PREOCUPA COM O FUTURO? Talvez você tenha perdido o emprego e esteja se perguntando como vai sustentar sua família. Ou talvez você esteja preocupado com a segurança de sua família por causa da instabilidade política, da perseguição ou da oposição à sua pregação por parte das autoridades. Se você estiver enfrentando algum desses problemas, ficará animado ao ver como Jeová ajudou os israelitas quando eles enfrentaram situações semelhantes.
2 Os judeus que passaram toda a sua vida em Babilónia precisavam de uma fé forte para deixar para trás a riqueza e o conforto de Babilónia e viajar para uma terra desconhecida para a maioria deles. Pouco depois de lá chegarem, tiveram de enfrentar uma situação económica e política instável e a oposição dos seus inimigos. Com tantos problemas, foi difícil para alguns dedicarem-se plenamente à reconstrução do templo de Jeová. Portanto, por volta de 520 AC, Jeová enviou os profetas Ageu e Zacarias para reavivar o entusiasmo do povo (Ageu 1:1; Zacarias 1:1). Como veremos, o trabalho destes profetas foi um sucesso completo. Contudo, quase 50 anos depois, os judeus caíram novamente no desânimo. Foi então que Esdras, um hábil copista da Lei, retornou da Babilônia para Jerusalém para encorajá-los e ajudá-los a colocar a adoração verdadeira em primeiro lugar (Esdras 7:1, 6).
O tempo de Ageu, Zacarias e Esdras
Linha do tempo da época de Ageu, Zacarias e Esdras (as datas são anteriores à nossa era). 537: Grupo de judeus saindo da Babilônia. 520: Os profetas Ageu e Zacarias falando aos israelitas em Jerusalém. 515: Templo de Jerusalém. 484: A Rainha Ester se aproxima do trono do Rei Assuero. 468: Esdras viajando em uma caravana de camelos. 455: Muralhas de Jerusalém.
AS DATAS SÃO ANTES DA NOSSA ERA
537: Um primeiro grupo de judeus retorna a Jerusalém
520: Ageu e Zacarias profetizam em Jerusalém
515: A reconstrução do templo é concluída
484 : Ester intervém quando Xerxes I (Assuero) ordena o extermínio dos judeus
468: Esdras e um segundo grupo de judeus viajam para Jerusalém
455: A reconstrução dos muros de Jerusalém é concluída
3. Que questões analisaremos? (Provérbios 22:19).
3 As profecias de Ageu e Zacarias ajudaram os servos de Deus no passado a continuar a confiar em Jeová apesar da oposição, e também podem ajudar-nos a continuar a confiar que Jeová nos ajudará, aconteça o que acontecer (Leia Provérbios 22:19). Neste artigo veremos o que Deus disse ao seu povo através de Ageu e Zacarias, e analisaremos o exemplo de Esdras. Isto nos ajudará a responder às seguintes perguntas: Como as dificuldades que enfrentaram após retornarem à sua terra natal afetaram os judeus?Por que deveríamos colocar a vontade de Deus em primeiro lugar quando passamos por momentos difíceis? E o que nos ajudará a confiar mais em Jeová, aconteça o que acontecer?
COMO AS DIFICULDADES AFETARAM OS JUDEUS
4, 5. Quais são alguns dos possíveis motivos pelos quais os judeus perderam o entusiasmo?
4Quando os judeus chegaram a Jerusalém, tinham muito trabalho a fazer. Em pouco tempo reconstruíram o altar de Jeová e lançaram os alicerces do templo (Esdras 3:1-3, 10). Mas o entusiasmo inicial logo desapareceu. O que aconteceu? Além de trabalhar nas obras do templo, eles tinham que construir suas próprias casas, cultivar os campos e alimentar suas famílias (Esdras 2:68, 70). Além disso, os seus inimigos não ficaram de braços cruzados: eles traçaram um plano para impedir a reconstrução do templo (Esdras 4:1-5).
5 Os judeus também foram afectados pela instabilidade económica e política. Naquela época, suas terras faziam parte do Império Persa. Após a morte do rei Ciro em 530 a.C., seu sucessor, Cambises, empreendeu uma campanha militar para conquistar o Egito. No caminho até lá, é possível que suas tropas tenham passado pelo território de Israel e exigido água, comida e abrigo dos judeus, o que certamente agravou a situação do povo. Quando o próximo rei, Dario I, começou a governar, houve muitas rebeliões e instabilidade política no Império Persa. Tudo isso fez com que muitos dos judeus que haviam retornado a Jerusalém se perguntassem como iriam sustentar suas famílias. Por causa de todas essas preocupações, alguns acharam que não era o momento certo para reconstruir o templo de Jeová. — Ageu 1:2.
6. Que outras dificuldades enfrentaram os judeus, e o que Zacarias lhes garantiu? (Zacarias 4:6, 7).
6 (Leia Zacarias 4:6, 7). Além dos problemas económicos e políticos, os judeus sofreram perseguições. Em 522 AC, seus inimigos conseguiram proibir a reconstrução do templo de Jeová. Mas Zacarias garantiu aos judeus que Jeová usaria seu espírito poderoso para remover quaisquer obstáculos no caminho deles. Em 520, o rei Dario não só suspendeu a proibição, mas também deu dinheiro aos judeus para continuarem o trabalho e ordenou que as autoridades locais os apoiassem (Esdras 6:1, 6-10).
7. Que bênçãos os judeus receberam por colocarem a vontade de Deus em primeiro lugar?
7 Através de Ageu e Zacarias, Jeová prometeu aos seus servos que se eles priorizassem a reconstrução do templo, ele estaria com eles (Ageu 1:8, 13, 14; Zacarias 1:3, 16). Com o incentivo que lhes foi dado pelos profetas, os judeus retomaram os trabalhos no templo em 520 e em menos de 5 anos completaram a reconstrução. Apesar dos problemas, eles colocaram a vontade de Deus em primeiro lugar. Foi por isso que Jeová lhes deu o apoio material e espiritual de que necessitavam. Como resultado, puderam adorar a Jeová com alegria. — Esdras 6:14-16, 22.
COLOQUE A VONTADE DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
8. Como Ageu 2:4 nos ajuda a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar? (Veja também nota).
8 Sabemos que a grande tribulação está muito próxima. Portanto, é mais urgente do que nunca que obedeçamos à ordem de pregar as boas novas (Marcos 13:10). Mas, é claro, se tivermos problemas financeiros ou se as autoridades se opuserem à nossa pregação, pode ser difícil concentrarmo-nos no nosso ministério. O que nos ajudará a colocar o Reino em primeiro lugar? Confie sempre que “Jeová dos exércitos” está ao nosso lado. Ele nos apoiará se dermos mais importância ao Reino do que aos nossos próprios assuntos. Portanto não há nada a temer (leia Ageu 2:4).
9, 10. Como se cumpriram as palavras de Mateus 6:33 no caso de casamento?
9 Vejamos o exemplo de Oleg e Irina, um casal pioneiro. Depois de se mudarem para ajudar uma congregação, perderam os seus empregos devido à má situação económica do país. Embora estivessem sem emprego estável por um ano, sempre sentiram o apoio e o amor de Jeová, e às vezes seus irmãos também os ajudavam. Como eles conseguiram avançar? Oleg, que no início se sentiu desanimado, diz: “Manter-nos ocupados na pregação ajudou-nos a concentrar-nos no que era mais importante.” Embora ele e a esposa continuassem procurando trabalho, dedicaram-se inteiramente à pregação.
10 Certo dia, quando voltaram para casa depois da pregação, souberam por um vizinho que um bom amigo havia viajado cerca de 160 quilômetros para levar-lhes dois sacos de comida. Oleg diz: “Naquele dia vimos novamente o quanto Jeová e a congregação se preocupam conosco. Estamos convencidos de que Jeová nunca se esquece dos seus servos, mesmo que a situação deles pareça desesperadora” (Mateus 6:33).
11. O que Jeová nos dará se nos concentrarmos em fazer a sua vontade?
11 Jeová quer que nos concentremos em fazer discípulos, um trabalho que salva vidas. Como vimos no parágrafo 7, Ageu incentivou os judeus a retomarem o trabalho no templo. Era como se ele lhes estivesse dizendo para lançar novamente os alicerces e esquecer os anos em que nada fizeram. Foi uma lousa limpa. Jeová prometeu-lhes que, se obedecessem, ele os abençoaria. — Ageu 2:18, 19. Nós também podemos ter certeza de que Jeová nos abençoará se dermos prioridade ao trabalho que ele nos confiou.
O QUE FAZER PARA CONFIAR MAIS EM JEOVÁ
12. Por que Esdras e os que viajaram com ele precisavam de muita fé?
12 Em 468 AC, Esdras viajou da Babilónia para Jerusalém com um segundo grupo de judeus. Foi necessária muita fé para empreender essa jornada. Eles teriam que viajar por estradas perigosas e, como carregavam uma grande doação de ouro e prata para o templo, poderiam ser alvo fácil para ladrões (Esdras 7:12-16; 8:31). Como se não bastasse, perceberam imediatamente que Jerusalém não era um lugar seguro, pois não havia muitos habitantes na cidade e os muros e portões estavam em mau estado. Como o exemplo de Esdras nos ensina a confiar mais em Jeová?
13. O que ajudou Esdras a confiar mais em Jeová? (Veja também nota).
13 Esdras tinha visto como Jeová apoiava seu povo em tempos difíceis. Anos antes, em 484, quando o rei Assuero ordenou o extermínio dos judeus que viviam em todo o Império Persa, Esdras provavelmente vivia na Babilônia (Ester 3:7, 13-15). Sua vida estava em perigo. Ao saberem desta ameaça, os judeus em “todas as províncias” jejuaram e lamentaram, e provavelmente imploraram a Jeová que os resgatasse. Pense em como Esdras e os outros judeus se sentiram quando a situação tomou um rumo inesperado e aqueles que haviam planejado eliminar os judeus foram executados (Ester 9:1, 2) O que Esdras passou naqueles tempos difíceis talvez o tenha preparado para provações futuras e certamente fortaleceu sua confiança de que Jeová pode proteger seu povo.
14. O que uma irmã aprendeu quando perdeu o emprego?
14 Quando vemos como Jeová cuida de nós em tempos difíceis, nossa confiança nele fica mais forte. Vejamos o caso de Anastasia, uma irmã que vive na Europa Oriental. Seus colegas de trabalho estavam tentando forçá-la a tomar partido em uma questão política, e ela deixou o trabalho para manter sua neutralidade. Anastasia diz: “Até então, nunca tinha ficado sem dinheiro”. E acrescenta: “Conversei sobre o assunto com Jeová e vi que ele cuidava de mim com ternura. Se eu perder meu emprego novamente, não terei medo. Sei que se meu Pai celestial cuida de mim hoje, Ele também cuidará de mim amanhã.”
15. O que fez Esdras continuar a confiar em Jeová? (Esdras 7:27, 28).
15 Esdras viu a mão do Senhor em sua vida. Refletir sobre todas as vezes que Jeová o ajudou fez com que ele continuasse a confiar nele. Vejamos a expressão “a mão do Senhor meu Deus estava comigo”, que aparece em Esdras 7:27, 28 (leia). No livro bíblico que leva seu nome, Esdras usou expressões semelhantes mais cinco vezes (Esdras 7:6, 9; 8:18, 22, 31).
16. Em que situações podemos ver mais claramente a mão de Jeová? (Veja também fotos).
16 Jeová pode ajudar-nos em situações que nos colocam à prova. Por exemplo, podemos ter que pedir ao nosso chefe que nos dê folga para assistir a uma assembleia ou que nos permita fazer uma alteração no nosso horário de trabalho para não perdermos uma reunião. Em situações como estas, temos a oportunidade de ver a mão de Jeová na nossa vida. O resultado poderá nos surpreender, e nossa confiança em Jeová ficará mais forte.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão pede ao seu chefe que lhe dê folga para ir a uma assembleia, mas o seu chefe diz que não. O irmão ora a Jeová e pede que ele o ajude a conversar novamente com seu chefe. Ele mostra ao chefe o convite para a assembleia e explica que a Bíblia nos ajuda a ser pessoas melhores. O patrão fica impressionado e lhe dá permissão para ir à assembleia. Em que situações podemos ver mais claramente a mão de Jeová? (Ver parágrafo 16).
17. Como sabemos que Esdras foi humilde em tempos difíceis? (Ver desenho da capa).
17 Esdras foi humilde e pediu ajuda a Jeová. Sempre que sentia que suas responsabilidades o sobrecarregavam, ele orava humildemente a Jeová (Esdras 8:21-23; 9:3-5). Vendo a sua confiança em Deus, outros o apoiaram e copiaram a sua fé (Esdras 10:1-4). Quando a preocupação com problemas financeiros ou com o bem-estar da nossa família nos privar do sono, voltemo-nos para Jeová em oração, com a confiança de que ele nos ajudará.
ILUSTRAÇÃO
Esdras chorando no templo com outros israelitas. Shecaniah o ajuda a se levantar. Esdras está no templo. Ali ele ora a Jeová e chora pelos pecados do povo. As pessoas que também estão no templo choram. Então Secanias o consola, dizendo: “Ainda há esperança para Israel. […] Estamos com você” (Esdras 10:2, 4). (Ver parágrafo 17).
18. O que nos ajudará a confiar mais em Jeová?
18 Nossa confiança em Jeová ficará mais forte se formos humildes, pedirmos ajuda a ele e deixarmos que nossos irmãos nos ajudem. Erika, uma irmã que tem três filhos, não deixou de confiar em Jeová, apesar dos golpes da vida. Em pouco tempo ela perdeu a filhinha, que ainda não havia nascido, e o amado marido. Pensando em tudo o que aconteceu com ele, ele diz: “Você não sabe como Jeová vai ajudá-lo. Às vezes isso te surpreende. Em muitas ocasiões tenho visto que o que meus amigos disseram ou fizeram foi a resposta às minhas orações. Se eu contar a eles o que está acontecendo comigo, será mais fácil para eles me ajudarem.”
CONFIE SEMPRE EM JEOVÁ
19, 20. O que aprendemos dos judeus que não puderam retornar a Jerusalém?
19 Também podemos aprender uma lição valiosa com os judeus que não puderam regressar a Jerusalém, talvez devido à idade avançada, problemas de saúde ou obrigações familiares. Apesar das suas limitações, eles apoiaram alegremente aqueles que regressaram, dando-lhes muitas coisas materiais (Esdras 1:5, 6). Aparentemente, cerca de 19 anos depois do primeiro grupo de judeus ter retornado a Jerusalém, aqueles que permaneceram na Babilônia ainda enviavam doações para lá (Zc 6:10).
20 Mesmo que não consigamos fazer tanto quanto gostaríamos no nosso serviço a Jeová, temos certeza de que nosso Deus valoriza tudo o que fazemos por ele. Como nós sabemos? Por causa do que Jeová disse ao profeta Zacarias. Ele o encarregou de fazer uma coroa com o ouro e a prata que os judeus que permaneceram na Babilônia haviam enviado (Zc 6:11). Esta “coroa magnífica” seria uma “lembrança” de sua generosidade (Zc 6:14, notas). Portanto, estamos convencidos de que Jeová nunca se esquecerá do esforço que fazemos para servi-lo, apesar das dificuldades. — Heb. 6:10.
21. O que nos ajudará a olhar para o futuro sem medo?
21 Sabemos que nestes últimos dias continuaremos a sofrer dificuldades e que as coisas vão piorar ainda mais (2 Timóteo 3:1, 13). Mas não devemos permitir que a ansiedade nos domine. Lembremo-nos do que Jeová disse aos seus servos nos dias de Ageu: “Estou convosco […]. Não tenha medo” (Ageu 2:4, 5). Nós também estamos convencidos de que, se fizermos o nosso melhor para fazer a vontade dele, Jeová estará conosco. Se colocarmos em prática o que aprendemos com as profecias de Ageu e Zacarias e com o exemplo de Esdras, sempre confiaremos em Jeová, aconteça o que acontecer.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como podem as dificuldades afetar o nosso serviço a Jeová?
Poderiam intimidar-nos e paralisar-nos, fazendo-nos parar de servir a Jeová por medo do futuro.
A situação económica e política pode pressionar-nos tanto que sentimos que servir a Deus não nos traz nenhuma vantagem e, portanto, acabamos por violar a nossa neutralidade.
Apatia, oposição e perseguição poderiam nos dominar emocionalmente.
Por que devemos colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, apesar dos problemas?
Porque o Senhor dos Exércitos está do nosso lado. Ele nos apoiará se dermos mais importância ao Reino do que aos nossos próprios assuntos. Portanto, não há nada a temer.
Isso não deve ser algo cego, mas sim, planejamos, calculamos, agimos como julgamento, principalmente se temos uma família para cuidar e sustentar.
Jeová quer que nos concentremos em fazer discípulos. Dependendo das nossas circunstâncias, podemos continuar a fazer isso.
O que nos ajudará a confiar mais em Jeová, aconteça o que acontecer?
Todos nós passamos por isso em algum momento, bom talvez nem todos, mas muitos passam por experiências difíceis, por um deserto como os israelitas passaram por um deserto, há outros que neste momento estão passando por um deserto, e é aí que nós devemos aprender a depender de Jeová para obedecê-lo, confiar e obedecê-lo e acreditar nele, nesses desertos, nesses momentos ali o caráter de Cristo é forjado em nós.
E não devemos esquecer que todas as provações que nos acontecem agora nos preparam para as provações que acontecerão no futuro.
O que também nos ajudará é não nos deixarmos vencer pelo medo. Se Jeová cuidou de nós hoje, também o fará amanhã. Ele abençoará nossos esforços diligentes de trabalhar e servir.
O que também nos ajudará é ser humilde e pedir ajuda a Jeová. Se estiver ao nosso alcance ajudar alguém necessitado, façamos isso, e Jeová nos abençoará.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário