TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 29 de dezembro de 2023, Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Prov. 22:17).
TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 29 de dezembro de 2023, Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Prov. 22:17).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023
Sexta-feira, 29 de dezembro
Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Pv 22:17).
O Rei Uzias rejeitou o conselho. Com a intenção de oferecer incenso, ele entrou numa parte do templo onde só os sacerdotes podiam entrar. Eles lhe disseram: “Uzias, não é sua função queimar incenso a Jeová! Somente os sacerdotes podem queimar incenso.” Como Uzias reagiu? A Bíblia diz que “ele ficou furioso”. E por que ele rejeitou o conselho? É provável que, por ser rei, ele acreditasse que poderia fazer o que quisesse. Mas Jeová não via as coisas dessa forma. Se Uzias tivesse sido humilde, aceitado o conselho e saído imediatamente do templo, Jeová poderia tê-lo perdoado. Mas por causa da sua ousadia, Jeová o feriu com lepra, e ele teve essa doença “até o dia da sua morte” (2 Crônicas 26:16-21). O que aprendemos com o que aconteceu com Uzias? Que se rejeitarmos o conselho da Bíblia, perderemos a aprovação de Jeová, não importa quem sejamos. w22.02 9 par. 7.
ELES ACEITARAM O CONSELHO
Como Jó reagiu quando foi avisado?
Na Bíblia também encontramos exemplos de pessoas que aceitaram conselhos e Deus os abençoou por isso. Vejamos o caso de Jó. Embora quisesse agradar a Deus, ele não era perfeito. Quando ele estava sob muita pressão, ele dizia coisas que não estavam certas. E foi por isso que ele recebeu conselho direto de Eliú e de Jeová. Qual foi a reação de Jó? Ele foi humilde e aceitou conselhos. Ele disse: “Falei sem entender”. E acrescentou: “Retiro o que disse e me arrependo no pó e nas cinzas”. Jeová abençoou Jó por ser humilde (Jó 42:3-6, 12-17).
Como reagiu Moisés quando Jeová o corrigiu, e por que ele é um bom exemplo para nós?
Moisés é um bom exemplo de alguém que aceitou a correção de Jeová depois de cometer um erro grave. Certa ocasião, ele ficou irado e não honrou a Jeová. Portanto, ele perdeu a oportunidade de entrar na Terra Prometida (Nm 20:1-13). Quando Moisés expressou a Jeová o quanto estava decepcionado com essa decisão, ele lhe disse: “Nunca mais fale comigo sobre isso” (Deuteronômio 3:23-27). Em vez de ficar amargo, Moisés aceitou essa decisão, e Jeová continuou a usá-lo como líder da nação de Israel (Dt 4:1). Jó e Moisés são bons exemplos para nós. Jó mudou sua forma de ver as coisas e não tentou se justificar. E Moisés demonstrou que aceitou a correção de Jeová por servi-lo fielmente, mesmo depois de ter perdido algo muito valioso para ele.
De acordo com Provérbios 4:10-13, como é que aceitar conselhos nos beneficia? E que boa atitude alguns irmãos demonstraram?
Se imitarmos o exemplo de homens fiéis como Jó e Moisés, faremos bem (leia Provérbios 4:10-13). Muitos irmãos fizeram isso. Emmanuel, um irmão que mora na República Democrática do Congo, recebeu conselhos de alguns irmãos. Vejamos o que ele diz: “Alguns irmãos maduros da minha congregação perceberam que eu estava prestes a naufragar em sentido espiritual e vieram me ajudar. Segui seu conselho e graças a isso evitei muitos problemas.” Uma pioneira canadense chamada Megan confessa: “Os conselhos que recebi nem sempre foram o que eu queria ouvir, mas sempre foram o que eu precisava ouvir.” E um irmão da Croácia chamado Marko diz: “Perdi o privilégio de servir, mas reconheço que o conselho que me deram me ajudou a recuperar o equilíbrio espiritual.”
O que o irmão Karl Klein percebeu?
Outro exemplo de alguém que se beneficiou ao aceitar conselhos é o irmão Karl Klein, que era membro do Corpo Governante. Em sua biografia, ele disse que o irmão Joseph Rutherford, um grande amigo dele, certa vez lhe deu conselhos muito claros. O irmão Klein admitiu que não reagiu muito bem no início. Ele explicou: “Na próxima vez que [o irmão Rutherford] me viu, ele disse com voz alegre: 'Como vai você, Karl!' Mas como eu ainda estava magoado, apenas o cumprimentei com os dentes cerrados. A isso ele respondeu: 'Karl, tenha cuidado! O Diabo quer prender você!' Fiquei envergonhado e respondi: 'Oh, está tudo bem, irmão Rutherford.' Mas ele sabia que não era verdade, então repetiu o aviso: ‘Está tudo bem. Apenas tenha cuidado. O Diabo quer prender você. Como ele estava certo! Quando guardamos rancor de um irmão, principalmente por dizer algo que ele tem o direito de dizer […], nos expomos às artimanhas do Diabo”c (Ef 4:25-27). O irmão Klein aceitou o conselho do irmão Rutherford e eles continuaram bons amigos.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário