Estudo de A Sentinela, Vamos Explorar a Palavra de Deus em todas as suas dimensões”, Semana de 25 a 31 de dezembro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, Vamos Explorar a Palavra de Deus em todas as suas dimensões”, 25 a 31 de dezembro de 2023, Comentários e Respostas.
“Seja plenamente capaz de compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” (ÉFÉS 3:18).
1, 2. Qual é a melhor maneira de ler e estudar a Bíblia? Dê um exemplo.
Precisamos de mais do que apenas um olhar superficial para compreender verdadeiramente a sua mensagem e significado. Assim como inspecionaríamos cada cômodo e planta baixa para entender a estrutura de uma casa, estudar a Bíblia envolve explorar suas diferentes seções, ver como elas se relacionam entre si e compreender o texto mais amplo no qual as passagens individuais são encontradas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É crucial ir além de simplesmente memorizar versículos para entender o que está por trás daquilo que se acredita. Essa compreensão mais profunda vem da conexão dos pontos entre as diferentes partes da Bíblia e da investigação de seu significado.
Bem , assim como diríamos que não queremos ver apenas a capa da Bíblia se não quisermos entrar na Bíblia para ver como tudo está relacionado às mensagens da Bíblia entre si e com um propósito específico e também sabemos disso, como diz muito bem aqui. E o que se destaca é que não basta saber no que acreditamos, mas também dizer por que acreditamos no que acreditamos e isso é revelado por um estudo profundo da Bíblia.
3. O que Paulo incentivou seus concristãos a fazer, e por quê? (Efésios 3:14-19).
O convite de Paulo aos seus irmãos cristãos era para aprofundarem o estudo e a compreensão da palavra de Deus, e o objetivo era que eles pudessem estar firmemente enraizados em sua fé, e assim, serem nutridos por uma compreensão mais completa do amor e da compaixão. Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois o apóstolo Paulo incentiva os cristãos, como lemos em Efésios, a serem capazes de compreender bem a altura, o comprimento, a profundidade e a largura do conhecimento de Jeová e o resultado seria que estaríamos bem enraizados e estabelecidos na fé.
Normalmente quando falamos de dimensões falamos de três dimensões, altura, largura e comprimento, mas aqui se acrescenta profundidade, então a profundidade é um elemento importante porque antes foi dito que no caso da casa seriam as fundações, então aqui, por exemplo, Pablo Falar em estar enraizado como uma árvore significa que tudo o que tem a ver com conhecer envolve muito mais do que apenas as dimensões exteriores, mas também as interiores.
Quão importante é então que exploremos o que a Bíblia diz e não apenas o que é mais fácil para nós entendermos. Jeová quer que tenhamos um conhecimento exato da sua palavra. Isso significa que temos que conhecer a profundidade do que a Bíblia diz. mesmo que seja difícil para nós, mais trabalho, mas se Jeová não colocar isso na Bíblia, podemos entendê-lo perfeitamente, isso só leva ao nosso interesse pessoal.
E o apóstolo Paulo fala de profundidade porque Cristo diz que passa a residir nos corações com amor ou conhecer o amor de Cristo que excede o conhecimento para que seja preenchido com toda a plenitude que Deus dá, por isso é muito importante aprofundar o estudar para que chegue ao coração, isso nos motivará a ter fé e teremos Cristo em nossos corações no sentido de segui-lo fielmente e não nos desviarmos.
VAMOS EXPLORAR AS VERDADES BÍBLICAS MAIS PROFUNDAS
4. O que podemos fazer para nos achegar mais a Jeová? Dê alguns exemplos.
Podemos estudar a fundo e, para isso, podemos realizar um estudo pessoal detalhado sobre tópicos específicos de interesse na Bíblia. O que envolve mergulhar em histórias, profecias ou ensinamentos específicos para compreender seu contexto, significado e aplicação na vida diária.
Também podemos explorar a história bíblica, pois estudar como Jeová interagiu com seus servos nos tempos antigos pode ser muito revelador. Analisar as histórias bíblicas sobre o amor e a fidelidade de Deus para com o seu povo pode influenciar muito o nosso relacionamento pessoal com ele.
Também podemos comparar entre o sistema de Israel e o do Cristianismo. Investigar e comparar o sistema religioso e de culto em Israel com o cristianismo atual pode fornecer uma compreensão mais ampla de como Deus se revela ao longo do tempo e como se relaciona com os seus seguidores em diferentes épocas.
Estudar e aprofundar as profecias que Jesus cumpriu durante a sua vida e ministério terreno pode revelar a coerência do plano divino ao longo da história. Compreender como essas profecias foram cumpridas pode fortalecer sua fé e sua conexão com Deus.
Sim, não devemos nos contentar em simplesmente ter um estudo superficial da Bíblia, mas sim, como diz Primeira Coríntios, devemos estudar até as coisas mais profundas sobre Deus e dessa forma o Espírito Santo nos ajudará a alcançá-lo.
Primeira Coríntios 2:9 menciona que o olho não viu, nem o ouvido, nem o coração do homem imaginou as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam, por isso precisamos ir mais fundo e precisamos ir até a palavra de Deus. Deus aprenda com ela para poder conhecer a Jeová e conhecer as coisas profundas que ele está nos revelando.
Claro que para ir mais fundo precisamos do espírito de Jeová como diz aqui em 10 em 1 Coríntios 2:10 diz que o espírito examina todas as coisas até as coisas profundas de Deus, então temos que pedir a Jeová que nos dê o seu espírito e Como ele diz aqui, ele nos faz uma pergunta na qual podemos meditar, ele diz por que não propõe um projeto de estudo pessoal que o aproxime de Jeová.
E por exemplo, uma das maneiras sugeridas aqui é investigar como ajudei servos fiéis no passado e também chegar à conclusão de que isso pode nos ajudar da mesma forma.
Outro exemplo dado aqui é que poderíamos estudar o sistema que Jeová estabeleceu para Israel adorá-lo e compará-lo com o sistema cristão de hoje. É muito fascinante e na próxima semana teremos uma amostra disso.
5. Que tema você gostaria de pesquisar como projeto de estudo pessoal?
Gostaria de estudar as qualidades de Jeová, pois são uma fonte inesgotável de estudo e reflexão. Por exemplo, explorar como o amor de Deus se manifesta nas Escrituras, como se relaciona com a sua misericórdia e graça para com a humanidade ao longo da história. Ou investigue como a justiça de Deus se equilibra com o seu amor, como ele julga e age com justiça nas diversas situações narradas na Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Recentemente ouvi um discurso sobre os Anjos e as diferentes atribuições que Jeová lhes deu e eram anjos, não eram personagens que eu não presto muita atenção, mas depois desse discurso gostaria de fazer um projeto para estudar os diferentes tarefas que receberam e coisas que posso aprender com a atitude deles, por exemplo.
Também outro tópico que é mencionado aqui é entender melhor o significado do nome de Jeová e acho interessante, todos nós sabemos que o homem significa que ele o faz vir a existir, mas sabendo desse significado como ele pode nos fortalecer como pode ajudar nós enfrentamos Os testes parecem ser um tópico interessante para se aprofundar e estudar.
O ponto 6 do quadro que estamos vendo aqui menciona como Jeová usa o seu Espírito Santo para cumprir a sua vontade e isso é muito importante porque quando estamos passando por alguma provação parece que não entendemos como o espírito de Jeová está nos protegendo ou ajudando, então estude como o espírito de Jeová funciona, pois ele é sempre leal e cumpre seu propósito e sua vontade nos ajudará a enfrentar provações.
Não é apenas ter conhecimento intelectual, mas, como diz o número 5, é entender o temor de Jeová e encontrar conhecimento que alcance nosso coração e nos motive a agir.
Tópicos para projetos de estudo pessoal
1.Como o tema da Bíblia se desenvolve do Gênesis ao Apocalipse.
2. Compreenda melhor o significado do nome Jeová.
3.Que relação as alianças mencionadas na Bíblia têm com o propósito de Deus?
4.Qual o significado dos sacrifícios exigidos pela Lei Mosaica?
5.Como as profecias de restauração de Isaías nos encorajam.
6.Como Jeová usa o seu espírito santo para realizar a sua vontade.
7.Que semelhanças existem entre as profecias de Daniel e as de Apocalipse.
VAMOS REFLETIR SOBRE O PROPÓSITO DE DEUS
6. a) Qual é a diferença entre um plano e um propósito? b) Por que se pode dizer que o propósito de Jeová para o homem e para a Terra é eterno? (Efésios 3:11).
Um plano costuma ser mais específico e detalhado, é o caminho traçado para atingir um objetivo. É composto por etapas específicas e pode ser afetado por circunstâncias mutáveis ou imprevistas. Se algo der errado, o plano poderá precisar de ajustes ou modificações para atingir o objetivo desejado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um propósito é mais amplo e fundamental, é o objetivo final para o qual as decisões e ações são direcionadas, mas a forma de atingir esse propósito pode variar. Ao contrário de um plano rígido, um propósito é mais flexível na forma como é alcançado, permitindo adaptações ao longo do caminho para cumprir a intenção principal.
Se o plano pode ser comparado aos trilhos de um trem, eles não podem ser movidos, são inalteráveis e o trem sempre tem que seguir aquela rota. Porém, um propósito que se concentra no destino pode ser comparado a um GPS mesmo que se desvie de uma rota, o GPS recalcula e aí o destino nos leva, por isso Jeová sempre consegue.
6. b) Por que se pode dizer que o propósito de Jeová para o homem e para a Terra é eterno? (Efésios 3:11).
Ao longo das escrituras, vemos como Deus gradualmente revelou seu propósito. Apesar das mudanças nas circunstâncias e na história, o Seu propósito fundamental para a humanidade e a terra permaneceu constante e claro na sua revelação progressiva ao longo do tempo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová é soberano e tem controle absoluto sobre todas as coisas. Mesmo quando as circunstâncias mudam, ele dirige e orienta tudo para a realização do seu propósito final. Tudo o que acontece contribui de alguma forma para a culminação do Seu plano eterno.
Pois bem, porque o propósito de Jeová não mudou ao longo dos anos, os provérbios dizem que ele fez com que tudo contribuísse para o seu propósito, ou seja, o propósito permanece o mesmo mesmo que ele tenha que modificar o plano, mas é eterno também no sentido de que Quando esse propósito for cumprido, os resultados que serão obtidos serão para sempre.
7. Como Jeová mudou o modo como ele cumpriu seu propósito quando Adão e Eva se rebelaram? (Mateus 25:34).
Quando Adão e Eva se rebelaram e pecaram, isso alterou o curso original de como o propósito de Jeová para a humanidade e a Terra seria executado. Contudo, a rebelião humana não frustrou o plano de Deus, mas antes ajustou-o de acordo com as circunstâncias. Apesar da introdução do pecado na humanidade, Deus continua a trabalhar para cumprir o seu propósito. Ele decidiu estabelecer um reino celestial que seria o meio para realizar seu objetivo original para a humanidade e a terra.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, visto que não podiam participar neste propósito, Jeová decidiu que estabeleceria um reino no céu que tornaria realidade este propósito original que ele havia estabelecido.
Portanto, Jeová teve que tomar as providências adequadas para que esse propósito fosse cumprido, pois quando Adão e Eva quando Jeová os criou, ele lhes disse para terem filhos, ou seja, a ideia era que haveria uma humanidade obediente que veria Jeová perfeito , mas é claro quando Eles desobedeceram porque a imperfeição veio à Terra e é por isso que Jeová fez arranjos para enviar seu filho à terra. Jesus falou desse reino do arranjo que Jeová havia feito sobre este reino e também deu sua vida quando ele foi ressuscitado , O caminho já estava sendo aberto para que esse propósito finalmente tivesse sucesso por um tempo.
Sim, algo interessante que o texto de Mateus nos revela é que Jesus disse ali que Jeová preparou o reino desde a fundação do mundo, ou seja, no momento em que Adão pecou ele já providenciou essa solução alternativa, isso nos mostra a capacidade de adaptação … o que nosso Deus tem e como ele cumprirá seu propósito, não importa o que aconteça.
8. a) Qual é o tema da Bíblia?
O tema principal da Bíblia centra-se na vindicação do seu Nome através do cumprimento do seu propósito através do seu Reino, que está sob o governo de Cristo.
E esse propósito será cumprido com total certeza. Hebreus 6:18 nos lembra que se baseia em duas coisas que não mudam e sobre as quais é impossível que Deus minta e se refere à aliança que Jeová fez com Abraão onde havia uma promessa de que todas as nações receberiam uma bênção através do reino, mas também houve um juramento que Jeová fez por si mesmo, por isso é inevitável que o propósito de Jeová certamente seja cumprido.
8. b) Conforme explicado em Efésios 1:8-11, o que mais Jeová realizará? (Ver desenho da capa).
Conforme mencionado na passagem Efésios 1:8-11. O propósito de Jeová inclui unificar todas as criaturas inteligentes, tanto no céu como na terra, numa família unida. Isto implica que, sob a autoridade de Cristo, haverá reconciliação universal, harmonia e unidade entre todas as criaturas espirituais e terrenas.
Pois bem, segundo este texto que acaba de ser lido escrito por Paulo, será alcançada uma administração em que seres celestiais e terrestres inteligentes, todos unidos e em harmonia, formem uma família e reconheçam a autoridade e a soberania de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Sim, podemos ver todos os servos humanos leais a Jeová, vemos a irmã mais nova que apareceu no artigo anterior que era surda, ali dando glória e honra a Jeová e também à família dos servos celestiais lá estão todos os anjos dando glória e honra a Jeová no paraíso.
Sim, podemos imaginar pensando como será a terra porque Jeová quis que fosse e isso é muito lindo e o escravo fiel e prudente sempre nos incentiva a imaginar, é quando imaginamos essas coisas que nos ajuda a seguir em frente.
E também agradeça a Jeová por nos revelar esse segredo sagrado, porque ele poderia ter feito os planos sem precisar nos contar, mas por que ele nos contou para que tenhamos esperança de poder nos ver naquela foto?
Os anjos no céu e os seres humanos no Paraíso louvam alegremente a Jeová. Imagine como será quando todos os seres inteligentes no céu e na Terra formarem uma família unida que sirva lealmente a Jeová! (Ver parágrafo 8).
VAMOS IMAGINAR O NOSSO FUTURO
9. Quanto sabemos sobre o futuro lendo a Bíblia?
Existem muitas profecias que nos dão informações sobre o assunto, por exemplo em Gênesis 3:15, nos ensina que a descendência viria através de Abraão e nos fatos vemos que a descendência seria ferida no calcanhar, e em Apocalipse 20: 7-10 mostra o resultado desta rivalidade, pois a cabeça de Satanás seria esmagada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabemos que existe um futuro maravilhoso que as coisas serão restauradas porque a profecia que Jeová Deus no Jardim do Éden da serpente da mulher e da descendência vimos na Bíblia como estava dando pistas no tempo de Abraão em no tempo de David e em muitas outras profecias que realmente iria se cumprir e podemos, portanto, ver o que ainda não se cumpriu, ainda podemos ter certeza de que se cumprirá no seu devido tempo.
Sim, sabemos por um lado que a descendência prometida do Messias era Jesus e que no ano 33 Satanás bateu no calcanhar de Jesus e o matou, então já sabemos dessas duas coisas, mas desde que isso aconteceu até hoje muitas coisas aconteceram. aconteceu.mais coisas que também foram profetizadas.
Chamou-me a atenção ao citar desta Sentinela de 22 de julho a ideia do parágrafo 3 onde diz que neste artigo serão respondidas as questões que estão relacionadas a esta profecia de Gênesis e ali menciona quem são os personagens conforme declarado. tem se cumprido e como isso pode nos ajudar hoje, então sabemos que é uma profecia que abrange toda a Bíblia mas também nos preocupa, pelo menos para mim, se estou dentro do cumprimento desta profecia.
Também vimos aqui no apelo que recebemos da Torre de Vigia como Satanás e o seu mundo perseguem todos os cristãos porque nos odeiam e depois, claro, há também uma informação muito clara para todos nós que quando Jeová nos diz em Romanos 8:31 para exemplo Se Deus está do nosso lado, quem poderia estar contra nós? O que vemos? Bem, a profecia é de Gênesis 3:15. Jeová é quem realiza as coisas e se estivermos ao seu lado sempre teremos a vitória no final.
Também na profecia fala-se de uma mulher que menciona claramente que não é uma mulher literal porque diz que tem a lua debaixo dos pés e usa uma coroa de 12 estrelas na cabeça, mas antes representa a parte celestial do reino de Jeová. organização que é formada por seres espirituais.
Pois bem, que a parte final da profecia de Gênesis 3:15 se cumpra quando a cabeça de Satanás for esmagada, para que possamos ver não só o que já foi cumprido o que vemos em nossos dias mas como o propósito de Jeová avança até ser cumprido e que faltam mais de 1000 anos para que isso aconteça durante o reinado milenar de Jesus Cristo.
10. a) Que eventos acontecerão em breve?
Algo que dará início ao grito de paz e segurança, que será proclamado pelas nações, a grande tribulação virá imediatamente e Jesus julgará todas as pessoas e separará aqueles que são como ovelhas dos cabritos, logo em seguida As Nações irão contra o povo de Deus, que trará o fim da Grande Tribulação quando Cristo e seu exército destruirem os inimigos do povo de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, e sabemos que em algum momento deste período da grande tribulação, pouco antes de começar o Armagedom, os cristãos ungidos que permanecerem aqui na terra serão ajuntados no céu para se juntarem a Jesus Cristo e aos seus exércitos celestiais e para iniciarem a guerra do Armagedom.
Aqui vamos para uma referência que nos leva no livro Reino de Deus, diz como podemos nos preparar, diz aqui que a sobrevivência dependerá da obediência.
10. b) Como podemos preparar a mente e o coração? (Veja a nota).
Devemos preparar a nossa mente e o nosso coração para que estejam prontos para obedecer e seguir as instruções e guias fornecidos pela organização. Isto inclui estar atento aos ensinamentos e orientações do escravo fiel e prudente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nossa sobrevivência dependerá da obediência e do seguimento de instruções, e o exemplo é citado para basear esta ideia do que Jeová fez com os judeus que estavam cativos na antiga Babilônia. Jeová foi muito explícito quando lhe disse imperativamente para ir ou entrar ou fechar ou se esconder, então eles tiveram que obedecer explicitamente a esses passos, é isso que devemos fazer agora para que nosso coração esteja preparado.
Sim, como essas instruções chegarão até nós através da congregação, por isso devemos nos preparar a partir de agora nos acostumando a obedecer de coração as orientações que recebemos e só assim poderemos sobreviver.
João 5:3 que diz que o amor de Deus consiste em obedecer aos seus mandamentos e os seus mandamentos não são um fardo, entendemos que a obediência é uma questão de mente mais intelectual, mas agora quando eles não se tornam um fardo mas são benéficos para nós , passamos a apreciá-los e até amá-los, e é por isso que sempre que obedecemos a Jeová as coisas vão bem para nós e isso será uma fonte de energia e combustível quando enfrentarmos as provações na grande tribulação.
11. O que significa para você a perspectiva de viver para sempre? (Veja também imagens).
A ideia de vida eterna significa a oportunidade de crescimento contínuo, aprendizado constante e exploração infinita de novas experiências. É a possibilidade de descobrir mais sobre Jeová e o mundo que nos rodeia ao longo do tempo, sem limites impostos pelo fim de uma existência.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, uma das coisas maravilhosas que viver eternamente nos permitirá é conhecer melhor a Jeová. Mesmo quando tivermos passado milhares de anos ou milhões de anos, nós o conheceremos melhor do que agora, não há dúvida, mas iremos ainda temos um longo caminho a percorrer para conhecê-lo e conhecê-lo dia após dia, mais dias nos permitirão estar mais perto dele, o que é maravilhoso.
Bem, também significará a realização de um sonho porque a Bíblia diz em Eclesiastes que Jeová é quem colocou a eternidade em nossos corações, então esse sonho se tornará realidade que nos dará a oportunidade de conhecer melhor a Jeová e quanto mais conhecermos algo , uma pessoa, mais a amamos.
ILUSTRAÇÃO
Bem, eu ia comentar sobre a imagem que vemos o homem com o urso, que podemos desfrutar da criação de Jeová sem limites e sem medo. Claro, isso é algo que vamos desfrutar, mas também, como mencionei, isso nos deixará felizes e deixará Jeová ainda mais perto de poder desfrutar de sua criação como não podemos fazer agora.
Se a imagem também mostra o jovem examinando o próprio apêndice no qual é discutida a mensagem da Bíblia e é justamente isso que o faz pensar em como será o seu futuro, pensando em como o propósito de Jeová foi cumprido até agora. sabe que o futuro também está garantido e já se imagina lá como se estivesse lá.
Um irmão usa a tabela “Mensagem da Bíblia” no Apêndice B1 da “Tradução do Novo Mundo” para aproveitar melhor sua leitura da Bíblia. Série de imagens: 1. No novo mundo, o irmão está sentado ao lado de uma ursa e de dois de seus filhotes, e acaricia um dos filhotes. 2. À noite, observe as inúmeras estrelas no céu com um telescópio. Você consegue imaginar quão próximo de Jeová você se sentirá depois de milhões de anos aprendendo sobre ele? (Ver parágrafo 11).
VAMOS ELEVAR O OLHAR PARA OS CÉUS
12. Como podemos olhar para os céus? Dê um exemplo.
Elevar o olhar para os céus significa contemplarmos a grandeza de Jeová e de sua organização espiritual. Por exemplo, Daniel e João puderam ter uma visão de como era a glória de Jeová e ele sentado no seu trono; podemos ter essas mesmas visões se lermos estas passagens da Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E vemos que a Bíblia revela aspectos impressionantes sobre Jeová e sobre a parte celestial da sua organização, o que significa que podemos, por assim dizer, elevar o nosso olhar para os céus. Em Isaías, para citar um exemplo, menciona como Jeová é sentado em seu trono alto e elevado, e há serafins acima dele, o que nos dá uma pequena visão de como Jeová está situado nos céus.
E aqui de novo entrava a imaginação. A organização tem nos ajudado muito com os desenhos, por exemplo no que diz respeito ao livro de Ezequiel, visualizando a carruagem celestial com as rodas gigantescas, porque nos imaginarmos naquele momento vendo aquela Imensidade, que é , colocando um pouco a mente em Como podem ser, não porque sejam coisas físicas, mas para ver a grandeza de toda a organização de Jeová.
Pois bem, a grandeza de Jeová comparada ao quão pequenos somos nós seres humanos e também o privilégio que Jeová nos permitiu como seres humanos imperfeitos nos deu a oportunidade de servi-lo, então o mínimo que pode vir de nós é gratidão e adoração absoluta para Jeová.
13. Como você se sente quando pensa na obra de Jesus no céu? (Hebreus 4:14-16).
Não devemos passar um único dia refletindo sobre o que Jeová e Jesus fizeram e estão fazendo conosco desde o céu.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ter alguém que entende nossas lutas e dificuldades torna-se para nós um sentimento de proximidade. Imaginar Jesus nessa posição de intercessão nos dá conforto e esperança, porque sabemos que tanto Jeová quanto Jesus continuam a nos mostrar seu amor, o que é uma motivação para continuar servindo-O.
Sim, é interessante o que Paulo mencionou no versículo 14 de Segunda Coríntios, lá ele menciona que o amor de Cristo nos obriga, então medite no que Jeová e Jesus fizeram por nós e o que eles farão na forma como nos apoiam, fortalecem esse amor nos ajudará a ser gratos.
E também, como lemos em Hebreus 4:15, temos um sumo sacerdote que foi testado assim como nós, que agora está sendo testado em nosso próprio pecado e também em nossa imperfeição e graças a isso podemos nos voltar para Jeová em oração e pedir isso. bondade merecida dádiva que Jeová dá a todos nós para podermos continuar enfrentando essas dificuldades.
14. Qual é uma das melhores maneiras de mostrar gratidão a Jeová e a Jesus? (Veja também imagens).
A passagem de Mateus 28:19,20 refere-se ao mandamento de Jesus de fazer discípulos, de compartilhar a palavra e os ensinamentos, o que é uma forma de expressar gratidão. Isto envolve partilhar a mensagem de amor, compaixão e ensinamentos de Jesus, levar a sua mensagem a outros e ajudá-los a encontrar o caminho para que possam cultivar um relacionamento com Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ajudar outros a conhecer a Jeová é uma forma de expressar gratidão, pois é da vontade de Jeová que tudo esteja no caminho da salvação e do conhecimento da verdade.
Bem, uma das melhores maneiras é se esforçar para ajudar a atrair outras pessoas para se tornarem discípulos de Jesus, como diz 1 Timóteo 2:3 e 4, que é a vontade de Jeová que todos os tipos de pessoas sejam salvas e tenham um conhecimento exato da verdade.
Isto pode ser feito, temos que imitar Paulo e da mesma forma trabalhar para ajudar tantos quantos pudermos para que possam ser salvos.
ILUSTRAÇÃO
Em 1 Coríntios vemos que Paulo se adaptou às pessoas desta forma, como diz o parágrafo, ele poderia salvar alguns por todos os meios possíveis, então devemos aproveitar todas as oportunidades como vemos na imagem que a irmã aproveitou o metrô para poder pregar às pessoas e assim fazer com que mais pessoas conheçam a Jeová e sejam salvas.
Um irmão usa a tabela “Mensagem da Bíblia” no Apêndice B1 da “Tradução do Novo Mundo” para aproveitar melhor sua leitura da Bíblia. Série de imagens: 1. No novo mundo, o irmão está sentado ao lado de uma ursa e de dois de seus filhotes, e acaricia um dos filhotes. 2. À noite, observe as inúmeras estrelas no céu com um telescópio. Você consegue imaginar quão próximo de Jeová você se sentirá depois de milhões de anos aprendendo sobre ele? (Veja o parágrafo 11).Série de imagens: 1. Uma irmã usa seu telefone para pregar para uma mulher no trem. 2. No novo mundo, a irmã e o marido caminham felizes com a mulher no trem e o marido. Pense em como você será feliz no novo mundo sabendo que ajudou outros a se tornarem Testemunhas de Jeová e discípulos de Jesus. (Ver parágrafo 14).
VAMOS APROVEITAR EXPLORANDO A PALAVRA DE DEUS
15. De acordo com o Salmo 1:2, o que nos fará felizes?
A felicidade está na dedicação e no prazer de mergulhar nos ensinamentos divinos, buscando continuamente compreendê-los, aprender e refletir sobre eles. Conforme descreve o salmo, a pessoa encontra satisfação no estudo e compreensão dos conselhos de Deus, considerando que cada dia em que se aprofunda na sabedoria divina é um dia ganho, não perdido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, gostando da lei de Jeová, um tradutor explicou muito bem porque diz que quem lê a Bíblia deve gostar tanto dos conselhos que ela contém que diz que procura, aprende e fica pensando nisso e se um dia ele não faz, ele diz que é um dia perdido, então é isso que devemos fazer e gostar muito de ler a Bíblia.
E para isso, todos nós devemos fazer um esforço genuíno para ler diariamente a palavra de Deus, explorar a fundo seus temas, ver a relação que existe para encontrar o fio condutor do tema principal da Bíblia. Isso nos ajudará muito para aproveitar o conteúdo da Bíblia.
16. O que examinaremos no próximo artigo?
Examinaremos uma destas verdades mais profundas: o grande templo espiritual de Jeová, que Paulo descreveu na sua carta aos cristãos hebreus.
O próximo artigo se concentrará em explorar uma das verdades mais profundas apresentadas na Bíblia, o grande templo espiritual de Jeová, conforme descrito pelo apóstolo Paulo na sua carta aos cristãos hebreus.
Veremos também que a Terra se tornará um paraíso e que os seus descendentes serão pessoas perfeitas e viverão para sempre.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Qual será o resultado final quando Jeová cumprir o seu propósito?
Apesar dos desafios e da introdução do pecado, o propósito final de Deus será cumprido através do seu Reino celestial de restaurar a relação entre Deus e a humanidade, bem como de devolver a terra ao seu estado original de harmonia e perfeição.
Pois ele garantirá que todos os seres inteligentes, tanto no céu como na terra, formem uma família unida e que todos reconheçam lealmente a autoridade e a soberania de Jeová.
Veremos também que a Terra se tornará um paraíso e que os seus descendentes serão pessoas perfeitas e viverão para sempre.
O que a Bíblia nos revela sobre o futuro?
A Bíblia descreve os eventos futuros como a proclamação de paz e segurança, seguida pela grande tribulação, como um evento importante no caminho para o julgamento divino. A separação entre as ovelhas e os cabritos, seguida do confronto das Nações contra o povo de Deus e da intervenção de Cristo e do seu exército pondo fim aos inimigos do povo de Deus.
Pois bem, vimos vários detalhes que ainda precisam ser cumpridos pouco antes de a profecia de Gênesis 3:15 finalmente se cumprir plenamente. Fomos informados sobre o anúncio de paz e segurança, o início da grande tribulação, e que Jesus talvez viria com fenômenos naturais e julgaria bem as ovelhas e os cabritos e então finalmente os ungidos seriam reunidos e o Armagedom e mais 1000 anos viriam.
E também vimos que um futuro maravilhoso nos espera porque Jeová colocou a eternidade em nossos corações e desfrutaremos de uma vida incrível que nem podemos imaginar.
Como podemos olhar para os céus?
Erguer o olhar dos céus significa contemplarmos a grandeza de Jeová e de sua organização espiritual. Por exemplo, Daniel e João puderam ter uma visão de como era a glória de Jeová e ele sentado no seu trono; podemos ter essas mesmas visões se lermos estas passagens da Bíblia.
Bem, fazemos isso recorrendo à Bíblia e gostando de conhecer a organização celestial de Jeová, reconhecendo também o papel fundamental de Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote que nos permite desfrutar da misericórdia de Jeová e contribuir para o cumprimento da vontade de Jeová por pregar e fazer discípulos de Jesus para que eles possam ser salvos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário