ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, Jó 40 a 42, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, Jó 40 a 42, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Jó 42:7. De quem estavam realmente falando os três supostos amigos de Jó, e como saber disso nos ajuda a suportar o ridículo? (it-1 377 parágrafo 5).

Os três supostos amigos de Jó falavam mentiras contra Jeová. Embora Jó tenha mantido a sua integridade apesar do ridículo, ele cometeu um erro ao magnificar a sua própria justificação em vez da de Jeová. Mais tarde, Deus explicou a Jó que seus três amigos estavam falando mentiras contra ele. Saber disso nos ajuda a entender que críticas e zombarias podem ser dirigidas não só a nós, mas também a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com Jó 42:7, Deus explicou a Jó que os três amigos estavam na verdade falando mentiras contra ele, não contra Jó. Isso significa que o ridículo e as acusações que Jó recebeu não eram realmente sobre ele, mas eram uma forma de atacar a Deus. Saber disso pode nos ajudar a suportar o ridículo e a adversidade de maneira mais eficaz, pois nos permite ver que não se trata de nós pessoalmente, mas de uma luta espiritual mais ampla. Além disso, lembra-nos que Deus está sempre presente e que é ele quem, em última instância, julgará a verdade e a justiça.

Embora Jó tenha sido objeto de ridículo e ridículo, na realidade, essas ações foram direcionadas a Deus. Ter esta perspectiva clara nos ajudará a suportar o ridículo, tendo em mente que não se trata de um ataque pessoal, mas sim de um teste de fé e lealdade a Jeová. Por isso, com essa abordagem seremos capazes de suportar o ridículo com a atitude adequada e receber uma recompensa pela nossa perseverança.

Se tivermos certeza de que esses chamados amigos de Jó estavam na verdade falando contra Deus, e não contra Jó, isso nos ajudará a não levar para o lado pessoal as ofensas daqueles que nos criticam ou zombam de nossa fé, mas a confiar que Jeová os julgará. ...com retidão. Também nos ajuda a esperar pacientemente pela recompensa que Jeová promete se formos fiéis até o fim.

En nuestro caso que cuando la gente se burla de nosotros se ríen de lo que hacemos debemos tener en cuenta una cosa que se están burlando de Jehová no de nosotros, con lo cual no dejemos que las burlas nos afecten y recordar que nuestra buena actitud traerá a bênção.

A informação deu dois exemplos, um deles é quando Israel pediu um rei, Jeová disse ao profeta Samuel que não foi ele quem eles rejeitaram, mas foi o próprio Jeová, ele, Jeová, daquele rei ou quando Jesus disse ao seu discípulos que seriam objetos de ódio por parte das nações por causa do meu nome, aqui novamente mostra que este sentimento é contra Jeová.

Jeová disse a Elifaz: Estou furioso com você e seus dois amigos porque eles contaram mentiras sobre mim, eles não disseram a verdade como Jó, isso mostra que foi dirigido a Jeová, ou o que eles estavam fazendo era supostamente contra Jó, mas Jeová viu isso contra ele., e Jó, assim como se viu nos tesouros, tinha uma visão muito limitada, no nosso caso também pode acontecer, se não meditarmos profundamente ou mais profundamente quando estamos sofrendo pressão ou ridículo, nós também podemos sentir que tudo é para nós. Então isso nos ajudará a pensar melhor que Jeová está contra ele, porque o fato de sermos servos de Jeová acontece conosco, então é contra ele, e isso nos motivará a ser fiéis.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Jó 40:1,2. Esses versículos me ensinam que não é apropriado nem sábio que os seres humanos questionem ou discutam com Jeová. Aprendo com isso que preciso ser humilde e reconhecer a superioridade e a sabedoria de Jeová.

Jó 40:6-14. Esses versículos me ensinam que devo confiar na justiça de Jeová, mesmo em situações de sofrimento ou dificuldades em que possa ter dificuldade em entender por que ele permite certas coisas. É especialmente nestes momentos que devo lembrar-me de que a justiça de Jeová é perfeita e sempre prevalecerá.

Jó 40:1,5. Esses versículos mostram a humildade de Jó diante da majestade de Jeová. Jó reconhece que não tem nada a dizer às perguntas deles e que a sua própria reclamação era infundada. Portanto, ele se arrepende de tê-lo questionado e se submete à sua vontade. A lição que aprendi é que preciso confiar em Jeová, mesmo quando não entendo seus caminhos, e preciso aceitar sua correção com humildade e reverência.

Jó 40:15-24. Esses versículos mostram a obra e o cuidado de Jeová com suas criaturas. Aqui Jeová apresenta Jó a Behemoth, um animal enorme e poderoso que come grama como um boi e vive em pântanos e rios. Ele diz a Jó que fez Behemoth, assim como o fez, e que lhe fornece comida e abrigo, mostrando-lhe que ele é o criador e sustentador de todas as coisas, e que tem controle sobre todas elas.

Jó, capítulo 40. Este capítulo me ensina que Jeová é o único que pode questionar e julgar suas criaturas, e não o contrário. Ele diz a Jó para se preparar para responder às suas perguntas e ousar questionar sua justiça ou condená-lo para se justificar. Jó também lhe mostra que ele é o criador e governante de tudo, e que ninguém se compara a ele em poder, sabedoria e glória.

Jó 40:6-14. Nestes mesmos versículos posso aprender que devo reconhecer a justiça de Jeová. Aqui Jeová mostra-lhe o seu poder e autoridade sobre a criação, lembrando-se de que só ele tem o conhecimento, a sabedoria e o poder para governar o mundo.

Jó 40:6-14. Esses mesmos versículos também me ensinam uma lição de humildade diante da grandeza de Jeová. Aqui é mostrado como Jó é confrontado por Deus e lembrado de sua posição como criatura diante do Todo-Poderoso. Nós também devemos reconhecer a nossa limitação e humilhar-nos diante da grandeza.

Jó 40:1,2. Assim como Jó, nós também podemos enfrentar situações difíceis ou dolorosas que não entendemos, o que talvez nos leve a questionar por que Jeová permite que isso aconteça. Portanto, podemos ser tentados a duvidar do seu amor, da sua justiça ou do seu poder, e assim tomar uma atitude crítica ou desafiadora. No entanto, devemos lembrar que Jeová sabe o que está fazendo e que sempre age para o nosso bem. Portanto, devemos permanecer fortes em nossa fé, confiando que ele nos dará a força e a paz que precisamos e que no final ele nos recompensará pela nossa fidelidade.

Jó 40:5. Nos ensina que Jeová é o nosso grande e magnífico criador, ao contrário disso o mundo ensina a evolução, o ateísmo e muitas crenças que não têm uma base sólida.

Jó 40:7. Ensina-nos o quanto é importante cuidar da nossa aparência ou vestir-nos como cristãos, evitamos os extremos, mas nos esforçamos para estar limpos, bem arrumados e evitar os maus odores.

Jó 40:7. Isso nos lembra como é importante aprender a nos preparar para responder a perguntas na pregação ou em conversas que possam surgir.

Jó 40:21-23. Behemoth é descrito como uma criatura poderosa que se alimenta de grama como o boi e tem força nos lombos e poder nos músculos da barriga. Esta descrição nos lembra que, assim como Jeová sempre provê e garante o bem-estar dos animais, quanto mais ele cuida de nós, seus servos fiéis, então confiemos plenamente nele.

Em Jó 41:10,11. Leviatã é descrito como uma criatura que não tem medo de nenhum ser humano e é o rei de todos os orgulhosos. Através desta descrição, aprendemos que Deus é o todo-poderoso e soberano do universo, e que nenhuma criatura pode desafiar a Sua autoridade ou poder. Aprendemos também que Deus é justo e sábio e que tem controle sobre todas as coisas, até mesmo sobre as criaturas mais poderosas e temíveis.

Jó 41:34. Lembra-nos que existem criaturas no mundo que são mais poderosas que os seres humanos e que devemos ter humildade e respeito para com elas. Da mesma forma, ao pregarmos as boas novas, devemos ter uma atitude humilde e reconhecer que não somos superiores às pessoas a quem partilhamos a mensagem.

No capítulo 41. podemos ver a descrição do Leviatã, que nos convida a nos maravilharmos com a grandeza e a beleza da criação de Deus. Assim, ao pregarmos as boas novas, podemos usar a beleza e a complexidade da criação como uma forma de mostrar a grandeza e o poder de Deus às pessoas com quem partilhamos a mensagem.

Em Jó 41:11. Faz-nos meditar que Jeová nos ama realmente, porque não nos deve nada como seres humanos imperfeitos, porque ninguém lhe pode dar nada, pois ele é o todo-poderoso, e se nos permite servi-lo e cuida de nós, é porque ele nos ama., então devemos ser muito gratos.

Jó 40:4. Sob a influência do novo conhecimento que Jó adquiriu, ele percebeu o desamparo do homem e a grandeza de Deus. Assim como Jó fez, Jo, precisamos perceber o verdadeiro tamanho de nós mesmos, precisamos ver quão insignificante é a justificação quando comparada à vindicação do nome e da soberania de Jeová.

Jó 42:1. Aprendemos que Jeová é o todo-poderoso, o criador e governante do universo, e que não há ninguém que possa discutir com ele ou corrigi-lo. Aprendemos também que devemos ter humildade e respeito para com Deus, e não tentar repreendê-Lo ou questionar Sua sabedoria e Justiça. Em vez disso, devemos confiar e buscar Sua orientação e direção em nossas vidas.

Jó 42:1. Jó reconhece que Deus é supremo e que seus desígnios são insondáveis, o que nos ensina sobre a importância de confiar na soberania e no poder de Deus em meio às provações e dificuldades da vida. Esta atitude de humildade e submissão diante de Deus é um exemplo para nós no nosso relacionamento com ele, lembrando-nos que devemos confiar na sua sabedoria e soberania, mesmo no meio das circunstâncias mais difíceis.

Jó 42:10. Vemos que ele ora pelos seus amigos, embora estes o tenham julgado e criticado durante o seu sofrimento. Isto nos lembra que o ressentimento e a falta de perdão podem ser obstáculos ao nosso relacionamento com Deus e à nossa própria felicidade e bem-estar. Em vez de nos apegarmos ao ressentimento e à amargura, deveríamos buscar misericórdia e perdão, tanto para nós mesmos como para os outros. Ao fazer isso, poderemos experimentar a restauração e a bênção de Deus em nossas vidas, assim como Jó fez.

Jó 42:3. Reconheça que existem aspectos da sabedoria e do plano de Deus que estão além da sua compreensão. O que nos lembra a necessidade de confiar na sabedoria e no conhecimento de Deus, mesmo quando não entendemos completamente os seus caminhos.

Jó 42:15-24. Deus continua falando com Jó e descreve Behemoth, uma criatura poderosa e majestosa. Através desta descrição, aprendemos que Deus é o criador de todas as criaturas, grandes e pequenas, e que cada uma tem o seu propósito e lugar no mundo. Aprendemos também que Deus é todo-poderoso e que seu poder e sabedoria são insondáveis. Além disso, a descrição de Behemoth nos lembra da importância da humildade e do respeito pela criação de Deus.

Jó 40:2. Este versículo me ensina que devo reconhecer a soberania e a sabedoria de Deus, e não questionar seus propósitos ou julgamentos, porque Jeová é o criador e sustentador de tudo o que existe, e tem o direito de governar sua criação de acordo com sua vontade.

Jó 40:2. Estas palavras nos ensinam que não estamos no mesmo nível de Deus, seria muito ousado questionar ou blasfemar contra Deus, faz parte da sujeição, do respeito que devemos ter pelo criador. Apesar disso, existem pessoas muito irreverentes que acreditam ser muito sábias em questionar.

Jó 40:1. Nos ensina o quanto é importante estarmos atentos às respostas de Jeová às nossas orações, às vezes elas chegam de formas que não imaginávamos ou esperávamos, e claro, sempre agradecemos a ele em todos os momentos.

Jó 42:7. Neste texto Jeová repreende os amigos de Jó, porque não falaram a verdade sobre ele. Isto destaca a importância de dizer a verdade sobre Deus e de não fazer afirmações falsas ou injustas.

Jó 42:7-10. Vemos que Jeová repreende os amigos de Jó por não falarem bem dele e ordena-lhes que ofereçam sacrifícios e que Jó ore por eles. Jó obedece e ora pelos seus amigos, e Jeová aceita a sua oração. Isso me ensina que devemos perdoar aqueles que nos ofendem e orar por eles. Também me ensina que Jeová ouve as orações dos justos.

Jó 42:3. Jó reconheceu seu erro e aceitou que havia falado sem entender coisas que não sabia. Isso nos ensina que muitas vezes falamos sem entender sobre coisas que não sabemos, poderíamos usar esse texto para raciocinar em nossos estudos bíblicos e revisitas.

Jó 42:11. Nos ensina que os verdadeiros amigos reservam tempo para visitar, encorajar e confortar os amigos que estão passando por situações difíceis.

Jó 42:10. Ensina-nos que a bênção de Jeová é o que realmente enriquece, e ele não acrescenta dor a ela.

Jó 42:8. Somos lembrados das palavras de Jesus para orar e abençoar aqueles que nos ofenderam; na verdade, orar sinceramente por alguém que nos ofendeu nos ajudará a não seguir nossos sentidos com eles. Jeová abençoou Jó pela sua obediência e também nos abençoará se lhe obedecermos.

Jó 42:10. Depois de passar por intenso sofrimento e grandes perdas, Jó recebeu as bênçãos de Jeová. Isto nos ensina que precisamos ter paciência e fé na promessa de que Jeová nos ajudará e abençoará se perseverarmos apesar das provações.

Jó 42:9. Durante grande parte do livro de Jó, seus amigos expressaram opiniões incorretas sobre a situação de Jó e falaram mal de Jeová. Mesmo com tudo isso, eles estão dispostos a corrigir seus erros. Este ato nos deixa uma lição sobre a importância de reconhecer e corrigir nossos pecados e erros.

Jó 42:7. Neste texto Jeová repreende os amigos de Jó, Jó porque não falaram a verdade sobre ele, antes se dedicaram a tirar suas próprias conclusões e julgar sem saber a verdade sobre Jó. Isso nos ensina a importância de dizer a verdade sobre Deus e não fazer declarações falsas ou injustas.

Jó 42:1,2. Ele nos incentiva a imitar a confiança que Jó tinha no poder ilimitado de Jeová, por declarar: “Nada do que tens em mente é impossível para ti.” Esta declaração destaca a onipotência de Jeová e nos ensina a confiar na sua capacidade de fazer tudo o que for necessário para cumprir a sua vontade.

Jó 42:1-2. Vemos que Jó expressa sua confiança no poder ilimitado de Jeová por declarar: “Nada do que você tem em mente é possível para você.” Esta declaração destaca a onipotência de Jeová e nos ensina a confiar na sua capacidade de superar qualquer dificuldade ou desafio.

Jó 40:1,2. Destes mesmos versículos podemos tirar outra lição valiosa, pois nos lembra que os seres humanos, como criaturas limitadas e imperfeitas, não conseguem compreender plenamente os caminhos e as obras de Jeová. Por esta razão, devemos confiar e submeter-nos a ele com humildade e reverência, e não com arrogância ou rebelião.

Jó 40:1,2. Podemos aplicar esses mesmos versículos tanto ao caso de Jó quanto ao nosso. Jó era um homem justo e fiel, mas sofreu muitas calamidades que não compreendeu. Ele se defendeu afirmando sua inocência e exigindo uma explicação de Deus. Mas quando Jeová falou com ele desde o vento tempestuoso, Jó percebeu seu erro e se arrependeu. Ele reconheceu que havia falado sem conhecimento e que não tinha o direito de julgar Deus ou responsabilizá-Lo. E isso é algo que também devemos reconhecer e deixar claro que não podemos questionar, nem exigir de Deus uma explicação para qualquer assunto que achamos difícil de entender.

Jó 42:7. Outra lição que podemos tirar desse versículo é que Jó foi elogiado por falar a verdade sobre Deus, mesmo em meio às suas provações, sua sinceridade e honestidade apesar das dificuldades servem de exemplo de como devemos ser transparentes em nosso relacionamento com os outros. ... Jeová. E para ter um conhecimento correto e fiel de Deus é muito importante fazer mais do que apenas conhecer o nome de Deus, o que significa que implica conhecer. 

Jó 42:7. Outra lição que podemos tirar deste versículo 7 é a experiência de Jó e a resposta de Jeová. Isso nos ensina lições de humildade. Jó, apesar de sua justificação inicial, humilhou-se diante de Jeová, reconhecendo a grandeza divina e sua própria limitação humana em geral. Este versículo destaca a importância da verdade, da sinceridade, da compreensão correta de Deus e da humildade em nosso relacionamento com Deus. ele. Lembra-nos que Jeová valoriza a verdade e a honestidade e que, apesar das nossas falhas, a sua misericórdia está sempre disponível para aqueles que procuram a verdade e se humilham diante dele.

Jó 42:8 . Este versículo me ensina que quando alguém nos magoa, algo que pode nos ajudar a não sentir ressentimento e a ter paz de espírito é orar por essa pessoa. Além disso, se fizermos isso, Jeová nos abençoará pela nossa disposição de pedir perdão.

Jó 42:11-17. Esses versículos mostram como Jeová acaba com o sofrimento de Jó e lhe devolve o dobro do que tinha antes. Por sua vez, Jó recebe conforto de sua família e amigos e vive uma vida longa, repleta de filhos e netos. Isto me ensina que Jeová é fiel e generoso com aqueles que o amam e servem, e que ele sempre recompensa aqueles que perseveram lealmente.

Jó 42:1-10. Esses versículos me ensinam que a oração é uma grande ajuda para termos perseverança quando passamos por adversidades ou quando estamos feridos.

Jó 42:1-6. Esses versículos me ensinam que sempre que recebo conexões ou conselhos baseados na Bíblia, devo estar disposto a reconhecer meus erros e fazer as mudanças necessárias, assim como Jó fez.

Jó 42:1-6. Nestes versículos Jó reconhece que não consegue compreender os planos e propósitos de Deus e que falou sem conhecimento. Ele se arrepende de suas palavras e se submete à vontade de Deus. Isto nos ensina que devemos confiar em Jeová e não na nossa própria sabedoria.

Jó 42:1-10. Esses versículos também me ensinam que ter conhecimento e compreensão de por que Jeová permite o sofrimento, como ele nos recompensará por perseverarmos fielmente e o que ele fará justiça no devido tempo, me traz paz e me ajuda a suportar e permanecer inteiro, apesar das dificuldades. .

Jó 42:8. A instrução de Jeová é que os amigos de Jó peguem sete touros e sete carneiros e vão até Jó para oferecer um sacrifício queimado, após o qual Deus promete aceitar o pedido de Jó e não tratar seus amigos de acordo com sua tolice, visto que eles não falaram a verdade sobre ele. Esta passagem reflete a importância da oração e mostra que, apesar das dificuldades e dos mal-entendidos, Jeová está disposto a perdoar e restaurar aqueles que sinceramente buscam o seu perdão e se arrependem de coração. 

Jó 42:9. Diz-nos que os amigos de Elifaz, o temanita, de Bildade, o suíta, e de Zofar, o naamatita, obedeceram às instruções de Jeová. Esta ação destaca a importância da obediência à vontade divina, mesmo quando esta pode ser difícil ou desafiadora. 

Jó 42:9. Outra lição é que, embora durante grande parte do livro os amigos de Jó expressassem opiniões incorretas sobre a situação de Jó e falassem mal de Jeová. Mesmo com tudo isso, eles estão dispostos a corrigir seus erros. Este ato nos ensina a importância de reconhecer e corrigir nossas interpretações erradas e más ações.

Jó 42:9. Outra pérola que podemos extrair deste versículo 9 é que ele mostra como os amigos de Jó procuram reparar o relacionamento que havia sido afetado por mal-entendidos e palavras precipitadas para com Jeová, e também o versículo destaca que Jeová aceitou a oração de Jó. Isto é importante porque sublinha a importância da oração, da oração sincera e da disposição de Jeová de ouvir e responder às orações daqueles que buscam o seu perdão.

Jó 42:10. Depois de passar por intenso sofrimento e perdas, Jó recebeu as bênçãos de Jeová. Esta pode ser uma lição de paciência, de fé na promessa de que Jeová nos dará uma saída se perseverarmos apesar das provações.

Jó 42:11. Ali nesta Pérola nos são oferecidas lições sobre compaixão, amizade, generosidade e confiança na soberania divina. Estas lições podem motivar-nos a apoiar outros em tempos difíceis e a confiar em Jeová, pois, apesar das provações, ele não nos abandona e nos dará uma saída.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários