Estudo de A Sentinela, Você está pronto para obedecer?, Semana de 18 a 24 de dezembro de 2023, Comentários e respostas práticas.
Estudo de A Sentinela, Jeová “os fortalecerá”, 18 a 24 de dezembro de 2023, Comentários e respostas.
“Ele os firmará, os fortalecerá, os colocará sobre uma base sólida” (1 Ped. 5:10).
1. De onde os servos de Deus do passado extraíram forças?
Os servos fiéis do passado, como Davi e Sansão, derivaram sua força de Jeová. Embora às vezes se sentissem fracos ou aterrorizados, reconheciam que a sua força vinha da ajuda Divina.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A Bíblia apresenta exemplos de pessoas poderosas que, em momentos de fraqueza, reconheceram que a sua força vinha de Deus. Por exemplo, o Rei David sentiu coragem e fraqueza, e às vezes reconheceu que a sua força vinha de Jeová.
Sansão também sentiu uma força extraordinária quando recebeu o espírito de Deus. Mas ele sabia que sem esse poder Divino seria tão fraco quanto qualquer outro homem. Esses exemplos nos ensinam que os servos fiéis do passado encontraram força na ajuda de Jeová.
Bem, eles obtiveram sua força de Jeová. Na verdade, aqui estão dois personagens, Sansão e Davi e tudo isso, quando Jeová retirou seu espírito, eles eram como pessoas normais, então se quisermos ser fortes, temos que fazer o que Jeová nos diz. .
Sim, e o salmista em 37 ele reconhece que quando ele ficou do lado de Jeová quando teve a aprovação de Jeová então ele diz que Jeová o fez forte como uma montanha, a diferença foi quando ele se afastou de Jeová.
2. Por que o apóstolo Paulo disse que ele era fraco, mas poderoso? (2 Coríntios 12:9, 10).
O apóstolo Paulo admitiu ser fraco e, ao mesmo tempo, poderoso, porque reconheceu a sua necessidade do poder que vem de Jeová. Apesar dos problemas de saúde e das lutas pessoais, Jeová deu-lhe forças para ser poderoso.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O apóstolo Paulo descreveu-se como simultaneamente fraco e poderoso em 2 Coríntios 12:9,10. Porque reconheceu que era fraco como qualquer ser humano, mas também lhe permitiu depender totalmente da força de Deus. Ele entendeu que mesmo que se sentisse fraco por si mesmo, poderia experimentar a verdadeira força confiando na ajuda divina.
Como vemos nos textos que temos aqui, vemos que Paulo estava passando por muitos dos problemas que ela também passou, ele estava lutando para fazer a coisa certa, sentia-se angustiado e temia por sua vida por causa de toda a perseguição que havia sido dado a ele, então Ele foi muito realista porque sabia que a força que eles tinham era para ele mesmo, porque senão ele não poderia cumprir a missão e o trabalho que Jeová havia lhe dado, por isso ele disse quando estava fraco é quando sempre precisamos de Jeová, mas quando passamos por essas provações ainda precisamos de mais do seu espírito santo para realizar a sua obra.
E que bela maneira de expressar a ajuda que Jeová nos dá é reconhecer estas palavras: quando estou fraco então sou poderoso, é a confirmação de que Jeová está sempre cuidando de nós e que quando passamos por momentos difíceis, isso é quando ele nos dá mais ajuda. Que é algo precioso é algo que não podemos esquecer.
3. Que perguntas responderemos neste artigo?
Neste artigo responderemos: Que ajuda Jeová nos dá para nos fortalecermos? E como podemos aproveitar essa ajuda para nos fortalecer? Veremos também como Jeová fortaleceu figuras bíblicas como Jonas, Maria (a mãe de Jesus) e o apóstolo Paulo, e como Jeová fortalece os seus servos hoje.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É claro que essas questões surgem por causa do que é dito em Primeira Pedro 5:10 Jeová nos prometeu que nos fortalecerá também, é por isso que surgem essas questões e graças aos exemplos que estudaremos veremos o aplicação Em nossa vida.
Sim, ele está nos falando sobre um carro. Para que o carro avance, ele precisa ter um motor potente, mas também o motor não impulsionará o carro se o motorista não pisar no acelerador. Portanto, Jeová é o nosso motor, sim, e ele pode nos dar a força quando precisarmos. Eles são necessários se não pedirmos a Jeová a força que precisamos, Jeová não vai nos dar isso, temos que agir para que ele pode nos dar.
E estas palavras do Iluminismo explicam isso muito bem. O que Jeová abençoa é o esforço. Se não fizermos nada, não há nada para abençoar. Portanto, quando nos empenhamos, estamos um passo à frente. Jeová nos apoia e nos dá forças para sermos capaz de fazer isso. continue.
4. O que podemos fazer para receber a força de Jeová?
Uma maneira de receber a força de Jeová é por meio da oração. Jeová responde às nossas orações dando-nos poder além do normal. Também é destacada a importância da leitura da palavra de Deus, pois o que nos é dito na Bíblia atua com poder.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por orarmos a Jeová e estudarmos a sua palavra, receberemos a força necessária para continuar a suportar dificuldades, a servi-lo com alegria e a cumprir responsabilidades desafiadoras.
Tem-se falado em um motor que acelera, mas não se fala em gasolina, então a gasolina move o veículo é o que estudamos na Bíblia e nos dá força e nos dá o poder de poder acelerar ou frear ou o que quer que faça . falta.
5. Por que Jonas precisava de força?
Jonas precisava de forças porque, com medo de cumprir a missão que Jeová lhe confiou, decidiu fugir na direção oposta. Essa desobediência nos levou a situações perigosas, como uma tempestade no mar e acabar na barriga de um peixe grande.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Essa experiência provavelmente o deixou perturbado diante do medo de morrer.
Porque devido a uma má decisão sua, ele se viu no estômago de um peixe convencido de que não havia saída de que iria morrer e que é claro que ele tinha, por assim dizer, pensado que havia falhado com Jeová, portanto foi uma situação muito angustiante.
Jonas se viu assim porque estava com medo, Jeová havia lhe dado uma missão que era ir falar com os habitantes de Nínive, então é claro que ele estava com muito medo porque eles tinham fama de serem pessoas muito violentas, então é claro que ele Ele teve medo de cumprir aquela missão e é claro que pegou um barco e foi na direção oposta, então é claro que ele se encontrou naquela situação e por isso precisava de forças para poder cumprir o que Jeová lhe havia dito.
E como isso ficou ligado na fala, a consciência dele incomodou ele e ele percebeu que ele não tinha feito as coisas como Jeová queria e claro ele pediu ajuda a Jeová e Jeová o ajudou porque ele realmente se arrependeu e foi sincero e então ele alcançou seu objetivo, propósito e o que Jeová lhe havia ordenado.
6. O que deu força a Jonas na barriga do peixe? (Jonas 2:1, 2, 7).
Ele sabia que se orasse a Jeová com humildade, ele o ouviria e também meditou nos salmos que também o ajudaram.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Apesar de sua desobediência, Jonas orou humildemente a Jeová, daquele lugar solitário. Ele reconheceu seu erro e confiou que Jeová ouviria sua oração.
Jonas ganhou força na barriga do peixe ao orar a Jeová e refletir nas escrituras. Apesar da sua desobediência, a sua oração humilde e o seu conhecimento dos Salmos deram-lhe confiança de que Jeová o ajudaria. Essa força lhe permitiu completar a missão após ser libertado dos peixes.
Como podemos ver na história que Jonas refletiu sobre as escrituras, ele não usou muitas palavras e expressões dos salmos em sua oração, o que sugere que ele conhecia bem essas passagens. Ao meditar neles durante essa experiência difícil, ele encontrou confiança em que Jeová o ajudaria.
E também sabemos que Jonas refletiu sobre o que a Bíblia dizia porque no Salmo 86:7 vemos que o salmista pedia ajuda a Jeová porque se sentia em uma situação angustiada e Jonas naquele momento também se sentia angustiado e então pediu ajuda a Jeová. Sabemos que tanto o salmista como Jonas confiavam que Jeová o ajudaria.
E se ele parafraseou os salmos naquela oração, porque se lermos a passagem de Jonas 2:2 e 5 e compararmos, por exemplo, com 86:7, é muito parecido porque Jonas diz, angustiado, chamei a Jeová e ele me respondeu e o salmo Ele diz eu te chamo no dia da minha angústia porque você vai me responder, o fato de ele conhecer essas passagens o ajudou a reforçar sua confiança em Jeová de que ele o ajudaria.
Pois bem, ele era uma pessoa espiritual que conhecia bem essas passagens, aliás, como ele menciona no final do parágrafo, foi tudo uma experiência ruim que ele teve que passar por uma má decisão, como já foi mencionado, no final acabou sendo uma força para poder cumprir sua missão.
Destaca-se que ele era um homem espiritual que teve grande humildade quando rapidamente se voltou para Jeová em seu desespero e também que estava muito arrependido pela má decisão que havia tomado agora por causa daquela experiência e que naquele momento não tinha escolha mas, confiando completamente em seu Deus, ele agora tinha forças para aceitar a comissão que Jeová lhe dera.
7, 8. O que ajudou um irmão a ser forte em tempos difíceis?
O irmão Zhiming, de Taiwan, encontra forças para enfrentar problemas de saúde e a oposição de sua família por meio da oração e do estudo pessoal. Apesar da angústia, Zhiming recorre à música do Reino e às experiências positivas de outros servos fiéis para fortalecer sua fé.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Zhiming encontrou forças em tempos difíceis por meio da oração e do estudo. Apesar de sua doença grave e da feroz oposição familiar a servir a Jeová, Ele confiou nesses métodos. Embora às vezes admitisse sentir angústia, ele encontrava calma ao orar e depois ouvir ou cantar canções do reino antes de se dedicar ao estudo.
O aprendizado adquirido em seu estudo foi vital em momentos críticos. Certa ocasião, após uma operação, os médicos lhe disseram que ele precisava de uma transfusão de sangue devido ao seu baixo nível de glóbulos vermelhos. No entanto, Zhiming relembrou a experiência de uma irmã que passou pela mesma coisa sem aceitar a transfusão de sangue e se recuperou bem. Esta memória deu-lhe a força necessária para permanecer fiel às suas convicções.
E também numa ocasião ele diz que quando estava se recuperando de uma operação uma doença lhe disse que ele tinha tão poucos glóbulos vermelhos que precisaria de uma transfusão de sangue, mas ele havia lido na noite anterior sobre uma irmã que também havia passado por a mesma coisa e mas o problema é que os glóbulos vermelhos da irmã eram mais baixos que os dele, mas ela não aceitou sangue e se recuperou bem então ele copiou o exemplo da irmã.
Este exemplo nos ensina que além de orar, o que deve ser feito, devemos continuar nosso estudo pessoal. Este irmão dificilmente se lembraria desta experiência se não a tivesse lido antes, portanto, se quisermos obter essas forças de Jeová, devemos orar e também fazer nosso estudo pessoal lendo publicações e também lendo diretamente da Bíblia.
9. O que você pode fazer se um teste o deixar impotente? (Veja também imagens).
Em situações difíceis, sugere-se orar mesmo que se sinta angustiado, confiando que Jeová entende as dificuldades. Se a dor física ou emocional dificultar a leitura, recursos como gravações bíblicas, cânticos do Reino ou vídeos do jw.org podem ser usados para encontrar conforto e força.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mesmo que nos sintamos angustiados e tenhamos dificuldade para orar, devemos lembrar-nos de que Jeová entende a nossa situação. Até mesmo uma simples oração pode ser suficiente, o importante é confiar que Jeová proverá e suprirá as nossas necessidades.
O que podemos fazer é explorar outras formas de estudo. Por exemplo, se tivermos dificuldade para ler e estudar devido a dores físicas ou emocionais, podemos optar por ouvir gravações da Bíblia ou publicações. Músicas ou vídeos disponíveis no site jw.org também podem ser de grande ajuda.
Efésios 3:20 diz que Jeová com seu poder pode fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou imaginamos, talvez o que a irmã mencionou, fizemos uma oração simples mas ele age de forma surpreendente nesse caso, talvez ouvimos uma frase ou ouvir um discurso ou uma ideia que nos conforta e nos ajuda a seguir em frente.
ILUSTRAÇÃO
Aí vemos na imagem que Jonas na época não tinha Bíblia nem os vídeos mas tinha uma ferramenta muito importante que era a comunicação com Jeová e foi isso que o ajudou no caso do irmãozinho. provavelmente está ouvindo alguma música das Testemunhas de Jeová ou tem a Bíblia sobre isso, mas seja o que for que estejamos enfrentando, existem muitas ferramentas que podem nos ajudar a lidar com isso.
Sim, porque para destacar o que o parágrafo dizia, quero dizer, Jeová entende perfeitamente o que você está passando e em Efésios 3:20 no início quando ele diz que através do seu poder que está agindo em nós, quero dizer que ele sempre estará cuidando de nós e então Quando pedimos a ele nas ocasiões que estão sendo ditas aqui no parágrafo, é quando Jeová lhe dá mais do que você está pedindo.
Série de imagens: 1. Jonas ora de coração a Jeová na barriga de um peixe. 2. Um irmão ora sinceramente a Jeová no seu quarto. Ao lado dele tem uma Bíblia e um telefone com fones de ouvido. Assim como o profeta Jonas, o que pode nos dar forças para suportar uma provação? (Ver parágrafos 6 a 9).
IRMÃOS NOS DÃO FORÇA
10. Como os irmãos nos dão força?
Jeová pode usar irmãos e irmãs como fonte de grande consolo em tempos difíceis ou ao enfrentar responsabilidades. Os Irmãos podem nos dar ajuda física, emocional e espiritual quando nos sentimos fracos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Colossenses 4:10,11, são mencionados alguns irmãos que foram fonte de conforto para o apóstolo Paulo. Em tempos de angústia, é quando mais precisamos de nossos amigos.
Portanto, é importante mantermos um bom relacionamento com nossos irmãos e estarmos dispostos a ajudar e apoiar outras pessoas em momentos de necessidade.
Às vezes ele usa seus irmãos na fé para dar o apoio e a força que precisamos quando passamos por situações difíceis com o cumprimento de tarefas de grande responsabilidade. Vemos como ele faz isso em Provérbios 17:17, que o expressa com grande simplicidade. e a veracidade diz que o verdadeiro amigo ama em todos os momentos e é irmão nos momentos de angústia.
11. Por que Maria precisava de força?
Bom, ela se sentiu muito emocionada porque o que o Anjo falou para ela foi para isso porque uma pessoa, como ela disse, não conheço homem e estou noiva para casar, então foi uma situação muito difícil que ela se encontrou e sabendo como seu povo e a lei lidavam com as pessoas que cometiam adultério, então ela precisava de muita ajuda de Jeová para cumprir sua vontade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Maria precisava de forças para cumprir a vontade de Jeová ao enfrentar a responsabilidade única de engravidar sem se casar e criar o Messias. Esta situação fez com que ele ficasse sobrecarregado quando teve que explicar a sua situação a José.
Maria precisava de forças para cumprir a vontade de Jeová, pois enfrentou uma grande responsabilidade ao saber que engravidaria sem se casar, sendo mãe do messias apesar de não ter experiência como mãe e de nunca ter tido relações sexuais. Isto envolveu explicar a José, seu noivo, a situação inusitada em que se encontrava.
Depois também teve que explicar a situação ao seu noivo para José. Na verdade, José ainda pensava que ela estava brincando com ele sobre o fato de o espírito santo a ter engravidado. Jeová evidentemente interveio e o assunto foi resolvido, mas tendo que explicar isso O momento deve ter sido algo muito tenso para María.
A história de Lucas, capítulo 1, versículo 30, o anjo fala para Maria não ter medo porque você tem o favor de Deus, então embora fosse uma situação muito complicada que ela estava passando, ela sabia que com a ajuda de Jeová ela iria superar isso .
12. De acordo com Lucas 1:39-45, como Maria recebeu a força de que precisava?
Não só com o Anjo Gabriel mas também com o exemplo de Isabel, se lermos a história toda, Isabel já era mais velha e não podia conceber filhos, então Gabriel já foi até Isabel para avisar que ela ia engravidar e então obviamente Maria já acreditou, mas aí ela teve mais forças sabendo que não poderia ter filhos, ela já estava grávida de 6 meses e ainda por cima a reação do bebê quando Maria entrou na casa de Isabel, então não existe só a proteção de Jeová mas a evidência de tudo que estava fazendo através do espírito santo e desta forma Maria ganhou forças para então dar a notícia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Maria recebeu força apoiando-se nos outros. Ela fez uma longa viagem para visitar sua parente Isabel, que, por meio do espírito de Deus, proferiu uma profecia encorajadora sobre o bebê que Maria teria. O apoio de Gabriel e Elizabeth fortaleceu María.
Maria recebeu forças para sua grande responsabilidade ao apoiar-se em outros, como buscar mais informações de Gabriel sobre a designação que Jeová lhe dera e visitar sua parente Isabel, quando Isabel, cheia do espírito de Deus, parabenizou Maria e profetizou sobre seu bebê, o que levou Maria a lavar as coisas poderosas que Jeová havia feito.
Como Maria recebeu a força que precisava através do Anjo e também através de alguém muito próximo de uma irmã espiritual dela que também era sua família?No nosso caso os Anjos não virão nos picar em casa e nos dar forças, mas nós podemos fazê-los através da Bíblia se tivermos um estudo regular da Bíblia meditamos no que estudamos não precisa ser muito pode ser pouco porque isso nos deixará claro que Jeová está conosco e se acrescentarmos é o nosso relacionamento com os irmãos da congregação porque assim já temos tudo o que Jeová nos dá para que também possamos enfrentar provações complicadas.
13. O que aconteceu quando Dasurí pediu ajuda aos irmãos?
Dasuri, uma irmã da Bolívia, inicialmente não pediu ajuda quando se deparou com a doença terminal do pai. Depois de se sentir sobrecarregada, ela decidiu pedir ajuda aos irmãos, que a apoiaram com alimentos, incentivo e textos bíblicos. Dasuri aprendeu a importância de aceitar ajuda da família espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando Dasuri pediu ajuda aos irmãos, eles a apoiaram e fortaleceram enormemente. Dasuri estava cuidando de seu pai doente no hospital e sentia-se sobrecarregada com a responsabilidade. A princípio, ele não quis pedir ajuda aos irmãos, mas finalmente decidiu escrever-lhes para explicar sua situação. Os Irmãos responderam trazendo comida para o hospital e encorajando-a com textos da Bíblia. Assim, o apoio e a ajuda dos irmãos fortaleceram Dasuri e deram-lhe a força necessária para cumprir a sua responsabilidade.
É possível que ela mesma pensasse que durante muito tempo ajudava os outros e que talvez agora, por não ter condições de incomodar os outros, pensasse que isso poderia causar-lhes uma dor ou um fardo, portanto esta forma de pensar ela teve que modificar porque foi o meio que Jeová usa para nos dar aquelas forças que precisamos em determinado momento para aceitar a ajuda de nossos irmãos.
Quando a irmã escreveu para os mais próximos de seus irmãos explicando sua situação, ela diz que sentiu aquele apoio que tanto a fortaleceu, trouxeram comida para ela no hospital, incentivaram-na com textos da Bíblia, aí ela viu como era bom é sentir que não estamos sozinhos, que pertencemos a uma grande família que está disposta a nos ajudar e a chorar conosco e a lutar conosco.
14. Por que devemos aceitar a ajuda dos idosos?
Jeová usa os idosos como dádivas para nos fortalecer e consolar. Sugere-se conversar com eles quando enfrentamos preocupações e aceitar sua ajuda com gratidão, visto que Jeová os usa para nos fortalecer nas adversidades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos aceitar a ajuda dos anciãos, porque Jeová os usa para nos dar força e consolo. Os idosos são como presentes que Deus nos dá para nos fortalecer e nos ajudar nos momentos difíceis.
E porque são os meios que Jeová usa para nos fortalecer espiritualmente e como diz Isaías, são um refúgio para nós na congregação, por isso não devemos hesitar em apoiar-nos neles quando estivermos passando por dificuldades.
E não só nos ouvirão quando tivermos que falar com eles sobre algo que nos oprime ou nos preocupa, mas se nos derem algum conselho ou quiserem nos oferecer ajuda, temos que aceitá-lo, porque caso contrário não terá nenhuma utilidade. usar para nós se apenas conversarmos.
NOSSA ESPERANÇA NOS DÁ FORÇA
15. Que bela esperança têm todos os cristãos?
A esperança que a Bíblia nos dá de vivermos para sempre, seja no céu ou num paraíso na Terra, enche-nos de força. Esta esperança permite-nos suportar provações, pregar boas novas e cumprir responsabilidades na congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também graças a esta esperança temos força para suportar provações, também pregar a outras pessoas para que elas possam tê-la e também cumprir as nossas responsabilidades que têm a ver com a congregação como mostra 1 Tessalonicenses 1:3 que diz que o nosso trabalho é motivados pelo amor e perseverar por causa da nossa esperança.
E como dizem Romanos 4:3 e 18 a 20, embora às vezes a nossa força possa falhar-nos ou a nossa vida possa acabar, continuamos a ter essa esperança não só na ressurreição, mas também a esperança nas promessas que Jeová nos dá de que iremos voltar novamente para a vida.
16. Por que o apóstolo Paulo precisava de força?
Paulo precisava de força porque enfrentou diversas dificuldades, incluindo perseguições, perigos e momentos de quase morte. Embora se sentisse frágil como um pote de barro, ele se concentrou em sua Esperança Celestial para renovar suas forças.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pelas dificuldades que teve e ainda terá, até aquele momento foi oprimido, perseguido, preso e ainda mais tarde durante a sua terceira viagem missionária e mais tarde quando foi preso no naufrágio, uma turba o atacou e outra acabou em prisão. tempo.
O apóstolo Paulo precisava de força porque enfrentou inúmeras dificuldades e provações na sua obra missionária. Em sua carta aos Coríntios, Paulo descreveu como foi oprimido, perseguido, derrubado e quase perdeu a vida em diversas ocasiões. Ele estava até hesitante em certos momentos. Essas experiências o levaram a precisar de forças para suportar as provações e continuar seu trabalho.
Tem um detalhe muito interessante, a segunda carta aos Coríntios 4:8 a 10 diz que estamos indecisos mas não sem saída, então o que isso significa porque às vezes não sabemos o que temos que fazer ou como liderar nossos vida ou como tomar uma decisão que realmente importa. Seja sábio, mas como mencionado aqui, Jeová não nos deixa sem saída, nós temos a possibilidade e é por isso que o apóstolo Paulo também passou por momentos de indecisão de não saber o que fazer, mas o espírito santo e a ajuda de Jeová nos ajudam a prosseguir.
17. De acordo com 2 Coríntios 4:16-18, o que deu forças a Paulo para suportar provações?
Paulo ganhou força concentrando-se em sua esperança. Embora seu corpo estivesse definhando, seu espírito permaneceu intacto enquanto ele meditava sobre a grandeza de sua Esperança celestial. Seu foco na vida futura o renovava a cada dia.
De acordo com 2 Coríntios 4:16-18, o que deu força a Paulo para suportar provações foi sua esperança na vida eterna, no caso dele, uma esperança celestial. Embora seu corpo estivesse definhando, seu espírito se renovava dia após dia enquanto ele se concentrava na vida que teria no futuro.
Para Paulo, a esperança celestial era muito especial e de grandeza cada vez mais extraordinária. Ele se concentrou nesta esperança e na promessa de uma vida sem dor, sofrimento ou morte, o que lhe permitiu suportar as provações e dificuldades que enfrentou no seu trabalho missionário.
18. Como a esperança fortalece Tíjomir e sua família?
A esperança fortalece Tijomir e sua família, após a morte de seu irmão mais novo. Pensar na ressurreição e visualizar o futuro os ajuda a lidar com a dor e a suportar, dando-lhes forças para esperar pela ressurreição.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Após a trágica perda do irmão mais novo num acidente, a esperança na ressurreição deu-lhes conforto. Eles conversam sobre como será o reencontro com o irmão, planejam detalhes como a comida que prepararão para ele, quem convidarão para as boas-vindas e o que compartilharão sobre seus últimos dias juntos. Concentrar-se nesta Esperança lhes dá forças para suportar a dor e lhes permite esperar pacientemente pelo momento em que Jeová ressuscitará seu irmão.
Ele diz que o que sustentou ele e sua família foi a esperança que ele tinha, como o receberiam, o que comeriam, onde estariam, como poderiam preparar o que ele explicaria, então fica claro que a esperança é o que realmente ajuda todos nós porque há alguns irmãos mais velhos aqui. Eles começaram cedo e estão trabalhando duro em tudo que podem, então o que temos que fazer é como este irmão que espera em Jeová.
19. O que você pode fazer para fortalecer sua esperança? (Veja também a imagem).
Para fortalecer sua esperança, sugere-se ler a Bíblia sobre o paraíso, imaginar a vida no novo mundo e visualizar detalhes específicos. Para isso, é incentivado o uso de imagens e mídias como vídeos musicais para manter viva a nossa esperança.
Para fortalecer a nossa esperança, podemos tomar diversas ações. Podemos ler o que a Bíblia diz sobre o paraíso e nos visualizar lá. Também é útil imaginar como será a vida no novo mundo, visualizando a nós mesmos e àqueles que amamos naquele lugar, considerando o que ouviremos e sentiremos. As imagens do paraíso que aparecem em nossas publicações podem nos ajudar a dar asas à imaginação.
Os videoclipes também foram feitos com essa ideia de fortalecer nossa esperança, tanto a letra quanto o vídeo que mostra as imagens, pois transmitem a ideia de nos imaginarmos lá no paraíso e isso faz com que nossa mente fique focada no futuro e então nossa fé é fortalecida e nos encoraja.
E a esperança do novo mundo é como um bálsamo que pode acalmar um coração angustiado, por isso temos que ter o hábito de visualizar esse novo mundo em nossas mentes porque isso fará com que todas as dificuldades que possamos ter agora sejam momentâneas e irá nos fazer ver de outro ângulo.
ILUSTRAÇÃO
Se olharmos para ela, ela está fazendo seu estudo pessoal ou está se preparando para uma reunião, mas está fazendo isso com linguagem de sinais, então é possível que esta irmã não tenha um bom senso de audição, então em vez de ser negativa e focando nesse problema A partir de agora, momentaneamente, ele se concentra em como será sua vida no paraíso. Talvez ele sempre tenha querido aprender a tocar um instrumento e devido às suas circunstâncias não tenha conseguido, mas então ele foca naquela esperança de poder ter aquele sentido que agora ele não tem bem e por isso a faz ver o futuro, fortalecendo assim sua esperança nisso.
Uma irmã surda assiste ao videoclipe de “True Life” em linguagem de sinais e pondera como será sua vida no novo mundo. Ele se imagina tocando violoncelo com outros músicos. Como você imagina que será sua vida no novo mundo? (Ver parágrafo 19).
20. Onde conseguiremos forças mesmo nos momentos em que nos sentimos fracos?
Jeová nos dará forças por meio da oração, do estudo da Bíblia, da aceitação da ajuda de irmãos e de manter viva a esperança. Seu poder nos permitirá cumprir responsabilidades, suportar provações e servir com paciência e felicidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Tiraremos força de Jeová, assim como fizeram figuras bíblicas como Jonas, Maria e o apóstolo Paulo. Para receber essas forças, é importante orar, estudar a Bíblia, buscar o apoio de nossos irmãos e irmãs e manter a esperança que a fé nos dá.
Pois bem, vimos que é Jeová quem nos dá força e ele o faz de várias maneiras. Podemos recorrer a ele em oração, nunca abandonando o nosso estudo pessoal, aceitando a ajuda da nossa irmandade global de irmãos e mantendo viva a nossa esperança. todos os dias, para que possamos suportar tudo o que acontece com alegria servindo a Jeová.
Sim, o que ele comentou é impressionante quando no Salmo 108:13 o que ele diz através de Deus teremos força e ele pisoteará nossos adversários. Quer dizer, Jeová nos deu tudo que precisamos para podermos nos tornar fortes e temos que tenha certeza porque é assim que é.
E também nunca se esqueça de Colossenses 1:11, nunca se esqueça de orar a Jeová, falar com ele, falar com ele como se fosse de você para você, como se o tivéssemos ao nosso lado, como se pudéssemos vê-lo com os nossos olhos , porque um relacionamento como esse é o que precisamos. Ajudará pedir a Jeová que abra nossos corações para pedir a Jeová que nos dê a força que precisamos em todos os momentos para podermos resolver qualquer dificuldade que tivermos e Jeová tem a garantia de que ele concederá isso para nós.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como a oração e o estudo pessoal nos fortalecem?
A oração nos aproxima de Jeová, certos de que ele nos ouve e nos dará forças para perseverar, isso é muito certo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A oração e o estudo pessoal nos dão força à medida que nos conectamos com Jeová. A oração permite-nos comunicar diretamente com Ele, e o estudo pessoal proporciona-nos o conhecimento e a sabedoria das escrituras, fortalecendo assim o nosso relacionamento com Deus.
Ao orar, podemos expressar nossas preocupações, medos e necessidades a Deus e confiar que ele nos ouve e nos fortalece, e o estudo pessoal da Bíblia nos dá conforto, sabedoria e força espiritual, ajudando-nos a enfrentar desafios com uma perspectiva positiva e manter a nossa fé.
E o estudo pessoal, como diz Hebreus 4:12, a palavra de Deus é viva e age com poder, portanto se estudarmos e meditarmos na palavra de Deus ganhamos forças para seguir em frente tanto com as provações que enfrentamos como também com nossos responsabilidades.
Como os irmãos nos dão força?
Os Irmãos nos dão força sendo fonte de conforto e apoio. Em momentos difíceis ou diante de responsabilidades, os irmãos podem fornecer ajuda física, emocional e espiritual, fortalecendo assim a nossa fé e o nosso espírito.
Bem, sabemos que Jeová é quem usa os irmãos para nos ajudar, para que eles possam nos dar ajuda física, emocional e espiritual, por isso não devemos hesitar em pedir a ajuda deles.
Os irmãos podem ser uma fonte de grande conforto e apoio em tempos difíceis. Sua companhia, incentivo e ajuda prática podem nos fortalecer e nos dar a ajuda emocional e espiritual que precisamos para superar desafios e dificuldades. O apoio mútuo entre irmãos pode ser essencial para nos mantermos fortes na fé e no serviço a Jeová.
Em relação a esta ajuda, devemos lembrar que temos o arranjo que Jeová instituiu, que são os anciãos da congregação. Eles podem nos dar a força necessária em momentos difíceis e podem nos dar o encorajamento que precisamos quando estamos passando por provações. .
Como nossa esperança nos dá força?
Nossa esperança nos dá força, enchendo-nos de propósito e motivação. A esperança de viver para sempre, seja no céu ou num paraíso na Terra, permite-nos suportar provações, cumprir responsabilidades e enfrentar dificuldades com paciência e felicidade. A visualização e a reflexão sobre esta Esperança renovam as nossas forças.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O exemplo do apóstolo Paulo nos ensinou que ele estava muito consciente de sua recompensa no futuro e visualizou como seria sua vida depois, de modo que isso o ajudou a se concentrar em sua esperança e a recuperar forças para enfrentar o que enfrentava. nos ajuda a pensar que os problemas que temos hoje são momentâneos e por isso Jeová fortalece dia após dia a nossa esperança e isso nos ajuda muito
Isso nos dá força ao nos permitir visualizar um futuro melhor e mais feliz. Sabendo que Jeová cumprirá as suas promessas, podemos enfrentar dificuldades com uma atitude positiva e permanecer firmes na fé. A esperança nos dá forças para perseverar no serviço a Jeová, mesmo em tempos de adversidade, e nos ajuda a manter uma atitude positiva e otimista diante da vida.
Ao realizarmos este exemplo de meditação aqui nos são dadas sugestões de como olhar imagens ou publicações em nossas revistas e nos fazer perguntas sobre como nos vemos ali, quem vemos, o que ouvimos, o que sentimos, o que gostaríamos dizer às pessoas que ressuscitarão todos esses exercícios: coisas simples nos farão perceber que é uma esperança muito maravilhosa e que vale a pena continuar lutando para chegar lá.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário