Estudo de A Sentinela, Semana de 18 a 24 de dezembro de 2023, Jeová “os fortalecerá”, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 18 a 24 de dezembro de 2023, Jeová “os fortalecerá”, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
“Ele os firmará, os fortalecerá, os colocará sobre uma base sólida” (1 Ped. 5:10).
1. De onde os servos de Deus do passado extraíram forças?
A BÍBLIA muitas vezes apresenta os servos fiéis de Deus como pessoas poderosas. Mas mesmo os mais fortes nem sempre se sentiram assim. Por exemplo, às vezes o Rei David era corajoso e sentia-se “forte como uma montanha”, mas outras vezes sentia-se fraco e aterrorizado (Salmo 30:7). Por outro lado, Sansão teve uma força incrível quando Jeová lhe deu o seu espírito, mas reconheceu que sem o poder de Deus ele se tornaria “tão fraco como todos os outros homens” (Juízes 14:5, 6; 16:17). Onde esses servos fiéis conseguiram forças? De Jeová.
2. Por que o apóstolo Paulo disse que ele era fraco, mas poderoso? (2 Coríntios 12:9, 10).
2 O apóstolo Paulo reconheceu que ele também precisava do poder que vem de Jeová (leia 2 Coríntios 12:9, 10). Como muitos de nós, Paulo tinha problemas de saúde (Gálatas 4:13, 14). Além disso, ele lutou para fazer o que era certo (Romanos 7:18, 19). E às vezes ele se sentia angustiado e temia por sua vida (2Co 1:8, 9). Ainda assim, ele disse: “Quando estou fraco, então sou poderoso”. Como isso foi possível? Porque Jeová lhe deu a força que lhe faltava e assim o tornou poderoso.
3. Que perguntas responderemos neste artigo?
3 Jeová também promete nos fortalecer (1 Ped. 5:10). Mas para que isso aconteça não podemos ficar de braços cruzados. Vamos pensar em um carro. Para avançar, é necessário um motor potente. Mas o motor não impulsionará o carro se o motorista não pisar no acelerador. Assim como esse motor, Jeová pode nos dar a força de que precisamos. Mas temos que fazer a nossa parte. Que ajuda Jeová nos deu para sermos fortes? E o que devemos fazer para aproveitá-los? Para descobrir, vejamos como Jeová fortaleceu o profeta Jonas, Maria, mãe de Jesus, e o apóstolo Paulo. Veremos também que Jeová faz o mesmo com seus servos hoje.
4. O que podemos fazer para receber a força de Jeová?
4 Uma das coisas que podemos fazer para receber a força de Jeová é orar. Ele responde às nossas orações dando-nos “poder além do comum” (2 Coríntios 4:7). Também é bom ler a sua Palavra e refletir sobre ela (Sl 86:11). O que ele nos diz na Bíblia “age com poder” (Hb 4:12). Assim, por orar a Jeová e ler a sua Palavra, você receberá a força necessária para perseverar, continuar a servi-lo com alegria ou cumprir uma responsabilidade desafiadora. Vejamos como Jeová fortaleceu o profeta Jonas.
5. Por que Jonas precisava de força?
5 Jonas precisava de força. Jeová lhe deu uma missão. Mas, como tinha medo de cumpri-lo , decidiu fugir e pegou um barco no sentido contrário. Como resultado, ele e todos no navio quase morreram em uma grande tempestade. Quando os marinheiros o atiraram ao mar, ele acabou num lugar escuro e sombrio: a barriga de um peixe grande. Como Jonas se sentiria? Será que ele pensaria que iria morrer ali? Será que ele achava que Jeová lhe havia virado as costas? De qualquer forma, ele deve ter se sentido terrivelmente angustiado.
6. O que deu força a Jonas na barriga do peixe? (Jonas 2:1, 2, 7).
6 O que Jonas fez para receber força dentro da barriga do peixe? Daquele lugar solitário, ele orou a Jeová (leia Jonas 2:1, 2, 7). Embora o tivesse desobedecido, Jonas sabia que Jeová ouviria a sua humilde oração, porque estava arrependido. Além disso, ele refletiu nas Escrituras. Como nós sabemos? Porque em sua oração, que está no capítulo 2 de Jonas, ele usou muitas das palavras e expressões dos Salmos (por exemplo, compare Jonas 2:2, 5 com Salmos 69:1; 86:7). É claro que Jonas conhecia muito bem essas passagens. E, ao meditar neles durante aquela experiência difícil, ele teve confiança de que Jeová o ajudaria. Mais tarde, quando voltou para terra firme, estava pronto para aceitar sua missão e cumpri-la (Jn 2:10-3:4).
7, 8. O que ajudou um irmão a ser forte em tempos difíceis?
7 O exemplo de Jonas pode ajudar-nos quando passamos por situações difíceis. Pensemos num irmão de Taiwan chamado Zhiming. Ele está muito doente e, para servir a Jeová, sofre forte oposição da família. Como você consegue a força que Jeová dá? Orando e estudando. Ele admite: “Às vezes, quando surgem problemas, fico tão angustiado que não consigo me acalmar para fazer meu estudo pessoal.” Mas ele não joga a toalha. Ele diz: “A primeira coisa que faço é orar a Jeová. Depois coloco meus fones de ouvido e ouço alguns cânticos do Reino. Às vezes eu canto baixinho até conseguir me acalmar. E então começo a estudar.”
8 O que Zhiming aprendeu em seu estudo pessoal deu-lhe forças na hora certa. Certa vez, quando se recuperava de uma operação delicada, uma enfermeira lhe disse que ele tinha tão poucos glóbulos vermelhos que precisaria de uma transfusão de sangue. Mas na noite anterior à cirurgia, ele leu sobre uma irmã que havia passado pela mesma operação. O nível de glóbulos vermelhos da irmã era inferior ao dele, mas ela não aceitou sangue e se recuperou bem. Ler essa experiência deu a Zhiming forças para ser fiel.
9. O que você pode fazer se um teste o deixar impotente? (Veja também imagens).
9 Quando você está passando por uma provação, você às vezes se sente tão angustiado que fica muito difícil orar? Ou você acha que não tem forças para estudar? Lembre-se de que Jeová entende perfeitamente o que você está passando. Portanto, mesmo quando você faz uma simples oração a ele, você pode estar convencido de que ele lhe dará exatamente o que você precisa (Efésios 3:20). Se a dor física ou emocional dificultar a leitura e o estudo, talvez seja uma boa ideia ouvir gravações da Bíblia ou nossas publicações. Outra coisa que pode ajudá-lo é tocar uma de nossas músicas ou um vídeo do jw.org. Quando você ora a Jeová e busca a resposta às suas orações nos dons espirituais que ele dá, é como se ele estivesse dizendo: “Por favor, dê-me forças.”
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Jonas ora de coração a Jeová na barriga de um peixe. 2. Um irmão ora sinceramente a Jeová no seu quarto. Ao lado dele tem uma Bíblia e um telefone com fones de ouvido. Assim como o profeta Jonas, o que pode nos dar forças para suportar uma provação? (Ver parágrafos 6 a 9).
IRMÃOS NOS DÃO FORÇA
10. Como os irmãos nos dão força?
10 Jeová pode usar irmãos para nos dar forças. Eles podem ser “uma fonte de grande conforto” quando estamos passando por momentos difíceis ou lutando para cumprir uma responsabilidade (Colossenses 4:10, 11). “Em tempos de angústia” é quando mais precisamos de nossos amigos (Provérbios 17:17). Se nos sentirmos fracos, os irmãos podem nos dar ajuda física, emocional e espiritual. Vejamos como Maria, a mãe de Jesus, recebeu ajuda e força.
11. Por que Maria precisava de força?
11 Maria precisava de forças para cumprir a vontade de Jeová. Ela deve ter ficado muito emocionada quando o anjo Gabriel lhe contou a grande responsabilidade que ela teria. Ela iria engravidar sem se casar. Ela não tinha experiência como mãe, mas iria criar aquele que seria o Messias. Ela nunca teve relações sexuais e agora teria que explicar ao seu noivo, José, que estava grávida (Lucas 1:26-33).
12. De acordo com Lucas 1:39-45, como Maria recebeu a força de que precisava?
12 Como Maria recebeu forças para cumprir uma responsabilidade tão grande e única? Apoiando-se nos outros. Por exemplo, ele disse a Gabriel que lhe desse mais informações sobre a tarefa que Jeová lhe dera. — Lucas 1:34. Pouco depois, ele fez uma longa viagem pela “região montanhosa” de Judá para visitar sua parente, Isabel. E a visita valeu a pena! Isabel parabenizou Maria e, através do espírito de Deus, proferiu uma profecia encorajadora sobre o bebê que Maria teria (leia Lucas 1:39-45). Em resposta, Maria disse que Jeová “fez coisas poderosas com o seu braço” (Lucas 1:46-51). Jeová usou Gabriel e Isabel para fortalecer Maria.
13. O que aconteceu quando Dasurí pediu ajuda aos irmãos?
13 Assim como Maria, outros servos fiéis de Deus também podem fortalecer você. Vejamos o exemplo de uma irmã da Bolívia chamada Dasurí. Seu pai foi diagnosticado com uma doença terminal e hospitalizado. Ela queria ser uma boa filha e cuidar bem dele (1 Timóteo 5:4). Ele precisava do apoio de outras pessoas para cumprir esta responsabilidade, o que nem sempre era fácil. Ela admite: “Muitas vezes senti que não aguentava mais”. Mas a princípio ele não pediu ajuda. Porque? Dasurí explica: “Eu não queria ser um fardo para os irmãos. Disse a mim mesmo: 'É Jeová quem vai me ajudar.' Mas então percebi que, ao me isolar dos outros, eu estava na verdade lutando sozinho contra meus problemas” (Provérbios 18:1). Dasurí decidiu escrever a alguns amigos para explicar a sua situação. Ela continua dizendo: “Não tenho palavras para expressar o quanto meus queridos irmãos me apoiaram e fortaleceram. Eles trouxeram comida para o hospital e me incentivaram com textos da Bíblia. Como é bom sentir que não estamos sozinhos! Pertencemos à grande família de Jeová, uma família que está disposta a ajudá-lo no que você precisar, a chorar com você e a lutar ao seu lado.”
14. Por que devemos aceitar a ajuda dos idosos?
14 Jeová também usa os idosos para nos dar forças. São como presentes que ele nos dá para nos fortalecer e confortar (Is 32:1, 2). Portanto, converse com eles quando algo o preocupar. E se eles oferecerem ajuda, aceite de bom grado. Jeová os usa para fortalecê-lo.
NOSSA ESPERANÇA NOS DÁ FORÇA
15. Que bela esperança têm todos os cristãos?
15 A esperança que a Bíblia nos dá enche-nos de força (Romanos 4:3, 18-20). Todos os cristãos têm a maravilhosa esperança de viver para sempre, seja no céu ou num paraíso aqui na Terra. Por causa dessa esperança, temos força para suportar provações, pregar as boas novas e cumprir as nossas responsabilidades na congregação (1 Tes. 1:3). Vejamos como essa mesma esperança fortaleceu o apóstolo Paulo.
16. Por que o apóstolo Paulo precisava de força?
16 Paulo precisava de força. Em sua carta aos Coríntios ele disse que era frágil como uma panela de barro. Ele disse que foi oprimido, perseguido e derrubado e que estava indeciso. Houve até momentos em que ele esteve prestes a perder a vida (2Co 4:8-10). Ele escreveu tudo isso na sua terceira viagem missionária. Ele provavelmente não sabia naquela época que mais dificuldades o aguardavam. Mais tarde, nessa mesma viagem, foi atacado por uma multidão violenta, preso, quase morreu num naufrágio e acabou na prisão.
17. De acordo com 2 Coríntios 4:16-18, o que deu forças a Paulo para suportar provações?
17 O que deu a Paulo forças para perseverar? Concentre-se na sua esperança (leia 2 Coríntios 4:16-18). Ele disse aos irmãos coríntios que, embora seu corpo estivesse “definhando”, seu espírito estava intacto. Ele se concentrou na vida que teria no futuro. Para ele, a esperança celestial era muito especial, “de uma grandeza cada vez mais extraordinária”. E ele estava disposto a suportar qualquer coisa para ganhar a recompensa. Paulo meditou nessa esperança e, como resultado, sentiu que ela estava “sendo renovada a cada dia”.
18. Como a esperança fortalece Tíjomir e sua família?
18 A esperança é o que dá força a um irmão da Bulgária chamado Tíjomir. Há alguns anos, seu irmão mais novo, Zdravko, morreu num acidente de trânsito. Tíjomir ficou arrasado. O que ajudou ele e sua família a lidar com essa dor? Pense em como será a ressurreição. Ele explica: “Por exemplo, começamos a falar sobre onde receberemos Zdravko, que comida prepararemos para ele, quem convidaremos para sua festa de boas-vindas e quais detalhes dos últimos dias lhe contaremos”. Tíjomir diz que focar na esperança dá forças à sua família para continuar aguentando e esperando o momento em que Jeová ressuscitará seu irmão.
19. O que você pode fazer para fortalecer sua esperança? (Veja também a imagem).
19 O que você pode fazer para fortalecer sua esperança? Se você espera viver para sempre na Terra, leia o que a Bíblia diz sobre o Paraíso e imagine-se lá (Is. 25:8; 32:16-18). Pense em como será a vida no novo mundo. Você se vê aí? E quem você vê? Isso ouve? O que você sente? As imagens do Paraíso que aparecem nas nossas publicações vão ajudá-lo a dar asas à imaginação. Você também pode assistir a videoclipes, como Real Life, Very Close ou I Contemplate That Day. Se tivermos o hábito de pensar em como será a vida no novo mundo, as dificuldades parecerão “momentâneas e leves” (2 Coríntios 4:17). A esperança que Jeová lhe dá o fortalecerá.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã surda assiste ao videoclipe de “True Life” em linguagem de sinais e pondera como será sua vida no novo mundo. Ele se imagina tocando violoncelo com outros músicos. Como você imagina que será sua vida no novo mundo? (Ver parágrafo 19).
20. Onde conseguiremos forças mesmo nos momentos em que nos sentirmos fracos?
20 “Em Deus teremos força” mesmo nos momentos em que nos sentimos fracos (Sl 108:13). Jeová já nos deu tudo o que precisamos para sermos fortes. Portanto, quando você achar difícil cumprir uma responsabilidade, suportar uma provação ou continuar a servir a Jeová com alegria, ore a ele de coração e estude a Bíblia para obter orientação. Além disso, aceite a ajuda dos irmãos e mantenha bem viva a sua esperança. Então Jeová “pelo seu poder glorioso” o fortalecerá “com todo o poder necessário para suportar todas as coisas com paciência e felicidade” (Col. 1:11).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como a oração e o estudo pessoal nos fortalecem?
Uma das coisas que podemos fazer para receber a força de Jeová é orar. Ele responde às nossas orações dando-nos um poder além do comum. Também é bom ler a sua palavra e refletir sobre ela. O que ele nos diz na Bíblia age com poder. Portanto, se orarmos a Jeová e lermos a sua palavra, receberemos a força necessária para perseverar, continuar a servi-lo com alegria ou cumprir uma responsabilidade desafiadora.
Como os irmãos nos dão força?
Jeová pode usar irmãos para nos dar forças. Eles podem ser uma fonte de grande conforto quando estamos passando por momentos difíceis ou lutando para cumprir uma responsabilidade. Em momentos de angústia é quando mais precisamos que nossos amigos nos ajudem física, emocional e espiritualmente.
Como nossa esperança nos dá força?
A maravilhosa esperança de viver para sempre, seja no céu ou num paraíso aqui na terra. Por causa dessa esperança, temos força para suportar provações, pregar as boas novas e cumprir as nossas responsabilidades na congregação.
A esperança que a Bíblia nos dá nos enche de força conforme mencionado em Romanos 4:3,18-20.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário