TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 26 de dezembro de 2023, Todos nós cometemos erros muitas vezes (Tiago 3:2).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 26 de dezembro de 2023, Todos nós cometemos erros muitas vezes (Tiago 3:2).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023
Terça-feira, 26 de dezembro
Todos cometemos erros muitas vezes (Tiago 3:2, nota).
James manteve uma visão correta de si mesmo. Ele não achava que por ser irmão de Jesus ou por causa de suas responsabilidades de serviço ele fosse especial ou mais importante do que os outros cristãos. Ele se dirigiu a eles como “meus queridos irmãos” (Tiago 1:16, 19; 2:5). Ele também não tentou parecer perfeito. Qual é a lição? Lembremo-nos de que somos todos pecadores. Não devemos pensar que, em certo sentido, somos superiores àqueles a quem ensinamos. Porque não? Se dermos a um aluno a impressão de que nunca cometemos erros, ele poderá pensar que nunca viverá de acordo com o que Deus espera. Mas quando reconhecemos honestamente que às vezes temos dificuldade em aplicar os princípios bíblicos e dizemos ao estudante como Jeová nos ajudou a fazer mudanças na nossa vida, nós o ajudamos a ver que ele também pode servi-lo. w22.01 11, 12 par. 13, 14.
O que nos ajudará a ser bons professores?
Santiago não teve uma grande formação acadêmica. Para os líderes religiosos de sua época, ele era, como Pedro e João, um homem comum “e de pouca instrução” (Atos 4:13). Mas ele se tornou um bom professor, como vemos ao ler o livro que leva seu nome. Tal como Santiago, podemos ter pouca formação académica. Mesmo assim, com a ajuda do espírito de Jeová e do treinamento que sua organização nos dá, nós também podemos nos tornar bons instrutores. Vamos analisar o exemplo de Tiago e ver que lições podemos aprender.
Como você descreveria a maneira de ensinar de Santiago?
Santiago não usou palavras difíceis nem raciocínios complicados. Como resultado, as pessoas sabiam o que tinham que fazer e como fazê-lo. Vejamos, por exemplo, a maneira simples como ele ensinou que os cristãos devem estar dispostos a sofrer injustiças sem guardar rancor. Ele escreveu: “Consideramos felizes aqueles que perseveraram. “Vocês ouviram falar da perseverança de Jó e viram o que Jeová fez por ele, então vocês sabem que Jeová é muito amoroso e misericordioso” (Tiago 5:11). Notemos que Tiago usou a Palavra de Deus como autoridade para ensinar. Ele usou isso para ajudar as pessoas a ver que Jeová sempre recompensa aqueles que são leais a ele, como Jó. James ensinou essa lição usando palavras e argumentos simples. Desta forma, ele concentrou a atenção não em si mesmo, mas em Jeová.
Qual é uma maneira de imitar Santiago quando ensinamos?
Lição: Ensinemos de forma simples e nos baseemos na Palavra de Deus. Nosso objetivo não deve ser mostrar às pessoas o quanto sabemos, mas mostrar-lhes o quanto Jeová as conhece e se importa com elas. — Rom. 11:33. Podemos alcançar esse objetivo se sempre confiarmos na Bíblia. Por exemplo, em vez de dizer aos nossos alunos o que faríamos se estivéssemos no lugar deles, deveríamos ajudá-los a raciocinar com base em exemplos bíblicos e a perceber como Jeová pensa e sente. Então, o que os motivará a aplicar o que aprenderam será o desejo de agradar a Jeová e não a nós.
Que problemas tiveram alguns cristãos e que conselho Tiago lhes deu? (Tiago 5:13-15).
Santiago era realista. Na sua carta notamos que ele estava ciente dos problemas que seus irmãos estavam enfrentando e deu-lhes instruções claras sobre o que deveriam fazer. Por exemplo, alguns cristãos demoraram a colocar os conselhos em prática (Tiago 1:22). Outros mostraram favoritismo aos ricos (Tiago 2:1-3). E outros acharam muito difícil controlar a língua (Tiago 3:8-10). Esses cristãos tinham sérios problemas, mas Santiago não os considerava perdidos. Ele os aconselhou de maneira gentil, mas franca, e encorajou aqueles que eram espiritualmente fracos a procurar ajuda dos mais velhos (leia Tiago 5:13-15).
Como podemos ser positivos ao ajudar um aluno?
Lição: Vamos ver os outros de forma realista, mas sejamos positivos. Muitos estudantes têm dificuldade em colocar em prática os conselhos da Bíblia (Tiago 4:1-4). Pode levar algum tempo para eliminar os aspectos negativos da sua personalidade e substituí-los por qualidades cristãs. Assim como Santiago, devemos ter a coragem de dizer ao aluno o que ele precisa melhorar. Mas ao mesmo tempo sejamos positivos; Confiemos que Jeová atrairá os humildes e lhes dará forças para fazer mudanças em suas vidas (Tiago 4:10).
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário