Estudo de A Sentinela, Confie que Jeová o ajudará em qualquer situação, Semana de 22 a 28 de janeiro de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Confie que Jeová o ajudará em qualquer situação, 22 a 28 de janeiro de 2024, Comentários e respostas.

“Sejam fortes […] porque eu estou com vocês”, diz Jeová dos exércitos” (AGEO 2:4).

1, 2. Que dificuldades semelhantes às que enfrentamos enfrentaram os judeus que retornaram a Jerusalém? (Veja também o quadro “A Era de Ageu, Zacarias e Esdras”).

Para começar, eles deixaram a Babilônia e foram para um lugar que não conheciam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os judeus que regressaram a Jerusalém após o exílio babilónico enfrentaram diversas dificuldades semelhantes às que enfrentamos hoje. Por exemplo, os desafios económicos, porque como vemos tiveram que começar do zero e a economia local estava em ruínas, também a instabilidade política, e ao regressarem encontraram resistência e oposição dos habitantes da região e de grupos inimigos.

E como menciona o parágrafo, foram tantos os problemas que muitos se esqueceram do propósito com que vieram, que era a reconstrução do templo e algo semelhante pode acontecer conosco quando temos dificuldades, esquecemos do espiritual.

Eles ficaram preocupados quando retornaram a Jerusalém por causa do seu trabalho de sustentar a família, a segurança familiar, a instabilidade política e a perseguição eram coisas que os preocupavam muito.

E por causa destes problemas, era difícil para muitos concentrarem-se na construção que tinham de fazer, por isso Jeová enviou os profetas Ageu e Zacarias para reavivar o entusiasmo e mantê-los em movimento.

Pois bem, muitos irmãos ficam sem trabalho, talvez se perguntem como vão progredir ou como vão sustentar a família. Vemos também que há muita instabilidade política e também em muitas circunstâncias, perseguições e oposição.

Ele não deixou os israelitas sozinhos e ao fazê-lo, primeiro enviou dois profetas e Zacarias e depois também enviou Esdras e sempre o fortaleceu.

O tempo de Ageu, Zacarias e Esdras

Linha do tempo da época de Ageu, Zacarias e Esdras (as datas são anteriores à nossa era). 537: Grupo de judeus saindo da Babilônia. 520: Os profetas Ageu e Zacarias falando aos israelitas em Jerusalém. 515: Templo de Jerusalém. 484: A Rainha Ester se aproxima do trono do Rei Assuero. 468: Esdras viajando em uma caravana de camelos. 455: Muralhas de Jerusalém.

AS DATAS SÃO ANTES DA NOSSA ERA

537: Um primeiro grupo de judeus retorna a Jerusalém

520: Ageu e Zacarias profetizam em Jerusalém

515: A reconstrução do templo é concluída

484 : Ester intervém quando Xerxes I (Assuero) ordena o extermínio dos judeus

468: Esdras e um segundo grupo de judeus viajam para Jerusalém

455: A reconstrução dos muros de Jerusalém é concluída

3. Que questões analisaremos? (Provérbios 22:19).

As perguntas que responderemos neste artigo são: Como as dificuldades que enfrentaram após retornarem à sua terra afetaram os judeus? Por que devemos colocar a vontade de Deus em primeiro lugar quando passamos por momentos difíceis? E o que nos ajudará a confiar mais em Jeová, aconteça o que acontecer?

Provérbios 22:19. Aqui quando o conhecimento estava sendo expresso neste provérbio era que Jeová estava respondendo uma oração a Davi. Naquela época Davi só tinha oito livros em sua posse para poder ter essa confiança e fé em Jeová, hoje temos a Bíblia inteira, nunca sai de moda. Tudo é aplicável ao nosso tempo, então, à medida que estudamos, porque é quando o nosso conhecimento se torna mais profundo, quando passamos por certos testes, é quando aplicamos esse conhecimento e, dessa forma, isso nos ajuda a vencer a Jeová, não não importa o que aconteça.

COMO AS DIFICULDADES AFETARAM OS JUDEUS

4, 5. Quais são alguns dos possíveis motivos pelos quais os judeus perderam o entusiasmo?

Uma combinação de cargas de trabalho esmagadoras, ou posição externa, instabilidade económica e política, bem como dúvidas sobre o momento, pode ter levado a uma perda de entusiasmo entre os judeus que regressaram a Jerusalém.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um dos motivos são as múltiplas cargas de trabalho: depois de chegarem a Jerusalém, os judeus tiveram uma quantidade significativa de trabalho a fazer. Além de reconstruir o templo, eles também tiveram que construir suas próprias casas, cultivar os campos e fornecer alimentos para suas famílias. A carga de trabalho era intensa e isso pode ter contribuído para o esgotamento e a perda de entusiasmo.

Ainda outra razão pode ser a instabilidade económica e política: a instabilidade na região, incluindo mudanças no governo persa e nas campanhas militares, contribuiu para a incerteza económica e política. A necessidade de lidar com as exigências das tropas que passavam pelo seu território e a instabilidade que se seguiu à morte do Rei Ciro durante o reinado de Dario I, levantaram preocupações adicionais sobre como apoiar as famílias e reconstruir nestas circunstâncias.

Sim, é como Esdras 2:70 diz que eles tiveram que se estabelecer em suas cidades e é claro que isso foi lido rapidamente e eles tiveram que construir suas casas, mas isso não é feito em uma manhã ou em um tempo ou em duas e então diz que eles tinham que cultivar os campos porque, claro, tinham que alimentar as suas famílias, mas isso exigia muito tempo.

Outro problema foi como Esdras 4:1-5 diz que quando os inimigos de Judá e Benjamim descobriram que eles haviam retornado do exílio para construir o templo, diz que eles os desencorajavam e desmoralizavam continuamente para que não continuassem com o reconstrução, diz-se mesmo que contrataram vereadores para inviabilizar os seus planos, pelo que esta oposição foi sem dúvida outro grande problema.

6. Que outras dificuldades enfrentaram os judeus, e o que Zacarias lhes garantiu? (Zacarias 4:6, 7).

Os judeus enfrentaram perseguição de inimigos que se opunham à construção do templo e, em 522 aC, foram proibidos de trabalhar. Mas Zacarias garantiu aos judeus que Jeová usaria seu espírito poderoso para remover quaisquer obstáculos no caminho deles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E como lemos em Zacarias 4, agora Jeová intervém, ele disse que não com força militar ou poder mas que seria com o seu espírito que conseguiriam enfrentar aquela situação e de facto em 520 aconteceu que o Rei Dario não só Ele anulou a proibição, mas apoiou financeiramente os judeus para completar a reconstrução do templo.

Esdras 6:6-10. Pois bem, o detalhe de que Jeová, além de ajudá-los no sentido de que removeu a proibição e fez Dario lhes dar apoio financeiro para realizarem a reconstrução, também apoiou de forma indireta que continuassem a adorar a Jeová porque o versículo 9 diz que ele fez todos Nos dias sem falta os sacerdotes recebiam o que pediam em termos de todos os carneiros e cordeiros para que pudessem continuar a fazer sacrifícios e continuar com este culto sem deixar de lado todo o trabalho que tinham.

E aqui vemos a mão de Jeová porque ele diz que Dario, ou seja, teoricamente, teria sido contra tudo que até aquele momento os judeus tinham contra todos os reis e agora dizem 61 que Dario deu a ordem e foi feita uma investigação realizado nos arquivos da Babilônia. Dizer que às vezes a situação de Ester também nos lembra que Jeová em determinado momento move uma autoridade para encontrar algo a favor do povo de Deus.

E além disso, Dario não era rei do povo de Deus, porém reconhecia que a casa que ia ser construída era de Deus e que desta forma, dando tudo o que precisavam aos sacerdotes, como já foi mencionado, eles poderia apresentar ofertas que agradassem a Deus dos céus então isso também serviu para honrar o nome de Jeová porque ele reconheceu quem era o verdadeiro Deus.

7. Que bênçãos os judeus receberam por colocarem a vontade de Deus em primeiro lugar?

Ao colocarem a vontade de Deus em primeiro lugar e se dedicarem à reconstrução do templo, os judeus experimentaram a ajuda de Jeová, porque receberam encorajamento, tiveram apoio material e espiritual através dos profetas, e alcançaram sucesso na reconstrução e experimentaram alegria na sua adoração a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová prometeu-lhes através de Ageu e Zacarias que se fizessem a vontade dele ele os abençoaria, então eles começaram a construir o templo e em cinco anos terminaram e enquanto recebiam todo o apoio espiritual e físico de Jeová e a consequência foi que eles estavam capaz de adorar a Jeová com alegria.

Em Esdras capítulo 6 versículos 14 a 16 nos conta o resultado do encorajamento que derivou das profecias dos profetas Ageu e Zacarias, eles continuaram a trabalhar e avançar na reconstrução até que ela fosse concluída e o versículo 16 diz que os israelitas, os sacerdotes, levitas e demais. O povo celebrou com alegria, a alegria voltou para eles e puderam inaugurar a casa, o templo de Deus. 

COLOQUE A VONTADE DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

8. Como Ageu 2:4 nos ajuda a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar? (Veja também nota).

Ageu 2:4 nos ajuda a confiar na presença de Jeová. Ao colocarmos o reino em primeiro lugar e obedecermos à ordem de pregar as boas novas, podemos confiar que Deus estará ao nosso lado, dando-nos o apoio que precisamos para realizar o nosso ministério. A confiança na promessa de Jeová nos ajuda a vencer o medo e a manter o foco nas coisas do Reino, mesmo em meio a dificuldades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, agora não temos que construir um templo, o mandato que Jeová nos deu hoje ao povo de Jeová é pregar as boas novas do reino, portanto, da nossa parte, precisamos fazer o que eles fizeram naquela época, que é coloquemos nossa confiança em Jeová e coloquemos isso em primeiro lugar em nossas vidas.

É verdade que no momento que estamos vivendo é muito difícil e às vezes até difícil para nós focarmos no que temos que pregar e no que temos a dizer, mas o que é verdade é o que estamos vendo. Jeová está conosco é um mandamento que existe, temos que fazer agora mais do que nunca, então devemos confiar em Jeová e ele nos dará a força e ele nos dará.

Segundo a nota, a expressão de Jeová dos exércitos que aparece 14 vezes no livro de Ageu e como essa expressão lembrou aos judeus e também nos lembra hoje que o poder de Jeová não tem limites e que ele dirige enormes exércitos de anjos que ajudam nós em todos os momentos. 

9, 10. Como se cumpriram as palavras de Mateus 6:33 no caso de casamento?

No caso de Oleg e Irina, um casal pioneiro, as palavras de Mateus 6:33 se cumpriram quando, apesar de terem perdido o emprego devido à situação econômica precária, decidiram se concentrar na pregação e na busca do Reino de Deus. Embora estivessem desempregados há um ano, sentiram o apoio de Jeová e da congregação. Mantendo-se ocupados na obra de pregação, Jeová inesperadamente fez provisões para eles quando um bom amigo viajou 160 quilômetros para levar-lhes dois sacos de comida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E dizem também que um dia depois de voltarem para casa da pregação, por meio de um vizinho souberam que um irmão havia viajado 160 km para lhes trazer dois sacos de comida, então ele diz que viram em primeira mão como Jeová se importa, como o povo se importa. e como ele cuida de nós e posso realmente atestar que isso está acontecendo.

E embora seja verdade que este casal a princípio se sentiu desanimado por estas circunstâncias, dizem que o que fizeram foi estar muito ocupados pregando, o que era realmente o mais importante, não pararam de procurar trabalho porque também tinham que fazê-lo. , mas dedicaram-se inteiramente à pregação e isso os ajudou a ficar novamente encorajados e fortalecidos.

11. O que Jeová nos dará se nos concentrarmos em fazer a sua vontade?

Se fizermos a vontade de Jeová, Jeová nos abençoará e assim lhe agradaremos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová nos dará a sua bênção se nos concentrarmos em fazer a sua vontade, como a obra de fazer discípulos. Tal como encorajou os judeus a retomarem a obra do templo, Deus promete-nos a sua bênção se dermos prioridade à obra que ele nos confiou.

Sim, é interessante, o parágrafo começa dizendo que Jeová quer que foquemos em fazer discípulos, um trabalho que salva vidas, é como um salva-vidas quando salva alguém que está prestes a se afogar, como ele se sente feliz, então a gente faz colocar-nos em Jeová em Primeiro de tudo, nos sentimos realmente felizes.

E isso também nos ajuda a ter certeza de que Jeová nos abençoará se dermos prioridade ao trabalho que ele nos confiou.

Sim, quando vimos em Ageu 2:4 nos parágrafos anteriores, Jeová diz aos israelitas que eles tinham que ser fortes porque ele reconhecia que o trabalho que ele lhes confiava era difícil, mas vemos isso quando eles já haviam lançado os alicerces do templo, Jeová diz-lhes que ainda lhes restam algumas sementes e ao mesmo tempo diz-lhes para não se preocuparem, a videira, a figueira, o gado, a oliveira ainda não brotaram, vou abençoar eles e eles terão tudo, então é isso que Jeová nos diz que se dermos prioridade aos seus interesses, não faltará o que é necessário.

Parece que esse desânimo que eles tiveram, eles desanimaram e pararam de construir, mas o que Jeová fez? Aqui ele estava dizendo, por favor pense bem nisso a partir de hoje, e no final ele diz, a partir de hoje eu abençoarei você, isto é, se você retomar se você se esforçar para cumprir o que você tem que fazer porque eu vou dar-lhes todo o resto, então é como se Jeová tivesse feito uma lousa limpa. 

O QUE FAZER PARA CONFIAR MAIS EM JEOVÁ

12. Por que Esdras e os que viajaram com ele precisavam de muita fé?

Esdras e aqueles que viajaram com ele precisavam de muita fé devido a vários desafios. Como a viagem envolvia viajar por estradas perigosas, eles carregavam uma grande doação de ouro e prata destinada ao templo, o que os tornava alvos potenciais de ladrões e a cidade não ...era seguro, este ambiente inseguro exigia uma fé firme para confiar na proteção Divina.

Sim, foi uma viagem longa de mais de uns 800 km, quem viajou também foram idosos e muitos doentes e aí a coisa não estava lá, foi acrescentado também que quando chegaram a Jerusalém os muros estavam destruídos e as portas estavam em más condições e ainda por cima havia poucas pessoas lá, quer dizer, estavam muito desprotegidas. 

13. O que ajudou Esdras a confiar mais em Jeová? (Veja também nota).

Pois Esdras tinha visto como Jeová apoiava o seu povo em tempos difíceis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esdras fortaleceu sua confiança em Jeová por apresentar o resgate divino durante a época em que o Rei Assuero ordenou o extermínio dos judeus no Império Persa. Naquela época, Esdras e os judeus corriam o risco de serem eliminados, e a resposta de Jeová foi favorável. Jeová interveio de modo surpreendente, mudando a situação, de modo que aqueles que planejavam destruir os judeus foram executados.

A experiência de Esdras em tempos difíceis pode ter ajudado a fortalecer a sua confiança em Jeová. Ao ver como Deus protegeu seu povo e reverteu situações adversas, Islas desenvolveu maior confiança na capacidade de Jeová de intervir e salvar aqueles que confiavam nele.

E especificamente ele comenta o parágrafo que é provável que Esdras vivesse na Babilônia porque quando o Rei Assuero ordenou o extermínio dos judeus e vendo como Jeová lidou com a situação para que eles se voltassem contra aqueles que queriam exterminá-los, certamente aumentou muito a sua confiança em Jeová.

E de acordo com a nota indica que Esdras era um copista habilidoso, então ele copiou de muitas histórias muitas profecias que viu cumpridas como a que retornariam após anos de cativeiro na Babilônia, portanto esta e muitas outras profecias deu-lhe confiança de que Jeová não iria abandoná-los como povo.

14. O que uma irmã aprendeu quando perdeu o emprego?

Bom, ela aprendeu a confiar mais em Jeová porque no caso dela não é só que ela vai ficar sem emprego, é que ela mesma deixou para manter sua neutralidade e ela mesma diz que falou sobre o assunto com Jeová e ele cuidou dela com ternura, então aprendemos o que Ela disse que se nosso pai celestial cuida de nós hoje, ele também cuidará de nós amanhã.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No parágrafo podemos ver a experiência de uma irmã chamada Anastasia que mora no Leste Europeu.No caso dela, seus colegas de trabalho tentaram forçá-la a tomar partido em uma questão política e, como resultado, Anastasia optou por deixar seu emprego. para manter sua neutralidade. Essa decisão a levou a enfrentar uma situação financeira desafiadora, pois nunca antes havia ficado sem renda. Anastasia decidiu falar sobre o assunto com Jeová. Ela percebeu como Jeová cuidou dela com ternura e provisão durante aquele período difícil. Esse episódio o ensinou a confiar que, mesmo em momentos de incerteza, carência e recursos, seu pai celestial estaria ao seu lado.

A lição que Anastasia tirou desta experiência foi que, ao confiar em Jeová e manter a sua neutralidade, ela conseguiu sentir o cuidado Divino de uma forma tangível. Isto fortaleceu-lhe a confiança de que, se voltasse a enfrentar a perda do emprego ou outras dificuldades, poderia confiar que Jeová continuaria a cuidar dele com amor e Providência.

15. O que fez Esdras continuar a confiar em Jeová? (Esdras 7:27, 28).

Esdras manteve sua confiança em Jeová por meditar e refletir nas inúmeras ocasiões em que sentiu a ajuda divina em sua vida. E como ele menciona em seu livro, a ajuda de Jeová ocorreu em muitas ocasiões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, conforme mencionado no parágrafo, meditando em todas as vezes em que Jeová o ajudou e seu povo o fortaleceu e não importava o que acontecesse, ele teria essa confiança para enfrentar da mesma forma que no passado.

Isto é muito encorajador porque estamos falando de Esdras, mas Esdras confiou em Jeová porque meditou no que Jeová havia feito com ele e nas ocasiões em que viu sua mão, vamos passá-la para nós. vezes que Jeová nos ajudou também em nossa vida espiritual e física e isso nos fará ter confiança em Jeová como nunca antes.

E sabemos que isso é assim por causa do que ele diz no final do parágrafo que ele usou expressões semelhantes cinco vezes semelhantes a esta Jeová meu Deus está comigo, então você pode ver como ele meditou em tudo o que Jeová o ajudou é uma grande lição para nós e também é agradecer por nunca esquecer como Jeová tem estado conosco em tempos difíceis.

E como mostra Esdras, por exemplo, quando diz que agradeceu a Jeová por ter colocado no coração do Rei o desejo de embelezar a casa de Jeová, por exemplo, em vez de dar louvor ao rei, ele viu a mão de Jeová por trás desta situação. e todos os outros que ele menciona em seu livro, então isso nos ensina que em nossas experiências pessoais também vemos a mão de Jeová, não pensamos que coincidência, como isso foi bom para nós, mas sim vemos que Jeová é capaz de fazer o que for preciso para cuidar de nós mesmos.

16. Em que situações podemos ver mais claramente a mão de Jeová? (Veja também fotos).

Podemos ver a mão de Jeová com mais clareza em situações que nos testam, especialmente naquelas em que procuramos obedecer aos seus mandamentos e priorizar as nossas crenças. Um exemplo mencionado é quando devemos pedir permissões especiais no trabalho, como folga para participar de assembleias ou fazer alterações em nosso horário de trabalho para não perder reuniões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, tem situações que às vezes são complicadas, por exemplo, os irmãos que estão trabalhando têm que pedir um dia para a assembleia, porque têm que ter coragem porque talvez a família deles dependa desse trabalho, mas se eles confiarem em Jeová, todos certamente encontrarão e tudo sairá bem.

E outra lição é que não devemos desistir porque o irmão poderia ter pensado bem, já pedi folga para ele, ele não me deu porque não posso fazer mais, não está em meu poder, mas ele não desiste, ele dá a ele que Jeová teve a oportunidade de ver sua mão, então o resultado final não é só que ele consegue ir à assembléia, mas que ele teve a oportunidade de ver a mão de Jeová em sua vida e isso fortalece sua fé e o aproxima de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Sim, na imagem vemos uma dessas situações em que se exige confiança em Jeová, vemos que o irmão se depara com um muro que à primeira vista pode parecer intransponível, o patrão lhe diz que não, mas agora o que ele faz? Ele confia em Jeová e faz uma oração para ele. Ele fala com ele e agora ele volta para falar com o chefe e é aí que ele vê a mão de Jeová. Isso nos ensina que da mesma forma, às vezes como pessoas imperfeitas poderíamos ver aqueles muros colocados à nossa frente, mas é aí que realmente temos que confiar em Jeová e ver como isso nos ajuda.

Um irmão pede ao seu chefe que lhe dê folga para ir a uma assembleia, mas o seu chefe diz que não. O irmão ora a Jeová e pede que ele o ajude a conversar novamente com seu chefe. Ele mostra ao chefe o convite para a assembleia e explica que a Bíblia nos ajuda a ser pessoas melhores. O patrão fica impressionado e lhe dá permissão para ir à assembleia. Em que situações podemos ver mais claramente a mão de Jeová? (Ver parágrafo 16).

17. Como sabemos que Esdras foi humilde em tempos difíceis? (Ver desenho da capa).

Bom, por exemplo, com as histórias que são necessárias aqui vemos como foi assim, na história de 8:21 a 23, nos é mostrado que Deus iria fazer a viagem para Jerusalém e sabia que havia muitos perigos e teria pedido proteção ao rei, mas ele diz Muitas vezes conseguimos dar proteção e agora a história diz que ele começou a jejuar e a pedir ajuda ao seu Deus para que Ele ouvisse suas orações. Ele mostrou humildade porque ele sabia que havia coisas que ele não poderia cobrir e neste caso pediu ajuda a Deus. Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sabemos que ele busca fogo humilde em tempos difíceis por causa de sua atitude de dependência e disposição de pedir ajuda a Jeová. Em situações em que achava que as suas responsabilidades eram esmagadoras, Esdras não confiava apenas nas suas próprias capacidades ou recursos, mas, em vez disso, demonstrava humildade por recorrer a Jeová em oração.

Em Esdras 8:21-23, vemos como Esdras, confrontado com uma tarefa difícil, pediu um período de jejum e oração, reconhecendo a sua necessidade de ajuda divina. Da mesma forma, em Esdras 9:3-5, diante de dificuldades e problemas, ele se prostrou humildemente diante de Jeová, expressando sua dependência de Deus e buscando sua orientação e misericórdia.

ILUSTRAÇÃO

Esdras que está demonstrando sua humildade diante de Jeová pedindo-lhe ajuda e reconhecendo os erros do povo e agora outros, ao vê-lo, ficam contagiados com sua mesma atitude e também começam a chorar, reconhecendo seus erros, Shecanias se aproxima de Esdras e diz a ele Eu sei que agimos errado, não, não se preocupe, vamos fazer certo a partir de agora, ser forte, levantar, agir, e ele, com certeza, também aceitou a ajuda de Secanias.

Exigiu muita humildade e muita modéstia. Se olharmos para trás há um jovem que está apontando o dedo para ele e agora podemos pensar em cada um de nós anos servindo a Jeová e ficaríamos envergonhados se um irmão nos viu em um momento porque não sabemos como controlar a situação e nos voltamos para Jeová, vemos que havia um homem atrás que deixou bem claro que somente Jeová poderia ajudá-lo. 

Esdras chorando no templo com outros israelitas. Shecaniah o ajuda a se levantar. Esdras está no templo. Ali ele ora a Jeová e chora pelos pecados do povo. As pessoas que também estão no templo choram. Então Secanias o consola, dizendo: “Ainda há esperança para Israel. […] Estamos com você” (Esdras 10:2, 4). (Ver parágrafo 17).

18. O que nos ajudará a confiar mais em Jeová?

O que nos ajudará é sermos humildes e mantermos um relacionamento achegado com Jeová por meio da oração. Além disso, aceitar o apoio de nossos irmãos durante as provações são elementos-chave que nos ajudarão a fortalecer nossa confiança em Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se formos humildes, sempre saberemos que dependemos de Jeová, que todos precisamos absolutamente da sua ajuda e a pediremos e também deixaremos que nossos irmãos nos ajudem nas situações.

Bom, ela é uma irmã que tem três filhos mas bem, em pouco tempo ela perdeu a filhinha e também o marido, então como ela passou por duros golpes, em vez de confiar em si mesma, ela confiou em Jeová e bem, como ela diz, ela menciona que não sabia como Jeová iria ajudá-la, mas como ela confiava nele porque viu a ajuda dele e também a de seus irmãos. 

CONFIE SEMPRE EM JEOVÁ

19, 20. O que aprendemos dos judeus que não puderam retornar a Jerusalém?

Os judeus que não puderam retornar devido a diversas circunstâncias demonstraram seu apoio de forma prática, fornecendo doações materiais. E o que aprendemos é que podemos não ter condições favoráveis ​​para fazer mudanças, porém podemos apoiar com nossas doações materiais, desta forma apoiamos indiretamente as atividades da congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, me vejo refletido neste parágrafo porque tenho minhas limitações mas fico feliz em saber que ainda posso fazer alguma coisa, talvez consiga financeiramente e orar a Jeová por quem trabalha, por quem pode fazer coisas neste momento porque eles são mais jovens ou as circunstâncias o permitem.

As palavras Hebreus capítulo 6 e versículo 10, texto que é mencionado porque apesar das dificuldades, ali se diz que Jeová Deus não é injusto e nem se esquece das tuas obras nem do amor que demonstraste pelo seu nome ao ter servido aos santos , ou seja, qualquer que seja a dificuldade que algum de nós ou algum de nossos irmãos esteja passando, Jeová valoriza a condição do coração valoriza um coração disposto e o amor que demonstramos pelo seu nome quando se trata de servi-lo de qualquer forma, dos nossos serviços sagrados que prestamos.

Diz que eles fizeram uma coroa em memória da generosidade desses irmãos e o que diz aqui em Zacarias 6:14 diz que a coroa estava no templo do Senhor em memória desses irmãos que contribuíram já que não podiam fazer tudo fisicamente eles poderiam.

21. O que nos ajudará a olhar para o futuro sem medo?

O que nos ajudará é lembrar as palavras de Jeová aos seus servos nos dias de Ageu: “Estou contigo, não tenhas medo.” Além disso, temos de estar convencidos de que, se fizermos o nosso melhor para fazer a vontade de Jeová, ele estará conosco.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, temos que lembrar que Jeová teve o cuidado de nos dizer como será o futuro, não estamos na ignorância e ele também teve o cuidado de nos dizer em Ageu 2 que ele está conosco para que não tenhamos medo, então lembrar disso pode nos dar forças para não ter ansiedade.

E mais uma vez vemos a palavra medo refletida no texto do ano em muitos textos porque obviamente vamos precisar, temos que confiar em Jeová e no final do parágrafo diz que não importa o que aconteça, esse é o objetivo.

E Jeová disse aos israelitas através de Ageu para serem fortes e trabalharem, ou seja, para Jeová estar conosco e nos fortalecer, temos que colocar o reino em primeiro lugar e depois poderemos ficar muito tranquilos. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podem as dificuldades afetar o nosso serviço a Jeová?

As dificuldades podem causar desânimo e exaustão emocional, o que pode levar à diminuição do nosso entusiasmo e dedicação ao serviço Divino. A exaustão emocional pode fazer com que nos sintamos sobrecarregados e desmotivados para continuar nosso serviço.

Dificuldades externas podem desviar a nossa atenção do propósito original do nosso serviço a Jeová. Quando confrontados com desafios e problemas, podemos concentrar-nos mais na resolução dessas dificuldades do que no nosso relacionamento com Deus e no trabalho que fazemos ao Seu serviço.

Por que devemos colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, apesar dos problemas?

Jeová nos dará a sua bênção se nos concentrarmos em fazer a sua vontade, como a obra de fazer discípulos. Tal como encorajou os judeus a retomarem a obra do templo, Deus promete-nos a sua bênção se dermos prioridade à obra que ele nos confiou.

Bem, vimos que a instabilidade política econômica ou que as autoridades se opõem à pregação poderiam nos desequilibrar no sentido espiritual, então para que isso não aconteça precisamos ter uma fé forte, confiar plenamente em Jeová e se confiarmos nele, as dificuldades irão certamente serão maiores, mais leves e poderemos enfrentá-los com sucesso.

Bem, porque, por fazermos isso, Jeová estará do nosso lado e abençoará qualquer esforço que fizermos no seu serviço. 

O que nos ajudará a confiar mais em Jeová, aconteça o que acontecer?

O que nos ajuda é sermos humildes e mantermos um relacionamento achegado com Jeová por meio da oração. Além disso, aceitar o apoio de nossos irmãos durante as provações são elementos-chave que nos ajudarão a fortalecer nossa confiança em Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se colocarmos em prática o que aprendemos sobre os profetas Ageu e Zacarias, confiaremos muito mais em Jeová, aconteça o que acontecer.

Uma delas é pensar em como Jeová sempre apoiou seu povo em tempos difíceis.

Lembre-nos de como vimos a mão de Jeová em nossas vidas, assim como Esdras viu.

Seja humilde e sincero de coração, peça ajuda a Jeová e aceite-a. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários