TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 4 de novembro de 2023, Deus enche você de energia, dando-lhe o desejo e a força para agir (Filipenses 2:13).

TEXTO DIÁRIO, A partir de sábado, 4 de novembro de 2023, Deus enche você de energia, dando-lhe o desejo e a força para agir (Filipenses 2:13).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sábado, 4 de novembro

Deus os energiza, dando-lhes o desejo e a força para agir (Filipenses 2:13).

Sabemos que é muito importante fazer discípulos, mas existem certas dificuldades que podem nos impedir de fazer tudo o que gostaríamos. Pode parecer-nos que não podemos fazer mais devido às circunstâncias. Por exemplo, alguns publicadores são mais velhos ou têm problemas de saúde. Se for esse o nosso caso, lembremos que as aulas bíblicas podem ser ministradas por telefone ou online. Então, talvez possamos iniciar e ministrar um curso bíblico no conforto da nossa casa. E isso não é tudo. Algumas pessoas querem estudar a Bíblia, mas não podem fazê-lo nos horários em que os irmãos normalmente pregam. Poderíamos nos oferecer para ensiná-los quando lhes convier, talvez de manhã cedo ou tarde da noite? Jesus ensinou Nicodemos à noite porque Nicodemos preferia isso (João 3:1, 2). w21.07 5 par. 10, 11.

Se sentirmos que não estamos qualificados para ensinar, quais são as três coisas que aumentarão a nossa confiança?

Parece-nos que não estamos qualificados para ministrar um curso bíblico. Podemos pensar que nos falta conhecimento ou que precisamos melhorar como professores. Nesse caso, vamos pensar em três coisas que irão aumentar a nossa confiança. Primeiro, Jeová pensa que estamos qualificados para ensinar outros (2 Coríntios 3:5). Segundo, Jesus, que tem “toda a autoridade no céu e na terra”, ordenou-nos que ensinássemos (Mateus 28:18). E, terceiro, não estamos sozinhos. Assim como Jesus, podemos confiar em Jeová para nos ajudar a saber o que dizer. — João 8:28; 12:49. Além disso, podemos conversar com o superintendente do grupo de pregação, com um pioneiro habilidoso ou com um publicador experiente para nos ajudar a iniciar e dirigir um curso bíblico. Se os acompanharmos a um deles, poderemos aprender a ser melhores professores.

Por que deveríamos estar dispostos a nos adaptar?

Achamos difícil nos adaptar a novos métodos e novas ferramentas. Nossa maneira de ministrar cursos bíblicos mudou. A principal publicação que usamos agora, Aproveite a Vida, exige que nos preparemos para as aulas e as conduzamos de maneira diferente de antes. Lemos menos parágrafos e conversamos mais com o aluno. Utilizamos mais vídeos e ferramentas eletrônicas, como JW Library®. Se acharmos que é difícil usar essas ferramentas, peçamos a alguém que nos ensine como usá-las. Não é fácil adaptar-se às mudanças. Em geral, preferimos fazer as coisas como sempre fizemos. Mas, com a ajuda de Jeová e de nossos irmãos, será mais fácil nos adaptarmos e até teremos mais prazer em ensinar a Bíblia. Como disse certo pioneiro, este novo método “é uma lufada de ar fresco para o aluno e também para o professor”.

O que devemos lembrar se o nosso território for difícil? e Como 1 Coríntios 3:6, 7 nos encoraja?

Parece-nos que no nosso território é difícil iniciar um curso bíblico. Algumas pessoas podem não estar interessadas na nossa mensagem ou até mesmo ser contra o nosso trabalho. O que nos ajudará a manter uma atitude positiva? Lembremo-nos de que neste mundo instável, as circunstâncias das pessoas podem mudar de um dia para o outro, e aqueles que estavam desinteressados ​​poderão mais tarde vir a reconhecer as suas necessidades espirituais (Mateus 5:3). Algumas pessoas que sempre rejeitaram nossas publicações acabaram aceitando um curso bíblico. Além disso, sabemos que Jeová é o Dono da colheita (Mateus 9:38). Ele quer que continuemos plantando e regando, mas é ele quem garante que a semente cresça (1Co 3:6, 7). Por outro lado, somos muito encorajadores ao lembrar que, mesmo que não estejamos ministrando um curso bíblico agora, Jeová nos recompensa pelos nossos esforços, não pelos nossos resultados.b

Como Jeová se sente quando alguém aceita um curso bíblico e aplica o que aprende?

Jeová fica muito feliz quando alguém aceita os ensinos da Bíblia e fala deles a outros. — Pro. 23:15, 16. Você certamente está muito feliz em ver o que está acontecendo hoje. Por exemplo, apesar da pandemia, durante o ano de serviço de 2020, foram realizados 7.705.765 cursos bíblicos, ajudando 241.994 pessoas a dedicarem a vida a Jeová e a serem batizadas. Por sua vez, esses novos discípulos darão aulas bíblicas e farão mais discípulos (Lucas 6:40). Sem dúvida, ao participarmos nesta obra alegramos o coração de Jeová.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário