NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 18 a 24 de dezembro de 2023, “O que estou fazendo para contribuir para a nossa boa reputação?” Vídeo: Respeitamos a verdade e a valorizamos muito, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 18 a 24 de dezembro de 2023, “O que estou fazendo para contribuir para a nossa boa reputação?”, Análise e Respostas.

“O que estou fazendo para contribuir para a nossa boa reputação?” (15 min.): Análise com o público e vídeo.

Escreva como um cristão deve reagir nessas situações e escreva um princípio bíblico que possa ajudá-lo:

Alguém que não é Testemunha de Jeová o critica cruelmente.

Um cristão deve reagir com paciência e amor quando criticado cruelmente por alguém que não compartilha da nossa fé. O princípio bíblico que ajudaria neste momento é encontrado em 1 Pedro 3:9, que diz para não retribuir mal com mal ou insulto com insulto, mas sim retribuir uma bênção. Sem dúvida, isso nos lembra a importância de responder às críticas com gentileza e compreensão, mantendo sempre uma atitude pacífica e amorosa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos manter a calma e em vez de ceder à luta, podemos orar por essa pessoa. Um princípio que pode nos ajudar é Mateus 5:44, que nos ensina sobre o amor e a oração por aqueles que nos criticam ou nos tratam mal.

Como Testemunhas de Jeová, somos alvo de críticas maliciosas, mas os verdadeiros cristãos fazem o melhor que podem para serem pacíficos e não terem vergonha das suas crenças. Um texto que pode nos ajudar é 1 Pedro 4:16, que nos incentiva a não nos envergonharmos e continuarmos a dar glória a Jeová e a levar o seu nome, mesmo que soframos críticas cruéis de pessoas que não concordam com as nossas crenças. .  

Suas roupas, veículo ou casa parecem negligenciados.

Pois bem, um cristão deve reagir com humildade e disposição para melhorar quando suas roupas, veículo ou casa parecerem negligenciados, já que como diz 1 Coríntios 10:31. Tudo o que fazemos ou a nossa aparência deve sempre refletir que adoramos a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, se as nossas roupas, o nosso veículo e a nossa casa parecem desarrumados, poderíamos refletir sobre como essa aparência pode afetar a percepção que os outros têm de nós e se podemos melhorar sem perder de vista a humildade e a generosidade. Um princípio bíblico que poderia ser útil para nós nesta situação é Romanos 15:12, que diz que cada um de nós deve agradar ao seu próximo pelo seu bem-estar, a fim de edificá-lo.

Devemos lembrar que Jeová é um Deus limpo, e há muito tempo ele exige que seu povo seja limpo e se nos preocupamos em manter nossas coisas limpas, estamos louvando a Jeová. O conselho de 1 Pedro 1:16 nos ajuda a entender esse ponto de vista, pois menciona que temos de ser santos porque Jeová é santo.

Existe uma lei na sua área que parece injusta ou difícil de obedecer.

Um cristão deve reagir com respeito à autoridade e procurar formas pacíficas e legais de lidar com a situação caso se depare com uma lei que pareça injusta ou difícil de obedecer. O princípio bíblico que nos ajudaria nesse momento é o que se encontra em Romanos 13:1, que nos dá a ideia de que todos devemos nos submeter a autoridades superiores, pois não existem autoridades que não venham de Deus, visto que essas autoridades que existem foram colocados por Deus em suas posições relativas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se a lei do homem estiver em conflito com a de Jeová e tivermos de violar a nossa consciência treinada. É claro que obedecemos a Deus e não a meros seres humanos, como menciona Atos, capítulo 5, versículo 29, temos que obedecer a Deus como governante e não aos homens. 

A reacção de um cristão a uma lei que ele ou ela considera injusta ou difícil de obedecer pode envolver a procura de formas pacíficas e legais de expressar desacordo, mantendo um espírito de respeito para com as autoridades, mas também apelando aos princípios fundamentais da sua fé quando necessário. necessário. O princípio que podemos usar é o de Romanos 13:12. Bem, isso não significa que os cristãos devam seguir cegamente leis que vão contra os princípios de Jeová, visto que em situações em que a lei contradiz claramente os princípios bíblicos, devemos lembrar que acima deles vem primeiro a obediência a Jeová.

DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO RESPEITAMOS A VERDADE E VALORIZAMOS MUITO, RESPONDA A SEGUINTE PERGUNTA:

O que mais o impressiona nos esforços feitos para manter a precisão de nossas publicações?

Pois bem, o vídeo destaca os rigorosos processos de pesquisa, revisão e verificação que são realizados para garantir a veracidade e confiabilidade das informações apresentadas nas publicações, apenas são utilizadas fontes confiáveis ​​​​e oficiais, e eles escolhem bem as informações, ou seja, eles não escolha informações baseadas apenas na opinião de terceiros, mas sim informações objetivas, baseadas em fatos e bem documentadas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também possuem bibliotecas bem equipadas, pois como muito bem mencionam, possuem 65.000 livros e outras obras de referência, e são consultadas enciclopédias especializadas em história.

Esses esforços refletem o compromisso com a verdade e a integridade na comunicação dos ensinamentos bíblicos, o que impressiona e demonstra um alto padrão de qualidade na produção do material produzido pela organização de Jeová.

É impressionante que eles se apeguem à Bíblia, todos os temas das publicações são baseados em fontes confiáveis, utilizam informações extremamente objetivas. Ver como a pesquisa é exata e não se trata de informações baseadas nas opiniões ou crenças que as pessoas têm sobre um tema, isso nos permitiu publicar temas de ciência, flora, fauna, história, mas tudo isso baseado em fatos bem documentados . 

Desta forma seguem método semelhante aos utilizados pelos escritores bíblicos de relatos históricos, como Lucas e Jeremias, já que se utilizam fontes confiáveis ​​e oficiais, sem dúvida isso dá tranquilidade às pessoas que leem nossas publicações, pois o que eles lêem É uma informação precisa e apegada à verdade.

Fico muito impressionado pelo facto de confirmarem em primeira mão cada informação, e também pela importância que dão ao contexto. O trabalho de investigação que realizam exige muito trabalho e esforço, o que é algo muito admirável e digno. de confiança.

ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO.

Grande parte da informação apresentada hoje pelos meios de comunicação social é muitas vezes tingida de sensacionalismo e de opiniões pessoais.

Mas as Testemunhas de Jeová estão determinadas a continuar apegadas à Bíblia para determinar o que é verdade, tal como Jesus disse em João 17:17: “A tua palavra é a verdade”.

A grande variedade de tópicos em nossas publicações é cuidadosamente pesquisada. Na seção de pesquisa do departamento de redação, são seguidos métodos semelhantes aos usados ​​por escritores bíblicos de relatos históricos, como Lucas e Jeremias, uma vez que são utilizadas fontes confiáveis ​​e oficiais.

Não confiamos apenas nas opiniões ou crenças que uma pessoa tem sobre um determinado assunto. Por exemplo, não podemos confiar em informações que reflitam preconceitos políticos e sociais, utilizamos informações objetivas.

Lidamos com temas de todos os tipos, desde história, ciência e geografia, até flora, fauna e o universo. Por isso, antes de escrever o texto fornecemos todas as informações pesquisadas e acompanhamos o projeto até o final, para garantir que tudo o que é dito e mostrado é baseado em fatos e está bem documentado.

Muito mais é pesquisado do que aquilo que o leitor acabará vendo ou lendo. Por exemplo, num artigo de uma página sobre a lontra, pode haver uma dúzia de referências para apoiar cada ideia. E algo que parece tão simples como a altura do Mont Blanc, porque quando investigamos descobrimos que era 4.807 metros, depois outra fonte disse que era 4.810 metros, e depois outra disse que era 4.808. Em qual acreditar? Pois bem, tivemos que consultar o Instituto de Informação Geográfica e Florestal da França.

Uma de nossas principais ferramentas de pesquisa são nossas bibliotecas, contamos com cerca de 65 mil livros e outras obras de referência. Se documentamos algo relacionado à história antiga ou à arqueologia, consultamos enciclopédias especializadas, como algumas sobre descobertas arqueológicas.

 Os sites dos museus costumam mostrar fotos das peças que procuram, enviamos essas imagens para as equipes de produção e dizemos: olha, era assim que era uma lâmpada no primeiro século. Há coisas que podemos considerar verdadeiras porque são supostamente bem conhecidas, mas podem não ser completamente precisas.

As marcações devem ser confirmadas, procuramos ir à fonte original para obter informações em primeira mão, por um lado. O contexto também é importante, por isso nos certificamos de usá-los no contexto apropriado.

Quando Gandhi se encontrou com Lord Erwin ele lhe disse que quando o seu país e o meu seguirem os ensinamentos que Cristo deu no Sermão da Montanha teremos resolvido os problemas dos nossos países e do mundo inteiro, bem, nós investigamos e não pudemos confirmar que aqueles homens Eles teriam se conhecido, é uma ótima citação, mas não podemos mais usá-la, de qualquer forma, isso não significa que Gandhi nunca falou sobre Jesus ou o Sermão da Montanha.

O trabalho de pesquisa que realizamos às vezes exige muito tempo e esforço. Às vezes não encontramos o que procuramos, mas é muito gratificante porque colaboramos na transmissão de informações precisas e nas quais os leitores podem confiar. Informações confiáveis ​​ajudam você a tomar decisões informadas.

Quem lê nossas revistas e assiste aos vídeos que fazemos pode ter certeza de que tudo foi minuciosamente pesquisado. Você encontrará fatos, encontrará a verdade. Portanto, quando você olha as publicações impressas das Testemunhas de Jeová ou consulta o site jw.org, pode ter certeza de que as informações foram bem pesquisadas e precisas. Por quê? Porque as Testemunhas de Jeová respeitam a verdade e a valorizamos muito. 

NOTA: Os anúncios exibidos neste Site servem exclusivamente para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não é responsável pelo “O conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários