Estudo de A Sentinela, Você está pronto para obedecer?, Semana de 11 a 17 de dezembro de 2023, Comentários e respostas práticas.
Estudo da Sentinela, Você está pronto para obedecer?, 11 a 17 de dezembro de 2023, Comentários e respostas.
“A sabedoria do alto [...] está pronta para obedecer” (Tiago 3:17).
1. Por que achamos difícil obedecer?
Os seres humanos não são perfeitos e muitas vezes lutamos com os nossos próprios desejos e motivações que podem entrar em conflito com o que nos é pedido que façamos. É por isso que é difícil para nós obedecer
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, existe a influência de forças externas, como a pressão social e cultural que nos rodeia. O mundo em que vivemos pode promover atitudes rebeldes ou contrárias àquilo que nos é pedido que obedeçamos. Somado a isso está a influência de Satanás, que procura nos tentar à rebelião e à desobediência.
É por isso que, conforme indicado no final do parágrafo, para obedecermos a Jeová e às pessoas que lhe deram autoridade, precisamos lutar contra estas três coisas que foram mencionadas: a imperfeição, Satanás e o mundo que nos rodeia.
2. O que significa estar pronto para obedecer? (Tiago 3:17).
Conforme mencionado em Tiago 3:17, implica uma disposição interna ou desejo de obediência. Significa estar preparado e ter a atitude correta para seguir as instruções, principalmente aquelas que estão alinhadas com princípios justos e corretos. Esta disposição inclui ter um coração disposto a seguir aqueles a quem Jeová deu certa autoridade, desde que os seus pedidos estejam em harmonia com os padrões éticos e morais estabelecidos por princípios mais elevados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, temos de ser capazes de obedecer àqueles a quem Jeová deu autoridade e não só temos de obedecer, mas temos também de ter o desejo de fazê-lo.
E como lemos em Tiago 3:17, se obedecermos seremos sábios, pois diz que a sabedoria do alto, entre outras coisas, está pronta para obedecer.
Claro, o parágrafo diz uma certa autoridade porque pode haver autoridades que nos peçam coisas que vão contra o que Jeová quer, então obedecemos a Jeová, é como quando os apóstolos, conforme refletido em Atos 4, foram convidados a parar de pregar e então João e Pedro disseram que não iriam parar de falar das coisas que tinham visto e ouvido.
Portanto, é isso que Jeová espera de todos nós que somos obedientes.
3. Por que é importante para Jeová que obedeçamos às autoridades?
Obedecer aos pais, às autoridades e aos mais velhos é uma manifestação de obediência ao próprio Deus. Embora os seres humanos com autoridade não sejam perfeitos e possam cometer erros, seguir as suas instruções quando não entram em conflito com princípios mais elevados é uma forma de demonstrar respeito pela estrutura de autoridade que Jeová estabeleceu.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No caso de pessoas a quem Jeová deu certo grau de autoridade, existem os pais, por exemplo, e na Bíblia ele mesmo diz que obedecemos aos mandamentos dos nossos pais e não abandonamos os ensinamentos da nossa mãe, ou seja, ele não está perguntando a ele.
Se outra pessoa a quem Jeová deu certa autoridade são os anciãos, podemos ver isso claramente em 1 Tessalonicenses 5:12, onde diz que pedimos que vocês mostrem respeito por aqueles que trabalham arduamente entre vocês.
Sim, Jeová também nos pede que tenhamos que obedecer às autoridades e como mostra aqui em Primeira Pedro 2:13 e 14, ele diz para nos submetermos a toda criação humana, seja ela o rei ou alguém superior, então também temos que obedecer eles.
E foi aí que o parágrafo anterior disse que seríamos pessoas sábias. Por que Porque obedecer a Jeová uma ordem direta é muito simples porque sabemos que ele tem autoridade e é uma lei perfeita agora Jeová delegou certa autoridade a certas pessoas para que pudéssemos consideramos iguais e aí é onde está a prova, existe este grupo de pais, autoridades e idosos que podem ter dificuldade em aceitar o que nos dizem.
OBEDEÇA A SEUS PAIS
4. Por que há tantos jovens que desobedecem aos pais?
Porque a Bíblia não previu isso em Segunda Timóteo 3:1 e 2, ela diz que nos últimos dias uma série de eventos ocorreriam e um deles é que os filhos viam seus pais como desobedientes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os jovens podem desobedecer aos pais porque sentem que lhes pedem coisas que eles próprios não fazem, o que lhes parece hipócrita.
Além disso, alguns podem pensar que os conselhos dos pais estão desatualizados ou muito rígidos. Isso pode dificultar o cumprimento do mandamento de ser obediente aos pais, conforme mencionado em Efésios 6:1.
5. De acordo com Lucas 2:46-52, por que Jesus é o melhor exemplo de obediência aos pais?
Jesus é um exemplo de obediência aos seus pais, apesar da sua perfeição e compreensão superior. Aos 12 anos, após ser encontrado pelos pais no templo, apesar de ter sido tratado injustamente, respondeu com respeito e humildade, permanecendo sujeito a eles, honrando-os apesar da sua falta de compreensão.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, porque Jesus era perfeito e via muito bem os defeitos de seus pais, mas sempre os honrou e nunca os desrespeitou mesmo quando eles cometeram erros ou não entenderam os motivos pelos quais Jesus fez certas coisas.-
O que aconteceu nessa história aconteceu conosco, algumas mães perderam o filho de vista por um momento e ao invés de nos culparmos quem tinha que estar atento a eles, nós os culpamos por onde você estava ou onde você chegou, então isso aconteceu com Maria e Jesus e Jesus, em vez de dizer que a culpa é sua por não ter sentido minha falta, ele não respondeu, mas disse aquelas lindas palavras que embora Maria e José não entendessem, significavam muito, mas ele sempre os honrou e os obedeceu.
E isso te faz pensar que Jesus fala para eles que tinha que estar na casa do meu pai, obviamente o pai físico de Jesus, diríamos que o pai adotivo era José, então ou ligando que ele estava falando do templo e que Jeová era o pai dele pareceria um pouco estranho, mas a Bíblia diz que José e Maria não entendiam nada e mesmo assim Jesus foi muito claro sobre isso, ou seja, havia uma falta de compreensão mental bastante importante, mas isso não impediu que Jesus continuasse sujeito a eles.
E esta história nos diz muito sobre a obediência nesta época Jesus ainda não se lembrava de sua vida anterior, pois o que ele demonstrava aos 12 anos era um conhecimento das escrituras um tanto superior até mesmo ao de seus pais, daí a obediência que Jesus mostrou mais tarde que não dependia dele saber menos que seus pais poderiam ter maior entendimento e que ele era perfeito, como veremos na Sentinela, o que está envolvido na obediência é o coração.
E Jesus em todos os aspectos da sua vida cumpriu perfeitamente a lei de Jeová e um desses aspectos da lei em Êxodo 20:12 foi honrar seu pai e sua mãe e isso é algo que também temos que levar em conta para honrar. e respeitar nosso pai e nossa mãe em todos os momentos.
6, 7. O que pode ajudar os jovens a obedecer aos pais?
Reconheça que a obediência aos pais agrada a Jeová: A Bíblia menciona que obedecer aos pais agrada ao Senhor. Embora os pais possam cometer erros ou não compreender totalmente, ao obedecê-los eles estão agradando a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Considerando os sentimentos dos pais, a obediência deixa os pais felizes e fortalece a confiança mútua, melhora o relacionamento e fortalece os laços familiares.
Preparando-se para o futuro, Aprender a obedecer aos pais lança a base para obedecer a Jeová e a outras figuras de autoridade na vida. Além disso, a Bíblia promete bênçãos pela obediência aos pais, com a perspectiva de que as coisas vão bem e a pessoa permanecerá na terra por muito tempo.
Bem, eles devem levar em conta o que Jeová sente e a Bíblia diz que os filhos devem obedecer aos pais porque isso agrada ao Senhor.
A segunda razão pela qual os jovens têm de obedecer aos seus pais é que quando os obedecem, logicamente isso os deixa felizes e também ganha a sua confiança e isso certamente os fará sentir-se mais unidos a eles também.
No texto de Provérbios 23 está claramente explicado que diz que não desprezar os pais ou as mães simplesmente porque envelheceram, às vezes eles podem nos dar certas instruções ou estabelecer certas regras que, como já foi mencionado, consideramos ultrapassadas, mas se como diz o parágrafo aqui, obedecermos aos nossos pais apesar de tudo isso, também será algo que gerará uma união maior com eles e como também diz o texto de Provérbios, faremos com que nossos pais se sintam felizes por nós.
Gosto daquele que fala sobre o resultado de aceitar de bom grado a decisão dos nossos pais se isso resultar em mais liberdade no futuro, gera essa confiança tanto por parte dos pais como da criança e tudo fica melhor.
Pense também bem antes de falar porque há palavras que são como estocadas e não queremos machucar nossos pais e também manter o respeito por eles e ouvi-los quando falam.
Sim, também gosto das sugestões de nos colocarmos no lugar deles, pensarmos no que os preocupa porque são eles que estabelecem essas regras e depois fazer com que os jovens ofereçam soluções, coisas que os possam satisfazer e fazer felizes.
E finalmente também temos que ter em mente que se agora formos obedientes aos nossos pais, isso nos ajudará mais tarde, pois, como diz Efésios 6:2 e 3, se formos obedientes a eles, isso será bom para nós.
E o início desse mesmo texto diz para honrar seu pai e sua mãe, diz porque é o primeiro mandamento acompanhado de promessa, ou seja, esse mandamento tem bons benefícios, nos irá bem e foi o que Paulo disse , diz aprenda a obedecer Meus pais me ajudaram a obedecer a Jeová e a outros que têm autoridade óssea. Isso também nos prepara para ser obedientes nos casos em que talvez não tenhamos instruções claras.
8. Por que muitos jovens decidiram obedecer aos pais?
Muitos jovens optaram por obedecer aos pais devido às experiências positivas que tiveram ao seguirem as suas orientações. Alguns notaram que, ao obedecer, experimentaram proteção e segurança, como Luiza, do Brasil, que entendeu que as restrições impostas pelos pais eram para sua própria segurança, semelhante a colocar o cinto de segurança que pode salvar vidas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Elizabeth, dos Estados Unidos, também reconhece que, embora às vezes tenha dificuldade em obedecer, reflete sobre como as regras dos seus pais a protegeram no passado. E Mónica, da Arménia, notou que a sua vida vai melhor quando obedece aos pais do que quando não o faz.
Porque embora no início possa ser difícil para eles, depois eles perceberam os benefícios e é dado o exemplo desta irmã, que seus pais não a deixaram ter um telefone celular quando ela era jovem e ela não entendia porque o outro colegas da idade dela sim. Eles tinham, mas depois ele percebeu que os pais tinham feito isso em seu benefício devido ao número de perigos que advêm de ter acesso à Internet através de telemóveis, por exemplo.
Se você também der um exemplo muito bonito quando diz que não é como se meus pais tivessem me colocado numa camisa de força se não fosse como um cinto, era como uma restrição e não era como uma restrição opressiva sem qualquer justificativa e isso é difícil quando somos muito jovens para ver isso.
Bem, Elizabeth diz que quando seus pais estabelecem uma regra para ela, ela sempre se lembra de todas as regras que eles estabeleceram para ela e ela se saiu bem e então também se sairá bem nessa.
Sim, ela diz que sempre se sai melhor quando obedece aos pais do que quando não obedece.
OBEDEÇA “AS AUTORIDADES SUPERIORES”
9. O que muitos pensam sobre obedecer às leis governamentais?
Muitas pessoas reconhecem a importância de obedecer às leis estabelecidas pelos governos, considerando-as necessárias ao funcionamento da sociedade. No entanto, quando consideram uma lei injusta ou demasiado exigente, a sua vontade de obedecê-la diminui.
Bom, eles acham que quando as coisas vão bem ou quando concordam está tudo bem, não há problema em obedecer, mas é interessante que muitos pensam que quando uma lei é injusta ou exige muito deles, eles não estão mais tão disposto a fazê-lo e é mencionado aqui O caso dos impostos não é que seja muito comum ouvir hoje que se você não acha que o pagamento é justo, então não há problema em não pagá-lo e isso é generalizado e nós como os cristãos têm que ter cuidado com isso para que não nos atinja porque Jeová exige de nós algo totalmente diferente.
10. Por que obedecemos às leis, mesmo aquelas de que não gostamos?
Embora os governos humanos possam ser imperfeitos e estar sob a influência de Satanás, a Bíblia ensina que opor-se à autoridade constituída é um desafio à ordem estabelecida por Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Obedecer às leis ajuda a manter a estabilidade e a ordem social. Isto contribui para a coexistência pacífica e evita que as coisas saiam do controle.
É Jeová quem permite que haja governos para que as coisas não saiam do controle e por isso nós como cristãos também temos que respeitar ou Jeová espera que respeitemos essas leis dos governos que são estabelecidas por ele.
Sim, Jeová sabia que às vezes isso não seria fácil porque em Eclesiastes ele diz que o homem domina o homem sobre o seu próprio mal, mas você tem que ter um equilíbrio que é mencionado no parágrafo que você tem que obedecer, desde que não seja contra algumas regras de Jeová, embora às vezes não nos corra muito bem.
E esse pensamento de que obedecemos para obedecer a Jeová em primeiro lugar sempre nos servirá, porque sempre haverá coisas contra nós ou não entendemos como vemos, veremos isso não só diante dos pais e das autoridades, mesmo em a congregação, mas se o nosso objetivo for obedecer a Jeová acima de tudo, será mais fácil para nós.
E de acordo com os textos mencionados aqui do Salmo 110:5 ou Eclesiastes 8:9 e Lucas 4:5 e 6 eles nos mostram que Jeová sabe que os governos não vão fazer bem as coisas que vão nos fazer sofrer que estão dominado por Satanás, mas com tudo e com aquilo, nos diz para obedecer porque o fato de haver uma autoridade de alguma forma há um controle para que haja ordem.
11, 12. De acordo com Lucas 2:1-6, o que José e Maria fizeram para cumprir um decreto que era difícil de obedecer? E quais foram os resultados? (Veja também imagens).
José e Maria cumpriram o decreto do imperador romano César Augusto, embora fosse difícil de obedecer. O censo exigia que viajassem para Belém, uma viagem de cerca de 150 quilómetros através de terreno montanhoso, e Maria estava grávida. Apesar das dificuldades e preocupações sobre o bem-estar de Maria e do bebé, eles não usaram estas preocupações como desculpa para desobedecer à lei. Eles decidiram obedecer e iniciaram a jornada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A sua obediência foi recompensada por Jeová: Maria chegou a Belém em boas condições, deu à luz um bebé saudável, e a sua obediência contribuiu para o cumprimento de uma profecia bíblica sobre o nascimento do Messias. Este exemplo destaca a sua disposição de obedecer às autoridades superiores, mesmo em circunstâncias difíceis, e como essa obediência resultou em bênçãos e no cumprimento dos planos divinos.
Bom, ela tinha uma boa desculpa para não obedecer devido às circunstâncias de como ela já estava tão avançada, mas não foi o caso; eles obedeceram, ou seja, obedeceram e foram se registrar como o imperador havia dito e como você estava contado pela lei.
E a viagem não foi fácil porque ela tinha 9 meses e realmente parece que eles tinham uma desculpa aparentemente válida porque quem ela estava levando era o Messias e ela tinha que cuidar dele, para que José como ela pudesse ficaram preocupados que os dois se encontrassem. bom, mas isso não serviu de desculpa, eles foram e como consequência, porque Jeová os abençoou, eles chegaram em segurança e conseguiram cumprir a profecia de Miquéias onde ele diz que o Messias teria para nascer.
ILUSTRAÇÃO
Pois bem, queremos ter a atitude de sermos obedientes às autoridades em relação às leis de trânsito, ao pagamento de impostos e à obediência às autoridades sanitárias.
Maria e José a caminho de Belém; Maria está montada em um burro e José está na frente. Série de imagens: 1. Um irmão olha para o velocímetro de seu carro quando vê uma placa de limite de velocidade. 2. Um irmão preenche um formulário fiscal. 3. Uma irmã usa máscara e mantém distância enquanto conversa com um médico no hospital. O que aprendemos com a obediência de José e Maria? (Ver parágrafos 10 a 12).
13. Como a nossa obediência poderia ajudar outros irmãos?
Ao obedecer às leis, ficamos livres do castigo que as autoridades impõem àqueles que as desobedecem.Além disso, a nossa obediência pessoal protege-nos das consequências negativas e permite-nos viver em paz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O nosso comportamento como Testemunhas de Jeová pode influenciar a forma como as autoridades nos veem como grupo. Por exemplo, na Nigéria, a obediência das testemunhas às leis fiscais ajudou um funcionário a reconhecer a natureza pacífica do grupo, protegendo assim os presentes num Salão do Reino.
Cada vez que obedecemos às leis, contribuímos para uma melhor percepção e reputação do povo de Jeová. Esta boa reputação pode proteger no futuro e dar glória a Jeová pelas nossas boas ações.
Porque é claro que somos Testemunhas de Jeová individualmente, mas fazemos parte de um grupo, então a reputação que construímos para nós mesmos dependerá muito de as autoridades nos considerarem como pessoas respeitadoras e cumpridoras da lei, por isso temos sempre que pensar que quando não obedecer a algo individualmente pode ter repercussões na reputação colectiva das Testemunhas.
Sim, é por isso que Mateus 5:16 é citado aqui e diz que o fato de fazermos nossa luz brilhar e de nossas boas obras serem vistas resultará na glória dada a Jeová, por isso, quando pensamos nas leis, nos certificamos que não só a nossa reputação, mas também a do povo de Jeová e, acima de tudo, o nome de Jeová seja bem falado e fique claro que somos pessoas que cumprem a lei.
O que está claro é que como Testemunhas de Jeová é nosso modo de vida não sermos cristãos e no nosso modo de vida lidamos com todo tipo de pessoas com nossos irmãos e aqueles que não são nossos irmãos vizinhos médicos qualquer um e o melhor testemunho podemos Doar é o que os outros veem em nós como Testemunhas de Jeová, então é aí que está a importância de obedecer a Jeová e às suas leis.
14. Como uma irmã ficou “pronta para obedecer” a autoridades superiores?
Joanna, uma irmã dos Estados Unidos, encontrou disposição para obedecer às autoridades superiores, apesar das dificuldades. Para conseguir isso, ele fez três coisas: parou de ler mensagens negativas nas redes sociais sobre autoridades, buscou a ajuda de Jeová para confiar nele em vez de esperar por mudanças nos governos humanos, e leu artigos sobre neutralidade nas publicações de sua congregação. Isto deu-lhe “uma paz indescritível”.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bueno conta que foi muito difícil para ela obedecer às autoridades superiores porque havia sofrido muitas injustiças por parte delas, mas decidiu mudar essa forma de pensar e a primeira coisa que fez foi parar de ver nas redes sociais coisas que pudessem alimentar esses sentimentos. sentimentos negativos contra as autoridades.
E outro aspecto que ele diz que o ajudou muito, por isso dá a entender que a solução para todos os problemas do mundo em geral virá de Jeová, e não de qualquer governo, por mais que tentem fazê-lo, e então esta é uma maneira de confiar em Jeová.
E também não só isso, mas ele também agiu, vimos que na primeira parte ele diz que parou de ler nas redes sociais o que lhe preocupava, então mudou o que fala lendo artigos em nossas publicações sobre neutralidade e com isso , o que ele conseguiu foi mudar os pensamentos e diz que isso lhe deu paz interior graças à confiança em Jeová e em seu alimento.
E este caso mostra o que temos dito que você também deve ter vontade, mas também esforço, porque você já tomou medidas e esses esforços que você demonstrou no final deram bons resultados.
OBEDEÇA AS INSTRUÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ
15. Por que às vezes achamos difícil obedecer às instruções da organização de Jeová?
Às vezes achamos difícil obedecer às instruções da organização de Jeová porque, embora Jesus seja perfeito, as pessoas que ele designou para nos liderar na Terra não o são. Talvez eles possam nos pedir para fazer algo que não queremos ou que não entendemos completamente. Como aconteceu com o apóstolo Pedro, que por três vezes se recusou a obedecer à instrução de um anjo de comer animais impuros, pois isso ia contra o que ele considerava lógico e o que estava acostumado a fazer segundo a Lei de Moisés
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A história de Pedro mostra-nos que mesmo alguém tão próximo de Jesus como apóstolo tinha dificuldade em obedecer a uma instrução que parecia contraditória com as suas crenças ou costumes. Portanto, é compreensível que nós, sendo também imperfeitos, às vezes achemos difícil seguir as instruções daqueles que foram designados para liderar na congregação.
Pois bem, porque o nosso líder é Jesus e as suas instituições são perfeitas, mas as que chegam até nós são através de irmãos imperfeitos.
E às vezes, esses irmãos imperfeitos como nós podem nos pedir coisas que não queremos fazer.
Foi o que aconteceu com Pedro quando o Anjo lhe disse que ele tinha que comer animais impuros. Segundo a lei de Moisés, ele recusou porque para ele não era lógico, ele não estava acostumado a fazer isso até três vezes, diz a história, então O parágrafo nos faz refletir se Pedro achou difícil obedecer a um anjo perfeito, também podemos achar difícil seguir as instruções de homens imperfeitos.
É por isso que também temos o texto de Hebreus 13:17 onde Jeová nos incentiva a sermos obedientes e submissos aos irmãos que cuidam da congregação porque assim eles farão isso com alegria e não com suspiros e o que queremos fazer é promover a paz na congregação.
E algo que também pode nos ajudar é lembrar que Jeová sempre tem autoridade e responsabilidade. Essa autoridade não é ilimitada como mencionado no texto de Hebreus 13:17. Os anciãos e os responsáveis serão responsabilizados, então eles também. Eles também. são muito responsáveis, atentos ao que nos pedem, em harmonia com Jeová.
16. O que fez o apóstolo Paulo quando recebeu instruções que talvez não lhe parecessem muito razoáveis? (Atos 21:23, 24, 26).
O apóstolo Paulo, embora as instruções que recebeu talvez não lhe parecessem muito razoáveis, demonstrou sua disposição de obedecer. Embora Paulo soubesse que os cristãos não estavam sob a Lei e que não tinha feito nada de errado, ele decidiu obedecer imediatamente. Isto contribuiu para a unidade entre os irmãos, seguindo o princípio da busca da paz e da edificação mútua.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, continuou porque também estava envolvido na união da congregação e dos irmãos, de modo que eles se purificaram conforme os anciãos de Jerusalém lhes pediram.
E é claro que Paulo sabia claramente que não estávamos sob a lei, ele entendeu perfeitamente, mas concordou com isso e foi obediente, foi obediente porque discerniu que a paz e a unidade da congregação estavam envolvidas e isso é muito importante , isso é mais importante do que fugir um do outro. Seu Paulo poderia ter dito, mas isso não é necessário, mas Paulo demonstrou com sua atitude que estava pronto para obedecer.
17. O que a experiência de Stephanie lhe ensina?
Esta experiência mostrou que a obediência não só traz paz de consciência, mas também pode proporcionar oportunidades novas e significativas de servir e ajudar outros na congregação. Apesar das dificuldades iniciais, Stephanie encontrou propósito renovado e mais tempo para estudo pessoal, demonstrando os frutos da obediência em sua vida espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, por exemplo, quando talvez algumas decisões sejam tomadas ou vejamos que a organização de Jeová está tomando um caminho e nós, talvez devido ao nosso conhecimento limitado das coisas, possamos pensar que isso não é o mais correto ou até mesmo vai prejudicar a nós e a outros pessoas, mas se nos lembrarmos do que dissemos, de que temos conhecimento limitado das coisas porque pensamos que Jeová tem uma visão muito mais ampla e, portanto, a sua organização, então, se nos tornarmos obedientes, seremos beneficiados a longo prazo.
A irmã diz que com o tempo entendi que tinha sido uma decisão sábia, por isso às vezes podemos não entender algumas instruções no início, mas devemos dar tempo para compreender a sabedoria.
18. Como ser obediente nos beneficia?
Em tempos difíceis, como no início da pandemia da COVID-19, a obediência protege-nos. Seguir as instruções de segurança nos protege e preserva nossa saúde física e espiritual. Além disso, a nossa obediência nos une aos nossos irmãos. Ao aderirmos às mesmas diretrizes, fortalecemos a unidade na congregação e permanecemos conectados apesar das circunstâncias.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nossa obediência deixa Deus feliz. Quando seguimos Seus mandamentos e as instruções dadas, demonstramos nossa confiança e fé Nele e aprendemos a ser obedientes em situações difíceis, como durante a grande tribulação. Esta preparação pode ser crucial para a nossa segurança e sobrevivência futura.
Todos nós entendemos quando o escravo fiel e prudente nos orientou e nos aconselhou no caso de quando a pandemia do covid 19 nos disse para pararmos de assistir tanto a pregação momentaneamente até que ela passasse e fôssemos obedientes e a obediência que aprendemos é que Jeová protege a nós e ao escravo atualizados sobre esses assuntos.
E este parágrafo também nos dá uma razão muito boa para aprender a obedecer e é que aprendemos a obedecer nos momentos bons, quando tudo está indo bem e aceitamos as decisões. É fácil obedecer, mas quando realmente aprendemos a obedecer é quando sofremos como aconteceu com Cristo Jesus, ele aprendeu muito sobre obediência quando estava na terra e teve que sofrer como ser humano e é inevitável que o façamos e é essencial porque aprender a obediência salvará nossas vidas, então fazemos bem agora para ser obediente.
19. Por que você quer ser obediente?
A obediência tem um valor especial para mim porque, antes de tudo, é uma forma de expressar meu amor e minha gratidão a Jeová. A obediência é uma forma de demonstrar meu desejo genuíno de agradá-Lo e retribuir Seu amor incondicional por mim.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, para agradar a Jeová, porque me importo com os sentimentos dele, não quero ferir os sentimentos dele com a minha desobediência e também quero contribuir para a paz da congregação.
Sim, porque todos nós queremos que mais pessoas sejam salvas e conheçam a Jeová. E, como diz o Salmo 116:12, como vou retribuir a Jeová todo o bem que ele me fez? Bem, apenas obedecendo.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que os jovens deveriam obedecer aos pais?
Bem, porque é o primeiro mandamento com promessa que Jeová dá e é para o bem dos filhos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A obediência aos pais é um ato que agrada a Deus. Mesmo que os pais não sejam perfeitos, obedecê-los mostra respeito e gratidão para com Jeová.
Fortalecendo relacionamentos: A obediência constrói relacionamentos fortes e felizes entre pais e filhos. Melhora a confiança mútua, fortalece os laços familiares e promove um ambiente harmonioso no lar.
Preparação e Ensino: Aprender a obedecer aos pais é uma preparação crucial para obedecer a Jeová e a outras autoridades na vida. Além disso, a Bíblia promete bênçãos pela obediência aos pais, como bem-estar e permanência na terra.
Por que deveríamos obedecer às “autoridades superiores”?
Embora os governos humanos possam ser imperfeitos e estar sob a influência de Satanás, a Bíblia ensina que opor-se à autoridade constituída é um desafio à ordem estabelecida por Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Obedecer às leis ajuda a manter a estabilidade e a ordem social. Isto contribui para a coexistência pacífica e evita que as coisas saiam do controle.
Bem, porque Jeová estabeleceu assim, é a ordem que ele estabeleceu e embora ele saiba que os governos são imperfeitos e que são controlados por Satanás, ele quer que lhe obedeçamos, desde que não contrariem as suas regras. .
Por que devemos seguir as instruções da organização de Jeová?
Nossa obediência deixa Deus feliz. Quando seguimos Seus mandamentos e as instruções dadas, demonstramos nossa confiança e fé Nele e aprendemos a ser obedientes em situações difíceis, como durante a grande tribulação. Esta preparação pode ser crucial para a nossa segurança e sobrevivência futura.
Bem, porque agora temos muitos benefícios em obedecer e no futuro obedecer salvará nossas vidas.
NOTA: Os anúncios exibidos neste Site servem exclusivamente para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não é responsável pelo “O conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário