FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana de 25 a 31 de dezembro de 2023, Discurso: Como explicar o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade, Lição 14, Tarefa Preparada.
FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 25 a 31 de dezembro de 2023, Discurso: Como explicar o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade, Lição 14, Tarefa Preparada.
Discurso (5 min.): g16.4 8, 9. Título: Como explicar o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade (lec. 14).
Hoje, em muitos países, a união de duas pessoas do mesmo sexo ainda é um debate. Nas redes sociais a pesquisa sobre o tema está em alta. Uma das respostas mais repetidas é: O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade?
Muitas pessoas pensam que sabem a resposta, mas a realidade é que não pesquisaram bem o que a Bíblia diz. O resultado é que eles se contradizem. Há quem afirme que a Bíblia é claramente contra os homossexuais, enquanto outros acreditam que a ordem “deves amar o teu próximo” admite todos os comportamentos e orientações sexuais.
Agora, o que as Testemunhas de Jeová acreditam sobre o assunto? Como explicar o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade? Pois bem, sem dúvida, queremos abordar o assunto de forma clara e abrangente.
Em primeiro lugar, para nós, o código moral da Bíblia é como o nosso manual de vida. E deixamo-nos guiar por ela, porque é a palavra de Deus. Além disso, Isaías 48:17 nos diz que nos ensina para o nosso próprio bem e nos guia no caminho que devemos andar. Para começar vamos observar o que Paulo disse inspiradamente em 1 Coríntios 6:18, vamos ler juntos por favor se você encontrou. Acompanhe-me com a leitura que diz assim...
VAMOS LER 1 CORÍNTIOS 6:18.
Fuja da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém cometa é fora do seu corpo, mas quem pratica a imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo.
Você percebeu? O aviso é claro: Fuja da imoralidade…….. E quem a pratica peca contra o seu próprio corpo. O que nos diz que as Testemunhas de Jeová são contra qualquer conduta sexual inadequada, incluindo práticas homossexuais.
Ou seja: não somos contra as pessoas e respeitamos a sua decisão, mas o que repudiamos são as suas práticas imorais. Essa é a nossa escolha de estilo de vida e temos o direito de fazê-la.
Algo que nos ajuda a respeitar as pessoas é que nos esforçamos para aplicar a “Regra de Ouro” em nossas vidas. "Faça pelos outros tudo o que você gostaria que fizessem por você."
Que significa isso? Basicamente, tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados, seguindo o princípio que Jesus compartilhou em Mateus 7:12. Procuramos manter a paz com todos, mesmo que não partilhemos as mesmas opiniões sobre determinados assuntos, como a homossexualidade.
Agora, será que a nossa opinião sobre a homossexualidade promove preconceito? A resposta é não, rejeitar um comportamento não significa rejeitar a pessoa. A Bíblia exorta-nos a respeitar todas as pessoas, independentemente das suas escolhas de vida. 1 Pedro 2:17 nos ordena: “Honrar pessoas de toda espécie”
Vamos dar um exemplo: imagine que alguém não gosta de tabaco. Isso faz de você uma pessoa preconceituosa só porque não gosta de fumar? Claro que não. Da mesma forma, seguimos o código moral da Bíblia, condenamos certas práticas, mas não tratamos mal quem pensa diferente.
É verdade que a Bíblia não entra em detalhes biológicos, mas é muito clara sobre os comportamentos que devemos evitar, como as práticas homossexuais... Alguns pensam que é cruel, que é um desejo intenso e que apenas seguem os seus impulsos sexuais.
Porém, a Bíblia nos mostra que se houver o desejo de agradar a Deus, podemos controlar esses impulsos, pois o ser humano tem a capacidade de decidir o que fazer e o que não fazer. Vejamos o que diz Colossenses 3:5. …….
VAMOS LER COLOSSENSES 3:5.
Portanto, matem os membros do seu corpo que estão na terra por causa da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sexual descontrolada, dos maus desejos e da cobiça, que é idolatria.
Um exemplo ilustrativo é como lidamos com a agressão. Embora alguns acreditem que possa ter causas biológicas, a Bíblia no Salmo 37:8 e Efésios 4:31 nos exorta a controlar a raiva e a abandonar a fúria.
Alguém criticaria este conselho bíblico ou diria que é cruel para com aqueles com tendências violentas? Claro que não, certo? Assim, agimos da mesma forma diante de qualquer comportamento que vá contra as normas bíblicas, sem menosprezar ou maltratar quem pensa diferente.
Por fim, lembremos que a Bíblia reconhece que as pessoas podem mudar e fazer escolhas em suas vidas e a base desse pensamento se encontra em 1 Coríntios 6:9 que vamos ler diz o seguinte…
VAMOS LER 1 CORÍNTIOS 6:9-11.
Ou não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar.* Pessoas sexualmente imorais, idólatras,e adúlteros,d homens que praticam atos homossexuais,c homens que praticam a homossexualidade, 10 ladrões, gananciosos,g bêbados,h injuriadores* e extorsores não herdarão o Reino de Deus. 11 E ainda assim alguns de vocês eram isso. Mas eles foram lavados, foram santificados, foram declarados justos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e com o espírito de nosso Deus.
E Paulo, ao se referir aos fornicadores, aos idólatras, aos adúlteros e aos homossexuais, diz: “Alguns de vocês eram isso”. E isso não significa que nunca mais tiveram esses desejos, mas que decidiram não realizá-los.
Resumindo, como Testemunhas de Jeová seguimos o código moral da Bíblia, mas não impomos as nossas crenças aos outros. Nossa mensagem é positiva e queremos compartilhá-la com quem tiver interesse. Mesmo com homossexuais que querem agradar a Deus e se esforçam para evitar as práticas que Deus condena, especialmente a imoralidade sexual.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário