Estudo do Livro de Congregação, Semana de 25 a 31 de dezembro de 2023, Capítulo 4, parágrafos 1 a 8. “Homens comuns e com pouca instrução”, Respostas.

Estudo do Livro de Congregação, 25 a 31 de dezembro de 2023, Capítulo 4, parágrafos 1 a 8. “Homens comuns com pouca instrução”, Respostas.

Estudo bíblico congregacional (30 minutos): bt cap. 4 parágrafos. 1-8.

Os apóstolos agem de forma decisiva, e Jeová os abençoa

Baseado em Atos 3:1-5:11

1, 2. Que milagre Pedro e João realizaram perto da porta do templo?

Pedro e João realizaram o milagre de curar um homem aleijado de nascença. Enquanto se dirigiam para a Porta Formosa do templo, encontraram este homem pedindo esmolas. Em vez de lhe dar dinheiro, Pedro ofereceu-lhe algo muito mais valioso em nome de Jesus Cristo, o Nazareno: a capacidade de andar, para que o homem fosse curado instantaneamente e pudesse andar pela primeira vez na vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pedro diz a ele que não tenho prata nem ouro, mas te dou o que tenho em nome de Jesus Cristo o Nazareno caminha e naquele momento sabemos que a pessoa que tinha problema para andar se levantou e até deu os primeiros passos na frente de todos.

Era meio da tarde e tinha um mar de gente, o que me chamou a atenção porque tinha muita gente e o mendigo gritou bem alto, sério, para que eu pudesse ouvi-lo, mas aqui é muito importante que ele virou-se para ver e vemos o que ele viu. A irmã comentou que eles tornaram realidade em nome de Cristo que ele deveria ressuscitar. Eu gostei muito disso.

Atos 3:1, ali a nota diz que as orações do templo coincidiam com os sacrifícios da manhã e da tarde, sendo este último oferecido na hora nona, ou seja, por volta das 3 da tarde. 

3. Que presente valioso Pedro ofereceu ao povo e ao homem recém-curado?

Pedro ofereceu ao povo e ao homem recém-curado a oportunidade de se arrependerem, verem seus pecados apagados e se tornarem seguidores de Jesus Cristo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, oferece-lhes a oportunidade de se arrependerem e terem os seus pecados apagados e se tornarem seguidores de Cristo.

Sim, no início percebemos como o mendigo estava esperando algumas moedas do apóstolo João e Pedro porque obviamente dizem que não temos nada porque vamos ver o que temos ou o que tenho e bem obviamente o que o mendigo recebido era mais valioso do que qualquer moeda ou qualquer quantia de dinheiro, foi exatamente isso que as pessoas raciocinaram quando se aproximaram desses dois apóstolos, quando ouviram que o que eles lhes ofereciam era mais valioso do que qualquer cura ou qualquer quantia de dinheiro a que prestassem atenção. o que eles estavam precisando Foi uma cura espiritual porque éramos justamente judeus e fazíamos parte de um povo que se dedicava a Deus, mas que tinha que entender.

Essa oportunidade foi interessante porque foram eles mesmos que mataram Jesus Cristo e aqui no livro de Atos 3:15 falando sobre esse milagre Pedro ressalta que ele tem a oportunidade de se arrepender e apagar seus pecados, inclusive de ter matado as principais pessoas que havia chamado Jeová Jesus Cristo.

Quando esse homem pede algum dinheiro para eles, podemos pensar que se o Pedro tivesse dado dinheiro para eles, bom, já teria acabado daqui a pouco, né? A mesma coisa acontece nesse tempo, se a gente ajudar economicamente as pessoas, bom, elas acabarão rapidamente, eles acabarão rapidamente. Eles ficarão com fome novamente se lhes dermos comida, no entanto, se falarmos com eles sobre a palavra de Jeová, daremos a eles a oportunidade de mudarem suas vidas, serem felizes e terem esperança de o futuro. 

4. a) O que causaria o milagre que Pedro e João fizeram?

Fizeram com que as autoridades tentassem impedir a obra que Jesus confiou aos seus discípulos.

Pois bem, todos estes acontecimentos levaram as autoridades a tentar impedir esta obra.

4. b) O que veremos a seguir?

Veremos o testemunho que Pedro e João conseguiram dar sobre o reino e o que podemos aprender com os métodos e atitudes que demonstraram perante as autoridades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, vamos ver três coisas, vamos ver como o testemunho de Pedro e João deu sobre o reino, também vamos aprender os métodos que eles usaram mesmo sendo considerados comuns e com pouca educação e também como imitar o que eles fizeram e os outros discípulos quando enfrentaram oposição.

Nesta ocasião foi uma ocasião muito boa porque este aleijado recuperou-se mas as autoridades não viram assim, na verdade tentaram impedir, como já foi referido, a obra que Jesus tinha confiado aos seus discípulos.

Sim, pois bem, como é que esses homens, como eram chamados, eram comuns e com pouca escolaridade, ou seja, não estavam tão preparados para dar a mensagem de Cristo, mas sabemos e vamos ver mais como foi é que eles deram essa mensagem ao extremo, então com certeza eles podem aprender muito com isso, como aprender ou como poder passar essa mensagem com a intensidade que esses dois personagens fizeram.

Vemos como eles não eram muito bem educados, na verdade, mas mesmo assim eles se lembraram do que Jesus lhes havia dito em Atos 1:8, ele disse, vocês receberão poder quando o espírito santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém em toda a Judéia e Samaria e até mesmo a parte mais distante da terra, então agora nós que somos como eles não devemos ficar angustiados porque o espírito santo de Jeová vai nos ajudar, temos a ajuda dele e então devemos seguir em frente sem qualquer preconceito. 

5. O que nos ensina a maneira como Pedro falou à multidão?

A forma como Pedro falou à multidão ensina-nos a sua coragem e a sua capacidade de comunicar a mensagem de Deus de forma clara e direta, sem desvios. Mesmo sabendo que alguns dos presentes haviam pedido a execução de Jesus, Pedro não lhes falou com ódio, mas explicou de forma clara e direta que eles eram cúmplices da morte de Cristo. Além disso, ofereceu-lhes a oportunidade de se arrependerem e receberem o perdão de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que todos estavam gritando coisas ruins para Cristo com Pedro e João e, em vez disso, Pedro não respondeu com ódio, mas disse-lhes que eu sei que eles agiram dessa maneira por causa da minha ignorância. Na verdade, ele os chamou de irmãos e se concentrou em dar-lhes o bem notícias do Rei.

No caso de Pedro, diz que ele foi um apóstolo muito corajoso, pois disse-lhes sem rodeios que este homem os havia curado em nome de Jesus, então ele, como ele, também deveria falar francamente com o povo de forma clara, diz ele ... não de uma forma dura, mas de uma forma gentil.

Possivelmente também estivessem presentes aqueles que anteriormente haviam clamado pela execução de Jesus.

Ele não os repreendeu, disse-lhes que tinham agido por ignorância, mas não lhes falou asperamente, mas de uma forma gentil até os chamou de irmãos.

Primeiro observamos sua coragem em falar com eles, mas também vemos que ele foi claro em sua mensagem ao dizer-lhes que eram culpados do derramamento do sangue de Jesus, mas também podemos perceber o amor porque ele os chama de irmãos e lhes diz que se se arrependerem, mudarão. Jeová os aceitará e eles terão tempo de alívio.

Sim, podemos aprender muitas lições com o exemplo de Pedro e uma delas é a maneira como devemos nos dirigir às pessoas na pregação, embora haja muitas coisas que podemos ensinar-lhes, não vamos dizer todas, talvez no primeira visita, assim como Pedro explicou a essas pessoas que eles foram cúmplices da morte de Jesus não porque o haviam matado, mas porque pertenciam à nação que o havia feito, talvez na pregação não vamos tão longe como dizer às pessoas que você pertence a uma nação, religião que fez isso e aquilo porque embora seja verdade que não é essa a mensagem que queremos transmitir, então devemos levar essas dicas em consideração ao pregar.

Portanto, embora seja verdade que temos a comissão de anunciar o futuro julgamento de Deus, não está em nossas mãos julgar as pessoas ou sentir que somos juízes sobre elas; pelo contrário, como Paulo, devemos nos concentrar em dar-lhes as boas novas. do reino para que Eles também tenham a oportunidade de saber o que Jeová espera deles e possam fazer mudanças em suas vidas, mas sinceramente, eles estão sendo rudes, não sendo gentis.

Talvez hoje em dia eles possam nos ofender andando no culto dos irmãos mas devemos ter paciência com eles como Pedro.

6. Como Pedro e João mostraram que eram humildes?

Pedro e João demonstraram a sua humildade ao não procurarem reconhecimento pelo milagre que realizaram. Pedro perguntou por que eles olhavam para eles como se tivessem feito o homem andar pelo seu próprio poder ou devoção a Deus, reconhecendo que tudo o que haviam realizado em seu ministério foi graças ao poder de Deus, e não ao seu próprio.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, eles não buscaram nenhum reconhecimento, nenhum reconhecimento depois do milagre ou do que alcançaram em seu ministério, por isso sempre deram o crédito a Jeová e a Jesus, mesmo naquela ocasião em que realizaram aquele milagre e as palavras que estão registradas em Atos 3:12 mostram o que porque eles olharam para eles como se tivessem realizado o milagre com seu poder.

Sim, obrigado que devemos sempre dar crédito a Jeová, sabemos que tudo o que fazemos na pregação no seu serviço é através dele e para ele.

Sim, sentimo-nos felizes e alegres por poder contribuir, mas, na realidade, todo o crédito vai para Jeová. 

7, 8. a) Que oportunidade damos às pessoas?

Temos a oportunidade de dar às pessoas a oportunidade de receberem o perdão dos pecados e de terem fé em Deus e em Cristo, pois através da pregação é-lhes oferecida a possibilidade de se arrependerem e receberem o perdão de Deus, bem como a oportunidade de fazerem parte de o Reino de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se você tiver a oportunidade de ajudá-los a ter fé em Deus e em Cristo e como Pedro, dê-lhes a oportunidade de receber o perdão dos pecados e de desfrutar o alívio que Jeová dá.

E embora pareça que as pessoas não se importam com o seu comportamento, temos visto que na pregação muitas pessoas já carregam fardos de consciência, portanto, dar-lhes a oportunidade de receberem o perdão dos pecados é uma forma de aliviar as pessoas e nós temos essa oportunidade.

Sim, essa humildade significa que mesmo que tenhamos estudos temos que continuar pregando porque o mérito pertence a Jeová e as pessoas que visitarmos noutro dia também serão beneficiadas e estaremos obedecendo a Jeová para ajudar essa pessoa a ter fé.

7, 8 b) Como se cumpre a promessa da “restauração de todas as coisas”?

A promessa da “restauração de todas as coisas” está sendo cumprida hoje através do estabelecimento do Reino de Deus no céu em 1914, conforme anunciado pelos profetas. Desde então, Jesus começou a cuidar para que fosse restaurado. A Terra e milhões de cristãos aceitaram ser servos do Reino e fazem agora parte de um paraíso espiritual. As pessoas podem mudar com a ajuda do espírito santo, e o nosso papel como seguidores de Cristo é usar a Palavra de Deus com habilidade e ousadia para fazer discípulos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, aqui menciona que todos os anos centenas e milhares aceitam este convite e são batizados como discípulos de Cristo.

Sim, assim como o aleijado que foi curado graças ao Espírito Santo e conseguiu se arrepender de seus pecados e ter a oportunidade de conhecer e ser seguidor de Jesus, hoje também existem pessoas que aprendem e têm a oportunidade de aprender com Jeová: Como diz Efésios 4:22 a 24, eles tiram a velha personalidade e revestem-se da nova para terem a vida que Jeová deseja que levemos.

Nosso papel é usar a palavra de Deus com habilidade e coragem. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários