TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 25 de novembro de 2023, Imite-me (1 Cor. 11:1).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023
Sábado, 25 de novembro
Imite-me (1 Coríntios 11:1).
O apóstolo Paulo amava seus companheiros cristãos e é por isso que trabalhou incansavelmente por eles (Atos 20:31). Não admira que eles o amassem tanto. Por exemplo, numa ocasião, quando os anciãos de Éfeso souberam que nunca mais o veriam, “todos começaram a chorar” (Atos 20:37). Da mesma forma, os idosos hoje amam seus irmãos e fazem de tudo para apoiá-los (Filipenses 2:16, 17). Mas às vezes eles enfrentam certos desafios. O que pode ajudá-los? Os presbíteros, que têm tanto trabalho, farão bem em seguir o exemplo de Paulo. Ele não era um super-homem; Ele era um ser humano imperfeito que às vezes tinha que lutar para fazer o que era certo (Romanos 7:18-20). Embora tenha enfrentado muitas dificuldades, não desistiu nem perdeu a alegria. Se os anciãos seguirem o exemplo dele, continuarão a servir a Jeová com alegria, apesar das dificuldades. w22.03 26 par. 1, 2.
EQUILIBRAR A PREGAÇÃO COM OUTRAS RESPONSABILIDADES
Por que pode ser difícil que os anciãos sejam exemplos na pregação?
Porque é difícil. Além de serem exemplo na pregação, os anciãos têm muitas outras responsabilidades. Vejamos alguns. Às vezes, eles têm de presidir a reunião durante a semana ou dirigir o estudo bíblico da congregação. Além disso, eles devem cuidar de outras tarefas ou discursos. Eles também passam muito tempo treinando servos ministeriais e encorajando irmãos (1Pe 5:2). Alguns anciãos ajudam na construção e manutenção de Salões do Reino e de outros edifícios usados para adorar a Jeová. Mas acima de tudo, a coisa mais importante para os presbíteros é serem ministros das boas novas, como é para todos os publicadores (Mateus 28:19, 20).
Que exemplo Paulo deu na pregação?
O exemplo de Paulo. Em Filipenses 1:10 encontramos a razão pela qual Paulo era um bom pregador. Lá ele nos dá este conselho: “Certifique-se de quais coisas são mais importantes”. Ele mesmo seguiu o conselho dela. Ele foi designado para um ministério e ele o viu como uma das coisas mais importantes de sua vida durante décadas. Ele pregou “publicamente e de casa em casa” (Atos 20:20). Ele não pregava apenas em determinados horários ou apenas um dia por semana. Ele aproveitou qualquer oportunidade. Por exemplo, enquanto esperava pelos seus companheiros em Atenas, ele compartilhou as boas novas com um grupo de pessoas importantes e obteve alguns bons resultados. — Atos 17:16, 17, 34. Mesmo quando estava em prisão domiciliar, ele pregou a todos que estavam ao seu alcance (Atos 28:16-24; Filipenses 1:13, 14).
Como Paulo treinou outros irmãos?
Pablo sabia aproveitar bem o tempo. Ele tinha o hábito de convidar outras pessoas para pregar com ele. Por exemplo, na sua primeira viagem missionária ele convidou João Marcos, e na segunda, Timóteo (Atos 12:25; 16:1-4). Ele se esforçou para ensinar esses homens a organizar congregações e a serem bons pastores e professores habilidosos (1Co 4:17).
Como os anciãos podem seguir o conselho de Paulo encontrado em Efésios 6:14, 15?
Lições. Os presbíteros podem copiar o exemplo de Paulo não apenas pregando de casa em casa, mas aproveitando todas as oportunidades para testemunhar (leia Efésios 6:14, 15). Por exemplo, eles podem fazer isso quando vão às compras ou no local de trabalho. Ou, se estiverem ajudando no projeto de construção de uma organização, podem compartilhar as boas novas com vizinhos e fornecedores. E, assim como Paulo fez, podem usar seu tempo de pregação para treinar outros, tais como servos ministeriais.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário