Estudo de A Sentinela, Semana de 15 a 21 de janeiro de 2024, Como manter forte o amor que temos uns pelos outros, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 15 a 21 de janeiro de 2024, Como manter forte o amor que temos uns pelos outros, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Continuemos a amar uns aos outros, porque o amor vem de Deus” (1 JOÃO 4:7).

1, 2. a) Por que disse o apóstolo Paulo que o amor é “a maior” qualidade? b) Que questões analisaremos?

QUANDO o apóstolo Paulo falou das qualidades da fé, esperança e amor, ele concluiu dizendo: “O maior de todos é o amor” (1 Coríntios 13:13). Porque ele disse isso? a). Porque no futuro não precisaremos ter fé nas promessas de Deus sobre o novo mundo, pois a nossa esperança terá se concretizado. Mas sempre teremos de amar a Jeová e às pessoas. Na verdade, esse amor continuará a crescer por toda a eternidade.

2 Como sempre teremos que demonstrar amor, vamos analisar três questões. b). Primeiro, por que deveríamos amar uns aos outros? Segundo, de que forma podemos mostrar que nos amamos? E, terceiro, como manter forte o amor que temos um pelo outro?

POR QUE DEVEMOS AMAMOS UNS AOS OUTROS?

3. Que razões temos para amar uns aos outros?

3 Por que é importante amar um ao outro? Entre outras razões, porque ao fazê-lo demonstramos que somos verdadeiros cristãos. Jesus disse aos seus apóstolos: “Assim todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (João 13:35). Além disso, o amor nos mantém juntos. Paulo disse corretamente que “é um vínculo perfeito de união” (Colossenses 3:14). E há outra razão importante pela qual devemos amar uns aos outros. O apóstolo João escreveu aos seus companheiros cristãos: “Aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 João 4:21). Assim, por mostrarmos amor aos nossos irmãos, mostramos também o nosso amor a Jeová.

4, 5. Dê um exemplo que demonstre a relação entre o amor a Deus e o amor aos nossos irmãos.

4 Que relação existe entre o amor a Deus e o amor aos irmãos? Para entender isso, vamos pensar na relação entre o coração e outras partes do corpo. Um médico pode ter uma ideia do que o coração do paciente está fazendo verificando o pulso no pulso. O que esse exemplo nos ensina?

5 Assim como um médico pode saber como está o coração de seu paciente ao ver se seu pulso está fraco ou forte, também podemos saber como está nosso amor por Jeová observando quão forte é nosso amor pelos outros. Se notarmos que o nosso amor pelos nossos irmãos e irmãs enfraqueceu, talvez o nosso amor por Jeová também tenha enfraquecido. Mas se criarmos o hábito de mostrar aos nossos irmãos e irmãs que os amamos, isso indica que o nosso amor por Jeová é forte.

6. Por que devemos nos preocupar se o nosso amor pelos nossos irmãos enfraqueceu? (1 João 4:7-9, 11).

6 Por que devemos nos preocupar se o nosso amor pelos nossos irmãos enfraqueceu? Porque isso significaria que a nossa amizade com Jeová está em perigo. Isto é claramente demonstrado pelas palavras do apóstolo João: “Quem não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20). A lição ? Só agradaremos a Jeová se amarmos uns aos outros (Leia 1 João 4:7-9, 11.)

DE QUE MANEIRAS PODEMOS MOSTRAR QUE AMAMOS UNS AOS OUTROS?

7, 8. De que maneiras podemos mostrar que nos amamos?

7 Na Bíblia encontramos muitas vezes este mandamento: “Amai-vos uns aos outros” (João 15:12, 17; Rom. 13:8; 1 Tes. 4:9; 1 Ped. 1:22; 1 João 4: onze) . Mas o amor é um sentimento que cresce no coração; ninguém pode ver isso. Então, como podemos externalizar esse sentimento para que os outros possam ver o que está em nossos corações? Através de nossas palavras e ações.

8 Há muitas maneiras de mostrar aos nossos irmãos que os amamos. A Bíblia nos dá alguns exemplos. Eles devem “dizer a verdade uns aos outros” (Zacarias 8:16). “Mantenham a paz uns com os outros” (Marcos 9:50). “Tome a iniciativa de honrar uns aos outros” (Romanos 12:10). “Acolham-se uns aos outros com alegria” (Romanos 15:7). “Continuem […] perdoando uns aos outros” (Colossenses 3:13). “Continuem a carregar os fardos uns dos outros” (Gálatas 6:2). “Continuem a consolar-se” (1 Tes. 4:18). “Continuem a edificar-se” (1 Tes. 5:11). “Orai uns pelos outros” (Tiago 5:16).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Uma irmã orando. 2. Ouvir enquanto outra irmã desabafa. 3. Conversar por videoconferência com uma irmã mais velha que está doente. 3. Escrever um bilhete que você enviará para alguém com um presente. 4. Comer com uma irmã que está com o braço imobilizado devido a uma lesão. Como podemos ajudar um irmão ou irmã que está sofrendo? (Ver parágrafos 7 a 9).

9. Por que dizemos que consolar os outros é uma forma importante de mostrar-lhes amor? (Veja também imagens).

9 Vamos examinar mais de perto uma das maneiras de demonstrar amor que vimos no parágrafo anterior. Paulo disse: “Continuem a consolar-se”. Por que dizemos que confortar os outros é uma forma importante de demonstrar-lhes amor? Uma referência bíblica explica que a palavra grega que Paulo usou para “consolar” significa “estar ao lado de uma pessoa para encorajá-la quando ela enfrenta provações difíceis”. Assim, quando consolamos um irmão que está sofrendo, o ajudamos a continuar caminhando no caminho que conduz à vida. Cada vez que um irmão ou irmã precisa de um ombro para chorar e nós estamos ao seu lado, estamos dizendo-lhes que os amamos (2 Coríntios 7:6, 7, 13).

10. Por que dizemos que sentir compaixão e dar conforto andam de mãos dadas?

10 Sentir compaixão e dar conforto andam de mãos dadas. Por que dizemos isso? Porque, quando uma pessoa sente compaixão por alguém que está sofrendo, ela quer confortá-la e fazer algo para ajudá-la. Então, primeiro sentimos compaixão e depois esse sentimento nos leva a dar conforto. A mesma coisa acontece com Jeová. Paulo explicou que a compaixão de Deus pelas pessoas o motiva a consolá-las. Ele disse que Jeová é “o Pai de ternas misericórdias e o Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3). Pela expressão “ternas misericórdias”, Paulo se refere a um sentimento de compaixão. E ele chama a Jeová de “o Pai” ou fonte de “ternas misericórdias”, porque dele emana compaixão. E esse sentimento o motiva a nos confortar “em todas as nossas provações” (2 Coríntios 1:4). Assim como a água que sai de uma fonte mata a sede das pessoas, Jeová acalma e conforta o coração dos que sofrem. O que nos ajudará a sentir compaixão e a consolar outros, assim como Jeová faz? Cultive qualidades que tenham a ver com conforto. Vejamos alguns deles.

11. De acordo com Colossenses 3:12 e 1 Pedro 3:8, que qualidades nos ajudarão a amar e consolar outros?

11 O que nos ajudará a continuar a amar e a consolar-nos uns aos outros, dia após dia? Cultive qualidades como empatia, afeto fraternal e bondade (leia Colossenses 3:12; 1 Pedro 3:8). Quando a compaixão e outras qualidades semelhantes passam a fazer parte da nossa personalidade, nascemos para consolar quem está passando por momentos difíceis. Jesus explicou desta forma: “A boca fala do que há em abundância no coração. O homem bom tira coisas boas do seu tesouro de bondade” (Mateus 12:34, 35). É claro que confortar nossos irmãos é uma forma importante de demonstrar-lhes o nosso amor.

COMO MANTEMOS FORTE O AMOR QUE TEMOS?

12. a) Por que devemos ter cuidado? b) Que pergunta responderemos a seguir?

12 Todos nós queremos obedecer ao mandamento: “Continuemos a amar-nos uns aos outros” (1 João 4:7). Mas não devemos esquecer a advertência que Jesus deu: “O amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12). Com estas palavras, Jesus não queria dizer que muitos dos seus discípulos deixariam de amar uns aos outros. Ainda a). Devemos ter cuidado para que a falta de amor deste mundo não nos contagie. b). Pensando nisso, vejamos a resposta para a seguinte pergunta: existe uma maneira de saber se o amor que sentimos pelos nossos irmãos é forte?

13. O que pode testar o nosso amor?

 13 Uma maneira de saber se o nosso amor pelos nossos irmãos é forte é ver como reagimos às situações que surgem na vida (2 Cor. 8:8). Uma dessas situações foi mencionada pelo apóstolo Pedro: “Antes de tudo, tenham intenso amor uns pelos outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). Assim, nosso amor é testado quando nossos irmãos cometem erros ou nos machucam.

14. De acordo com 1 Pedro 4:8, de que tipo de amor precisamos? Dê um exemplo.

14 Vamos analisar detalhadamente as palavras de Pedro. A primeira parte do versículo 8 nos diz o tipo de amor que devemos ter: “amor intenso”. A palavra grega que Pedro usou para “intenso” significa literalmente “espalhar”. A segunda parte do versículo fala sobre o que esse amor intenso realiza: cobre os pecados dos nossos irmãos. É como se o amor fosse um pano que se pudesse esticar e esticar até cobrir não apenas um ou dois pecados, mas “uma multidão de pecados”. Neste contexto, cobrir significa “perdoar”. Assim como um pedaço de pano pode cobrir uma mancha, o amor pode cobrir as fraquezas e imperfeições dos outros.

15. O que alcançamos quando o nosso amor pelos outros é forte? (Colossenses 3:13).

15 O amor que temos pelos nossos irmãos deve ser tão grande que possamos perdoá-los pelos seus erros, mesmo que pareça muito difícil fazê-lo (leia Colossenses 3:13). Quando conseguimos perdoar outros, mostramos que nosso amor é forte e que queremos agradar a Jeová. O que mais pode nos ajudar a ignorar os erros e as coisas que nos irritam nos outros?

16, 17. O que mais pode nos ajudar a desconsiderar os pequenos erros de outros? Dê um exemplo. (Veja também imagens).

16 Concentre-se nas coisas boas dos outros, não nas coisas ruins. Digamos que você esteja se divertindo com um grupo de irmãos e acabe decidindo tirar uma foto em grupo. Para ter certeza de que você tem uma boa memória, tire três fotos. Mas ele vê que em um deles um irmão não se saiu bem. O que você fará com a foto? Exclua e guarde os outros dois, porque todos estão sorrindo neles.

 17 As fotos que guardamos são como lembranças. Geralmente temos boas lembranças dos momentos agradáveis ​​que passamos com nossos irmãos. Mas suponhamos que, numa dessas ocasiões, um irmão tenha dito ou feito algo que não era certo. O que você fará com essa memória? Por que você não exclui como se fosse uma foto? (Pv 19:11; Ef 4:32). Como temos tantas lembranças boas dos momentos que vivemos com aquele irmão, podemos apagar sem problemas a memória do seu pequeno erro. O melhor é guardar “as fotos lindas” com carinho.

ILUSTRAÇÃO

Esquerda: Um irmão tem várias fotos de um grupo de irmãos e irmãs em seu telefone e está excluindo uma das fotos. À direita: uma estante com uma foto emoldurada do mesmo grupo. Assim como salvamos as fotos mais bonitas e apagamos as demais, lembramos dos bons momentos que vivemos com nossos irmãos e apagamos da memória as lembranças ruins. (Ver parágrafos 16 e 17).

POR QUE O AMOR É TÃO IMPORTANTE HOJE?

18. Quais são as ideias principais deste artigo?

18 Por que queremos manter forte o amor que temos um pelo outro ? Como vimos, porque por mostrarmos nosso amor pelos nossos irmãos mostramos também que amamos a Jeová. Como podemos expressar o amor que sentimos por nossa família espiritual? Uma maneira de conseguir isso é confortando nossos irmãos. E para continuar fazendo isso, precisamos sentir compaixão. Como podemos manter forte o amor que temos um pelo outro? Fazendo todo o possível para perdoar os erros dos outros.

19. Por que é tão importante mostrar amor a nós mesmos hoje?

19 Por que é tão importante mostrar amor a nós mesmos hoje? Vejamos o que Pedro disse: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, […] tenham intenso amor uns pelos outros” (1 Pedro 4:7, 8). O que podemos esperar que aconteça à medida que o fim se aproxima? Falando de seus discípulos, Jesus predisse: “Todas as nações os odiarão por causa do meu nome” (Mateus 24:9). Para continuarmos a servir a Jeová apesar de sermos odiados, temos de permanecer unidos. Satanás quer nos dividir, mas ele não conseguirá o que quer se amarmos uns aos outros, porque o amor “é um vínculo perfeito de união” (Colossenses 3:14; Filipenses 2:1, 2).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que razões temos para nos amar?

Entre outras razões, porque ao fazê-lo demonstramos que somos verdadeiros cristãos. 

E há outra razão importante pela qual devemos amar uns aos outros. O apóstolo João escreveu aos seus companheiros cristãos: “Aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 João 4:21).

O apóstolo João escreveu aos seus companheiros cristãos: “Aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 João 4:21). Assim, por mostrarmos amor aos nossos irmãos, mostramos também o nosso amor a Jeová.

Jesus disse aos seus apóstolos: “Assim todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (João 13:35). Além disso, o amor nos mantém juntos.

Paulo disse corretamente que o amor “é o perfeito vínculo de união” (Colossenses 3:14). E há outra razão importante pela qual devemos amar uns aos outros. 

De que forma podemos mostrar que nos amamos?

Através de nossas palavras e ações.

Há muitas maneiras de mostrar aos nossos irmãos que os amamos. A Bíblia nos dá alguns exemplos. Eles devem “dizer a verdade uns aos outros” (Zacarias 8:16). 

“Mantenham a paz uns com os outros” (Marcos 9:50). “Tome a iniciativa de honrar uns aos outros” (Romanos 12:10). 

“Acolham-se uns aos outros com alegria” (Romanos 15:7). “Continuem […] perdoando uns aos outros” (Colossenses 3:13). 

“Continuem a carregar os fardos uns dos outros” (Gálatas 6:2). 

“Continuem a consolar-se” (1 Tes. 4:18). 

“Continuem a edificar-se” (1 Tes. 5:11). “Orai uns pelos outros” (Tiago 5:16).

Por que podemos dizer que perdoar os outros é um sinal de amor?

O amor que temos pelos nossos irmãos deve ser tão grande que sejamos capazes de perdoá-los pelos seus erros, mesmo que pareça muito difícil fazê-lo (leia Colossenses 3:13). 

Quando conseguimos perdoar outros, mostramos que nosso amor é forte e que queremos agradar a Jeová.

Quando um irmão ou irmã precisa de um ombro para chorar e estamos ao seu lado, estamos dizendo a ele que o amamos em 1 Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 18, diz para continuarmos a consolar uns aos outros, portanto, confortar alguém é uma prova de amor.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários