ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 25 a 31 de dezembro de 2023, Jó 30 a 31, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
Jó 31:35. Se alguém nos expressa seus sentimentos ou preocupações, o que podemos fazer para não parecermos “amigos” de Jó? (w05 15/11 11 par. 3).
Podemos tentar compreender os sentimentos e preocupações que ele tem, demonstrar interesse empático pelos nossos comentários e quando ele nos explica o problema, tentar perceber os sentimentos que as suas palavras expressam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por exemplo: Primeiro, devemos mostrar que levamos em conta os sentimentos da pessoa e que nossa intenção ou objetivo é compreendê-la. Também podemos expressar nosso interesse através de comentários de apoio, como: "Deve ter sido terrível" ou "Você deve ter se sentido incompreendido." Algo que também pode ajudar é repetir com nossas palavras o que a pessoa está nos dizendo, assim ela saberá que entendemos o que ela disse, pois para demonstrar amor quando ouvimos não basta simplesmente prestar atenção nas palavras, mas para Devemos perceber os sentimentos que eles contêm.
Bom, a gente vê quando alguém está nos contando uma preocupação, um sentimento, e acima de tudo, dói, não precisamos apenas ouvir, temos que ouvir e perceber o que o irmão está nos dizendo. é que se um irmão está nos contando suas preocupações é porque ele confia em nós, então não vamos deixar que esse sentimento seja em vão, mas sejamos mútuos, vamos tentar encorajar esse irmão e entender como ele se sente e assim teremos empatia assim como gostaríamos que ele o tivesse conosco.
Se no caso dos amigos ou companheiros de Jó é mencionado como ele ouviu pelo menos 10 de seus discursos, porém, Jó ainda sentia que eles não o estavam ouvindo, por que nem se colocaram em seu lugar ou lhe deram uma palavra de conforto, é citado aqui na revista que eles nem queriam entender o que ele sentia porque não tinham a capacidade de ouvir ou se colocar no lugar de Jó, então no nosso caso quando alguém fala conosco ou quer desabafar , eles têm essa confiança em nós e nós podemos Para evitar parecer fazer o contrário, o que os companheiros de Jó fizeram foi ouvi-los tentar nos colocar no lugar deles e dar-lhes uma palavra de encorajamento.
Sim, algo que o comentário menciona me parece muito interessante porque diz que para demonstrar amor ao ouvir, você não vai prestar atenção apenas nas palavras ou no que elas nos dizem, mas é preciso perceber os sentimentos que elas contêm .
Podemos ouvir a pessoa e nos colocar no lugar dela, usar palavras de incentivo que demonstrem compreensão, por exemplo, poderíamos dizer à pessoa, com certeza você se sente mal ou incompreendido, e isso mostra que levamos em consideração os sentimentos dela mesmo quando ela diga-nos e nós repetimos o que eles nos dizem. O que está contando é um sinal de compreensão e interesse pessoal.
E às vezes quando eles estão nos contando sobre um problema ou preocupação já estamos pensando na solução e é isso que podemos ver aqui com os três conselheiros, em vez de ouvirem o que realmente estava acontecendo eles estavam pensando em qual solução eu vou dá ou o que ela está passando, isso e depois nos ensina a ouvir bem, às vezes não tem solução, às vezes só ouvir faz a pessoa se sentir compreendida e é importante.
Não só ouvir, mas também prestar atenção ou fixar o olhar na pessoa, isso indica que você está ouvindo porque é fácil perceber quando alguém está te ouvindo daqui a pouco mas aí seus olhos estão em outra coisa e você já sabe disso a atenção foi perdida, o que também indica como podemos prestar atenção à maneira como ouvimos.
Sim, o que mencionei é muito interessante, a fonte de informação menciona que existem formas de ouvir, alguém só pode ouvir por respeito sem demonstrar interesse, mas outra pessoa pode ouvir mas quer entender os sentimentos que a pessoa está expressando, então para não parecermos os Amigos de Jó, quando alguém nos conta alguma coisa, nos abre o coração, queremos tentar ouvir para entender seus sentimentos.
A forma como os supostos amigos de Jó tentaram consolá-lo não ajudou em nada, pelo contrário, enfraqueceram o amor e os sentimentos que ele já tinha. Isso me ensina que para demonstrarmos amor devemos ouvir com todos os nossos sentidos. na posição de quem está conversando com a gente, sentindo seus sentimentos e demonstrando com palavras, deve ter sido terrível, o quanto deve ter te machucado, então assim mostramos que estamos interessados, estamos ouvindo e estamos nos colocarmos no lugar deles.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Jó 30:9,10. Estes versículos mostram como os inimigos de Jó lançaram sobre ele a sua hostilidade, desenfreada e com total desrespeito. Nós também talvez tenhamos de enfrentar a rejeição ou o ridículo de outros por escolhermos servir a Jeová. Assim como Jó, devemos permanecer firmes e retos e não permitir que nada nos desanime ou faça vacilar a nossa fé.
Jó 31:16-19. Esses versículos destacam a generosidade e a compaixão de Jó pelos mais necessitados. Nós também podemos ser generosos com as nossas palavras e ações, usando o nosso tempo e energia para ajudar e encorajar outros. Se tivermos o hábito de ser generosos, nos achegaremos mais a Jeová e aos nossos irmãos.
Jó 31:29-34. Esses versículos me ensinam que devo rejeitar todo desejo de vingança. Eles também me ensinam a importância de perdoar e amar meus inimigos, mesmo aqueles que, chamando-se de irmãos, os ferem repetidas vezes.
Jó 31:24-28. Esses versículos me alertam para depositar minha confiança e adoração em Jeová, em vez de nas riquezas materiais que este mundo oferece.
Jó 31:16-23. Esses versículos me ensinam a generosidade que devo mostrar para com os necessitados e a importância de ajudar os mais vulneráveis.
Jó 31:13-15. Estes versículos ensinam-me a importância de tratar todos os seres humanos com justiça e compaixão, independentemente da sua posição na sociedade.
Jó 31:9-12. Estes versículos mostram o respeito que os servos de Jeová devem ter pelas mulheres, bem como a responsabilidade de manter a fidelidade no casamento.
Jó 31:6. Este versículo mostra como Jó afirma que enquanto sofre os ataques de Satanás, Jeová o pesa numa balança exata e assim passa a conhecer sua integridade. Isto me ensina que devo esforçar-me para ser realmente uma pessoa íntegra, para não ter de passar pela balança de Jeová.
Jó 30:5-8. Esses versículos sugerem o que Jó reconheceu ter conseguido superar vários testes de lealdade que todos os servos de Deus enfrentam. Isso me ensina um exemplo de integridade a ser imitado. Se eu fizer isso bem, poderei dizer com a mesma convicção de Jó, que sou uma pessoa íntegra.
Jó 31:1-4. Esses versículos me ensinam a importância de manter meus olhos e pensamentos sob controle, evitando a tentação e a imoralidade.
Jó 30:24-31. Esses versículos mostram como Jó reflete sobre a brevidade da vida e a inevitabilidade da morte. Isso me ensina que a vida é frágil e devemos aproveitar cada momento para buscar sabedoria e fazer o bem a todos os tipos de pessoas, mas principalmente àquelas que sofrem ou passam por momentos difíceis.
Jó 30:16-23. Mostra como Jó expressa sua angústia e dor, descrevendo como tudo se voltou contra ele. Isso me ensina a importância de expressar nossos sentimentos e buscar apoio em momentos de dificuldades nas pessoas certas e não em falsos amigos e muito menos em pessoas zombeteiras ou críticas.
Jó 30:9-15. Esses versículos mostram como Jó descreve a maldade e a crueldade de seus adversários, que zombam dele e se alegram com seu sofrimento. Isto me ensina que não devo imitar aqueles que desprezam o próximo e zombam ou criticam. Pelo contrário, devemos mostrar compaixão e empatia por quem passa por este tipo de situações.
Jó 30:1-8. Esses versículos mostram como Jó fala sobre a humilhação que está enfrentando e como está sendo desprezado por homens jovens e sem valor. Isso me ensina que mesmo pessoas justas e de reputação impecável podem passar por momentos difíceis e sofrer o desprezo daqueles que se acreditam moralmente superiores, mas com suas ações injustas demonstram o contrário.
Jó 30:9-15. Esses versículos mostram como Jó enfrenta o desprezo e a humilhação daqueles que eram seus amigos e daqueles que o respeitavam e honravam. Ele está perturbado e sofre física e emocionalmente. Ele sente que Deus o abandonou. Hoje também há pessoas que insistem em zombar e prejudicar a nossa reputação e até nos fazer pensar que essas coisas acontecem porque Jeová nos abandonou. Mas o exemplo de Jó mostra que isto é falso e o que expõe é a torpeza moral deste tipo de pessoas.
Jó 30:1-8. Estes versículos mostram como Jó foi torturado pelos filhos dos homens que ele nem mesmo colocava junto com os cães do seu gado. Esses jovens eram agora seus panfletos e críticos, o que ele considerava injusto, pois eram pessoas inúteis. Isso nos ensina que tal pai, tal filho. Portanto, os pais cristãos devem esforçar-se a ser um bom exemplo para os filhos.
Jó 30:1-2. Esses versículos mostram como os homens mais jovens zombam e desprezam Jó. Esta situação recorda-nos como se perdeu neste tempo o respeito e a consideração pelos idosos, o que deverá levar os pais a reflectirem sobre a forma como estão a educar os seus filhos neste e noutros sentidos.
Jó 30:11. Assim como Jó, nos piores momentos podemos pensar que Jeová nos abandonou. Lembremo-nos de que, sejam quais forem as circunstâncias, Jeová sempre sabe o que estamos passando. Vamos encarar isso como um teste de Satanás, confiando que Jeová nos consolará e nos sustentará e nos dará a força necessária para suportar qualquer dificuldade.
Jó 30:20. Assim como Jó, às vezes podemos nos perguntar se Jeová ouve nossas orações. Nestes momentos, lembremo-nos de que Jeová nos ama e quer conceder-nos o que lhe pedimos. Mas ele também é nosso criador e merece todo o nosso respeito. Portanto, certifiquemo-nos de que as coisas que pedimos estão de acordo com a vontade de Deus e que as pedimos com bons motivos.
Jó 30:28. Assim como Jó, podemos passar por circunstâncias que nos fazem sentir profunda tristeza e desespero. Oremos regularmente e abramos o coração a Jeová, meditemos na leitura da Bíblia e concentremos-nos nas coisas boas que temos. Isto certamente pode fazer com que o coração triste, mas justo, sinta-se alegre novamente.
Jó 31:9-28. Jó deu-nos um bom exemplo por evitar o adultério, o tratamento injusto e desprezado dos seus semelhantes, o materialismo e a idolatria.
Jó 31:1. Jó tinha controle sobre o que via e só demonstrava interesse romântico pela esposa. Imitemos Jó, sempre determinados a obedecer aos padrões de moral de Jeová e controlando cuidadosamente o que vemos e desejamos.
Jó 31:11. Assim como Jó, evitemos comportamentos vergonhosos. Não vamos permitir que coisas sujas entrem em nossas mentes. Vamos selecionar bem o que ouvimos, vemos e lemos. Permaneçamos alertas e reajamos rapidamente, rejeitando o que é inaceitável aos olhos de Jeová.
Jó 31:13-15. Jó era humilde, justo e compassivo. Ele tratava bem a todos, independentemente de sua condição social ou econômica. Imitemos Jó, sendo exemplares no modo como tratamos os outros.
Jó 31:16-19. Destacam-se a generosidade e a compaixão de Jó para com os mais necessitados. Nós também podemos ser generosos com as nossas palavras e ações, usando o nosso tempo e energia para ajudar e encorajar outros. Se tivermos o hábito de ser generosos, nos achegaremos mais a Jeová e aos nossos irmãos.
Jó 30:20. Aí nos faz pensar que às vezes quando temos problemas ou precisamos de uma solução oramos a Jeová mas talvez não tenhamos uma resposta imediata, então esse texto me faz pensar que não devemos pensar como Jó fez que Jeová não nos ouve que ele não tem interesse em nós porque sabemos que Jeová é um Deus de amor e ele sempre presta atenção às nossas orações, mas não responde quando queremos, mas quando acha necessário.
Jó 3:11. Jó diz que tinha controle sobre o que via e só demonstrava interesse romântico pela esposa. Vamos imitar Jó, sempre determinados a obedecer aos padrões de moral de Jeová e controlando cuidadosamente o que vemos.
Jó 31:37. Ele diz que como um príncipe eu me aproximaria dele com confiança, este versículo também me ajuda a valorizar mais a oração, pois Jeová, embora esteja em um nível muito mais elevado do que nós, nos dá confiança para nos abrirmos a ele e isso o torna um lugar seguro. refúgio no mundo e que nos aproximemos de Jeová com confiança.
Jó 31:6. Aqui Jó pede a Deus que pese com uma balança exata para que ele reconheça sua integridade e neste capítulo ele nos dá a entender que Jó obviamente superou muitas diversidades ou testes de lealdade e também o mesmo que enfrentamos hoje, quer sejamos jovens ou velhos, enfrentamos muitos tipos de provas como os jovens na escola e muitos deles passam nessas provas, então Jó nos deixou esse grande exemplo para imitarmos e se fizermos isso podemos ter certeza e também com muita convicção pedir a Jeová para ver também nossa integridade.
Jó 31:13-15. Vemos o tratamento que Jó dá aos seus servos, depois vemos que Jó apreciava a misericórdia de Jeová e por isso ele também era assim com seus servos, era humilde, justo e compassivo, tratava a todos sem levar em conta quem. eles eram ou como era a situação deles. social, então este é um exemplo para nós com nossos irmãos podemos fazer o mesmo. Também aqui há irmãos que têm certas responsabilidades na congregação eles podem seguir o exemplo de Jó que temos que ser assim como Job e parcial e também acessível.
Jó capítulo 30 os primeiros versículos. Falam de pessoas mais jovens que ele que não o respeitavam, o versículo 10 diz que eles se afastaram dele e cuspiram na cara deles, então os jovens não respeitaram e honraram a dignidade que Jó merecia por ser uma pessoa mais velha, que me faz pensar nos irmãos mais velhos da congregação, como os estou tratando, se os estou tratando com a dignidade que merecem, com a honra que Jeová deseja que lhes demos e com o amor que devemos mostrar-lhes , então pensar nisso me fez meditar nisso e mostrar a eles aquele carinho que eles merecem
Jó 31:13. É uma pergunta que Jó faz. O desastre não espera quem age mal e bem, a resposta é bastante clara, é óbvia, diz mesmo, e a calamidade espera quem faz coisas prejudiciais. São perguntas que têm um óbvio resposta, agora a pergunta que se faz: talvez eu esteja fazendo coisas que no final meu resultado seja negativo, obviamente é preciso aprender com essa lição.
Pessoalmente, gosto bastante do versículo 1 do capítulo 31. Onde uma parte diz como eu poderia ter um interesse indevido por uma jovem, aqui Jó teve que demonstrar que para ser reto ele tinha que se esforçar para ser obediente em todas as áreas de sua vida, um deles sendo respeitoso com sua esposa por isso tive que ter muito cuidado na forma como tratei as outras irmãs e isso me ensina a mesma coisa que tenho que ter cuidado ao tratar nossa irmã e assim mostrarei respeito e honra à minha esposa e mostrarei que sou íntegro perante Jeová.
Jó 31:29. Faz-nos pensar que como servos às vezes nos tratam mal, mas às vezes acontece que a moral muda, que coisas ruins acontecem a quem nos trata mal ou algo lhes acontece e isso nos faz meditar e ficar felizes pelas coisas que acontecem a eles. Acontecem com os nossos inimigos e se nos sentimos felizes, queremos imitar a atitude de Jó de não ficarmos felizes com as injustiças daqueles que nos fazem mal.
Sim, embora Jó tenha sido abençoado com muitos bens materiais, sua confiança não foi depositada neles e isso foi demonstrado na forma como ele reagiu quando perdeu tudo, então em Jó 31:24 a 28, ele poderia dizer que estava disposto a sendo julgado por Jeová porque sabia que havia mantido sua integridade nesse sentido, isso me ensina que, para mantermos nossa integridade, um dos aspectos importantes é ter o conceito correto sobre os bens materiais.
Jó 30:11. Assim como Jó, nos piores momentos podemos pensar que Jeová nos abandonou e lembremo-nos de que, sejam quais forem as circunstâncias, Jeová sempre sabe o que estamos passando e deixe-nos ver isso como um teste de Satanás, confiando que Jeová consolará e nos sustentará e nos dará a força necessária para suportar qualquer dificuldade.
Jó 31:6. Nos ensina que não é fácil imitar a integridade de Jó, pois Satanás está tentando quebrar a nossa integridade com a mesma força que tentou quebrar a de Jó, por isso temos que nos vestir com toda a armadura de Deus, isso implica estar interessado em Deus em como Jó também foi, sempre tendo a consciência de agradá-lo em tudo que fazemos e seja a nível individual ou familiar para que o estudo, a preparação, a frequência, as reuniões nos ajudem para que possamos continuar a manter a integridade e também nos relacionar aos nossos entes queridos, irmãos espirituais.
Jó 30:28. Ele diz que Jó andava triste de um lugar para outro e não via saída para seu problema. Também podemos passar pela mesma situação de tristeza e desespero, mas algo que pode nos ajudar a encontrar uma saída é pedir a Jeová em oração para nos ajudar. Mostre-nos a saída e ele poderá nos ajudar com os irmãos maduros dentro da congregação ou com os presbíteros se pedirmos ajuda como Jó fez.
Jó 31:11. Ele fala sobre como seria um comportamento vergonhoso seduzir outra mulher que não seja sua esposa. Esse comportamento vergonhoso se refere tanto a Jeová quanto às pessoas que o observam. Isso me faz pensar muito sobre as ações que tomamos. É verdade. As pessoas sabem por sermos Testemunhas de Jeová, sempre queremos limpar seu nome, porém, a primeira coisa que devemos pensar, assim como Jó, é que o comportamento seria vergonhoso aos olhos de Jeová. Não queremos fazer nada que possa manchar nossos reputação que temos diante de Jeová, assim como Jó considerou esse comportamento vergonhoso para que Jeová o visse quando estivermos prestes a tomar decisões e então sentiríamos vergonha de ver o que fazemos diante de Jeová.
Jó 31:29 e 30. Jó mostra que nunca se alegrou com o sofrimento daqueles que o odiavam nem mostra que ele era malicioso ou cruel com eles porque sabia que a integridade que tinha com Jeová era muito mais valiosa, isso faz com que eu Pense agora que Jeová também vê o coração de cada um de nós hoje e a maneira como agimos como pensamos mostrará se estamos sendo vingativos ou hipócritas com nosso jeito de ser, então como Jó devemos ser fiéis a Jeová com integridade em nossa maneira de agir e demonstrá-lo.
Jó 31:33. Vemos que Jó não tentou esconder seus pecados nem escondeu seu erro no bolso da camisa com medo de cair em descrédito. Jó aceitou que Deus o examinaria. Ele estava disposto a confessar seus erros, bem, e nós também. se em algum momento conseguirmos comer. Se cometermos um pecado grave, não devemos escondê-lo para salvar as aparências, mas devemos demonstrar que somos justos, reconhecendo nosso erro, arrependendo-nos, buscando ajuda espiritual e reparando o máximo possível qualquer dano cometido. Procedendo assim, obteremos a bênção de Jeová.
Jó 31:13-15. Jó era humilde, justo e compassivo, tratava bem a todos independentemente das suas condições sociais ou económicas. Imitemos Jó sendo exemplares na nossa forma de tratar os outros.
Jó 31:26-28. Ele fala sobre certas práticas de adoração falsa e, embora Jó não fosse israelita, ele estava muito preocupado em prestar adoração pura a Jeová e eu gostaria de aplicar isso hoje porque pode haver festivais ou tradições comuns na área ou entre a comunidade, mas Devo ter muito cuidado para que eles não tenham nada a ver com adoração falsa para dar a Jeová o que ele merece.
Jó 31:6. Jó disse sobre Jeová, ele reconhecerá que sou completo, dado o entendimento de que Jeová presta atenção à sua integridade e que ele iria recompensá-lo. Nossas publicações dizem que essa segurança, essa esperança que ele tinha de que Jeová iria recompensar Ele por sua integridade, ajudou-o a suportar as provações que tive então, nunca queremos esquecer no nosso caso que Jeová também olha para a nossa integridade e que ele a recompensará quando enfrentarmos provações, queremos que isso venha à mente e isso nos ajudará a enfrentá-los com sucesso.
Jó 31:16-22. Ele nos ensina como Jó era realmente um homem generoso. Nestes versículos ele menciona, por exemplo, que se ele se recusasse a dar aos pobres ou a entristecer as viúvas, ele diria que meu braço cairia ou que quebraria no Isto me ensina que nosso espírito Dar sem receber algo em troca deveria ser tão forte quanto o de Jó. Se não fôssemos fazer algo pelos nossos irmãos quando eles precisassem, então poderíamos cair.
Jó 31:39. Ele também fala sobre como não comeu os frutos sem pagar nada. Ele não causou desespero entre os donos da terra. Com essas palavras, Jó estava dizendo que nunca havia tirado a terra de ninguém ou explorado nenhum trabalhador, nem é uma boa lição para Nós hoje nunca devemos aproveitar a irmandade cristã para tirar vantagem material de nossos irmãos e sim devemos estar satisfeitos com tudo em nossas negociações. Se prometemos algo, cumprimos, se pedimos algo emprestado, devolvemos e assim por diante e seremos como Jó, poderemos dizer que nunca fiz algo ruim.
Jó 30:25. Ele diz, talvez eu não tenha chorado por quem passa por momentos difíceis, não tenha ficado triste pelos pobres, então Jó era um homem que sentia pena dos outros, mas não só porque disse ou porque disse isso , mas porque compartilhou o que tinha com muito prazer, ajudando as pessoas não só emocionalmente, mas até materialmente.
Jó 31:6. Onde Jó disser que Deus me pesa com equilíbrio exato, então ele reconhecerá que sou íntegro aqui Jó tinha toda a certeza de que ele era um homem completo, um homem íntegro diante de Jeová, então nós também nunca devemos duvidar de nossa integridade, devemos ter certeza de sempre agir corretamente, de acordo com os padrões de Jeová, e não teremos medo de que Jeová nos julgue com justiça.
Jó 31:15. Pergunta: Aquele que me criou no ventre não os fez neste contexto? Ele nos revela que somos todos criação de Deus e como Provérbio 22:2 menciona, todos nós, não importa se somos ricos ou pobres, somos obras. Deus, então, isso não nos dá o direito de desprezar alguns e mostrar favoritismo a outros porque todos fomos feitos pela mesma pessoa.
Jó 30:20. Ele nos diz, estou te pedindo ajuda, ele nos diz, estou gritando por sua ajuda, mas você não me responde. Às vezes sentimos que Jeová não ouve nossas orações e é por isso que é muito importante que lemos a Bíblia, assistimos aos vídeos, lá encontramos exemplos de que situações iguais ou semelhantes aconteceram conosco, aquelas que passamos e vemos que Jeová tem respondido aos nossos irmãos e é bom que aprendamos a ter paciência quando Jeová está vou responder.
Jó 30 9:10. Ele menciona que seus inimigos ou esses consoladores descarregaram sua raiva na ignorância dessas pessoas que contaram tudo a Jó, da mesma forma que às vezes podemos ser ridicularizados no trabalho em outros lugares, porém não esqueçamos que Jeová estará do nosso lado. por outro lado, se permanecermos retos e não nos deixarmos desanimar ou nos fazer vacilar na nossa fé por parte dessas pessoas que nos falam ou zombam de nós.
Jó 31:23. Nos ensina o motivo pelo qual Jó sempre permaneceu fiel e leal a Jeová durante sua vida e principalmente naquele momento tão difícil de sua vida e o motivo é por causa do temor de Deus que ele tinha, Jó nunca quis decepcionar a Jeová ou porque desobedeceu uma ordem dele ou, no caso de sua vida, falar mal dele ou amaldiçoá-lo, então nós também teremos de imitar o exemplo de Jó em nos esforçarmos para obedecer a Jeová, por causa de como nosso relacionamento com ele seria afetado se o desobedecessemos.
Jó 31:32. Ele diz que nenhum estranho precisava passar a noite fora, eu abri minhas portas para o viajante, ele fala sobre hospitalidade, ele sempre foi hospitaleiro, dando o seu melhor até para o estranho. Essa é a lição para nós, então sejamos hospitaleiros na medida do possível com os nossos irmãos e às vezes até com aquelas pessoas que não são testemunhas.
Jó 30:26. Ele diz que embora eu esperasse o bem, o mal veio, esperando a luz mas veio a escuridão, muitas vezes nos esforçamos com toda a hipertensão temos que fazer as coisas bem e não dar errado e por isso devemos orar a Jeová para que possamos lidar com o que está acontecendo conosco.
Jó 30:11. Nos mostra que os inimigos de Jó descarregaram sobre ele sua hostilidade desenfreada sem restrições e com total falta de respeito e se aproveitaram de sua situação porque o viam como uma pessoa fraca por causa da situação que Jó estava passando, mas se esqueceram de algo muito importante e é que Jó não estava sozinho porque tinha Jeová que estava com ele em todos os momentos, hoje acontece a mesma coisa com irmãos que vivem em países onde estão presos por suas crenças, pensam que assim vão enfraquecê-los mas não levam em conta que Esses irmãos, como os da Rússia, têm Jeová que os fortalece para que possam perseverar.
Jó 30:25. Nos ensina que Jó foi uma pessoa empática porque ele mesmo faz a pergunta de que talvez não tenha chorado por quem está passando por momentos difíceis, não tenha ficado triste pelo coitado, isso nos ensina que também fazemos o o mesmo quando um irmão se sente mal, está triste, precisamos encorajá-lo, procuramos dar-lhe conselhos através da Bíblia ou simplesmente um gesto como um abraço.
Jó 31:33. Jó diz que não tenta encobrir suas ofensas ou esconder nenhum crime, então com isso aprendemos que quando cometemos um pecado temos que confessá-lo o mais rápido possível porque escondê-lo não adiantaria porque Jeová vê tudo e as palavras de Provérbios 28:13 Elas nos incentivam a confessá-las para que nos seja mostrada misericórdia e possamos restabelecer nossa amizade com Jeová, assim como Jó fez.
Jó 31:3-15. Aqui ele foi um exemplo de humildade, justiça e compaixão porque tratava todas as pessoas com respeito independentemente da sua posição, origem, cultura ou doença, por isso temos que seguir o seu exemplo de Jó sendo modelos que tratam as pessoas com bondade e sendo justos com todos pessoas.
E se esperarmos pelo bem e a vida nos der um revés ou esperarmos pela luz mas ela vier em trevas no caso de Jó no capítulo 30 versículo 26, ele se sentiu exatamente assim e de fato em 20:21 ele diz isso ele Parecia que Deus não o estava ajudando, então devemos estar cientes de que neste sistema cada vez mais maligno e cada vez pior, não estamos imunes a esse tipo de situação que acontece conosco, mas sabemos de onde vem, ao contrário de Jó que não sabia e nós tenhamos a certeza de que se Deus não resolver o problema, certamente nos dará forças para seguir em frente.
Jó 31:6. Jeová se lembra da integridade de Jó e isso foi mantido vivo em seu coração pela esperança que ele tinha no futuro, porque ainda temos que estar determinados a não deixar de ser íntegros mesmo que às vezes sintamos que somos os únicos que queremos alcançá-lo mas sabemos que Jeová está conosco, não estamos sozinhos e não só por causa de um futuro maravilhoso que teremos, mas hoje ele está conosco e sempre está fazendo de cada dia um sucesso.
Jó 31:6. Sem o mesmo versículo diz que Jeová me pesa numa balança exata, refere-se à sua justiça perfeita e isso nos aproxima de Jeová porque ele conhece até os nossos pensamentos mais profundos e temos a certeza de que ele não é esquecido pelos esforços que fazemos por agradá-lo e isso é algo que fortalece a nossa amizade com ele.
Jó 31:38. Encontramos uma lição prática, diz Jó, se minha própria terra clamou contra mim e todos os seus sulcos choraram ao mesmo tempo com estas palavras Jó Ele indicou que nunca havia tirado a terra de ninguém ou explorado qualquer trabalhador como ele, temos de ser leais a Jeová em todos os assuntos, sejam de pouca ou de grande importância.
Jó 30:25. Jó era um homem altruísta com os outros e Jeová levou em conta o seu bom comportamento e recompensou-o na sua vida.
Sim, às vezes quando sofremos de ansiedade, depressão ou outras coisas que nos deixam um pouco tristes e abatidos, Jó 30:28 menciona que Jó também era assim, andava triste de um lugar para outro, mas o mais importante é que ele diz, peço ajuda na assembleia., devemos pedir ajuda na congregação a irmãos responsáveis ou outros irmãos maduros ou irmãs maduras para nos ajudar a enfrentar nossos desânimos.
Jó 31:6. Jó conseguiu destacar uma qualidade de Jeová, ele diz que me pesa numa balança exata, ou seja, às vezes nós mesmos temos uma opinião muito baixa sobre nós mesmos ou às vezes acreditamos demais em nós mesmos, mas ele tinha consciência de que Jeová tem a grande qualidade ou uma das muitas que Ele nos pesa em sua balança exata, portanto, devemos confiar plenamente que Jeová naquele momento nos dará não apenas ajuda, mas também nos pesará na medida certa, nem muito nem pouco.
Jó 31:1. Já foi comentado em parte nos tesouros mas está comprovado que o efeito nocivo da pornografia e se um cristão decide ter controle sobre o que assiste, não é por pudor mas porque respeita os padrões de Deus e sabe que o que Deus aconselha nos diz: é para o nosso bem.
Jó 30:20,21. Vemos cuando Job sufrió una tragedia tras otra culpó erróneamente a Dios por ello y no sabía ni quién era el causante de sus problemas ni la razón de su sufrimiento hoy nosotros afortunadamente tenemos la Biblia que nos enseña por qué nos ocurren las cosas y cómo debemos reaccionar com elas.
Jó 31:38,39. Nestas palavras Jó disse que nunca havia tirado a terra de ninguém. Aqui vemos que Jó foi honesto e isso nos ensina que devemos ser leais a Jeová em todos os momentos em todos os assuntos, sejam eles de pouca importância ou de grande importância e seja honesto.
Jó 31:6. Vemos que Jó deu a entender que conseguiu superar vários testes de lealdade que todos os servos de Deus enfrentam. Sem dúvida, Jó nos deixou um grande exemplo que devemos imitar. Se o fizermos, podemos dizer com a mesma convicção que David, que andaremos em integridade, para Jeová.
Jó 31:3-15. Diz que José apreciava a misericórdia de Jeová e por isso foi misericordioso com seus escravos e este é um exemplo magnífico para mim e para todos nós do que devemos ser misericordiosos, justos, imparciais e acessíveis.
Jó 31:13,14. Vemos também que, se quisermos ser retos, devemos também imitar a humildade de Jó, tratando as pessoas com justiça e consideração.
Jó 31:6,7. Nos ensina que quando somos retos também apoiamos a soberania de Jeová e devemos lembrar também que Deus se baseará em nosso comportamento porque para nos julgar individualmente neste caso Jó sabia que Jeová pesa as pessoas em uma balança exata que é, com sua justiça perfeita determina se eles estão completos, então este texto nos incentiva a nos esforçar para fazer o que agrada a Jeová em todas as áreas de nossa vida, mesmo quando acreditamos que ninguém nos vê, já que Jeová conhece nossos corações até os nossos intenções.
Jó 31:24-28. Mostra que, embora Jó fosse rico, ele confiava em Jeová e não nas riquezas, e, assim como Jó, deveríamos valorizar mais um relacionamento bom e achegado com Jeová do que posições materiais.
Falando sobre a atitude de Jó 30:26 , diz que o bem o esperava, porém, o mal veio e ele ficou esperando a luz e as trevas vieram, era uma situação sem saída, poderíamos dizer que ele estava dentro de seus direitos mas ele não perdeu a fé, ele teve esperança e é um bom exemplo para nós, porque a tendência é que numa situação sem saída nos isolemos e soframos, mas devemos ser encorajados por esse exemplo e ter uma atitude positiva.
Jó 31:33-37. Vemos que Jó não tentou esconder seus pecados nem escondeu seu erro no bolso da camisa como dizem os versículos, ele aceitou que Deus o examinasse e estava disposto a confessar seus erros. A lição que aprendemos daqui é que se alguém dia em que chegaremos Se cometermos um pecado grave, não devemos escondê-lo para salvar as aparências, mas sim sermos retos como Jó, reconhecendo nossos erros, arrependendo-nos e buscando ajuda espiritual.
Quando o livro de Jó foi escrito, não havia nenhuma lei divina que dissesse que os órfãos e as viúvas deveriam ser tratados de maneira especial e, ainda assim, este homem, Jó, destaca que faz parte de seu comportamento que ele destaca que pode significar que nem todos. mundo fez isso porque se destaca como algo bom e isso nos ensina que às vezes não é necessário que haja uma lei escrita para tudo se entendemos que devemos fazer algo porque é bom com base no nosso conhecimento e compreensão que temos mesmo que não encontremos uma referência explícita a isso porque moralmente temos a obrigação de fazê-lo diante de Jeová, não precisamos esperar por um esclarecimento desse ponto específico se entendermos o que temos que fazer.
Jó 31:4. Eu estava perguntando: Deus não vê meus caminhos? Isso me fez pensar muito sobre como Jeová se preocupa com cada um de nós individualmente e aqui Jó mostrou que ele também se importava com o fato de Jeová o estar vendo. Isso me fez pensar sobre como isso realmente nos motiva a agir do modo que Jeová gosta, assim como Jó fez.
Jó 31:24. Isso mostra o contraste com o que ele está falando sobre o ouro é que no guia de estudo ele falou, por exemplo, se o erro grave nesse caso é que ir atrás das coisas materiais pessoalmente me ensina a rejeitar as coisas materiais ou as coisas deste mundo em geral e prefiro focar em fortalecer minha amizade com Jeová.
Jó 30:25. Podemos entender que aqui Jó fez tudo certo, aliás no livro de Jó é dito que não houve homem como ele de todo o coração diante de Jeová, mas no dia 26 vemos que embora ele tenha feito tudo certo, ele recebeu como uma recompensa. Era mal em vez de luz, escuridão e no dia 27 podemos entender que ele estava deprimido, uma depressão compreensível como podemos ler mas ele nunca se agitou no sentido de que nunca culpou a Deus por isso sempre permaneceu fiel e integrado diante das adversidades e nunca culpou ou negou a Jeová, mas nos ensina que não importa quantas dificuldades passemos sempre temos que esperar em Jeová.
Jó 31:33. Pergunta-se: será que alguma vez tentei encobrir as minhas ofensas como outros homens fazem, escondendo o meu crime no bolso das minhas roupas, poderíamos às vezes, como servos de Jeová, perceber que algum irmão cristão não está fazendo as coisas certas e que ele poderíamos ser tentados a cair na mesma armadilha, acreditando que podemos fazer algo que desagrada a Jeová e que no final nada nos acontecerá, mas no versículo deste mesmo capítulo no versículo 4 diz que talvez Deus não veja meus caminhos e conto todos os meus passos para aprender que devo ter muito cuidado e que cada um de nós vai prestar contas a Jeová e que, como já mencionei, tudo o que eu faço, Jeová está observando e Jeová conhece até minhas intenções , então devo ter muito cuidado com a consciência que tenho diante de Jeová.
Jó 30:28. Apesar do sofrimento de Jó, ele busca ajuda e conforto, isso mostra que é fundamental buscar apoio nos momentos difíceis e buscar a companhia e o conforto dos outros. Também destaca a importância de liberar e compartilhar nossas emoções nos momentos de aflição desde o ato de Expressar o sofrimento pode ser um primeiro passo para o alívio que temos.
Jó 30:20. Jó diz que eu clamo por sua ajuda, mas você não me responde e Há momentos em que podemos nos sentir assim, sentir que Jeová não nos ouve, que ele não presta atenção em nós, que ele não' Se você não nos considerar, poderemos vacilar e até culpá-lo, como a certa altura também fez Jó. É preciso entender esse mesmo quadro de que não é Jeová quem nos dá provas desse tipo, é Satanás quem é o inimigo. , então nunca culpemos a Deus pelas situações difíceis que passamos.
Jó 30:9,10. Encontramos algo muito marcante que pode acontecer a todos nós nestes textos, vemos como os inimigos deixam toda a sua hostilidade descarregar sobre ele sem restrições e com total falta de respeito e é possível que também enfrentemos situações semelhantes apenas por escolhermos servir. Para Jeová, as pessoas que são exatamente contra a nossa posição com a nossa fé firme estarão sempre dispostas a minar a nossa fé, mas se permanecermos firmes e fortes como Jó demonstrou, manteremos a nossa integridade e louvaremos a Jeová e honraremos o seu santo nome.
Jó 31:13,14. Jó diz: se eu negasse justiça aos meus servos ou às minhas servas quando eles tivessem uma queixa contra mim, o que eu poderia fazer quando Deus me questionasse? O que posso responder quando Ele me pedir contas? Se quisermos ser honestos, devemos imitar a humildade de Jó, bem como a justiça e a consideração. com que ele tratava as pessoas porque Jó apreciava a misericórdia de Jeová e é por isso que ele era misericordioso com seus escravos, isso precisamente me ensina que devemos ser exemplares ao tratar aqueles que nos rodeiam e mostrar essas mesmas qualidades e especialmente se forem idosos, devem ser justos, imparciais e acessíveis.
Jó 31:1. Mostra com o olhar o comprometimento de Jó e destaca a importância do autocontrole, que me ensina a aplicá-lo sendo constante em meus pensamentos e emoções, praticando a autodisciplina ao enfrentar tentações ou distrações que podem me distanciar de meus princípios.
Ah, quem pensa que a vida é curta e que é preciso aproveitar cada momento mas lembrar de Deus deixa isso como última opção para sua vida, porém para Jó quando estava entrando na idade ele expressou o seguinte em Jó 30:16 , agora vida dias de sofrimento me escapam, eles tomam conta de mim pensando no que ele expressou porque me incentivou a servir a Jeová agora que há tempo e que ainda não chegaram os dias calamitosos que me impedirão de servir a Jeová com mais dificuldade.
Jó 31:6. Temos de ser íntegros porque Jeová nos julga com base na nossa conduta.
Jó 30:17. Jó mostra como se sentia; expressa que sua dor era tão intensa que perfurou seus ossos. Mesmo que o sofrimento que estamos enfrentando possa acontecer conosco, não nos permite dormir, pensar ou refletir, mas Jeová sempre nos dará a ajuda necessária para podermos superar qualquer dor ou sofrimento que estejamos passando.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário