A Sentinela de Estudo, “Artigo 44”, Semana de 25 a 31 de dezembro de 2023, Vamos explorar a Palavra de Deus em todas as suas dimensões, Respostas.

A Sentinela de Estudo, “Artigo 44”, 25 a 31 de dezembro de 2023, Vamos explorar a Palavra de Deus em todas as suas dimensões”, Responde.

“Seja plenamente capaz de compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” (ÉFÉS 3:18).

1, 2. Qual é a melhor maneira de ler e estudar a Bíblia? Dê um exemplo.

Podemos dar um exemplo: Quando queremos comprar uma casa, não nos bastaria apenas ver uma fotografia, mas preferimos ir vê-la pessoalmente, inspecionar todas as divisões e conhecer todos os seus recantos e dimensões. Quando lemos e estudamos a Bíblia acontece a mesma coisa, como menciona uma obra de referência, a mensagem da Bíblia é comparada a um edifício enorme e espaçoso com torres altas e alicerces profundos, portanto, se lermos rapidamente, só conseguiremos aprender o básico ou as coisas elementares da palavra de Deus. Por isso é muito melhor fazer o mesmo que com a casa: examinar o “Interior” para ver todos os seus detalhes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como bem sabemos, ler e estudar são duas coisas muito diferentes, ler a Bíblia é fácil, mas só entenderíamos as coisas mais básicas e elementares. Mas, se quisermos ter entendimento e conhecimento exatos, temos de estudar a Bíblia, mesmo que isso exija maior esforço.

Ao estudar a Bíblia, conheceremos os detalhes, como as partes da mensagem se relacionam entre si e, o mais importante, por que acreditamos no que acreditamos. Portanto, estudar a Bíblia nos leva a entender aquilo em que acreditamos e, assim, sermos capazes de compartilhar esse entendimento.

3. O que Paulo incentivou seus concristãos a fazer, e por quê? (Efésios 3:14-19).

Paulo incentivou seus irmãos cristãos a estudarem a palavra de Deus, mas não só isso, mas a fazê-lo com muito esforço, porque seu objetivo era que eles pudessem compreender plenamente a largura, o comprimento, a altura e a profundidade da verdade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No texto lemos como Paulo encoraja todos os cristãos a estudar a palavra de Deus com determinação. Paulo, quando usou as expressões largura, comprimento, altura e profundidade, estava se referindo a como devemos entender as escrituras.

Paulo quis dizer que devemos ter entendimento e conhecimento completo e exato de todos os detalhes da palavra de Jeová.

VAMOS EXPLORAR AS VERDADES BÍBLICAS MAIS PROFUNDAS

4. O que podemos fazer para nos achegar mais a Jeová? Dê alguns exemplos.

Para poder chegar mais perto de Jeová. Por exemplo: Podemos investigar como Jeová demonstrou seu amor pelos seus servos nos tempos antigos e como isso prova que ele ama cada um de nós pessoalmente. Poderíamos também estudar o sistema que Jeová estabeleceu em Israel para a sua adoração e comparar esse sistema cristão com o de hoje. Além disso, poderíamos até analisar em profundidade as profecias que Jesus cumpriu durante a sua vida e ministério aqui na terra.

Como já vimos antes, o estudo e a compreensão da palavra de Jeová nos aproximam dele. Não devemos nos contentar com conhecimentos superficiais. Portanto, para alcançarmos este conhecimento detalhado da Bíblia, podemos organizar um estudo pessoal, o que certamente nos aproximará de Jeová.

5. Que tema você gostaria de pesquisar como projeto de estudo pessoal?

Na caixa de tópicos para projetos de estudo pessoal, podemos encontrar diversos projetos que podemos estudar em nosso estudo pessoal. Por exemplo, gostaria de investigar as semelhanças entre as profecias de Daniel e as de Apocalipse.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É difícil dizer que gostaríamos de estudar, porque cada um tem uma preferência. Na verdade, perguntaram a um grupo de bons alunos quais eram as suas preferências e cada um disse algo diferente.

Contudo, felizmente temos ajuda do escravo fiel através de publicações como: O Índice das Publicações da Torre de Vigia ou o guia de estudo para as Testemunhas de Jeová.

Essas publicações nos ajudarão a alcançar o que lemos em Provérbios 2:4 e 5, onde diz que, se continuarmos buscando isso como se fosse prata e sempre procurarmos como se fossem tesouros escondidos, só assim conseguiremos. seremos capazes de compreender o temor de Jeová e encontrar o conhecimento de Deus.

 Tópicos para projetos de estudo pessoal

1.Como o tema da Bíblia se desenvolve do Gênesis ao Apocalipse.

2. Compreenda melhor o significado do nome Jeová.

3.Que relação as alianças mencionadas na Bíblia têm com o propósito de Deus?

4.Qual o significado dos sacrifícios exigidos pela Lei Mosaica?

5.Como as profecias de restauração de Isaías nos encorajam.

6.Como Jeová usa o seu espírito santo para realizar a sua vontade.

7.Que semelhanças existem entre as profecias de Daniel e as de Apocalipse.

VAMOS REFLETIR SOBRE O PROPÓSITO DE DEUS

6. a) Qual é a diferença entre um plano e um propósito? b) Por que se pode dizer que o propósito de Jeová para o homem e para a Terra é eterno? (Efésios 3:11).

Um plano é como uma rota fixa que pode nos levar ao destino que escolhemos, mas pode falhar e surgirem obstáculos ao longo do caminho, enquanto um propósito não se concentra no caminho, se não se concentra no destino. Assim sabemos exatamente para onde queremos ir, então a rota pode ser alterada, mas o destino não.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, se alguém quiser fazer uma viagem de um país para um local específico, pode chegar por via terrestre, marítima ou aérea, o plano é viajar por qualquer rota possível, mas o destino não é alterado, é o mesmo destino.

Para entender, vamos imaginar que queremos ir de onde estamos até uma determinada cidade. Podemos traçar um “Plano”, que detalha, por exemplo, a distância a percorrer, o veículo que utilizamos, quanto vamos gastar, onde vamos parar para descansar, etc. Em vez disso, um propósito é saber onde queremos chegar, independentemente de como o fazemos, do custo, do veículo, da distância, da viagem. O importante é que cheguemos a esse destino, não importa o que aconteça.

6. b) Por que se pode dizer que o propósito de Jeová para o homem e para a Terra é eterno? (Efésios 3:11).

Podemos dizer que o propósito de Jeová para o homem e a terra é eterno, porque Jeová tem revelado todos os seus propósitos na sua palavra, a Bíblia. Por isso, de uma forma ou de outra, sempre consegue sucesso, porque fez com que tudo contribuísse para o seu propósito e esses resultados durarão para sempre.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová tem um propósito eterno para nós e ele o cumprirá. Portanto, a visão de para onde o mundo está indo é clara. Agora, o caminho para chegar a esse fim pode alternar dependendo das circunstâncias, como lemos em Efésios 3:11.

Isto está de acordo com o propósito eterno que ele estabeleceu em relação ao Cristo, Jesus Nosso Senhor. Portanto, os cristãos hoje sabem que, aconteça o que acontecer, Jeová sempre terá sucesso.

Em Provérbios 16:4 vemos que Jeová fez tudo funcionar para o seu propósito e o propósito de Jeová é eterno.

7. Como Jeová mudou o modo como ele cumpriu seu propósito quando Adão e Eva se rebelaram? (Mateus 25:34).

O propósito original de Jeová para a humanidade era que a humanidade tivesse muitos filhos, se multiplicasse, enchesse a terra, assumisse o controle dela e tivesse autoridade sobre todas as coisas vivas. Porém, Adão e Eva, devido à sua desobediência, introduziram o pecado na humanidade. Por esta razão, Jeová tomou imediatamente a decisão de Estabelecer um Reino para a humanidade e para a terra, e mais tarde, no tempo devido, Jeová mostrou o seu amor e enviou o seu filho primogénito à Terra.

Como vimos antes, o significado da palavra propósito. Sabemos que Jeová tinha um propósito para os humanos na terra, e era como diz a primeira parte de Gênesis 1:28: Que eles tivessem muitos filhos e se multiplicassem e enchessem a terra e assumissem o controle dela. Portanto, o propósito de Jeová permanece o mesmo, mas quando Adão e Eva pecaram, Jeová teve de mudar a forma como foi executado.

Jeová decidiu que estabeleceria um Jeino no céu, para isso enviou à Terra seu filho primogênito, que deu a vida para resgatar todas as pessoas. Portanto, vemos que o propósito de Jeová não mudou, ele apenas teve que modificar a forma de alcançar esse propósito.

8. a) Qual é o tema da Bíblia?

A Bíblia concentra-se num tema principal, que envolve a vindicação do Nome de Jeová quando o seu propósito para a terra for realizado através do seu Reino, que Jeová estabeleceu e entregou nas mãos de Cristo.

8. b) Conforme explicado em Efésios 1:8-11, o que mais Jeová realizará? (Ver desenho da capa).

De acordo com Efésios 1:8-11, Jeová garantirá que todos os seres inteligentes, tanto no céu como na terra, formem uma família unida, e que todos reconhecerão lealmente a sua autoridade como soberana.

No texto, esclarece que Jeová nos revela o segredo sagrado de sua vontade. Por outras palavras, ele garantirá que todos os seres inteligentes, tanto no céu como na terra, formem uma família unida e que todos reconheçamos lealmente a sua autoridade como soberana.

Em Isaías 46:10, vemos que desde o início Jeová previu o fim e há muito tempo coisas que ainda não foram feitas e que sua decisão permanecerá em pé. Portanto, esperemos pacientemente para ver como Jeová cumpre seu propósito.

ILUSTRAÇÃO

Os anjos no céu e os seres humanos no Paraíso louvam alegremente a Jeová. Imagine como será quando todos os seres inteligentes no céu e na Terra formarem uma família unida que sirva lealmente a Jeová! (Ver parágrafo 8).

VAMOS IMAGINAR O NOSSO FUTURO

9. Quanto sabemos sobre o futuro lendo a Bíblia?

Ao ler a Bíblia sabemos muito sobre o futuro. Gênesis 3:15 refere-se a eventos que cumprirão o propósito de Deus, mas que aconteceriam milhares de anos depois. Um desses acontecimentos é que a maior parte da descendência da mulher, o Messias, viria da linhagem de Abraão. E mais tarde, no ano 33 DC, Jesus foi ferido no calcanhar, como havia sido profetizado muito antes. E depois de tudo isso se cumprir ainda faltam mais de 1000 anos até que a parte final da profecia se cumpra e a cabeça de Satanás seja esmagada como mencionado em Apocalipse 20:7-10.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Desde o início da criação, no Jardim do Éden, Jeová já profetizava coisas que aconteceriam milhares de anos depois. Portanto, a Bíblia é a fonte de informações sobre coisas que ainda estão por vir.

Por exemplo, em Apocalipse 20:7-10, é feita uma profecia que se cumprirá em mais de 1000 anos, dando muitos detalhes do que acontecerá no futuro. Portanto, estudemos a Bíblia e prestemos atenção a todas essas importantes profecias.

10. a) Que eventos acontecerão em breve? 

Os eventos que acontecerão em breve são os seguintes:

Em 1 Tessalonicenses 5:2,3, vemos que as nações proclamam paz e segurança.

Em Apocalipse 17:16, mostra que a grande tribulação começará repentinamente quando as nações atacarem todas as religiões falsas.

Mateus 24:30 nos mostra que o filho do homem, isto é, Jesus, virá nas nuvens do céu com grande poder e glória.

Em Mateus 25:31-33,46, vemos que Jesus julgará todas as pessoas e separará aqueles que são como ovelhas daqueles que são como bodes.

O livro profético de Ezequiel no capítulo 38 e versículos 2:10,11, nos mostra que Satanás cheio de ódio incitará uma coalizão de nações, que a Bíblia chama de Gogue da terra de Magogue, cujo objetivo será atacar o povo de Jeová.

Mateus 24:31 e Apocalipse 16:14-16 mostram que o restante dos cristãos ungidos será reunido no céu. Ali se juntarão a Cristo e às suas ovelhas celestiais para lutar na guerra do Armagedom, que porá fim à grande tribulação.

E finalmente, Apocalipse 20:6 mostra que finalmente começará o reinado milenar de Cristo sobre toda a Terra.

10. b) Como podemos preparar a mente e o coração? (Veja a nota).

É bom estar atento a estas profecias, visto que não devemos ficar ansiosos nem entrar em pânico, mas o que podemos fazer é esforçar-nos todos os dias para sermos solventes perante Jeová. E daí a importância de estarmos dispostos a fazer qualquer coisa para obedecer fiel e completamente a Jeová até o fim, e não devemos permitir que nossa fé e obediência dependam de outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Isaías 26:20, Neste texto podemos encontrar muitos verbos que aparecem neste versículo, por exemplo: “ir” “entrar” “fechar” e “esconder” Eles estão no modo imperativo, o que significa que são comandos. Portanto, nossa sobrevivência dependerá de sermos obedientes e seguirmos as instruções que Deus nos dá. Estas instruções chegar-nos-ão por meio da organização que Jeová estabeleceu aqui na terra.

Por isso, devemos nos acostumar a obedecer de coração às orientações que recebemos. Dessa forma, aplicaremos o que é mencionado em Sofonias 2:3, onde somos instruídos a buscar a Jeová todos os mansos da Terra que obedecem aos seus justos decretos, e somos encorajados a buscar a justiça e a mansidão, pois se o fizermos , provavelmente ficará escondido de nós durante o dia da fúria de Jeová. 

11. O que significa para você a perspectiva de viver para sempre? (Veja também imagens).

Pessoalmente, a esperança de um novo mundo é uma trégua e uma mudança em relação ao que vivemos atualmente. Uma mudança que só Jeová e seu filho Jesus Cristo trarão, o fim de todas as injustiças que um mesmo homem, sob a influência de Satanás, comete contra outros. Como menciona o parágrafo, não podemos nem imaginar quão incrível e variada será a vida no paraíso. Porém, de tudo o que fizermos lá, o mais lindo será nos aproximarmos de Jeová a cada dia.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para cada um de nós esta pergunta teria uma resposta diferente. Mas o que é certo é que depois de vivermos uma eternidade no paraíso, teremos imenso conhecimento sobre Jeová.

No entanto, como menciona Eclesiastes 3:11, Jeová colocou a eternidade em nossos corações e a humanidade nunca compreenderá completamente as obras que o verdadeiro Deus fez. Com estas palavras, somos informados de que embora tenhamos vivido uma eternidade no paraíso, ainda temos muito que aprender.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão usa a tabela “Mensagem da Bíblia” no Apêndice B1 da “Tradução do Novo Mundo” para aproveitar melhor sua leitura da Bíblia. Série de imagens: 1. No novo mundo, o irmão está sentado ao lado de uma ursa e de dois de seus filhotes, e acaricia um dos filhotes. 2. À noite, observe as inúmeras estrelas no céu com um telescópio. Você consegue imaginar quão próximo de Jeová você se sentirá depois de milhões de anos aprendendo sobre ele? (Ver parágrafo 11).

VAMOS ELEVAR O OLHAR PARA OS CÉUS

12. Como podemos olhar para os céus? Dê um exemplo.

Embora Isaías 33:5 seja verdadeiro, ele menciona que Jeová “vive nas alturas”, mas embora Jeová esteja tão distante no sentido físico, a Bíblia revela aspectos impressionantes sobre Jeová e a parte celestial de sua organização. Portanto, para olharmos para os céus, podemos ler sobre as grandes coisas que Ezequiel viu quando “os céus se abriram” e ele começou a ter visões.

Por mais que imaginemos, será muito difícil termos uma ideia da glória de Jeová, no seu trono. Mas se lermos os livros de Daniel, Isaías, Ezequiel ou João em seu livro de Apocalipse, veremos como eles em certas ocasiões tiveram visões de grandes coisas, e assim podemos imaginar como será o dia quando virmos essas coisas com nossos próprios olhos, maravilhoso.

13. Como você se sente quando pensa na obra de Jesus no céu? (Hebreus 4:14-16).

Pessoalmente, fico muito comovido ao pensar na obra de Jesus no céu, porque graças a Jesus, nosso compassivo Rei e Sumo Sacerdote, podemos dirigir-nos a Jeová em oração justamente no momento em que precisamos de ajuda. O que me leva a refletir sobre o que Jeová e Jesus fizeram e estão fazendo por nós desde o céu, e isso deve motivar-nos e motivar-nos a servir a Jeová com entusiasmo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Acima de tudo, devemos nos sentir gratos. No texto somos lembrados de que ainda não temos um sumo sacerdote que possa simpatizar com as nossas fraquezas, mas temos alguém que foi testado como nós em todos os sentidos, mas sem pecado.

E em 2 Coríntios capítulo 5 versículo 14, lemos que o amor de Cristo nos compele, pois esta é a conclusão a que chegamos: um homem morreu por todos. Portanto, pensemos todos os dias no que Jeová e Jesus fizeram para que possamos ter, cumprir e usufruir a promessa que ele nos fez.

14. Qual é uma das melhores maneiras de mostrar gratidão a Jeová e a Jesus? (Veja também imagens).

Para mostrar gratidão a Jeová e a Jesus, a melhor maneira é demonstrar com ações o quanto somos gratos. Por exemplo, podemos esforçar-nos para ajudar outros a tornarem-se Testemunhas de Jeová e discípulos de Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A melhor demonstração de gratidão é que cada um de nós continue fazendo a obra que Jesus começou quando esteve na terra. Este trabalho é pregação.

Em 1 Timóteo 2:34 lemos: que isto é bom e agradável aos olhos do nosso Deus salvador, visto que a sua vontade é que todo tipo de pessoas sejam salvas e venham a ter um conhecimento exato da verdade. Meditando nestas palavras, aproveitemos qualquer ocasião, formal ou informal, para dar testemunho do Reino de Jeová. 

ILUSTRAÇÃO

Um irmão usa a tabela “Mensagem da Bíblia” no Apêndice B1 da “Tradução do Novo Mundo” para aproveitar melhor sua leitura da Bíblia. Série de imagens: 1. No novo mundo, o irmão está sentado ao lado de uma ursa e de dois de seus filhotes, e acaricia um dos filhotes. 2. À noite, observe as inúmeras estrelas no céu com um telescópio. Você consegue imaginar quão próximo de Jeová você se sentirá depois de milhões de anos aprendendo sobre ele? (Veja o parágrafo 11).Série de imagens: 1. Uma irmã usa seu telefone para pregar para uma mulher no trem. 2. No novo mundo, a irmã e o marido caminham felizes com a mulher no trem e o marido. Pense em como você será feliz no novo mundo sabendo que ajudou outros a se tornarem Testemunhas de Jeová e discípulos de Jesus. (Ver parágrafo 14).

VAMOS APROVEITAR EXPLORANDO A PALAVRA DE DEUS

15. De acordo com o Salmo 1:2, o que nos fará felizes?

O salmista, no texto que lemos, nos diz que pessoa feliz é aquela que usufrui a lei de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No Salmo 1:1-3, ele mostra que nos tornaremos pessoas felizes e bem-sucedidas se usufruirmos a lei de Jeová e meditarmos nela dia e noite. Portanto, se gostarmos de estudar a Bíblia, nos esforçarmos para compreender todas as suas ricas nuances e vermos a relação entre elas, sentiremos verdadeira satisfação ao explorarmos a palavra de Deus em todas as suas dimensões.

Portanto, vamos aproveitar o estudo da Bíblia e aproveitar todo o suco e sabedoria que ela pode nos dar. Desta forma conheceremos mais profundamente a Jeová e suas leis. 

16. O que examinaremos no próximo artigo?

No artigo a seguir examinaremos uma dessas verdades mais profundas: o grande templo espiritual de Jeová, que Paulo descreveu na sua carta aos cristãos hebreus.

Ao analisar este artigo tenho certeza que todos nós gostaremos muito de explorar este tema.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Qual será o resultado final quando Jeová cumprir o seu propósito?

O resultado final será que o nome de Jeová será vindicado, cumprindo o seu propósito para a terra através do seu Reino nas mãos de Cristo. A Terra se tornará um paraíso, onde os descendentes justos de Adão e Eva serão perfeitos e viverão eternamente. Além disso, todos os seres inteligentes, tanto no céu como na terra, formarão uma família unida que reconhece lealmente a autoridade de Jeová.

Quando a Grande Tribulação terminar, o reinado de 1000 anos de Cristo na Terra começará, conforme profetizado em Apocalipse 20:6.

O que a Bíblia nos revela sobre o futuro?

A Bíblia revela-nos vários eventos futuros, incluindo a proclamação de paz e segurança, o início da grande tribulação, o julgamento de Jesus, a guerra do Armagedom e o reinado de 1000 anos de Cristo na Terra. A inimizade entre o sistema de Satanás e a organização de Jeová também é mencionada, assim como a perspectiva de viver eternamente e de aprender mais sobre Jeová por toda a eternidade.

Num futuro próximo, a nossa sobrevivência dependerá de sermos obedientes e seguirmos as instruções que Deus nos dá. E essas instruções chegam até nós através da congregação.

Como podemos olhar para os céus?

Podemos olhar para os céus por meio da palavra de Deus, que revela aspectos impressionantes sobre Jeová e a parte celestial de sua organização. Um exemplo mencionado na história do livro de Ezequiel começou a ter visões de Deus. A meditação nessas histórias e a contemplação da obra de Jesus no céu também nos permitem elevar a nossa perspectiva espiritual em direção ao celestial.

Quando lemos os livros de Daniel, Isaías ou João em seu livro de Apocalipse, vemos como eles tiveram visões de grandes coisas. Agora podemos imaginar como será o dia em que também veremos essas coisas maravilhosas com nossos próprios olhos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários