Estudo de A Sentinela, Como manter forte o amor que temos uns pelos outros, Semana de 15 a 21 de janeiro de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Como manter forte o amor que temos uns pelos outros, 15 a 21 de janeiro de 2024, Comentários e respostas.

“Continuemos a amar uns aos outros, porque o amor vem de Deus” (1 JOÃO 4:7).

1, 2. a) Por que disse o apóstolo Paulo que o amor é “a maior” qualidade?

Paulo diz que o amor é maior porque embora a fé e a esperança sejam importantes na vida presente, elas chegarão ao fim no futuro quando as promessas forem cumpridas.No entanto, o amor durará eternamente, mesmo além da vida atual. Porque teremos que continuar mostrando isso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, porque no futuro nem precisaremos de esperança, porque as promessas terão sido cumpridas mas teremos que ter sempre amor e mesmo que ele cresça mais.

E a fé na esperança desaparecerá porque as nossas promessas já foram cumpridas, e a esperança, porque também a alcançamos, ou pelo menos até certo ponto, mas o amor continuará. 

1, 2. b) Que perguntas analisaremos?

Analisaremos as seguintes questões: Por que devemos amar uns aos outros? De que maneiras podemos mostrar que nos amamos? Como podemos manter forte o amor que temos um pelo outro?

POR QUE DEVEMOS AMAMOS UNS AOS OUTROS?

3. Que razões temos para amar uns aos outros?

Um dos motivos é que Jesus disse a seus seguidores que amassem uns aos outros como uma marca registrada de serem seus discípulos. Portanto, o amor entre cristãos é, portanto, um sinal exterior de que eles são verdadeiros discípulos de Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra razão é que Colossenses 3:14 diz que o amor é um “vínculo perfeito”. Portanto, Amar os outros fortalece a unidade dentro da congregação cristã. Esta unidade é também um testemunho coletivo de que somos servos de Jeová.

E a terceira razão é que em 1 João 4:21, o apóstolo João enfatiza que aqueles que amam a Deus devem amar também os seus irmãos. O amor para com os outros é uma reflexão e uma demonstração prática de amor a Deus. É uma forma de expressar fé e obediência aos mandamentos divinos.

A resposta é dada em João 13:35, diz porque assim todos saberão que vocês são meus discípulos se tiverem amor por nós.

Também porque é uma forma de nos manter unidos em Colossenses Paulo disse que é um vínculo perfeito de união.

Na Bíblia com referência pesquisando o texto de Colossenses 3:14 usa a palavra vínculo perfeito de união para falar de amor, e também essa palavra grega é traduzida vínculo também para falar dos ligamentos e seus ligamentos são fortes como uma corda, eles cumprem um função importante é manter os órgãos no lugar e manter os ossos do fígado. Da mesma forma, o amor não funciona de forma semelhante e tem o poder de unir as pessoas, por isso é importante demonstrar amor uns pelos outros.

1 João 4:21 liga o amor aos nossos irmãos ao amor com Jeová, não podemos deixar de amar os nossos irmãos e claro que não podemos negligenciar o nosso relacionamento com Deus.

Portanto, por mostrarmos amor aos nossos irmãos, mostramos também que amamos a Jeová.

A primeira razão é muito importante porque a marca identificadora de um cristão é o amor, amar os irmãos, não a todos, mas principalmente a eles, e é muito grave porque não podemos dizer que sou cristão se não demonstrar amor, ou seja , o que é algo para se pensar.

Se não nos dermos bem com nossos irmãos estaremos mostrando que nosso relacionamento com Jeová também não é bom.

4, 5. Dê um exemplo que demonstre a relação entre o amor a Deus e o amor aos nossos irmãos.

Assim como um médico verifica o pulso do pulso para saber como está o coração do paciente, da mesma forma, o amor pelos nossos irmãos é como o pulso que mostra se temos amor por Jeová, se vemos que o nosso amor pelos nossos irmãos diminuiu. enfraquecido., talvez o nosso amor por Jeová também tenha causado isso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim como usamos o pulso para ver o estado do nosso coração, o amor que sentimos pelos nossos irmãos é a forma de medir o pulso ou o amor que sentimos por Jeová. Portanto, se tivermos alguma coisinha com um irmão, temos de dar-lhe atenção, para ter certeza de que nosso amor a Jeová é forte e seguro.

Sim, é mais importante também que diz que temos que demonstrar amor, diz o costume de demonstrá-lo, ou seja, não é falar se temos amor, temos que demonstrar esse amor aos nossos irmãos que amamos eles e é indicado nosso amor a Jeová, que tem força, ou se eu insisto ou a ênfase está em demonstrá-lo.

E como é importante o amor, porque é uma qualidade muito individual de cada um de nós, porque Jeová diz que temos que ter amor, mas sabemos o que está no nosso coração. Portanto, é uma qualidade que temos de cumprir, mas pessoalmente cada um de nós esta qualidade é o que Jeová quer que tenhamos no amor a Jeová e também aos nossos irmãos.

Sim, que boa é a comparação que o parágrafo usa, assim como gostaríamos que nosso coração estivesse sempre batendo forte e em plena capacidade, devemos pensar em como é o nosso amor por Jeová. Sim, é um amor que também bate forte, pois quanto mais demonstramos amor, mais forte bate o nosso amor por Jeová.

Assim como a gente tira o pulso de vez em quando para ver como estamos, se está acelerado, se está fraco, né, também deveríamos fazer o mesmo com o amor aos nossos irmãos, porque poderíamos estar tendo o coração enfraquecido em nesse sentido e também Se eles se enfraqueceram com nossos irmãos é porque se enfraqueceram com Jeová.

Portanto, é necessária uma autoanálise, porque pode ser que essa fraqueza em relação ao amor aos nossos irmãos seja porque tivemos expectativas muito altas quando aprendemos a verdade, então começamos a ver defeitos, mas devemos colocar isso em prática. seu lugar. O amor para com Jeová também deve refletir-se no amor para com os irmãos e irmãs e vice-versa. 

6. Por que devemos nos preocupar se o nosso amor pelos nossos irmãos enfraqueceu? (1 João 4:7-9, 11).

Como disse o apóstolo João em 1 João 4:20, eles estabelecem claramente que o amor para com Deus e o amor para com os irmãos estão ligados. Se o nosso amor pelos nossos irmãos diminuir, isso pode indicar um problema no nosso relacionamento com Deus. E é um despertar espiritual para avaliar a saúde espiritual, ou seja, a nossa ligação com Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque acabamos de ler no versículo 8, diz que quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Portanto, o amor é uma dádiva de Jeová e podemos cultivá-lo e estamos perto dele, por isso, se o nosso amor pelos nossos outros irmãos enfraquecer, mesmo que seja apenas por um irmão, isso está nos colocando numa posição muito perigosa uns com os outros. … Jeová, porque o versículo diz que é como se não o conhecêssemos, isso nos distancia dele. Portanto, se detectarmos que o amor pelos nossos irmãos nos enfraquece, devemos ficar preocupados, porque isso indica que corremos perigo espiritual.

E quão importante é que o versículo 11 diz que é uma obrigação que temos de amar uns aos outros, por isso só agradaremos a Jeová se amarmos uns aos outros, porque foi isso que Jeová fez por nós para nos mostrar o seu amor.

Sim, como Deus é amor e queremos ser seus filhos, devemos carregar as suas qualidades e devemos ser amorosos como ele.

Como temos visto e não há correlação direta entre o amor que demonstramos aos nossos irmãos e o amor e o nosso relacionamento com Jeová, como diz 1 João 4:20, quem não ama o seu irmão a quem vê não pode amar a Deus a quem ele vê, não vê E isso é lógico. Vemos nossos irmãos dia após dia, podemos apreciar suas qualidades e mostrar-lhes amor. Se não conseguirmos fazer isso com nossos irmãos, será mais difícil fazer isso com Jeová.

Claro, porque quando lemos que quem não ama não conhece a Deus, não se refere a um conhecimento intelectual ou superficial sobre Deus, mas antes implica um conhecimento profundo, ter contato pessoal com Jeová, familiarizar-se com ele, sermos amigos de Jeová e isso é impossível, se não amarmos nossos irmãos.

Sim, 4:20 também explica que se alguém diz que ama a Deus, mas não ao seu irmão, é um mentiroso. E isso nos colocaria numa situação um tanto perigosa, porque criaria um defeito que se aplica diretamente a Satanás, o pai da mentira, e é por isso que nunca gostaríamos que este termo fosse aplicado a nós também.

Vimos que demonstraremos que somos verdadeiros cristãos, o que também nos manterá unidos entre nós, e que também demonstraremos amor a Jeová, entendendo que tudo isso não significaria nada, apenas um processo intelectual, a menos que demonstremos isso com nossos ações.

DE QUE MANEIRAS PODEMOS MOSTRAR QUE AMAMOS UNS AOS OUTROS?

7, 8. De que maneiras podemos mostrar que nos amamos?

Uma maneira, como Zacarias 8:16 menciona, é dizer a verdade uns aos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos mostrar o nosso amor aos nossos irmãos e irmãs sendo atenciosos com eles, por exemplo, sendo honestos e honrando-nos uns aos outros, e se surgirem divergências, fazendo tudo para manter a paz, por exemplo, perdoando-nos uns aos outros.

Outra forma de mostrar amor aos nossos irmãos e irmãs é quando eles estão passando por dificuldades, também devemos nos consolar orando por eles.

Sabemos também que esse amor é algo que cresce em nosso coração, claro que ninguém consegue ver, pois é algo interno, então como demonstramos esse amor, como diz o parágrafo com nossas palavras e nossas ações.

Marcos 9:50 também nos dá uma ideia e é que embora seja verdade que devemos sempre dizer a verdade, e às vezes isso pode causar tensões entre os irmãos, porque o texto também nos incentiva a manter sempre a paz e não só isso, mas também para lembrar como fazemos, que a nossa fala é sempre temperada com sal, e assim os irmãos perceberão esse amor.

Temos Colossenses 3:13, onde Jeová nos deu o exemplo de perdoar uns aos outros generosamente, por isso também devemos aprender a perdoar generosamente Mesmo que haja motivo para reclamação.

Há também o texto de Romanos 12:10, que diz que tomamos a iniciativa de honrar uns aos outros e na nota diz que tomar a iniciativa significa ir adiante ou antes, ou seja, não esperar que outros façam isso por nós , mas sim seguir em frente e fazer um esforço para honrar como diz a nota E respeitar os outros.

O texto de Gálatas 6:2 fala sobre levar nossos fardos e no livro insight falou que neste texto a palavra aliviar seus fardos significa algo que tem que ser carregado ou transportado independente do seu peso. Portanto, se um cristão já vai ter problemas muito difíceis de suportar, os seus companheiros devem apoiá-lo e ajudá-lo a carregar os seus fardos.

Tiago 5:16 diz para orarmos uns pelos outros e isso é muito importante porque aí você pode ver o calibre do que pensamos neste termo.

E a Bíblia mostra que demonstrar amor não é algo opcional que possamos fazer ou não, mas é um mandamento, por exemplo Romanos 13 8 diz não devemos nada a ninguém, exceto amar uns aos outros. Portanto, devemos amor aos outros. E continua dizendo que quem ama o próximo cumpriu a lei, portanto o amor ao próximo é um dever e um mandamento.

E também como mostra 1 Tessalonicenses 4:18, temos que estar ao lado dos nossos irmãos quando eles precisam de conforto, quando estão passando por um momento ruim é quando eles mais precisam de nós.

Em Romanos ele nos diz para recebermos com alegria, para que possamos receber bondosamente nossos irmãos na congregação quando chegarem as reuniões, saindo para pregar com eles e sendo hospitaleiros.

A ideia é que é verdade que o temos em nossos corações, mas não só o amor pelos nossos irmãos deve permanecer em nossos corações, mas deve ser exteriorizado para que outros possam vê-lo e, como diz, demonstrar amor.

ILUSTRAÇÃO

Gosto muito de como o artigo transmite a ideia de que todos, até mesmo o irmão mais humilde, podem participar deste trabalho. Segunda Coríntios 7:13 mostra como Paulo estava feliz por eles terem reavivado o espírito de Tito. Tito era um pilar na congregação e em Por outro lado, os irmãos da congregação às vezes contribuem para isso apenas com a sua presença, então na cena que vemos na tela, não há um irmão maduro que está dando consolo, é uma irmã mais nova que está dando esse consolo .

Ela também está dedicando seu tempo para fazer uma videoconferência e conversar com uma irmã mais nova que está doente e ela é vista muito sorridente para as duas, então essas palavras de incentivo e carinho com certeza irão fortalecer e encorajar muito a irmã doente.

Sim, na parte inferior você também pode ver a irmã que parece ter um pequeno detalhe ali que quer enviar para alguém, ela está escrevendo um bilhete E provavelmente incluindo algum texto bíblico porque ela está com o telefone ao lado dela Então vemos isso esta irmã Embora ao mesmo tempo seja melhor não estar pessoalmente ou ouvir uma videochamada porque pensam em maneiras de encorajar a pessoa que precisa de conforto.

Então nas imagens e pelo que vimos nos parágrafos, o amor às armas deve ser demonstrado, é proativo, voltamos para a irmã que toma iniciativas na hora de fazer as coisas, não é como a regra da ureia. Como algumas pessoas em o mundo entende, não é fazer o que não gostamos, pelo contrário, temos que tomar a iniciativa de fazer as coisas.

Bem, ela está procurando maneiras práticas de ajudar, por exemplo, no fundo, uma irmã mais nova que pode ter quebrado o braço porque a irmã mais nova percebeu que não pode fazer comida, compras ou outras coisas em casa, ela vê alguns Bem, talvez ele tenha preparado comida para ela e tenha ido visitá-la e passar um tempo com ela e, enquanto caminhava, prestava ajuda prática a uma irmã com uma necessidade específica.

E também oração. Bem, podemos pedir a Jeová que nos ajude a ver como consolar diferentes irmãos e ver como esta irmã está fazendo coisas que todos nós poderíamos fazer, estando ao lado de um irmão, fazendo uma videochamada, escrevendo uma carta ou simplesmente sendo juntos. e conversar e se a pessoa que precisa de conforto quiser desabafar, então escute muito bem.

Série de imagens: 1. Uma irmã orando. 2. Ouvir enquanto outra irmã desabafa. 3. Conversar por videoconferência com uma irmã mais velha que está doente. 3. Escrever um bilhete que você enviará para alguém com um presente. 4. Comer com uma irmã que está com o braço imobilizado devido a uma lesão. Como podemos ajudar um irmão ou irmã que está sofrendo? (Ver parágrafos 7 a 9).

9. Por que dizemos que consolar os outros é uma forma importante de mostrar-lhes amor? (Veja também imagens).

Confortar os outros é uma forma importante de demonstrar amor porque envolve estar ao lado da pessoa nos momentos difíceis, oferecendo apoio e incentivando-a a seguir em frente. Ao confortar alguém que está sofrendo, mostramos-lhe que não está sozinho e que estamos empenhados em ajudá-lo no seu caminho de vida. É uma expressão de amor e cuidado para com nossos irmãos e irmãs.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Significa a palavra consolar que diz que significa estar ao lado de uma pessoa e encorajá-la principalmente quando ela está passando por momentos difíceis ou provações se naquele momento consolarmos o que estamos fazendo é ajudar nosso irmão irmã a seguir em frente no caminho de vida e é uma forma de demonstrar o amor que temos para demonstrar aos nossos irmãos.

Cada vez que um irmão ou irmã precisa de um ombro para chorar e estamos ao seu lado, estamos dizendo-lhes que os amamos, então isso é importante.

Se há um detalhe no parágrafo que diz que os ajudamos a continuar trilhando o caminho que a vida leva, isso significa que às vezes há irmãos que estão sofrendo porque também estão se afastando desse caminho e por isso somos os próximos nesse caminho. O momento é ajudá-los a recuperar o caminho no serviço de Jeová.

Bom, haverá momentos em que não poderemos estar, por assim dizer, pessoalmente, confortando nossos irmãos, mas existe essa opção, que é orar a Jeová, talvez fosse mais importante porque sem o irmão saber, talvez estejamos orando para ele e fazer Jeová Também abre o seu espírito.

10. Por que dizemos que sentir compaixão e dar conforto andam de mãos dadas?

Dizemos que sentir compaixão e dar conforto andam de mãos dadas porque o sentimento de compaixão nos leva naturalmente a confortar e ajudar aqueles que estão sofrendo. Este princípio reflete-se na própria natureza de Deus, que, motivado pela sua compaixão, se apresenta como “o Pai das ternas misericórdias e o Deus de toda a consolação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles andam juntos, porque o consolo é consequência de sentir compaixão, podemos dizer que se sentirmos compaixão por alguém a reação natural será consolar.

Sim, bem, nos colocamos no lugar da pessoa, então nossos sentimentos emergem e vamos fazer um esforço agora para nos deixarmos agir, sentar e oferecer toda a ajuda que pudermos para poder ajudar aquela pessoa.

Sim, porque a Bíblia diz que Jeová é o pai ou fonte de ternas misericórdias e é isso que o motiva a consolar-nos em todas as provações.

Há também a ideia de que a compaixão faz parte da personalidade de Jeová, assim como a água emana de uma fonte ou fonte, não podemos impedir que a água saia da fonte. Então, porque Jeová a carrega intrinsecamente com sua personalidade, ele sente essa compaixão e não posso deixar de confortar Quando temos problemas.

11. De acordo com Colossenses 3:12 e 1 Pedro 3:8, que qualidades nos ajudarão a amar e consolar outros?

Pois bem, cultive qualidades como empatia, carinho fraternal e bondade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com Colossenses 3:12 e 1 Pedro 3:8, as qualidades que nos ajudarão a amar e consolar os outros são a empatia, o afeto fraternal e a bondade. Essas qualidades, quando cultivadas, nos estimulam naturalmente a confortar quem está passando por momentos difíceis.

Sim, então quando essas qualidades fazem parte da nossa personalidade, nos faz consolar quem está passando por momentos difíceis, e foi isso que vimos anteriormente na Sentinela, temos que aprender a demonstrar esse amor. E então isso é feito por cultivando Nem sempre temos essas qualidades; essas qualidades devem ser cultivadas.

E talvez alguém possa dizer: bem, não sou bom em curar os outros ou não sei procurar oportunidades. Podemos pedir ajuda a Jeová, podemos dizer-lhe para nos ajudar a cultivar essas qualidades e assim aprenderemos para confortar os outros e deixá-lo nascer de dentro.

Bem, temos que fazer isso através de nossas palavras e ações, porque se o amor é um traço identificador do cristão, não podemos dizer como alguma religião é que sou um cristão não praticante, não há necessidade de praticá-lo, porque senão não é. um cristão.

Precisamente o de confortar os outros como eles fazem conosco. 

COMO MANTEMOS FORTE O AMOR QUE TEMOS?

12. a) Por que devemos ter cuidado?

Devemos ter cuidado porque Jesus alertou que no mundo o amor de muitos esfriaria e é fundamental evitar que essa falta de amor nos influencie.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, porque não devemos esquecer que Jesus já nos avisou em Mateus 24:12 que o amor da maioria esfriaria e com isso ele não quis dizer que muitos discípulos deixariam de se amar, mas devemos ter muito cuidado para que o falta de amor a este mundo porque pode se espalhar para nós.

O mundo está perdendo o amor. Mesmo em laços muito fortes como os familiares, temos que amar pessoas que, talvez, a única coisa que temos em comum é o amor de Jeová. Se nos deixarmos influenciar pelo mundo, isso poderá parecem insuficientes, mas sabemos: é o vínculo mais forte e devemos protegê-lo.

12. b) Que pergunta responderemos a seguir?

Responderemos que sim, há como saber se o amor que sentimos pelos nossos irmãos é forte?

13. O que pode testar o nosso amor?

Nosso amor é testado quando enfrentamos situações em que nossos entes queridos ou irmãos cometem erros ou nos prejudicam, como destacou o apóstolo Pedro ao mencionar que o amor cobre uma multidão de pecados.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque ele pode fazer isso é como reagimos às situações que surgem, porque talvez alguém possa estar convencido de que realmente amamos nossos irmãos. Mas como mencionado no final do parágrafo, talvez um irmão possa cometer um erro ou nos machucar e a maneira na qual reagimos. É como se não percebêssemos quanto amor sentimos por isso. Na verdade, é isso que o apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 4:8. No final ele diz para testar a sinceridade de seu amor , então essa é uma forma de saber quanto amor sentimos por eles.

E quando o apóstolo Paulo comenta 1 Coríntios 4:8 ele testa a sinceridade do amor. Se vermos o contexto deste versículo ele estava falando sobre os macedônios quando uma necessidade econômica eles eram pobres eles tinham sérios problemas mas ainda assim diz que eles contribuíram mais do que podiam dar Então mesmo que estejamos passando por problemas se o nosso amor for forte Bem, ajudaremos nossos irmãos mesmo que isso nos custe. 

14. De acordo com 1 Pedro 4:8, de que tipo de amor precisamos? Dê um exemplo.

De acordo com 1 Pedro 4:8, precisamos ter “intenso amor”. A palavra grega usada por Pedro para “intenso” significa literalmente “espalhar”. Um exemplo deste tipo de amor seria quando perdoamos e demonstramos compaixão pelos nossos irmãos, apesar dos seus erros ou fraquezas. Este amor não cobre apenas um ou dois pecados, mas tem a capacidade de estender a mão e perdoar “uma multidão de pecados”, agindo como um pano que cobre e perdoa as imperfeições dos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, segundo esse texto precisamos de um amor intenso e a palavra grega que Pedro usou aqui significa literalmente algo que se estende, então algo que se estende neste caso o amor que se estende e se estende cada vez mais porque pode cobrir os pecados dos irmãos uma vez, multidão de pecados.

Isso me fez pensar naquela torrada que agora pegamos uma colher generosa de mel e começamos a cobrir toda a torrada, uma superfície áspera e irregular e deixá-la homogênea, brilhante, desejada Bem, da mesma forma que esse amor faz o o mesmo acontece com as irregularidades ou com os pecados que nossos irmãos possam ter cometido, sem esquecer que nós também cometemos.

Aqui, neste caso, utiliza-se a palavra cobrir, claro, poderia dar a impressão de que algo está encoberto ou ignorado, mas não aqui neste sentido a palavra tem o sentido de perdoar. cobre uma multidão de pecados, significa que os perdoamos e esquecemos.

E conforme o exemplo, cobri com um pano, é fácil, mas se incluirmos agora outros fatores de justiça do nosso senso de Justiça, talvez possamos chegar a pensar que o nosso senso de Justiça não nos permite perdoar certos pecados ou certas deficiências de nossos irmãos, mas aqui está o conselho. É claro que se pudermos cobrir isso com pecado e não forçarmos nenhum princípio bíblico sobre nós mesmos, cobriremos isso com pecado porque Jeová também nos perdoa muitas coisas.

Bom, aqui menciona que tem que ser um tecido que possa ser estendido, ou seja, deve ser grande, não um lenço, algo que cubra, algo que tenha que cobrir tudo.

15. O que alcançamos quando o nosso amor pelos outros é forte? (Colossenses 3:13).

Quando o nosso amor pelos outros é forte, somos capazes de perdoar os seus erros, como mencionado em Colossenses 3:13.

Ao perdoarmos, demonstramos a força do nosso amor e o nosso desejo de agradar a Jeová. Pois bem, conseguimos perdoar os seus erros, por maiores que sejam, pois, como diz o texto, devemos perdoar-nos generosamente, mesmo que tenhamos motivos para reclamar um do outro.

16, 17. O que mais pode nos ajudar a desconsiderar os pequenos erros de outros? Dê um exemplo. (Veja também imagens).

Para ignorar os pequenos erros dos outros, podemos nos concentrar nas coisas boas sobre eles. Um exemplo seria deletar uma foto onde alguém não deu certo e manter aquelas que capturam momentos felizes, aplicando o mesmo princípio às nossas memórias e focando no positivo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos o exemplo de tirar uma foto de grupo nesta foto, bom você pode tirar três e você vê que em duas as duas ficam bem mas em outra terceira um irmão não sai com outra expressão além de não ser muito agradável então o que fazemos?Deixamos os bons e apagamos aquele com o qual o irmão não é tão favorecido.

Então, quando, em algum momento, um irmão nos disse ou fez algo que não nos agradou ou não foi bom, temos que lembrar daqueles lindos momentos que vivemos com ele, é isso que realmente nos ajudará a apagar aquele momento ruim, o que passamos com eles.

Provérbios 19:11 explica que o discernimento nos ajudará a ignorar as ofensas. Por quê? Bem, porque essa qualidade nos ajudará a ver além e a entender o que está por trás das palavras ou ações de outras pessoas e por causa disso estaremos em melhor situação. Mais fácil de não nos sentirmos magoados e perdoar outros.

ILUSTRAÇÃO

Sim, podemos ver claramente como o irmão está selecionando a foto que não dá certo, e o outro irmão está deletando, definitivamente não, e o que ele faz com o resto com aquela que dá certo, porque vemos como ele imprime e coloca em uma caixa em um lugar para que ele possa ver e que isso o lembre dos bons momentos que passaram juntos porque queremos fazer o mesmo, esquecer os erros dos irmãos e manter os bons momentos que tivemos com eles.

E como é fácil agora, apagar as fotos, não é como antes você fazia com uma câmera e não precisava revelar e custava dinheiro, mas agora é muito fácil e é assim que deveria ser entre irmãos.

Sim, gosto muito do detalhe que diz que apagamos da memória, porque é verdade que se não apagarmos as fotos sabemos que nosso celular enche e o próprio celular nos alerta que devemos deletar. Devemos fazer o mesmo com os erros. Queremos perdoar e não ter isso aí, ou seja, apagamos para sempre da nossa memória.

Não só apaga a foto que não deu certo, mas também apaga a boa foto ou as boas lembranças de um lugar onde você pode vê-las com frequência. É bom para nós mantermos em mente as lindas lembranças com nossos irmãos para que muitas vezes possamos pensar neles. 

Esquerda: Um irmão tem várias fotos de um grupo de irmãos e irmãs em seu telefone e está excluindo uma das fotos. À direita: uma estante com uma foto emoldurada do mesmo grupo. Assim como salvamos as fotos mais bonitas e apagamos as demais, lembramos dos bons momentos que vivemos com nossos irmãos e apagamos da memória as lembranças ruins. (Ver parágrafos 16 e 17).

POR QUE O AMOR É TÃO IMPORTANTE HOJE?

18. Quais são as ideias principais deste artigo?

A importância de manter forte o amor pelos irmãos como sinal de amor a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Demonstrar amor para com a família espiritual através de ações concretas, como confortar os irmãos e para isso precisamos sentir compaixão

A sugestão de perdoar os erros dos outros como forma de fortalecer o amor nos relacionamentos.

Sim, o amor a Jeová também se demonstra amando nossos irmãos, consolando-nos e perdoando seus erros. Além de sentir amor por nossos irmãos, devemos exteriorizá-los porque podemos ajudá-los. No final do parágrafo, é importante que nós perdoamos seus erros.

E também destacamos no início que devemos querer manter forte o amor que temos uns pelos outros, porque ao mostrarmos nosso amor pelos nossos irmãos e irmãs, também demonstramos indiretamente que amamos a Jeová.

E um aspecto importante do amor cristão também é a compaixão, que aprendemos ser uma qualidade ativa e proativa, conforme discutido. E é isso que nos levará ao conforto, assim como Jeová faz.

19. Por que é tão importante mostrar amor a nós mesmos hoje?

É importante nos mostrarmos amor hoje porque estamos perto do fim de todas as coisas. Jesus previu que nesta época os discípulos enfrentariam o ódio das nações. Para perseverarmos e continuarmos a servir a Jeová, a união é crucial. O amor mútuo atua como um vínculo perfeito de união, neutralizando as tentativas de divisão de Satanás.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como vemos em Mateus 24:9 Jesus disse que as nações nos abandonariam por causa do seu nome e por amarem a Jeová, elas nos perseguirão e nos odiarão, por isso temos que permanecer unidos para podermos enfrentar essas provações.

Além disso, como sabemos que Satanás tem pouco tempo neste sistema de coisas, é ele quem quer nos dividir a todo custo e nos fazer abandonar Jeová e nossos irmãos. Portanto, não queremos que ele consiga o que quer e temos que demonstrar um amor intenso como vínculo de união entre todos. Filipenses 2:1-2 é muito bonito porque nos mostra que devemos nos encher, encheremos Jesus de alegria se nos mostrarmos ter a mesma mente e o mesmo amor que ele demonstrou por nós e estivermos completamente unidos assim Agora é muito importante, mas também é uma forma de fazer Jesus e Jeová felizes.

Pedro escreveu aos judeus que define que todas as coisas estavam se aproximando, o caso dele era o fim do sistema judaico. Então era mais importante do que nunca que eles sentissem esse amor intenso um pelo outro e a mesma coisa acontece no nosso caso quando chega o fim deste sistema das Coisas continuará sendo mais importante do que nunca que façamos esse amor crescer para que seja intenso. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que razões temos para nos amar?

Um dos motivos é que Jesus disse a seus seguidores que amassem uns aos outros como uma marca registrada de serem seus discípulos. Portanto, o amor entre cristãos é, portanto, um sinal exterior de que eles são verdadeiros discípulos de Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra razão é que Colossenses 3:14 diz que o amor é um “vínculo perfeito”. Portanto, amar os outros fortalece a unidade dentro da congregação cristã. Esta unidade é também um sinal do testemunho coletivo de que somos servos de Jeová.

E a terceira razão é que em 1 João 4:21, o apóstolo João enfatiza que aqueles que amam a Deus devem amar também os seus irmãos. O amor para com os outros é uma reflexão e uma demonstração prática de amor a Deus. É uma forma de expressar fé e obediência aos mandamentos divinos.

Porque por mostrarmos amor aos nossos irmãos demonstramos também o nosso amor a Jeová porque ao fazermos isso demonstramos que somos verdadeiros cristãos, como diz João 13:35, que amamos uns aos outros.

De que forma podemos mostrar que nos amamos?

Podemos mostrar o nosso amor aos nossos irmãos e irmãs sendo atenciosos com eles, por exemplo, sendo honestos e honrando-nos uns aos outros, e se surgirem divergências, fazendo tudo para manter a paz, por exemplo, perdoando-nos uns aos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também outra forma de mostrar amor aos nossos irmãos é que, quando eles estão passando por dificuldades, devemos também nos consolar e orar por eles.

A Torre de Vigia tem nos lembrado de várias maneiras, uma delas é quando um irmão tem um problema ou algo assim, tentar ouvi-lo e nos colocar no lugar dele, e outra muito importante é que todos cometemos erros, então esteja pronto para perdoe porque é isso que não vai nos unir dentro da congregação.

Sim, também vimos dizer a verdade uns aos outros, manter a paz uns com os outros e também tomar a iniciativa de nos honrarmos. 

Por que podemos dizer que perdoar os outros é um sinal de amor?

Porque perdoar quando nossos entes queridos cometem erros ou nos prejudicam exige que tenhamos amor genuíno.

Imagino que não queremos que a falta de amor que este mundo tem nos contagie, então quando um dos nossos irmãos comete um erro o que queremos é cobrir esse erro, perdoando-os e se conseguirmos perdoar os nossos irmãos o nosso amor irá torne-se cada vez mais forte e adicionaremos nosso Deus Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários