TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 31 de dezembro de 2023, Pense humildemente que os outros são superiores a você (Filipenses 2:3).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 31 de dezembro de 2023, Pense humildemente que os outros são superiores a você (Filipenses 2:3).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Domingo, 31 de dezembro

Pense humildemente que os outros são superiores a você (Filipenses 2:3).

Anciãos, observem as boas qualidades dos irmãos. É verdade que são imperfeitos, mas também possuem virtudes que valem a pena admirar. Claro, às vezes você terá que corrigir alguém. Mas, assim como o apóstolo Paulo, esforce-se para ver além de suas palavras ou ações que possam perturbar outras pessoas. Concentre-se no fato de que esse irmão ama a Jeová, o serve com perseverança e pode melhorar. Os anciãos que encaram seus irmãos de maneira positiva promovem uma atmosfera de amor e carinho na congregação. Lembre-se de que Jeová não espera perfeição de você; O que ele espera é que eles sejam fiéis (1Co 4:2). Você pode ter certeza de que Jeová também aprecia o seu trabalho, pois, como diz Hebreus 6:10, ele “não se esquece das vossas obras nem do amor que demonstrastes pelo nome dele ao servirdes aos santos e continuastes a servi-los”. w22.03 30 par. 19; 31 par. vinte e um.

SUPERAR AS IMPERFEIÇÕES DOS OUTROS

O que pode acontecer se os mais velhos se concentrarem apenas nos erros dos irmãos?

Porque é difícil. Os mais velhos podem perceber os erros dos irmãos trabalhando em estreita colaboração com eles. Se não tomarem cuidado, podem ficar frustrados e tornar-se duros ou muito críticos. Paulo disse aos cristãos que isso é exatamente o que Satanás quer (2Co 2:10, 11).

Como Paulo viu os irmãos?

O exemplo de Paulo. Ele sempre viu os irmãos sob uma luz positiva. Não que ele não percebesse seus erros, porque às vezes eles o afetavam pessoalmente. Ainda assim, ele sabia distinguir entre uma má ação e uma má pessoa. Ele gostava dos irmãos e concentrava-se nas suas boas qualidades. E, se eu visse que alguém estava tendo dificuldade em fazer o que era certo, presumia que ele tinha boas intenções e só precisava de uma ajudinha.

O que aprendemos com a maneira como Paulo ajudou Evódia e Síntique? (Filipenses 4:1-3).

Considere, por exemplo, como Paulo ajudou duas irmãs na congregação de Filipos (leia Filipenses 4:1-3). Aparentemente, Evódia e Síntique se separaram devido a algumas diferenças pessoais. Paulo não os tratou com severidade nem foi crítico. Em vez disso, ele se concentrou em suas boas qualidades e em seu excelente histórico de lealdade. Ele sabia que Jeová os amava. Visto que os via de forma positiva, ele os encorajou a fazer as pazes. Sua maneira de ver os irmãos o ajudou a manter a alegria e as boas amizades que tinha naquela congregação.

O que os mais velhos podem fazer para ver os irmãos de uma forma positiva? b) O que você aprendeu com a foto do idoso limpando o Salão do Reino?

Lições. Anciãos, observem as boas qualidades dos irmãos. É verdade que são imperfeitos, mas também possuem virtudes dignas de admiração (Fp 2:3). Claro, às vezes você terá que corrigir alguém. Mas, como Paulo, esforce-se para ver além de suas palavras ou ações que possam perturbar outras pessoas. Concentre-se no fato de que esse irmão ama a Jeová, o serve com perseverança e pode melhorar. Os anciãos que encaram seus irmãos de maneira positiva promovem uma atmosfera de amor e carinho na congregação.

O que os anciãos podem fazer para continuar aprendendo com o exemplo de Paulo?

Os anciãos talvez achem útil continuar estudando o modelo de Paulo. Por exemplo, no Índice de Publicações da Torre de Vigia poderá procurar a entrada “Paulo” e depois a subentrada “exemplo aos anciãos”. Ao ler algumas dessas referências, você pode se perguntar: “Como o exemplo de Paulo me ajuda a continuar a fazer meu trabalho como presbítero com alegria?”

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

Comentários